Projecto Colibri 5.0.3
Com poucas semanas de mercado, o Projecto Colibri conquistou já centenas de utilizadores e continua a sua missão pelo mundo empresarial. O melhor ao mais baixo custo é o que nos oferece esta suite de gestão empresarial.
Esta suite é a solução ideal para as empresas que operam no mercado nacional. Segura, completa e com uma qualidade extraordinariamente bem conseguida tendo em conta as mais exigentes regras fiscais às quais as empresas estão obrigadas a cumprir.
Já pensou ter uma gestão empresarial a custo zero na sua empresa?
Certamente ainda não conseguiu raciocinar de forma lógica, pois está embrenhado numa conta exorbitante que as empresas dominantes do mercado das suites de gestão comercial lhe fizeram chegar às mãos, verdade?
São preços inconcebíveis para as dificuldades que as empresas portuguesas estão a atravessar. Então o que o prende a adoptar este software?
O Projecto Colibri caminha a passos largos para ser uma das melhores ferramentas de gestão que podemos encontrar actualmente no mercado.
As empresas poderão contar com uma ferramenta totalmente padronizada, legalizada e optimizada para os desafios comerciais, financeiros e fiscais exigidos por lei.
Quais os argumentos que o poderão convencer?
Estrutura Multi-plataforma: Hoje em dia, todas as empresas estão"amarradas" a soluções Windows para poderem gerir os seus activos. Além do preço das suites comerciais e financeiras as empresas gastam milhares de euros em licenças do sistemas operativo! Com o Colibri essas amarras são cortadas.
Com uma máquina relativamente barata, uma distro Linux gratuita, onde poderá ter um vasto leque de programas de produção, adicione o Projecto Colibri 5.0 e apenas pague a máquina e a energia para a alimentar.
Temos portanto a melhor suite de gestão que encontrará para Linux, Mac e Windows. Multi-base de dados: Com esta suite, pode escolher qual a base de dados a usar. As diferenças entre as várias estruturas podem pesar na sua decisão, obrigando-o a escolher determinada ferramenta. O Colibri suporta múltiplos tipos de base de dados.
Multi-empresa Dentro do Colibri, poderá ter várias empresas, comutando facilmente a sua atenção entre elas. Simples, rápido e seguro.
Desenvolvimento em Java Plataforma tecnológica avançada, flexível e capaz de responder às suas necessidades particularizando uma ferramenta ou um qualquer relatório que necessite.
Retenção na fonte Partindo já para o campo prático o Colibri vem equipado com as últimas novidades de gestão fiscal.
Artigos compostos Hoje em dia, a técnica de venda implica uma acção alargada de colocação dos produtos.
Armazéns Gestão organizada por vários armazéns, controlando as entradas e saídas do fluxo de mercadorias pelos diversos módulos coexistentes na aplicação.
A mais rápida aplicação entre os vários programas de gestão testados O Colibri é mais rápido que qualquer outra ferramenta de gestão. Pesa menos e consome menos recursos.
Mas faz o mesmo que as outras?
Sim, sem dúvida. Ponha-a à prova.
NOTAS:
(1) Versões disponíveis para as seguintes plataformas: Windows, Linux e Mac OS. Testes de desenvolvimento efectuados simultaneamente sobre TODOS os sistemas operativos suportados.
(2) Bases de dados suportadas: PostgreSQL, SQLServer e MySql. Possibilidade de suporte a outras bases de dados. Testes de desenvolvimento efectuados sobre PostgreSQL.
(3) Idiomas suportados: Português e Inglês. Possibilidade de extensão a qualquer idioma. Tradução para o Inglês disponível brevemente.
A nova versão tem as seguintes alterações:
- Correcção de alguns bugs
- Introdução das versões a 64bits nos sistemas Windows e Linux
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win32bits]: Projecto Colibri 5.0.3 [80.51MB]
Download [win64bits]: Projecto Colibri 5.0.3 [80.51MB]
Download [linux32bits]: Projecto Colibri 5.0.3 [57.43MB]
Download [linux64bits]: Projecto Colibri 5.0.3 [46.83MB]
Download [mac]: Projecto Colibri 5.0.3 [58.16MB]
Homepage: Projecto Colibri
Este artigo tem mais de um ano
e porque não fazer uma versão online sueca? =)
Boas Francisco Costa,
Numa tarde traduzimos a aplicação para a língua que deseja, visto que a nossa aplicação é multi-língua. Envie-nos um e-mail a solicitar o mesmo.
cumprimentos
A equipa do Projecto Colibri
Uma versão adaptada ao mercado espanhol era interessante…
estava a falar para “o” Sueca =)
deviam ter uma versão online!
Boas.
Eu não sou muito bom em programas de gestão de bases de dados.
Estou a tentar usar o Colibri em linux (Ubuntu) e instalei o pgAdmin III.
Estou a ter alguns problemas em colocar o servidor a trabalhar.
Acho que com algum tempo de volta do assunto, consigo resolver.
Busquei no vosso forum por ajuda e não encontrei nada relacionado que possa ser util a um novato.
Acho que dar algum tipo de apoio nesta parte iria fazer com que mais pessoas experimentassem o software.
Continuação do excelente trabalho
Boas Simões,
Coloque as suas dúvidas no nosso fórum.
cumprimentos
Pelo vosso forum descobri um excelente tutorial sobre como instalar o pgAdmin.
h**p://intelectolivre.blogspot.com/2008/06/instalando-e-configurando-o-postgresql.html
Mas continuo com problemas :(.
Não sei se estão com algum problema nos servidores, mas não estou a conseguir fazer download dos manuais de instalação, na secção downloads. . .
…Aguardava a versão Linux 64 bits, vou testar…! com alguns dias de atraso, mas eu entendo…!!
Abraço 🙂
Continuem o bom trabalho…um dia ainda vou precisar disto…
Parabéns pela excelente iniciativa e votos de grande sucesso.
Mt bom trabalho que estão a desenvolver.
Vê-se logo que estão lá engenheiros da mais prestigiada universidade nacional, a ESTGF… 😀
Força pessoal e parabéns pelo produto, está fantástico
Primavera Express – Gratuito
http://www.primaverabss.com/pt/PortalRender.aspx?PageID=%7B906727d5-b773-491d-b5e6-5d089089d110%7D
É sempre positivo que existam soluções alternativas no mercado. Além disso o Colibri tem uma vantagem, que é correr também em Linux e Mac ao contrário do Primavera Express.
http://www.magnisoft.com
http://www.magnisoft.com/download.php?file=ogExpress9_Setup.exe
Também é gratuito com motor sql firebird
@rfas, já testas-te o programa? não gostei, tem aspecto de amadores.
Tb ainda não testei o colibri, mas pelas imagens parece-me bom.
Já testei.
Gosto muito…
Aspecto de amadores em que sentido?
presumo que não seja nem open source nem multiplataforma.
não tem sentido!
já agora existe tb o projecto português Evaristo.
http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/index.html
Desafio para que encontrem uma aplicação de gestão à altura do Colibri.
Qual Primavera Express qual carapuça…
Evaristo? Já alguma vez tentaram usar o Evaristo?
Era interessante que se dessem a essa diversão…
Uso o evaristo há já alguns anos. Bem como os meus clientes o fazem 🙂
Interessante, eu já tentei utilizar o Evaristo, e nem consegui passar na instalação (Linux) algo que me deixou bastante irritado.
Deviam fazer um tutorial de como o instalar devidamente.
@Ricardo nunes
Duvidas que seja multi plataforma? não vês os screnscats? https://www.youtube.com/projectocolibri
delicia-te 🙂
estava a falar do primavera, o colibri está no artigo que é multiplataforma.
Estive a testar o programa e a minha primeira impressão foi, de forma geral, positiva. No entanto saltaram-me à vista alguns pontos negativos:
1. O programa não faz a validação automática do NIF.
2. Na emissão de facturas é complicado escolher o cliente e os artigos se não se souber o código exacto. Devia haver uma função “lookup” para as tabelas respectivas.
3. O facto de os códigos postais não poderem ser introduzidos livremente na criação de entidades. Acho que isso tem muito pouco de usabilidade.
Acho que uma melhor atenção a estes pontos iria contribuir de forma muito positiva para o sucesso do programa.
Caro Nuno,
Muito obrigado pela análise. Agradeço que faça ESSE post no forum do projecto em http://www.projectocolibri.com, caso contrário os seus preciosos comentários podem passar despercebidos á equipa de desenvolvimento.
Adianto que o ACESSO ás tabelas, quando a mesma não está carregada automáticamente em COMBO BOX (a lista que aparece automáticamente para escolha), está disponível para consulta através da BARRA de ESPAÇOS.
Caso utilize o fórum, podemos dar seguimento ás suas dúvidas e explicar o funcionamento e motivos que levaram á escolha dessas mesmas soluções.
Cumprimentos,
Marco Lopes
Boas.. alguem sabe de algo open source, mas do tipo gescafes e assimilares?
Cumprimentos..
Aqui também existe software de gestão interessante e gratuito:
http://www.aclogik.com/
além do já conhecido opensource Evaristo:
http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/index.html
Evaristo??
a maior porcaria que já vi, aquilo podia ser um opensource muito melhor. Aliás como é opensource podiam existir mais desenvolvimentos. Pelos visto é só uma pessoa que programa no evaristo. Suporte fraco, design fraco, funcionalidades fracas, instalação complicada.. etc
JoseM nem compares, essas aplicações nem podem sequer estar no mesmo patamar do Colibri, mas nem nos melhores e mais cor de rosa dos sonhos ;-P acredita em mim.
Foi só para dar a conhecer outras alternativas… Não sei se são melhores ou piores, são de certeza diferentes, cabe aos potenciais utilizadores fazerem essa avaliação!
Depois de ler este artigo fiquei com a seguinte dúvida, que era bom ver esclarecida no próprio artigo. Para uma empresa que utilize outro software de gestão, é possível importar os dados do programa antigo para o Colibri? Se não for possível será mais complicado para uma empresa “converter-se” a este projecto ou isso não é problema?
Caro Nuno,
Existe uma funcionalidade implementada na versão PROFISSIONAL do Colibri, que IMPORTA as tabelas de Artigos & Entidades via SAFT. Ou seja, todos os campos disponibilizados no Standard SAFT-PT são importados para o Colibri. Existem algumas limitações, evidentemente, como sendo os “preços dos artigos” (a título de exemplo), mas é uma grande MAIS VALIA para quem deseja migrar para o Colibri.
Estamos a ponderar incluír essa funcionalidade na versão Gratuíta. Tal irá depender de alguns factores que ainda estão a ser analisados.
Cumprimentos.
Marco Lopes
Marco,
não fui explícito na minha dúvida. Eu estava-me a referir a importar as facturas já emitidas, mas acho que isto por questões legais não deve ser possível. Se assim for, para uma empresa que tenha outro software e tendo já emitido facturas como é que se faz a passagem para o Colibri? Pois se entretanto houver uma fiscalização a empresa tem de apresentar as facturas passadas no outro programa.
Boas, mesmo que 1 mês depois… estas férias.:-)
Bem qualquer migração de base de dados exige a manutenção do software antigo. Não podemos eliminar o suporte anterior. O que é aconselhavel é migrar o máximo de dados possiveis para termos uma boa base histórica.
Parece-me que utilizar o SAFT é uma boa ideia pois o ficheiro XML que o fisco nos pede é já bastante completo.
Até breve
Alguém sabe de algum tutorial que ensino detalhadamente todos passos, nunca instalei uma base de dados, mas neste momento estou a precisar e realmente pagar um balúrdio não é opção, uso Ubuntu…
já agora um off-topic vou aproveitar para fazer alguma pub 🙂 ehehe
http://www.diplaza.com – os melhores gadgets
tens no site deles.
Algo muito a favor do Colibri relativamente ao Primavera Express (o único que poderia fazer frente) é o facto de permitir Produtos Compostos e respectiva gestão automática de Stocks; isto é:
1 – “Eu” vendo 4 produtos:
1.1 – Leitor MP3
1.2 – Colunas Portáteis
1.3 – Carregador de Isqueiro
1.4 – Kit Avançado (constituído por um MP3, umas Colunas e um Carregador de Isqueiro.
2 – Tenho em stock:
2.1 – 10 x MP3
2.2 – 10 x Colunas Portáteis
2.3 – 10 x Carregadores de Isqueiro
3 – O Software diz-me logo que também tenho 10 x Kits Avancados.
3.1 – Se vender um Kit, ele retira de stock 1 x MP3, 1 x Colunas e 1 x Carregador
3.2 – Basta vender por exemplo umas Colunas, para ter só 9 Kits em stock (pois só posso fazer 9 Kits com as unidades disponíveis)
3.3 – Deste modo não perco oportunidades de negócio em vender à unidade ou Kits, sempre com Stock actualizado automaticamente.
E por aí em diante … Packs de produtos em promoção também (por exemplo 4 garrafas de Pleno que são vendidas a um preço especial, com código de barras / SKU próprio).
Esta é uma funcionalidade que por vezes só se percebe que precisamos quando se mete o software em produção.
Enfim … “Quando a esmola é grande …”
Afinal 90% das grandes funcionalidades aqui apresentadas e que o poderiam distinguir dos outros programas, só existem na versão profissional, que por sinal é Paga … e bem!
Lamento o PPLWare mostrar todas essas funcionalidades, e no final descrever como “Freeware”.
Mais estranho é toda a gente falar do Colibri sem ter referido isto, parecendo que ninguém o testou ou tentou inserir a licença.
Alberto Ferreira: Exactamente… Também reparei no mesmo. E o pior é que a versão gratuita, nem sequer SAFT tem, coisa obrigatória no nosso país….
Boas,
Não sei até que ponto voces têm razão, pois SAFT-PT tem, que eu já vi, se funciona… espero que sim (é só importar o saft).
Agora o que eu não vejo e já me estou a irritar, porque passei 1 semana a passar à mão artigos, facturas e fornecedores de um programa antigo para este “Projecto Colibri” e agora não vejo como imprimir o mapa de iva e as respostas do suporte não respondem directamente ao assunto, dizendo que deveria pagar o apoio (150€ para 5horas de apoio telefonico / por mail) para uma simples resposta de 20minutos. (ou menos)
Quando se as funcionalidades são obrigatorias num programa de facturação deviam estar o mais à vista do cliente possivel. Antes (na versão BETA) responderam-me a todas as perguntas, inclusive a esta minha duvida, agora que já tem uma versão que axam estável dão-nos uma patada…. parvo fui eu que apaguei o mail sem querer….
Bom dia
Realmente esta história do colibri começa a ser muito estranha.
Acho que a pplware devia voltar a falar sobre este assunto, esquecer o “patrocinador” e repôr a verdade.
Funcionalidades Versão Gratuita Versão Profissional
Base dados Local Local e Remota
Multi-Empresas Não Sim
Importação SAFT Não Sim
Utilizadores Não Sim
Relatórios Não optimizados Optimizados
Layouts Base Ilimitado
Templates Sem edição Ilimitado
Pesquisas Sem edição Ilimitado
Armazéns 1 Armazém Ilimitado
Retenções 1 Taxa Ilimitado
Unidades de Artigos 1 Unidade Ilimitado
Preços de Artigos 1 Preço Ilimitado
Composição de Artigos Não Sim
Esta é a comparação. Obrigadinho por me ajudarem na contabilidade lá de casa.
lá está mais uma vez se as PME portuguesas resolvessem contribuir e unirem-se ajudavam-se a elas mesmas, pegavam num projecto de software livre já existente e melhoravam-no com aquilo que precisam, é essa a beleza do software livre.
porque não pegarem no Evaristo e patrocinarem o seu autor e mais dois ou três programadores e tornarem-no num padrão para o nosso país?
ou então pensem no mesmo e criem algo de raíz no fim tinham um produto muito superior aos comerciais que pagam e bem e ainda por cima seria modular e com os plugins que a cada um faria mais jeito.
pena é que por cá seja cada um por si, com todos os inconvenientes que isso traz.
Poderia-me indicar onde encontro esse software Evaristo?
Bem como as condições que este tem de uso?
Obrigado
Voltamos a velhas questões sobre a Economia de Mercado e Software Livre.
AS PME’s unem-se e ajudam-se quando compram software como Primavera e PHC: o resultado é a robustez e fiabilidade que tais software’s têm hoje em dia. Agora as contas que as pessoas fazem para alegarem a exorbitância dos seus preços, são relativas à sua realidade de “Economista de Bancada” que todos gostam de ser.
Uma coisa é certa: sem precisar de estudos que o comprovem, intuitivamente já percebi que prefiro suportar software dessa envergadura do que andar a fazer de cobaia com pressupostos morais, e acabar por gastar mais em Tempo (que no meu caso vale muito), chatices, perder clientes, perder imagem de qualidade, etc. …
Resumidamente, é a velha questão do Windows XP VS Linux … é a questão de uma União Soviética em que já se nascia Pedreiro ou Engenheiro VS uma Suécia em que os incentivos fazem as pessoas procurar por melhor e evoluirem … é uma questão de Comunismo VS Capitalismo …
Eu cá prefiro Windows XP para ser produtivo e eficiente; uso Linux como respeito e admiração por quem o faz apenas pelo reconhecimento.
Resumidamente, o Colibri acaba por ser (e ainda bem) um projecto comercial que merece o financiamento como qualquer um. Mas por favor, façam-no sem PUBLICIDADE ENGANOSA e sem se aproveitarem de quem realmente gosta de disponibilizar software gratuito, com o incentivo do prazer e não do dinheiro.
P.S. – Não tenho qualquer relação com Primavera ou PHC – à parte de estar a ponderar comprar um dos seus softwares
Hum, estão a dizer que realmente não existe importação do SAFT-PT ?
Então mas isso é uma funcionalidade obrigatória certo?
Eu neste momento não posso comprovar isso, mas se for verdade este software não está a fazer o que diz. Além de que a minha situação ontem foi resolvida após os responsáveis do programa me enviarem 2 templates (o 631 e o 632) que não estavam no programa.
Começo a não achar muita piada à forma como as coisas começam a aparecer, porque não foram transparentes desde o inicio. E manuais de utilizador? Também vêm na versão paga?
Desculpem, mas eu é que já estou a fazer confusões desnecessárias.
Para mim importar o SAFT não me interessa para nada, e o software gratuito possibilita a EXPORTAÇÃO do SAFT.
Desculpem a minha confusão.
@david silva o Evaristo e toda info sobre ele está aqui http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/index.html
Boa noite (ou Bom dia!)
Sr. Ricardo, estou a tentar desde as 22h instalar o Evaristo no Windows XP (Versão 3.0.4) e até agora o que tenho recebido é um erro : “could not find the main class: com.m16e.mpbiz.MpBiz”
Tenho o PostgreSQL instalado, já experimentei o 2.3 SETUP (gostei, mas essa versão tem bugs e tenho de encerrar a aplicação sempre que emito uma factura…. )
Queria mesmo experimentar o 3.0.4, se me puder ajudar, o meu contacto é : davidslv em gmail
@alberto ferreira “Agora as contas que as pessoas fazem para alegarem a exorbitância dos seus preços, são relativas à sua realidade de “Economista de Bancada” que todos gostam de ser.”
Indo à página da ANCP parece que as contas são elevadas ao contrário do que o caro tenta iludir.
Embora não se tratem de PME’s etc, creio que a AP e as Autarquias já dão uma panorâmica de tais custos.
96milhões de euros em software.
Caro Ricardo,
Lamento não me ter feito entender. Quando me refiro “às contas que as pessoas fazem”, é mesmo isso que queria dizer. Isto é, refiro-me ao Custo / Benefício de um software, avaliando todas as variáveis (suporte dado, actualizações, fiabilidade, interface Homem/Máquina, acompanhamento da legislação, tempo de aprendizagem, instalação, etc).
Ora, o apelidado de “Economista de Bancada”, apenas vai ao site da ANCP e vê os valores gerados por tais Software’s, ou seja, o custo final dos mesmos. E onde estão contabilizados os benefícios referidos no parágrafo anterior? Essas são as contas que ele faz: vê quanto custa, ponto.
Desde logo disse que assumo esse custo: “já percebi que prefiro suportar software dessa envergadura do que andar a fazer de cobaia com pressupostos morais”.
Lei básica da Oferta / Procura: só custam tais preços porque as pessoas (tal como eu) avaliaram que valiam esse preço, e estão dispostas a pagar / suportar.
Se quer ter sucesso como empreendedor, aceite o meu conselho em tentar ver um poupo mais além que o movimento “bonito” mas limitador do Open Source, Freeware e Anti-Grandes-Potências.
Tais empresas são o que são porque tiveram visão, apostaram em investigação de produtividade e efectividade, em suporte qualificado, etc. Ainda bem que tiveram sucesso e fazem milhões. Agora seria Invejoso da minha parte querer que eles partilhem esse lucro comigo ou que façam os seus produtos mais baratos quando sabem que há procura para um preço mais alto.
E não se esqueça que em Portugal só temos 300 mil e poucas empresas: um mercado muito pequeno para se ter sucesso. A fazer software mais barato, os gestores da Primavera e PHC com certeza que se teriam metido numa rede de Talhos ou Padarias …
Ora pois está muito interessante este debate.
1º devo dizer que nem sempre o preço corresponde ás expectativas dos clientes e que muitas vezes esse preço é inflacionado por “carteis” mais ou menos explicitos ou organizados.
2º posso releembrar que o sucesso inicial da Microsoft não foi ter um produto muito bom, por existia melhor, mas sim os baixos preços e um marketing muito forte.
3º È obvio que toda a política de preços do software está bastante adulterada e é até anti moderização, porque cobra licenças por utilizador, logo em muitos caso impede a proliferação da sua utilização, e como sabemos o custo do desenvolvimento para 2 utilizadores é o mesmo que para 300. Evidentemente que esta politica de preços seria aceitável se o objectivo fosse o “igualitarismo” e a “misericórdia”.
Tudo isto para dizer que os preços praticados pelas grandes Software houses é um absurdo, e por isso temos que dar força a novas soluções que possam tornar mais acessivel a utilização de software de gestão. O problema é que a vontade de ganhar mais vai levar este tipo de projectos para a mesma postura “Avarenta”.
Cumprimentos
boa noite,
sou utilisador recente do colibri, o qual me parece uma ferramente extremamente interessante e na maioria das situaçoes a altura, de qualquer modo actualmente preciso de saber se ha a possibilidade deste programa gerar codigos de barra dos produtos para posterior etiquetagem… ou que me indiquem alguma outra ferramente alternativa que o possa fazer.
Obrigado