Projecto Colibri RCP 7 – O mais inovador Software de Gestão
Conforme foi anunciado, a Certificação de Software de Facturação é, a partir de 1 de Abril de 2012, obrigatória com a publicação da nova portaria 22 – A/2012 de 24 de Janeiro da Autoridade Tributária e Aduaneira. Assim, as regras voltam a sofrer alterações!
O Projecto Colibri, na nova versão RCP 7 está preparada para responder às novas directivas e traz grandes novidades que o colocam num patamar destacado em termos de inovação. Esta versão, como prometido traz uma API que coloca nas mãos dos programadores todos um plano de desenvolvimento tendo acesso a todas as funcionalidades do Projecto Colibri. Será esta a melhor suite de Gestão Comercial no mercado nacional?
Antes de tudo é importante deixar claro que o mercado nacional está manietado por suites que escravizam o cliente, impondo preços incompreensíveis face às alterações e modificações que por vezes efectua, nos seus produtos, isso é tremendamente castrador para as empresas que lutam para manter a vitalidade das suas estruturas. O Projecto Colibri tem provado que é a alternativa que traz modernidade, utilidade e preços justos.
Mas o que podemos já contar com a versão que deixamos para download?
Implementada a pré-visualização de relatórios em diversos formatos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Formatos adicionados: HTML, Excel, Word
- b) Adicionado novo icone para selecção do formato do relatório nas vistas de FICHEIRO e MOVIMENTOS (artigos e entidades)
Implementada nova opção de gravação de LAYOUT (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Passou a ser possível efectuar DRAG'n'DROP das colunas das tabelas.
- b) Foi adicionado um novo ícone que permite gravar o layout das colunas sem necessidade de aceder à Gestão de Layouts nas preferências.
Implementado o controle de avisos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Adicionado um novo separador "AVISOS" em Preferências -> Parâmetros
- b) O utilizador dispõe de uma série de avisos no momento da gravação dos documentos, por forma a evitar erros de emissão e controlar stocks.
Implementado o carregamento de composição de artigos nos documentos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Existe agora um novo icone na toolbar das linhas dos documentos chamado "Processar".
- b) O processamento irá encontrar todos os artigos compostos e reorganizar as linhas por forma a incluir os componentes nas linhas seguintes a cada artigo (incluindo quantidades e unidades de medida). ATENÇÃO: Todas as linhas de comentários carregadas ou inseridas manualmente serão perdidas depois do processamento. Caso exista necessidade de colocar comentários, os mesmos devem ser inseridos posteriormente ao processamento.
Implementada a apresentação de ícones na árvore do menu.
- a) Cada item da árvore passa a apresentar o ícone da respectiva opção.
- b) Cada nó da árvore passa a apresentar o ícone da vista (tree).
- c) Foi adicionada a opção "Mostrar Ícones na Árvore" ás preferências "locais", por forma a controlar se são ou não apresentados os ícones. NOTA: É necessário reiniciar a aplicação para esta configuração ser aplicada.
Implementadas novas opções no menu de contexto da árvore.
- a) Gravar Coolbar - grava a informação relativa a toda a barra de icones para um ficheiro.
- b) Carregar Coolbar - carrega a informação relativa a barra de icones. Podem ser carregados ficheiros gravados por outros utilizadores. Os icones referentes a entidades não existentes serão descartados.
- c) Mostrar Toolbar - mostra a toolbar relativa ao nó principal seleccionado.
- d) Esconder Toolbar - esconde a toolbar relativa ao nó principal seleccionado.
Implementado o fecho de documentos. A forma utilizada baseia-se na possibilidade de movimentar stocks por SAIDA e ENTRADA, bem como movimentar entidades por DÉBITO e CRÉDITO (nova regra criada nesta versão). Desta forma, um documento criado com esta configuração irá justificar qualquer quantidade / valor pendente, e não irá afectar nem stocks nem conta corrente.
- a) Este tipo de documento movimenta STOCK REAL e SALDO REAL, pelo que estará presente em todas as listagens como justificativo do "fecho" dos documentos carregados.
- b) Haverá sempre uma alteração nos valores ACUMULADOS, de ENTRADAS e SAIDAS de stock, bem como no TOTAL de DEBITO e CREDITO de conta corrente.
- c) Os documentos "fechados" podem ser "reabertos" mediante a anulação do documento justificativo!
Implementado o controle da DATA de REGISTO de documentos.
- a) Foi criado um novo campo (DATAREGISTO) em PARAMETROS para controlar a data usada como base para o cálculo da DATA DE VENCIMENTO dos documentos de FORNECEDORES.
- b) Os valores á disposição são DATA CRIAÇÃO ou DATA AUXILIAR.
Implementado novo método de edição de registos de ARTIGOS e ENTIDADES. A edição foi melhorada da seguinte forma:
- a) Quando é EDITADO um registo, a vista NÃO fecha no final da edição.
- b) O registo mantém-se em forma de edição, permitindo novas alterações ou navegação para outro registo.
É de referir que nenhum outro software oferece tal qualidade na versão gratuita e que mesmo as inovações estarão disponíveis nessa versão.
O projecto Colibri cresce a cada versão que é lançada, é a prova que o trabalho está bem feito e que a concorrência perde terreno, face às dificuldades impostas pelos mercados e face à qualidade de um produto que se adapta ao utilizador.
Estes são os números de downloads da versão RCP 6:
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Windows - 47775 downloads
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Linux - 7757 downloads
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Mac - 3412 downloads
Esta nova versão do Projecto Colibri, permite actualizações automáticas e uma nova experiencia de utilização. É de salientar também a função multi-lingua, o Colibri pode ser traduzido facilmente através de um editor do bloco de notas.
Tudo isto com a oportunidade de estar gratuitamente sem qualquer limitações, na versão gratuita, uma versão totalmente funcional, certificada e apta aos mais exigentes desafios.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X
Download [win]: Projecto Colibri RCP 7 32bits | 64 bits
Download [linux]: Projecto Colibri RCP 7 32bits | 64 bits
Download [mac]: Projecto Colibri RCP 7 32bits | 64 bits
Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
É uma óptima escolha agora que o Primavera Express aumentou as restrições de uso!
Vou testar
muito bom…
Trabalha da perfeição.
Dá-me um erro logo a entrada “A licença é inválida”
Acho que são os dados de login..
Não há problema, já estou com o manual de instalação!
Vais ter que actualizar a licença.
http://www.projectocolibri.com/software/comparativo-versoes
Atenção que a partir de agora não podem ter versões não certificadas…
A não ser que tenham versões que não sejam multi-empresa, pois todo o contribuinte que use software multi-empresa tem que estar certificado!
Boas…
já agora qual a diferença entre multi empresa e sem ser multi-empresa?
cmps
Software multi-empresa permite-te ter mais que uma empresa criada no mesmo software…
Em contrapartida, a outra situação só te permite ter uma empresa criada…
Só a versão Pro do Colibri te permite criar mais que uma empresa ou seja “multi-empresa”.
mas…
Não podes ter no caso de 3 empresas 3 instancias da aplicação a correr?
Desde ja o meu obrigado, não sabia dessa restrição por parte da legislação.
cmps
Poder podes, mas numa fiscalização não sei não…
Ooops, apenas na versão PRO é que é multi-empresa, ou seja, a regra apenas se aplica nessa versão.
Não, a partir de 1 de Abril, todas as empresas com um volume de negócios ssuperior de 125k€ são obrigadas a ter software certificado e a partir de 1 de Janeiro de 2013, é a partir de 100k€.
Existem algumas excepções mas não tem a ver com o facto de multi-empresa.
Engano… Qualquer empresa que use software multi-empresa tem que ter o Software Certificado…
Ou seja, deixa de existir software multi-empresa não certificado.
Nota mental: Ler bem o decreto de lei.
PS: Confirmei com uma chamada para a AT.
🙂
Já permite stock como serviços?? ou continua a movimentar e apresentar stocks negativos para serviços???
Software gratuito?
Dúvidas, necessidade da versão pro… perguntem pelos preços.
Gratis, ninguém dá nada a ninguém!
Conheço muitas pessoas a usar a versão free. Mas muita gente mesmo…
Muito apelativo 😉
Alguém sabe de um programa do género, mas que tenha interface de “pos” e que permita correr a partir de um tablet?
pos, touch, isso é que era
Conheço. 🙂 E realmente open source. OpenBravo, dos colegas espanhóis…
Alguém conhece alguma versão OpenBravo com certificação para Portugal? Isto é, a Xpand IT tem uma versão, mas não encontrei o link para download. Parece-me ter um módulo proprietário, que obriga à compra…
Prefiro soluções web based, para evitar instalações e actualizações posto a posto. Se for open-source em Java, ainda melhor.
Boas,
POS web based pode ser que consigas com o openERP com o módulo de vendas.
Tens também o openpos projecto baseado em openbravopos que possui algumas alterações ao código original.
openpos foi desenvolvido por mim e alguns colegas do fórum openbravo. Neste o seu desenvolvimento encontra-se parado por falta de tempo. Mas pode dar jeito a alguém.
O projecto encontra-se aqui: http://forge.openbravo.com/projects/openpos
Cumprimentos
Viva Helder,
Agradeço a resposta. Nesta fase, procuro uma aplicação que já tenha a certificação. Pelo que me pareceu, nenhuma aplicação das indicadas está certificada ao nível do SAFT-PT e contas SNC (em open-source). Ambas têm o desenvolvimento parado desde 2010. Quem sabe se, mais tarde e com maior disponibilidade, se consegue reunir uma equipa para continuar o bom trabalho feito até agora, e obtermos a certificação desejada.
Cumpts.
Não pondo em causa a qualidade do programa e o interesse deste post, é lamentável como neste país os BPN’s proliferam e o gajo que quer ir para a rua Augusta fazer de estátua tem de cumprir tanta legislação que até dói!
Só quem cumpre se entala e a economia paralela cresce!
É a tal máxima, se roubares no supermercado vais preso, se roubares muitos milhões tens uma série de atenuantes, acordos, etc,. etc., e no fim não dá em nada!
Já para breve virá a liberalização ou melhor a concertação da electricidade! Concertação para lixar sempre o mesmo!
Isto é um país de brincadeira!
Bem hajam!
Finalmente apareceu.
Espero que esteja melhor que a versão anterior, que alias não estava nada mal.
Muito bom este software. Para mim pontua mais ainda por ser multiplataforma e a relação qualidade/preço é excelente.
Versão para tablet ?
Tenho instalada a versão PRO e devo dizer que estou muito satisfeito com a facilidade na edição de templates e relatórios. É um software perfeitamente customizável e ainda não tive problemas até ao momento. Recomendo.
Mas calma ….
http://www.datasource.pt/areas-de-negocio/software/
Irá ser ainda lançado, com funcionamento em CLOUD…
Investiguem, e comparem…
já para nao falar que terá tablet telemovel, pc, e tudo em Cloud!!
Tenho sempre imensa vontade de largar o Primavera e meter este, mas como já está tanta treta metida no Primavera nem me atrevo a sugerir tal coisa. Por acaso não há um conversor de base de dados entre os dois, pois não?
É bom…
mas não é a mesma coisa…
e quando passam para uma solução a sério, com “Gestão” realmente integrada, o preço que pedem pelo software com mais experiencia e mais flexibilidade vale cada cêntimo.
Já os corremos a todos. Colibri, Primavera, o ultimo, de uma softwarehouse cá da zona… implementam um PHC Corporate (linha mais baixa) e é o mesmo que ter um par de mãos extras a trabalhar conosco.
Parabens pela dedicação
Caros
Será que me podem dar uma ajuda. Estamos a enquadrar a possibilidade de usar este software, se necessário, porque somos uma associação que pontualmente presta alguns serviços. Sendo previsivle que possa facturar entre €3.000,00 e €14.000,00. É possivel até que venham a dispensar-nos do ficheiro SAFT, alguém sabe dizer-me como isso se faz? Algum requerimento a apresentar à AT ou coisa do género?
De qualquer das formas, à cautela vamos precisar exportar o ficheiro de facturação para o integar na nossa aplicação de sócios.
Alguém me sabe dizer se há como fazer isso. Obrigado