PplWare Mobile

PC novo? Estas são as primeiras aplicações que deve instalar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. João Tavares says:

    Nada do que foi indicado é necessário num pc novo. Acho que o office, vlc, antivirus e o reader eram aplicações mais uteis.

    • H.Raqui says:

      Streaming de música? Editor de imagem? Fundamentais para quem acabou de comprar um PC!

      Office? Antivirus? Isso vai ser incluído no próximo artigo a ser publicado “PC novo? Estas são outras aplicações que poderá eventualmente instalar”.

    • Asdrubal says:

      Também estou de acordo de aplicações mais importante como um antivirus, um office, um media player, leitor de pdf, e depois claro, um editor de imagem, os aqui referidos são bem bons como gratuitos, um serviço cloud para sincronização de ficheiros, uma vez que a nível caseiro pode não se ter recursos mais profissionais para se salvaguardar os documentos.

    • nitrofurano says:

      discordo totalmente do antivirus – antivirus só é necessário em sistemas operativos que não prestam! 😉

    • Cortano says:

      Antivírus porquê. O Defender está muito bom e recorrenda-se.

      Office vem pre-intalado.

      Reader também não é necessário, o edge lê pdf.

  2. gui says:

    E quando ele ficar velho instale um Ubuntu, ou um Mint, ou talvez um Deepin, quem sabe um Manjaro. Aí ele volta a ficar novo.

    • eu says:

      Isso mesmo.
      O linux é para máquinas velhas.
      O que é novo e bom leva com sistemas bons.

      • Asdrubal says:

        Lá começam as guerrinhas da chacha.

      • nitrofurano says:

        sim, claro, sistemas bons como GNU/Linux – é um sistema que aproveita ao máximo cada byte, cada core, cada tudo – se GNU/Linux é ótimo em máquinas velhas, é imbatível em máquinas novas e potentes (se assim não fosse, GNU/Linux não estaria a ser usado em quase totalidade dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo) – mas reparem que não sou fanboy de GNU/Linux, eu gostaria muito de ver sistemas como Plan9, BSD, OpenIndiana (baseado no SunOS), GNU/Hurd, e tantos outros (como o Haiku, que não é um Unix, ou o ReactOS que é compativel com o windoze) serem tão populares, conhecidos e utilizados como o GNU/Linux é

      • Danny says:

        Só o fato de não necessitar desfragmentar o disco, antívirus, anti-adware, anti-spyware, anti-keylogger e etc no Linux, já faz ele muito superior.
        Só o fato de você não quer que ir em sites de terceiros “catar” apps já é uma alívio. Segurança em primeiro lugar.
        A propósito, Linux serve pra máquinas novas também! Na verdade, serve pra qualquer coisa!

    • Toni da Adega says:

      É mais um mito que outra coisa, já tentei instalar Linux em maquinas lentas e continuaram lentas.
      Para abrir uma página continuava lento, a ver vídeos continua com frame drops. Até o libre Office se arrastava igual quando tinha Windows.

      Sim era uma pouco mais rápido a abrir e fechar pastas, de resto continuava lento

      • Ruy Acquaviva says:

        Talvez você tenha instalado uma interface gráfica sofisticada e pesada como Gnome ou KDE.
        A interface gráfica interfere mais do que a distribuição.
        Por exemplo o Ubuntu padrão, com Gnome, pode mesmo ficar bem pesado em máquinas mais limitadas, mas o mesmo Ubuntu com a interface LXDE, o Lubuntu, é extremamente leve e roda muito bem até em máquinas com 2 GB d memória.
        Existem distribuições Linux de diversos portes e diferentes interfaces gráficas e até mesmo a mesma distribuição pode ter interfaces gráficas diferentes.
        Lógico que quanto mais leve, mais simples e sem floreios a interface será, porém interfaces bastante leves como a LXDE ou mesmo a XFCE são muito eficientes.
        E existem interfaces ainda mais leves que rodam até em um 486 com 128 MB de RAM (experimente o Tiny Core). Mas claro que uma máquina dessas jamais rodará Crysis nem fará o mesmo que uma máquina atual. Quando se fala do aproveitamento dessas máquinas é para tarefas simples, adequada ao seu poder de processamento.
        E a grande vantagem do Linux é poder rodar desde as máquinas mais simples como o citado 486 ou um Raspberry Pi Zero (que é uma placa minúscula, mas tem poder de processamento bem maior que a máquina anteriormente citada), até o mais poderoso supercomputador do mundo (na verdade todos os supercomputadores do top 500 rodam Linux).
        Mas acho que o artigo é sobre o Windows e não sobre o Linux. É aproveitando o momento gostaria de registrar que acho lamentável que algumas pessoas tentem iniciar essa velha e inútil flamewar de Windows versus Linux, não estou falando do seu caso, apenas aproveito a mensagem para tocar neste outro tema. Os sistemas não são antagônicos, são ambos excelentes sistemas dentro de suas próprias características. E ainda bem que temos essas alternativas, se existisse apenas um deles estaríamos mais mal servidos.

      • Danny says:

        Dependendo da máquina, as vezes é melhor instalar um WM que uma DE pronta.

  3. cantor says:

    Só para recordar que o já aqui falado Ninite merecia ser mencionado como a ferramenta capaz de fazer todas as instalações numa só acção.

  4. mik says:

    falta a steam. XD

  5. hap says:

    o que nunca falta no meu atom,cherrytree,virtualbox,thunderbird,signal,keepass,spotify,qbittorrent,clementine,vlc,libreoffice,gimp, audacity,firefox chromium anydesk

  6. Asdrubal says:

    Esse pacote de codecs K-Lite Codec Pack trás sempre alguns problemas ao sistema. Costumava ter conflito de recursos quando instalava esse pack e depois bluescreen. Não vejo grande necessidade, uma vez que actualmente o Windows , e mesmo os media players já trazem os recursos suficientes para os codecs mais utilizados.

  7. Mauro Correia says:

    Sugiro um compressor de ficheiros que é essencial e gratuito em qualquer maquina, o 7-Zip.

  8. hommer says:

    do que diz no artigo apenas instalo quando num pc novo ou acabado de formatar e instalar o SO apenas o pacote de codec’s…

    num pc novo ou acabado de formatar, apenas instalo o office, o pacote de codek’s K-lite megacodec’s, o google chrome, e depois os programas que uso, não instalo rigorosamente mais nada, e está feito…

  9. User Pplware says:

    Antes disso eu sugeria algo radical… após os 14 dias do período experimental fazer uma instalação limpa do W10, nada melhor que correr com todo o bloatware.

  10. IG says:

    instalador automatico para uma serie de aplicações: https://ninite.com/

  11. cmariano says:

    Chocolatery

  12. AAA says:

    A primeira coisa essencial antes de mais nada é abrir o edge pela primeira e única vez no computador e transferir o Chrome. Sem isso, nada feito.

  13. Mc says:

    Em vez do klite aconselho o shark codecs

  14. Luis Silva says:

    Para mim quando se compra pc novo, para mim é fazer cópia da imagem original do disco, depois apagar tudo e fazer instalação de raiz sem certo software que vem de fábrica, pois interfere muito no funcionamento do windows….. já vi isso em muitos pc’s, principalmente portáteis

  15. CARLOS SANCHES says:

    Concordo. Ainda não descobri nenhum linux (e já experimentei alguns) que tornasse o pc mais rápido.

  16. marie le pen says:

    e obrigatorio

  17. George Orwell says:

    Aos que foram já foram apontados ( no post e comentários ) e, em termos de software livre ou freeware, acrescentaria :

    gufw – firewall (Linux)
    Comodo – firewall (Windows)
    Bandizip – Compressor-descompressor de todos os formatos integrado no menu de contexto (Windows)
    gkrellm – monitor de todo o sistema (Linux e Windows)
    gDebi – .deb Debian Package instalador (Linux)
    mediainfo-gui – informa sobre ficheiro A/V e no menu de contexto (Linux e Windows)
    PlayOnLinux / Wine / Crossover – ( aplicações windows a executar no Linux )
    audacious – audio player com equalizador e crystalizer e toda a panóplia de audio “enhancers” (Linux)
    qemu-kvm – máquina virtual c/ hypervisor, pci passthrough e loadable kernel mode(Linux)
    variety – desktok wallpaper slideshow (Linux)

    • denada says:

      7-zip e winrar ou só mesmo 7-zip — compressores descompressores

      • George Orwell says:

        Durante muito tempo também usei o Winrar e depois o 7zip.
        Agora só uso o Bandizip que, além de ficar integrado no menu de contexto (tal como aqueles) , permite no Windows comprimir/descomprimir outros formatos de compressão para além de zip .rar ou .7z, designadamente .tar, tar.xz ( um dos algoritmos mais poderosos de compressão, recomendo) tar.z, formatos estes muito populares no mundo Linux, facilitando assim o intercâmbio de dados entre sistemas.
        Além disto, é sempre confortável escolher no próprio menu de contexto, à distância de um clique no botão direito do rato, a descompressão no próprio directório (here), ou a opção de compressão ficheiro a ficheiro de um conjunto ficheiros existentes no directório, por exemplo documentos.
        Cumps.

  18. irlm says:

    conhecem este programa, serve também para conecção de maquinas remotas e motorização de redes e hardware?
    https://axence.net/en/

  19. LuisG says:

    Para visualizar ficheiros sem necessidade de os abrir na aplicação: https://pooi.moe/QuickLook/
    Prefiro o CopyQ em vez do Ditto.

  20. JP says:

    Um bom player que não necessita de não necessita de instalar codecs e toca vários formatos ( e esta em português) é o PotPlayer.
    Pode ser é complicado configura-lo.

  21. nitrofurano says:

    nunca cheguei a experimentar isto (surgiu bem depois de eu ter deixado de usar windoze…) – https://pplware.sapo.pt/tutoriais/portable-ubuntu-804-para-windows/ – sabem que tal funciona?

  22. Nuno Pinto says:

    Revo uninstaler, para remover tralha da Microsoft e do fabricante, ccleaner para manter o PC nos eixos. Office, vlc, Spotify é o quanto basta para a maioria dos utilizadores.

  23. nitrofurano says:

    para quem gosta de programas por linha de comando, há outra maravilha do GNU/Linux que também havia para windoze desde há mais de 10 anos: wget

  24. sergio eduardo devos says:

    Voces conhece ninite.com instala a maioria dos aplicativos automatizado muito bom

  25. André Geraldes says:

    Boa noite, mediante tudo o que foi dito, concordo em pleno com a formatação da máquina e nova instalação. O setup que faço para quase toda a gente:
    7-zip, Adobe reader, Java, Office, AV, VLC, Chrome, Firefox e a pessoa que use o que gostar mais.

  26. Guilherme says:

    Programas realmente necessários:
    -CCleaner
    -Combined Community Codec Pack out K-Lite ou VLC
    -WPS Office
    -Sumatra PDF ou Adobe Reader
    -Avast ou AVG
    -Navegador

  27. censo says:

    CCleaner, não quando o PC é novo. Avast ou AVG, nao, por já teres o Defender. O resto ainda aceito…

  28. Paulo says:

    BS Player para filmes, Foobar2k ou Boom para música, Deezer para streaming.

  29. Joao says:

    Uso icloud, WhatsApp, itunes, paint.net e vlc

  30. Psantos says:

    Após instalação de Windows e Office, o primeiro programa que instalo é o CCleaner.

    Em relação a Cloud, utilizo Megacloud, com 50Gb gratuitos, com várias opções entre web, aplicação para Windows e android muito simples e eficientes.

  31. Pedro says:

    Chorome,Notepad ++ , 7zip, qbitorrent, smplayer.

  32. Luís A. André says:

    Gostaria de a poder reprogramar um computador

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.