Safari – Finalmente Apple lança Galeria de Extensões
Foi lançada a mais recente actualização do Safari (5.0.1) e introduzida oficialmente a galeria de extensões.
Esta nova actualização traz finalmente uma das novidades mais aguardadas e apresentadas na versão 5: as extensões do Safari. Esta estrutura é semelhante à ao que já conhecemos noutros browsers como o Firefox, Opera e Google Chrome. Esta novidade só era possível anteriormente na versão Mac do Safari, uma vez que a instalação não era no browser mas sim directamente no sistema, muito semelhante ao processo do Windows, no Internet Explorer.
No lançamento da versão 5.0 do Safari, esta função foi disponibilizada de imediato, mas apenas para programadores. Com esta função disponível em regime de exclusividade, os programadores desenvolveram e experimentaram as extensões antes de as colocar para utilização pública. De inicicio estavam apenas nos sites dos programadores , onde era possivel activar no browser o modo "programador" e testar, mas neste momento já se encontram disponíveis na página da Apple.
No entanto, para poder utilizar as novas extensões, terá de actualizar o Safari.
Este novo update veio oficializar as mesmas, com o lançamento da Galeria de Extensões da Apple, onde conta com a colaboração de todos aqueles que estejam dispostos a fazer extensões para o mesmo. A lista ainda é curta mas já conta com grandes nomes como Twitter, Facebook, AdBlock, Bing, entre outros mais, dando um incentivo e uma promessa de sucesso a esta nova iniciativa para potenciar o Safari.
A juntar a esta excelente noticia, foram adicionadas também correcções de segurança e performance, como:
- Resultados de Top Hit mais precisos no campo de endereço;
- Melhor timing de animações em CSS;
- Maior estabilidade no uso do atalho de teclado para o Safari Reader;
- Maior estabilidade na rolagem de tela do MobileMe Mail;
- Correção da exibição de artigos com múltiplas páginas do rollingstone.com via Safari Reader;
- Correção de um problema que impedia que o Google Wave e outros sites que utilizam bibliotecas de criptografia em JavaScript fossem executados corretamente em sistemas de 32 bits;
- Correção de um problema que impedia que o Safari fosse aberto em sistemas Leopard com diretórios Home em rede;
- Correção de um problema que poderia causar o desaparecimento das bordas de miniaturas do YouTube quando o mouse fosse colocado sobre as imagens;
- Correção de um problema que poderia causar a sobreposição do Flash 10.1 em outros conteúdos de sites como facebook.com e crateandbarrel.com;
- Correção de um problema que dificultava a impressão de passagens aéreas do aa.com precisamente;
- Correção de um problema que poderia fazer requisições de prefetching de DNS e sobrecarregar certos tipos de roteadores;
- Correção de um problema que poderia fazer o VoiceOver identificar erroneamente certos elementos em páginas da web.
Resta agora aguardar para que num futuro proximo a lista cresça e consigam enriquecer ainda mais este excelente browser que é especialmente usado pelos utilizadores Mac.
Fica assim então aberta mais uma vez uma forte concorrência entre os browsers em que a mais valia de muitos já se começa a destacar pela enorme lista de extensões, como é o caso do Firefox, que fizeram dele um dos browsers mais usados da web.
A nova actualização já se encontra disponível para download na Actualização de Software do Mac ou Apple Update (Win) e para quem ainda não instalou este browser pode sempre fazer o download na página da Apple. Após a instalação, basta abrir a "Galeria de Extensões do Safari" que irá remeter automáticamente para a pagina de extensões, onde poderão começar logo a instalar e testar aquelas que já se encontram disponíveis, sem ser necessário reiniciar o browser, processo este muito identico ao do Google Chrome. Para gerir e desinstalar, basta ir ao menu "Preferências" ; "Extensões" ; onde encontrarão a lista das extensões já instaladas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac Os X /Windows
Download: Safari 5.0.1
Homepage: Apple - Galeria de Extensões
Este artigo tem mais de um ano
Não sei que raio tem o Safari 5.0.1, mas o que é facto é que vejo, às 16:12, este post no Firefox enquanto no Safari 5.0.1, fazendo o “reload” ainda só aparece o post anterior, sobre o phpMyAdmin.
Resultado, estou a escrever isto no Firefox.
Quanto às extensões, ainda são poucas. Destaco a “Twitter” (clicando em Related Tweets mostra as ligações da página que os diferentes utilizadores criaram no Twitter) e o “Bing” (Ficou engraçado. Se marcarmos numa página, por exemplo, a expressão phpMyAdmin, clicando com o botão direito temos acesso à pesquisa do Google, não fazendo nada tem-se acesso à tradução e pesquisa do Google).
Um destes dias os browsers são todos iguais e têm as mesmas extensões.
… Queria dizer, “não fazendo nada tem-se acesso à tradução e pesquisa do Bing”
Desculpem lá. Tenho que me retratar quanto a barra do Twitter que aparece com a extensão. Em “Trending” aparece Amarildo Aparecido Santana
Clicando lá aparecem twittts como:
RT @brunnob: Minha vida mudou ao saber que Amarildo Aparecido Santana é o pai do Luan Santana… Nunca vi uma informação tão útil como essa no #TTBr ¬¬
what the fuck is this? AMARILDO APARECIDO SANTANA 😀
Se descobrirem como se cria filtros digam.
“Um destes dias os browsers são todos iguais e têm as mesmas extensões.”
É um futuro inevitável. Sempre gostei do Safari em especial o histórico, coverflow, etc.. mas faltava-lhe o importante, extensões, que embora tivesse algumas não era tão rico como um Firefox. Espero que esta lista cresça, e alias é muito provavel crescer em tempo record, já que tanto o Safari como Chrome partilham o mesmo motor.
Muito pessoal com Mac andava a usar o Chrome por causa das extensões mas já começo a calcular que irão retomar às suas origens. 😀
Ambos usam o mesmo motor (WebKit), no entanto, os API para as extensoes sao diferentes nos dois browsers.
Decerto que nao sera’ muito complicado de converter uma extensao do Google Chrome para o Safari, e vice-versa, ou mesmo suportar os dois browsers. Nesse ponto, e’ muito provavel que os programadores em ambos os lados, convertam as suas extensoes para o outro browser. O que sera’ bom para ambos.
Em termos de extensoes, nenhum dos dois tem as capacidades que teem as extensoes do Firefox. Talvez um dia, cheguem la’.
Fiquem Bem!
O “port” é entre os dois browsers é facílimo.
Um dos que notei logo foi o Adblock, que é igualzinho em ambos. Fui verificar a página por curiosidade e encontrei a informação que confirma isso mesmo.
http://safariadblock.com/
Joke mode on: “Instalei o Safari e a minha ligação caiu.” Joke mode off
Se vi bem, acho que o modo de piada não funciona muito bem!
isso aconteceu apenas na versão anterior…
pk por algum motivo sobrecarregava o router e fazia-o reiniciar…
a mim nunca me aconteceu..
logo a piada é um fail 😉
E ainda não há maneira de ter os favicons na barra de marcadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Safari ja saiu na frente do Firefox e com pontos muito fortes!!!
Ex: instalação das extenções e utilização delas é imediata e sem nescessidade de reiniciar o navegador, como é feito no firefox esse problema se arrasta desde a 1ª versão com extenções do firefox.
Ai vem a Apple como quem não quer nada e já na 1ª versão com extenções de seu navegador, resolve essa chatisse de reiniciar o navegador para tudo de cara!
Ta certo que ainda são poucas extenções mas acho que com pouco tempo teremos extenções de peso no Safari Tbm, e com a concorrencia melhorando dia-dia seus navegadores até o IE9 promete ser muito melhor do que um dia ja foi desse geito o firefox parece ter os dias contados, se não se superar e trabalhar mais rápido para conseguir acompanhar o desenvolvimentos dos outros.
A impressão que tenho que e que a mozilla esta se matado de trabalhar mas não sai do lugar! Vamos ver oque o Firefox 4 vai trazer de inovações.
“Ai vem a Apple como quem não quer nada e já na 1ª versão com extenções de seu navegador, resolve essa chatisse de reiniciar o navegador para tudo de cara!”
O Google Chrome/Chromium tambem nao tem esse limite de obrigar a reiniciar quando se instala/desinstala e activa/desactiva uma extensao.
O Firefox tem essa limitacao para as suas extensoes (XUL). E muito dificilmente, algum dia vai mudar. No entanto, uns programadores da Mozilla estao a trabalhar num projecto (Jetpack) para permite criar addons (extensoes) que nao necessitam de reiniciar o browser. Esse novo formato baseia-se nos mesmos conceitos usados pelo Google Chrome (HTML, CSS, JS).
“FAQ do Jetpack”
https://jetpack.mozillalabs.com/faq.html
“Look Ma, No restarts”
http://www.oxymoronical.com/blog/2010/03/Look-Ma-no-restarts
Fiquem Bem!
Então daqui uns 10 anos quando sair a versão 6 do Firefox, quem sabe não lançam uma verção beta com este recuro “novo”
Instalei a extensão Lastpas. De acordo com o link abaixo http://www.downloadsquad.com/2010/06/08/how-to-enable-extensions-for-safari-5-on-os-x-and-windows/ eu deveria ter didponivel a opção enable extension mas não me aparece. Já desistalei o Safari com Revo Plus e voltei a instalá-lo, já desistalei e voltei a instalar a extensão mas a opção não aparece. Alguma dica?
Isso era na versão 5.0 que se tinha que fazer esses passos todos (activar o modo de programador, etc..)
Nesta novo update (5.0.1) elas já vêem activas por pré-definição.
Verifica apenas nas “Preferências / Extensões” se o botão logo no inicio indica extensões (Activo).
Obrigado. Pbroblema resolvido. Foi mais fácil que parecia. Tinha a toolbar muito personalizada e não aparecia o icon do Last Pass.
Os “clics” para instalar extensões Safari 5.0.1 são estes.
Estão em texto no post. Não sei se é a isto que te referias.
http://j.mp/c9gTxD
Obrigado. Problema resolvido. Foi mais fácil que parecia. Era uma questão de personalização da toolbar.
Obrigado. Pbroblema resolvido. Foi mais fácil que parecia. Era uam quetão de personalização da toolbar.
Temos de reconhecer que os favoritos e histórico em coverflow e aquele topsites são eyecandy muito interessante
mas depois de ter o firefox no ponto com as extenções certas e a funcionar intuitivamente é difícil pensar em começar tudo de novo só por eyecandy
Alguém me sabe dizer como activar/utilizar smooth scrolling em Windows com esta versão ?