Projecto Pplware Open Source
Parte I - Instalação do Postgresql
Estamos a iniciar uma série de artigos com o objectivo de ensinar a criar uma aplicação utilizando ferramentas livres. O artigo será voltado para o desenvolvimento de uma aplicação para catalogação dos membros de organizações de solidariedade não governamentais. No final teremos uma aplicação funcional que corre em qualquer sistema operativo, escrita e arquitectada totalmente em ferramentas livres. Esta aplicação será registada no SourceForge.net e disponibilizaremos a aplicação e seu código fonte para todos que desejem usar e colaborar com o projecto.
A aplicação final será escrita em Java e correrá em cima de Postgresql. Por agora não iremos entrar em profundos detalhes sobre Programação Orientada a Objectos, mas ao término dessa série de artigos podemos estudar uma possibilidade de entrar nesse tema com mais calma.
Serão ao todo 7 artigos: 1-Instalação do Postgresql; 2-Administração de Postgresql com pgAdmin, criar tabelas, campos e afins; 3-Ferramentas free de bases de dados para produção; 4-Instalar o JDK 6 e NetBeans 5.5; 5-Introdução ao Java; 6-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte I; 7-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte II.
Iniciaremos essa serie fazendo uma breve introdução e explicar como instalar e configurar o Postgresql No próximo artigo mostraremos como fazer administração do Postgresql, criação de tabelas, foreign key e iremos definir a estrutura inicial das tabelas da nossa aplicação.
O Postgresql é um software de base de dados Livre, OpenSource e orientado a objectos, que derivou de um o projecto desenvolvido na Universidade de Berkeley, e actualmente está na versão 8.2. Entre todos as bases de dados livres, o Postgresql é o mais poderoso. Possui todos os recursos de uma base de dados grande (como o Oracle) e é capaz de administrar uma grande quantidade de informações.
Originalmente o Postgresql foi criado para funcionar em sistemas Linux. A partir da versão 7.0 foi criado uma distribuição chamada dbExperts que utilizava Cygwin para correr o Postgresql no Windows. Devida algumas limitações do Cygwin, não é recomendável utilizar a versão 7.x no Windows. A versão actual já tem suporte nativo para Windows, mesmo assim não é recomendável a sua utilização para bases de dados grandes, por causa da gestão de memória do Windows.
Como a maioria utiliza Windows e vamos fazer uma aplicação simples, esse artigo irá demonstrar como instalar o Postgresql no Windows.
O Postgresql pode ser descarregado aqui. Esse artigo foi escrito na versão 8.1.4, mas a versão mais actual 8.2 não difere muito no processo de instalação. Depois do download descompacte o arquivo e execute o instalador postgresql-8.1.msi. Aparecerá a seguinte janela:
Na primeira janela você seleccionará o idioma apenas da instalação. Depois de seleccionar clique em NEXT.
Na segunda janela deixe seleccionada a opção Suporte para idiomas, navegue para baixo na janela e desmarque as opções Driver Npgsql e Provedor OLEDB. As duas opções que ficaram seleccionadas são os drivers para conexão à base de dados.
O Driver JDBC (Java Database Connectivity) permite a conexão de uma aplicação feita em Java com o banco de dados Postgresql e o Driver ODBC (Open Data Base Connectivity) permite a conexão de qualquer outra aplicação. É possível utilizar o Driver ODBC para uma aplicação Java, mas o JDBC é projectado de forma a ficar mais rápido com Java do que o ODBC, por isso quando formos desenvolver ou utilizar qualquer outra aplicação em Java iremos utilizar o Driver JDBC e não o Driver ODBC. Depois de seleccionar as opções indicadas clique em NEXT.
Nesta janela será configurado como o Postgresql irá ser executado. É recomendável iniciar a base de dados como um serviço do Windows, por isso deixe marcada a opção “Instalar como serviço”. O Nome do Serviço é a descrição que irá aparecer na janela Serviços do Windows, e pode ser deixado como está. A Conta é o nome do utilizador que irá iniciar o serviço. É recomendável que um serviço nunca seja iniciado pelo mesmo utilizador do sistema e sim por utilizador especifico para esse serviço. É por essa razão que o utilizador postgres é sugerido, e vamos manter a sugestão. A opção Domínio é o nome da máquina, e deve-se utilizar a configuração proposta. Os campos de senhas não precisam ser preenchidos, vamos deixar o usuário postgres sem password definida. Clique em NEXT.
Como o utilizador postgres não existe, clique em Sim para o instalador criá-lo automaticamente.
Agora iremos definir algumas configurações do Postgresql. A opção “Aceitar conexões em todos os endereços, e não apenas localhost” deve estar marcada para que o servidor de base de dados seja acedido de qualquer máquina na rede. Na opção “Locale” será necessário definir a sua localização, essa configuração é responsável por informações como o símbolo monetário, separador decimal, casas decimais, formato de data e hora, mensagens de erro, etc. O utilizador deve ser o mesmo definido anteriormente, no nosso caso “postgres”. O campo “Codificação” deve ficar Latin1 para suportar o nosso dicionário. Nesta janela a senha é obrigatória, então coloquem uma senha de fácil memorização, pois vamos utilizá-la futuramente. Clique em NEXT. Na mensagem a seguinte clique em OK. Se necessário entrarei em detalhes nos próximos artigos.
Nesta janela será definida a linguagem que a base de dados irá trabalhar. O Postgresql suporta várias linguagens, mas é necessário descarregar módulos extras para funcionar. No nosso caso vamos manter o PL/pgsql (Procedure Languagem Postgresql) que é a linguagem processual do Postgresql baseado no plsql. NEXT.
Na próxima janela, apenas clique em NEXT.
Iniciando a instalação.
This is the END! O fim da instalação. Basta clicar em concluir. Após a instalação vá a Iniciar / Programas / PostgreSQL 8.1 / Iniciar serviço. Isso faz com que o Postgresql seja iniciado.
Espero que tenham gostado. A instalação do Postgresql é fácil e rápida! No próximo artigo falaremos sobre o pgAdmin III, uma excelente ferramenta para administração do Postgresql.
Autor: Evandro
Mais informações sobre o Postgresql
Documentação: Postgresql docs Site oficial: Postgresql Wikipedia: PostgreSQL
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pela ideia, valiosa.
Este tutorial vai ter uma versão em pdf?
@Evandro
Muito Bom artigo. Parabéns pelo trabalho. Lanço-te o desafio de fazeres um HowTo para instalação e configuração em sistemas Linux.
Pedro Pinto
@Evandro
Parabéns! Bom trabalho!
Um abraço,
CHAGAS.
5*****
Temos que divulgar e educar todos para a utilização destes programas gratuítos e eficientes…
Parabéns pela ideia…
Cumps
Pedro
Muito bom este artigo.
Também era bom fazerem um tutorial de MySql.
Parabens ^^ !!!!!!!!!
Abraço
Muito bom blog, mesmo para uma quase leiga nestes assuntos:)
Parabéns pelo bom trabalho.
@Pedro Pinto, aceito o desafio! mais depois que terminar essa serie de artigos, antes vai ser complicado
@Nuno Amaral, pensei em fazer em MySql, o problema que MySQL é pago para uso comercial e a intenção é o Projecto Pplware OpenSource ser feito em tecnologia OpenSource! Depois que terminar o projeto posso fazer algo com MySql 😉
Bom serviço público Evandro.
Cumprimentos
Viva,
parabéns pelo trabalho apresentado.
Só não sei se será a mais poderosa de todas as bases de dados livres, já experimentaram Firebird?
Abraço Evandro, e parabens ao pplware mais uma vez pelo serviço prestado
@Carlos V, já usei Firebird sim. O Postgresql segue a risca o padrão SQL 92, ao contrario do Firebird, ele tem uma estrutura de Foreign Key mais eficiente também. Hoje toco um banco de dados de 3.5GB em Postgresql sem problema algum!
Não seria mais engraçado ter pegado no Mysql?
@ vdias
MySQL é para “brincar” com bases de dados caseiras/pequenas …
PostgreSQL é muito melhor para bases de dados grandes… O seu tempo de acesso é menor que o SQL… 🙂
Cumpz
Ups, rectificar os erros:
“O seu tempo de acesso é menor que no MySQL” 😉
Cumpz
@sLUGo, isso ai e tem a questão de o MySQL não ser OpenSource e não é gratuito. Na aplicação que vamos utilizar não pagaríamos nada, pois ela não tem fins lucrativos, caso contrario teríamos que adquirir a licença. Mesmo assim é melhor não arriscar!
O MySQL ainda é limitado!
excelente iniciativa.
Muito educativo.
Também vou aceitar o desafio.
Desculpem a ignorância …
O cenário é outro diferente deste projecto.
Se quisermos que a nossa base de dados em Postgresql
tenha um interface web – querer usá-la como usualmente se utiliza o MySQL associado a PHP num portal … pode-se? é pacífico?
@Krold,
Pode sim. O Postgresql trabalha bem com PHP. Basta mudar a string de conexão do banco, essa está com uma string para MySql, basta mudar para uma String do Postresql!
Otima idéia.
E a analise os diagramas, e a documentação?
jader.21publish.com
Tenho que confessar que é uma boa iniciativa, só espero é que não se perca outro tipo de artigos também de estema utilidade a que estávamos habituados, mas de qualquer maneira Força.
Bem Haja
Carlos
já está a instalação feita!
Á espera do próximo tutorial
Abraço
Excelente ideia.
Talvez para mais tarde um tutorial de como trabalhar com PHP/Postgresql, também com um exemplo prático?!!!
É a primeira vez que participo, mas sou ‘assistente’ de longa data.
Parabéns pelo magnífico trabalho ao Pplware e todos os contribuintes activos..como é este o caso.
Eu sou um leigo a vossa beira mas disposto a aprender,por isso se bem entendi querem fazer uma nova aplicaçao em oppen source e ensina-la a quem quiser.
Se é assim vou instalar para aprender fikem bem e agradeço a ideia amigos Vitor e Evandro
@Preto, isso, a intenção é realmente criar uma nova aplicação OpenSource e ir mostrando passo a passo como ela foi criada. Ao mesmo tempo que vamos escrevendo vamos ensinando como fazer uma!
Como disse não vamos entrar em detalhes sobre programação orientada a objetos nesse momento, senão os 7 artigos virariam 70 😀
@evandro
não entres em detalhes de OO. o vitor ainda começa a perder visitas…
(e as que continuarem a vir adormecem)
alguem sabe de outro link para fazer o download do software. o link que vem no post dá “time out”
@johnito, veja esse link e escolha o pais.
Esse link também me dá timeout. Eu tenho feito algumas aplicações em java e até utilizo o Netbeans. Mas nunca usei bases de dados. Estou ansioso por começar. Muito bom projecto. De louvar.
Ainda não consegui fazer o download desta aplicão, já fis uma busca na net mas todos os links apresentados vai dar ao mesmo sitio:
Ups.. Aqui
@johnito, estranho não conseguir baixa. Quem navegador está usando?
Usem o IE que funciona com esses links! Esquisitamente o Firefox nao funciona com esses links!
@Slider, não vejo diferença entre o FF e o IE, todas as vezes que baixei usei o FF. Creio q o johnito esta usando o IE7
Quem é que usa o firefox?
É um browser tão bom para os hackers. Não se cuidem não …
@nuno amaral
eu uso. é, porquê?
Isso não é bem assim Nuno Amaral, está mais que provado que mais seguro que o FF só o Opera. Mas o problema dos browser’s foi o que me aconteceu. Experimentei com o FF e não deu, experimentei com o IE e já deu!
Eu uso o FF mas tambem ja tentei com o FileZila e tambem não consegui…
Meus amigos, o FF é o browser que tem mais erros criticos.
A vantagem é que a Mozilla actualiza essas falhas.
Aconselho vivamente a usarem IE7.
@Nuno Amaral, não vou entrar nessa discussão entre FF e IE7. Apenas faça uma visita em http://www.secunia.com 😉
Decididamente não consigo fazer o download, já tentei com o IE e com o Opera e nada, dá-me sempre erro de “time out”, será que alguem poderia me enviar o software para o meu mail?