Quantcast
PplWare Mobile

Prey 0.4 – Roubaram-lhe o PC? Localize o larápio!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. avlis rotiv says:

    Uau, parece bem funcional… Ladrões, há muitos, agora só falta o portátil para testa… 😛
    Bom trabalho! 😉

  2. Silva Pacita says:

    Parece ser útil… o problema é se o ladrão decide formatar o portátil… :S

    • Marco C. says:

      Tens sempre a hipótese de colocar password na BIOS.
      Dá sempre mais trabalho até conseguirem tirar a password, e para fazer isso já tem que ser alguém com o mínimo conhecimento da área informática.

      Cumprimentos.

      • transik says:

        para retirar a pass da bios basta retirar e depois enserir otravez a pilha da motherboard 😀

        • Silva Pacita says:

          sim, não é preciso ter muitos conhecimentos para fazer um “reset” à bios, basta uma chave de fendas para resolver o assunto 😛 hoje em dia não é preciso ser expert em computadores para resolver um assunto desses… basta usar o google e o youtube… 🙂

          • Ricardo Silva says:

            Sim mas acho que já existem alguns portáteis que não tem pilha. usam uma espéçie de bateria soldada

          • Boas,
            Tenho a impressão que todos estão a esquecer-se de alguns passos. Para recebermos as ditas informações o computador necessita de net, caso ponham passe na bios não chega a net.
            Caso o pc tenha palavra pass no windows a ideia é logo formatar, mais uma vez não chega a net, e foi formatado.
            Eu tenho estado a procura de apoios para uma ideia de um sistema de segurança que já tenho há algum tempo, mas é como tudo é preciso connections e sorte. Talvez conte-vos um dia destes. ( visto que se não conseguir os tais apoios não vou fazer o meu milhão) ahaahh
            cumps

          • Yosh says:

            A bateria está soldada à motherboard, tornando-se difícil de remover? Se este for o caso, tens outra alternativa. Algures na placa-mãe deves encontrar um jumper que irá limpar a password da BIOS. Se tiveres a documentação da placa mãe, vais saber onde é que o jumper. Se não tiveres a sorte de qualquer um destes, podes tentar adivinhar qual é o correto. Este jumper está normalmente sozinho perto da bateria. Se tudo isso falhar, podes limpar a password da BIOS redefinindo a RTC (Real Time Clock) CI (Circuito Integrado) na tua placa mãe.
            Muitos RTC’s exigem uma bateria externa. Se o teu RTC é um deste tipo, podes limpar a password da BIOS apenas fazendo unsocketing da RTC e reseatinga-lo. Abraço 😉

      • Yosh says:

        Podes sempre tirar a pilha da motherboard e voltar a repor. É a melhor solução caso queiras eliminar a password da bios facilmente.

    • B says:

      normalmente como sao otarios ligam pra ver se tem fotos da namorada ou coisas do genero se que me faço entender

  3. Leandro says:

    Perfeito o post, precisei disso semana passada, se o tivesse, teria recuperado o notebook de uma cliente.

    Obrigado por mais essa dica.

  4. Miguel says:

    A versão windows segundo o panda vem com vírus. Alguém me pode confirmar sff?

    • Vítor M. says:

      Meus caros… instalem software decente. Quando tiverem dúvidas façam o teste no VirusTotal.

      Isso são falsos positivos, os sistemas menos conseguidos de protecção em tempo real, quando desconhecem alguma coisa, apontam como malware (para se salvaguardar). Esse comportamento por um lado protege o utilizador mas por outro torna a experiência de utilização num inferno.

  5. Ricmen says:

    Ola, será que alguém me pode ajudar? Eu instalei o programa para testar, já fiz tudo como devia ser, e alterei o tempo de 20 para 5 minutos, por isso já devia ter recebido as informações, mas eu nao sei como aceder… La no site so da para alterar as definiçoes do programa na maquina..

    Ja me apareceu um aviso do screenshots mas agora onde vou buscar essas imagens?

  6. mmick says:

    Muito bom mesmo, infelizmente ainda estou para conhecer os policias que façam algo com essa informaçao.

    Segundo a lei esses dados so poderao ser utilizados se houver um mandato por um juiz. No caso de haver essas “provas” na sua grande maioria serao uns screenshots, umas fotos da pessoa mas isso nao leva a grande lado:
    1) os PCs normalmente tem password no windows, daí que nao havendo a password os compradores do material roubado formatam o PC
    2) as pessoas que tem acesso ao PC vao ao facebook, MSN, etc e em nenhum desses sitios aparece a morada ou o que quer que seja da pessoa. MESMO que saibas o nome da pessoa a policia nao tem provas que a informaçao é desse PC e nao procura o endereço da pessoa sem autorizacao do juiz
    3) a detecçao por WIFI/IP só da info relativa e nao da morada da pessoa. Seria preciso pedir ao juiz para que ele mandasse a operadora de internet fornecer a morada
    4) os PCs nao tem (99.999%) nem GPS nem 3G. Além disso é preciso entrar no SO onde esta instalado o programa e aí estar numa janela ou exterior para o GPS funcionar. E se for um predio podera ser em qualquer apartamento.

    Daí que a funçao mais interessante dum programa destes é mesmo se der para encravar e formatar o PC remotamente, de preferencia colocando uma pass na BIOS ou até ter um mecanismo de inutilizacao do PC por completo, mesmo retirando a pilha da BIOS.

    • jrgduarte says:

      pois, com as autoridades não é fácil resolver o problema devido ás barreiras legais que beneficiam quase sempre o infractor.
      Mas podemos sempre resolver à maneira antiga. depois de saberes quem é o larápio, convidas uns manos e “chegas-lhe a roupa ao pêlo”, não costuma falhar, e alivias o stress.
      ah ah ah

  7. ITDept says:

    bullshit para quem pouco ou nada percebe… ainda se fosse uma solução por hardware (gps+wifi/3G) eh pah… valia a pena.
    Por software?! deixem-se de ilusões que os larápios andam um passo à frente, e a primeira coisa a fazer é tirar o disco, procurar por algo interessante e dps formatar logo de seguida.

  8. ITDept says:

    Só uma solução por hardware é que é viável… e mais não digo. uma combo de GPS+3G/Wifi

  9. João Horta says:

    Eu sou dos açores e testei este software no meu pc com outro pc e disse que ele estava em lisboa. Se alguem souber solução

    • BlinZk says:

      O software deve fazer a identificação dos vários endereços IP que vais usando.
      Se estiveres ligado por um ISP que apresente um IP geo-referenciado como estando em Lisboa, é normal que te dê essa informação.
      Mas se entretanto fores com o portátil a casa de amigos, ou te ligares em hot-spots públicos, ou com placas de banda larga, entretanto o software começa a cruzar informação e a aproximar-se da localização real.
      Nestas coisas, a localização pode nunca ser precisa. Os screenshots e as imagens da webcam que o programa for recolhendo, podem ser ainda mais importantes do que a localização.

  10. Redin says:

    Esta solução será uma mais valia se a intenção de quem o desvia, for de ganhar apenas uns trocos e procurar vende-lo sem se preocupar se existe algum tipo de protecção deste tipo.

    O que este software estará a descurar, é a possibilidade de alguns portáteis que usam informações mais sensíveis, estarem preparados para serem ligados nas empresas e usam ips, mascaras,gateways, fixos ou mesmo proxys.

    Não me parece que este software tenha isso em consideração e passe o endereço WIFi para DHCP de modo a ser facilmente ligado a um rede wireless.

    Alguma sugestão?

    Obrigado.

  11. João Caldeira says:

    Concordo com a opinião de que usar software para isto não resulta. Teria de ser hardware definitivamente.
    E agora… já pensaram isto para telemóveis? Existe alguma coisa do género? O telemóvel tem GPS… e tem Wifi.. (os que tiverem…) E nem que seja pela banda 2G normal! Deveria haver alguma coisa do género… se calhar até há e eu nem sei de nada.

    • Cabritone says:

      O telemovel tem imei que sempre que comunica com uma antena é registada a sua localizacao … é quase GPS, com uma triangulação entre antenas da para supor a localizacao de um telemovel, desde k tenha rede …calculo k se tiveres uma factura do telemovel com o imei e fores a policia dizer que o roubaram eles possam fazer kk coisa…

  12. Alex says:

    E parece-me mas é uma bom software de espionagem…

  13. onike says:

    Isto é uma boa maneira de descobrir-mos quem nos roubou o pc, mas, tem os seus pontos negativos (como tudo), só resulta se o pc roubado tiver ligado a net, e se formatarem o pc, bye bye ao programa de “vigilancia”.
    Eu sinceramente acho que para conseguir-mos encontrar algum objecto nosso que nos é roubado nao é desta maneira, isto ainda tem muito para polir. Ainda temos de evoluir mais um BOCADO para conseguir-mos ter control sobre tudo o que nos perten-se.
    Mas a tecnologia evolui e tudo acontece…

  14. Fernando says:

    Tenho uma ideia que poderia ser a salvação dos ficheiros comprometedores que estão no portátil roubado.
    O programa poderia vir com um “vírus detonador”. Depois de roubado, o dono accionava o virus pelo site. Quando o larápio fosse á Internet o site mandava activar o “virus”. O dano mandava a informação ao virus para ocultar ou alterar a extensão de ficheiros “doc, jpg etc” ou á escolha do dono. Assim o larápio não tinha acesso aos documentos. O larápio enquanto estava entretido na internet o “virus” alterava os documentos. Esta operação seria silencioso e o “gatuno” ficava sem nada , aparentemente. E por ultimo e mais radical ordenava ao virus a destruição do portátil, com uma contagem decrescente para o virus o destruir. O dono se achava que não ia recuperar mais o portátil mandava ao virus a ordem de destruição. O dono fica sem portátil mas o gatuno não ficava a rir-se. O virus aumentava a voltagem dos processadores, formatava o disco , qualquer coisa para dar cabo da maderbord, sei lá qualquer coisa.
    O programa pode ter tudo para o localizar mas também poderia ter uma arma de auto destruição do portátil para que os documentos não caiam em mãos erradas.
    Apenas uma ideia mim.

    • jo3l says:

      melhor, melhor, seria equipar o portátil com sistema de destruição potente, assim o dono nunca mais via o computador, mas a sociedade só voltava a ver o larápio na comunicação social, era preciso era que não houvessem vestígios do computador……lol, senão ainda era-mos acusados de terrorismo, e coitadinho do larápio, será que por um computador valia a pena fazer isto?…….

  15. Yuy says:

    Estes programas na pratica não servem para nada!!!!
    O que precisam é de colocar um sistema de emissor rádio dentro do computador a proteger que emita durante pelo menos 1 semana… e de levar uma equipa de futebol americano, ou uma equipa de filmagens…

    Quanto aos conteúdos… usem o TrueCrypt, o BitLocker, o CompuSec® ou outro com o qual se sintam à vontade… para os proteger… é especialmente importante nos portáteis porque milhares são roubados… e outros perdidos.

  16. Cesar says:

    Bom Dia, fiquei com uma duvida… Como todos sabemos maior parte dos computadores tem passwords de acesso aos Login do Windows, como tal…. este programa não vai servir pois o ladrão ao roubar, liga ve q tem passowrd por isso passa para formatação ou tira o disco… correcto? será que alguem sabe responder?

    obrigado pelos excelentes post

    • Buganet says:

      Boa noite
      Não mete password no Windows e mete password na BIOS e ordena que o primeiro boot seja o disco rígido , o fulano(a)tentando formatar o PC não vai conseguir porque o primeiro boot e o disco rígido , visto que não consegue formatar o pc provavelmente ira liga-lo e experimentar o sistema SO que tem no pc ,já deve lhe dar mais tempo para se ligar a Internet.

      Comp.

    • E.P. says:

      Sim, mas também podes ter uma conta de guest sem pass o que te garante que o larápio o vai usar. De qualquer forma é muito difícil voltar a ver um portátil roubado. Com um tracert sabes o caminho até ele mas só o ISP faz a mínima ideia de onde fica, se é que sabem, pois o servidor DHCP pode abranger muitas sub redes, tipo um distrito.

  17. Guru says:

    Só sonhadores se ficares sem um compra outro.para tudo é necesario um comando e mesmo hoje ja uma criança sabe formatar ou mexer num S.O.
    A ideia é boa …..
    fiquem bem

  18. White says:

    Olá, se a judiciária quiser, sabe onde está o pc de qualquer um, como não é crime de sangue eles ignoram. As bases de dados são bem maiores do que as pessoas pensam. Quem fala em pc fala em telemóvel este ainda mais fácil.
    É só eles quererem, sabem os passos de qualquer um.

    Fiquem bem.

  19. eu says:

    Se os larápios começam a ler no portátil erros de português e construções frásicas como acima vi, talvez o devolvam col vergonha (hi hi hi).
    Continuação de bom trabalho.

  20. MEISTER says:

    Não há a mínima possibilidade de um vírus aumentar a voltagem ou a corrente fornecida a um processador. Pode até aumentar a banda de consumo desse processador, mas nunca o fornecimento da fonte, por que vírus não atacam a fonte. A única ação do vírus, poderia ser na bios, porém isso não danificaria o PC, bastando tão somente que se fizesse a upgrade ou reescrevesse essa mesma bios. No mais, um ladrão que rouba um notebook não tem conhecimentos do funcionamento de um PC (notebook), pois se tivesse esse conhecimento, estaria bem empregado e ganhando o bastante para não arriscar-se a roubar coisa tão barata!
    Logo, o que quer mesmo é “passar adiante” por uns “trocados”.
    Tenham um pouco mais de imaginação!

  21. MEISTER says:

    Em tempo:
    Vírus atacam apenas softwares (programas), e não hardwares (componentes físicos), logo não podem “explodir” a máquina.
    Podem deixar a máquina inoperante se atacarem a bios, apenas por que a bios (basic input output sistem) nada mais é do que um programa básico, gravado (escrito) no chip (hardware) que a contém, e que “ordena” o tráfico de entrada e saida do sistema operacional.

  22. Paulo says:

    Ola amigo, instalei o programa, pedi para bloquear no intuito de testar e realmente fez o bloqueio de todo aparaelho inclusive do pin. fique perdido sem saber o que fazer mandei o codigo de desbloquei e foi recebido mas para chegar ate o codigo ele fez o bloquei do aparelho todo. e agora so fica pedindo o pin do aparalho. Alguem pode me ajudar? Tenho um galaxy5. por favor.

  23. Nando says:

    caros amigos esses programas nao servem de nada, podem meter palavras passe em tudo o que e sitio qualquer um sabe que o pc leva uma formataçao limpa e ja se foi tudo, e o ladrao se quiser mesmo que seja otario pode entrar em modo segurança do pc e ver as fotos das suas namoradas sem entrar na internet toda agente sabe que em mode segurança nao ha internet para ninguem e tem se acesso a tudo do computador e so eles quererem. quem tem pc roubado e para esqueçer nao ha nada a fazer…

  24. patrik says:

    companheiros percebo pouco de computadores mas peço ajuda porque roubaram o meu e dizem que e possivel localizar atravez do ip e verdadr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.