PplWare Mobile

OperaTor 3.3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Arkan says:

    achei esse navegador/pseudo, muito lento….muiiito mesmo

  2. @Arkan
    Situação perfeitamente normal, visto utilizar redes e tuneis proxy.

  3. Blizard says:

    Usando proxy’s já se sabe… muito mais lento 🙂
    É o custo de ficar um pouco mais anónimo.

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  4. Yup, a privacidade tem um preço 🙂

  5. Hawk says:

    Eu usei durante algum tempo no PC do serviço, mas depois que vi o relatório de uso da internet, me surpeendi. Eu trabalhava 6 horas por dias, mas no relatório estava escrito que eu havia ficado 9 horas conectado na internet.
    Havia uma relação gigantesca de sites que eu tinha acessado, sendo que 90% daquelas páginas eu nem ao menos sabia que existiam.

    Nunca mais usei o OperaTor depois disto.

  6. BESTCINE says:

    Alguém conhece alguma forma de contornar a lentidão que está inerente a este software (e a outros que fazem o mesmo)?

    Obrigado,

    ——————-

    http://www.best-cine.com/

  7. a2502485 says:

    o firefox não tem essa função ?

  8. BESTCINE says:

    @ a2502485

    Tenho quase a certeza que não… Mas se alguém conhecer algum Add-on que o faça, por favor, diga!! Também gostava de saber!!! 🙂

    ——————-

    http://www.best-cine.com/

  9. Spulva says:

    nao gostei, e demasiado lento, e que mesmo agora toua tentar contornar o sistema de segurança do hulu.com em termosd e regiao, e nao funciona, no entano tenho aqui um software OMG, Hotspot shield, 5*, faz isso fantasticamente

    keep going

  10. aver says:

    Há muitos sites que determinam o IP
    Uns indicam características como o sistema operativo, browser, site donde se provém, outros indicam a localização geográfica, como este
    http://www.ip-adress.com/ipaddressdistance/

    O OperaTor vai dando diferentes IPs, como se pode confirmar acedendo a esses sites. Por exemplo, começa-se com um da Alemanha, passados uns minutos tem-se outro da Inglatera, a seguir dos EUA, etc.

  11. aver says:

    … no link acima é mesmo o Google Maps. Podem “ampliar”. Comigo, por pouco não acertava na casa (embora isso seja impossível) 😀

  12. Pedro Tavares says:

    No firefox podemos usar o FoxyProxy que permite configurar uma rede Tor. Nunca experimentei mas a opção está lá.

    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2464

    bom fds

  13. Estranho artigo says:

    Este artigo é muito estranho.
    Há vários anos que se faz isso em GNU/Linux, designadamente (mas não só), com o Firefox.

    Basta instalar os pacotes “tor” e “privoxy”.

    Nem sequer é preciso nenhuma extensão para o Firefox, pois pode-se fazer as configurações necessárias no próprio Firefox, sem necessidade de mais nada.

    No entanto, e para quem queira maior comodidade de configuração e activação, assim como o acréscimo de algumas funcionalidade muito interessantes, haverá então que instalar a extensão “torbutton”. Uma das funções mais importante que o torbutton propicia é a capacidade de automaticamente, aquando da activação do tor, se desligarem certos scripts, que, a continuarem ligados, fariam com que o Tor deixasse de poder garantir o anonimato.

    Salvo o devido respeito, uu penso que as pessoas, antes de aqui colocarem artigos, deveriam primeiro documentar-se minimamente…

    Zé do Pipo

  14. @Zé do Pipo

    Pelo que me parece, quem escreveu este artigo estava muito bem informado, e se não conhecias este browser, até estava mais informado que tu.

    Deixa-me tentar perceber, achas que é melhor uma pessoa andar a instalar extensões e a configurar definições no browser que usamo no dia-a-dia (ou seja, depois temos de “reverter” as definições), do que instalar um browser que já está configurado à partida e não perdes tempo nenhum a “reverter” configurações ? Ok.

    Então digo-te: Não sei para que usas rodas com borracha (pneu), ficavas-te pela roda de pedra. Fazem a mesma coisa, só que um é mais confortável e seguro do que o outro.

    Ah, e eu é que digo: Estranho comentário

  15. aver says:

    @ Estranho artigo – Zé do Pipo

    Também podias começar a escrever assim – as 8 em cada 10000 pessoas que navegam na internet usando Linux têm à sua disposição os pacotes “tor” e “privoxy”.

    As outras 9992 pessoas têm à sua disposição …

  16. Há que zelar pela privacidade de todos nós. Só tenho pena que o Opera não seja Open Source.

  17. Ignorância says:

    Caro Bruno Bernardino: a ignorância é uma coisa muito triste…

    Mais uma vez sou forçado a dizer que quando as pessoas são ignorantes a respeito de um determinado assunto o melhor mesmo é estarem caladas…

    No caso do GNU/Linux, com os pacotes tor, privoxy e com o plugin torbutton (para o Firefox) não é preciso reverter configurações nenhumas… o Tor activa-se e desactiva-se á distância de um único click, e se se quiser pode tê-lo activo para umas páginas e para outras não, tudo á distância de um click e dentro do mesmo Firefox…

    Além disso, basta instalar-se o torbutton que o memso já traz configurações pord efeito óptimas… A única coisa que na prática é preciso fazer-se é introduzir-se a porta de HTTP e do SOCKS que se pretende usar…

    Além disso, e se soubesses alguma coisa do assunto, saberias que se alguém usar Tor ou qualquer outro serviço de anonimato do género (como por exemplo o JAP), não consegue anonimato nenhum se ao mesmo tempo:

    a) se andar a ver páginas usando determinados outros plugins ou determinados outras funcionalidades que os “browsers” normalmemnte até trazem activadas por defeito;
    b) estiverem activos certos “automatic updates”;
    c) certos conteúdos dinâmicos não estiverem devidamente isolados;
    d) certos scripts, com javascript, flash, vbscript, activeX, etc, estiverem activados;
    e) certos outros elementos, como os headers, não estiverem bloqueados;
    f) etc, etc.

    Ora, sucede que o torbutton trata disso tudo automaticamente e já devidamente configurado para o fazer por defeito!

    Já o OperaTor começa desde logo por estar longe de bloquear todos os elementos susceptíveis de revelar o nosso IP address e outros dados privados apesar da utilização do Tor… O que portanto significa que, para além do mais, o OperaTor não tem a eficácia que se julga a nível do anonimato que se pretende, longe disso…

    Por outro lado sucede que o OperaTor é um programa de código fechado… Qualquer pessoa com dois dedos de testa compreende que não é possível estar-se minimamente seguro de ter o seu anonimato/privacidade/segurança protegidos usando-se programas de código fechado… Tratas-se de snake oil… Aliás, por essa mesma razão é que os peritos têm preferido usar os sistemas Tor e JAP (que são de código aberto) em detrimento de muitos outros sistemas que por aí andam e que são de código fechado…

    Logo começa logo por ser absoluta parlermice uma pessoa socorrer-se do Tor (código aberto) mas depois utilizar e aceder ao mesmo por intermédio de um programa (OperaTor) de código fechado, conseguindo-se no entanto ainda piorar essa situação quando o próprio sistema operativo usado for, ele próprio, também de código fechado.

    Por outro lado acontece que, ao contrário do sistema GNU/Linux/privoxy/tor/torbutton, o OperaTor não bloqueia o cache… Na realidade, antes pelo contrário… o OperaTor grava para o disco o cache das ligações efectuadas, limitando-se a “apagar” esse cache na altura em que se fecha o OperaTor.

    Ora todos sabemos que é facilimo recuperar-se essa informação, pois a mesma não é objecto de nenhum wipe…

    Para além do já exposto, acontece ainda que, dada a estreita ligação existente entre o Windows e o Internet Explorer, a verdade é que mesmo usando-se o OperaTor há uma directoria escondida do Windows, relativa ao History, para a qual é na mesma gravado (não obviamente pelo OperaTor, mas sim pelo próprio conjunto Windows/Internet Explorer) o cache de todas as ligações efectuadas… E esse cache, não só não é apagado, como a única maneira de ser apagado é arrancar-se por um Live CD do tipo do SysInternals! Isto porque o próprio Windows não só esconde essa pasta com os ditos caches, como bloqueia ele próprio o acesso aos mesmos!

    Por isso digo, e repito, que antes de se escrever sobre algo, uma pessoa deve primeiramente dominar minimamente o assunto, sob pena de se andar a enganar as pessoas e de se dizer asneiras.

    A única solução que garante o minimo de segurança é aquela que já referi: Gnu/Linux /Tor / Privoxy / TorButton (este na medida em que faz várias coisas automaticamente, evitando-se configurações manuais).

    Para finalizar, uma palavra em relação so CyberCafes e quejandos… O OperaTor só é susceptível de funcionar num CyberCafé ou outros computadores públicos se, cumulativamente:
    a) os mesmos não tiverem bloqueado o acesso a Drive de CD/DVD e acesso a portas USNB;
    b) forem tão idiotas que, além disso, não tenham instalado um Firewall…. é que o Tor/Privoxy precisam de aceder a certas portas e protocolos que qualquer Firewall bloqueia por defeito.

    Zé do Pipo

  18. Lag says:

    Off Topic:

    Existe algum problema grave com esta página web.

    É que entre o momento em que se introduz um comentário e o momento em que o mesmo é publicado neste “site” passa para aí mais de uma hora.

    Nunca vi nada tão lento em sítio algum. À atenção dos caros administradores.

    Zé do Pipo

  19. Vítor M. says:

    Zé do Pipo o problema é que os teus comentários têm constantemente um user novo. Essa razão não abona a favor da seriedade. E como aqui não é uma feira, há regras os teus comentários ficam presos até que um admin os possa ler e libertar.

  20. @Zé do Pipo

    O teu “discurso” é cómico de tanta contradição.

    Quem devia estar calado eras tu, ou pelo menos lê o que escreves, porque enquanto não escreveres um texto coerente, não vais ter a atenção que desejas.

    Tenta outra vez

  21. Falta de argumentos says:

    Quando há falta de argumentos para defender a falta de precisão e de qualidade do artigo e de alguns comentários ataca-se a pessoa…
    Até agora só fiz dois comentários neste “site”, ambos com o username Zé do Pipo.
    Portanto o que não abona a favor da seriedade é o comentário do Vitor M.

    PS:
    Nunca disse que isto era uma feira, nem nada parecido.. Aliás, o “site” tem algumas qualidades bem evidentes e parece estar bem estruturado.
    A qualidade dos artigos realmente muitas vezes é deficiente, pois a maior parte das vezes trata-se dos assuntos muito pela rama (diria até mesmo muito pela rama) e cometem-se (talvez por isso mesmo) muitos erros e imprecisões.

    Outro ponto negativo é o facto de quase todos os artigos servirem apenas para dizer maravilhas de todo e qualquer software, num estilo de tudo é espectacular, tudo é uma grande novidade, cheio de coisas boas, etc. o que não abona muito a favor da credibilidade…

    De qualquer das forma, o que me trouxe aqui foi um especifico artigo e alguns comentários, e não o “site” em geral.

    É também indiscutível que nunca encontrei uma lentidão tão grande na publicação dos comentários, o que também não abona muito a favor da eficiência do site.

    Já agora, os tempos do lápiz azul e censuras prévias eram os tempos da velha senhora… 😉
    Agora todos temos direito à liberdade de expressão, felizmente. Por isoso certos comentários ficam mal e roçam até a ilegalidade.

    Eu por mim, apenas me move o gosto de comentar artigos e acções, e só artigos e acções. Se concordo com eles elogio, se acho que estão errados ou são de baixa qualidade obviamente critico e exponho as deficiências.

    Gosto de trocar ideias e discutir assuntos, só isso…
    Agora voz comoda nunca serei, quanto a isso todos podem “tirar o cavalinho da chuva”.
    Se não concordar com algo ou achar que um artigo está mau, claro que me reservo o direito à crítica e à correcção.

    Zé do Pipo

  22. Vítor M. says:

    Zé do Pipo não vale a pena teceres comentários cheios de pergaminhos que a mim já não dizem muito, por isso vamos atalhar caminho.

    O que referi e sentiste o toque, foi a falta de critério quanto ao username que adoptas fazendo com que pare sempre na moderação (não confundas com censura). Como o cmentário esteve preso, atiraste a pedra da falta de rigor e atraso ao desbloquear o teu comentário em tempo que entendias como útil.

    Em relação à falta de seriedade tem a ver com o estilo supra sumo do conhecimento com que entraste porta dentro, tecendo mesmo criticas ao “modus operandi” da gestão de comentários.

    Em relação ao restante que frisaste no teu último comentário… bom, é a tua opinião, todos temos direito a uma, respeito-a!

    Foi gira a de roçar a ilegalidade 😉 estava a precisar de dar uma boa gargalhada. Mas ainda bem que temos visitantes com sentido critico refinado.

    Quanto ao falar nos diversos assuntos de forma positiva… é o meu modo de estar, tudo tem a sua utilidade, tendo em conta os milhões de utilizadores com milhares de variáveis… todas elas elevadas ao quadrado. 🙂

    Espero ter mais comentários teus por cá, mas atenção… comentários que respeitem o nosso trabalho, ok?

  23. Somos ambos noctívagos? :) says:

    Sinceramente continuo a não perceber os comentários quanto à falta de critério no “username que adopto, que fica retido na moderação”.

    Repito que este é apenas o meu 3.º comentário e o username é e será sempre o mesmo: Zé do Pipo. Nem percebo como se poderá julgar um utilizador pelo nick que escolhe.

    Claro que este não é o meu nome real, mas é a mesma coisa que postar sob o nome Rogério S, José C, etc.

    E ainda faz menos sentido estarmos a ter esta “conversa”, quando ainda por cima o artigo em questão é sobre anonimato na Internet…

    Bom, adiante 😉 Como digo parece que somos ambos noctívagos, para estarmos aqui a estas horas a “postar” 🙂

    Agradeço o teu último post. Também espero dentro das minhas limitações contribuir para a melhoria deste blog que, pese embora as deficiências por mim já apontadas, tem muitas qualidades. Aliás, se não tivesse qualidades importantes eu não estaria aqui a fazer nada…

    Por vezes tenho um estilo demasiado crítico, reconheço, e talvez isso tenha perpassado no meu primeiro post. Mas faço sempre questão de respeitar ao máximo as pessoas.

    Uma coisa são críticas a acções, ideias, atitudes (felizmente legitimas e enriquecedoras numa sociedade livre e democrática); outra coisa são ataques pessoais, desrespeitos para com o ser humano. A moderação serve obviamente apenas para impedir as segundas, e se algum dia viesse a enveredar pela 2.ª via (felizmente não é nada o meue stilo, aceitarei de bom grado a devida sanção por parte da moderaçao. 🙂

    Se é esse o teu mode de estar. respeito. Eu prefiro apontar tantos os aspectos positivos das coisas como os negativos, pois acho que desta forma quem lê vai sair mais conhecedor, mais avisado e mais enriquecido. No entanto essa crítica que fiz ao tom excessivamente positivo de praticamente todos os artigos não era dirigido ao caro Vitor M. Era apenas uma crítica ao tom geral do site.

    Mas até é bom que nesse aspecto tenhamos posturas diferentes. Se todos remassemos para o mesmo lado o barco virava. 🙂

    abraço e boa noite

  24. @Zé do Pipo

    O nome que escolhes como podes ver, é sempre diferente, foi isso que foi referido.

    Relativamente ao “Quando há falta de argumentos para defender a falta de precisão e de qualidade do artigo e de alguns comentários ataca-se a pessoa…”

    Não vou perder tempo, tu contradizes-te demasiado, achas que não tenho mais que fazer do que estar a apontar os erros que tu descobres se os leres?

    Falas do lápis azul e da censura e depois dizes que há comentários que “roçam a ilegalidade” ? Isto foi só um pequenoexemplo

    Já disse, mas repito novamente e pela última vez (não sou pessoa que goste de se repetir): Se queres uma conversa decente, sê coerente no que dizes. Não digas uma coisa onde te contradizes logo a seguir…

  25. Joaquim Almeida says:

    Já agora, com que base é que o Vitor M. pode afirma que o Zé do Pipo usa vários nomes de utilizador? Porque é que não respondeu directamente ao que o Zé do Pipo afirmou sobre o facto de ele apenas ter escrito cá duas vezes? Quanto ao resto, a minha opinião cai para o lado do Vitor, mas não gostei de ver que em relação ao ponto importante que foi o início da vossa conversa não tenha sido bem explicado pela parte do Vitor M. (por falar em credibilidade….)

  26. aver says:

    Joaquim Almeida

    O nome de utilizador é a primeira linha da caixa “Deixe o seu comentário”. É o que fica a verde nos comentários

    O Zé do Pipo usou os nomes de utilizador Estranho artigo, Ignorância, Falta de argumentos, Somos ambos notívagos.

    Escreve ele ” .. o username é será sempre o mesmo: Zé do Pipo. Nem percebo como se poderá julgar um utilizador pelo nick que escolhe”. O que ele chama nick é o nome de utilizador. Zé do Pipo é texto no comentário.

  27. Zé do Pipo says:

    Obrigado pelas chamadas de atenção. Vou ver o que se passa em relação ao nome de utilizador,
    Vou fazer agora mesmo um teste, para ver se finalmente aparece o nome “Zé do Pipo”.

    Claro que, sempre que não me esqueço, termino a zona do comentário com a minha “assinatura”, mas claro que será bom que ela apareça também no sítio mais apropriado para ela, ou seja, no campo referente ao “Nome (obrigatório).

    Habituado como estou, noutros Forums, a que o primeiro campo seja referente ao título do artigo, provavelmente distrai-me e coloquei o título no campo referente ao nome.

    Já agora aproveito para fazer uma sugestão: que tal se se introduzisse um registo no site? Creio que seria funcionalidade que seria bem recebida.

  28. Joaquim Almeida says:

    Já cá não está quem falou…. Não me tinha apercebido dos primeiros comentários do Zé…

  29. Hawk says:

    @aver

    Excelente dica do site de localização geográfica por IP. Pena ela ter errado minha localização por “míseros” 200KM, mas a dica é boa sim.

  30. Catir says:

    @ Zé do pipo

    será possível arranjares os links para os seguintes programas q falaste:

    – Thor (julgo q seja o k já anda aqui no pplware)
    – Privoxy
    – Torbutton

    cumps

  31. lico says:

    Amigos.
    Eu usava o Operator 3.2 e resolvi atualizar para o 3.3.
    Ocorre que o 3.3 não navega por lugar nenhum…
    Se eu desabilitar o proxy no Opera(tor), aí navega normalmente (logico que sem anonimato).
    Estranho que voltei o Operator 3.2 e agora nem ele navega.
    Uso em um PC o XP SP3 e em outro o Vista SP1 e nos dois o Operator 3.2 (no XP parou de funcionar e no Vista nunca funcionou) e 3.3 (nunca funcionou) estão apresentando o mesmo problema.
    Anteriormente usava o 3.2 sem problema no XP e nunca havia tentado usar no Vista.
    Alguém tem alguma dica do que pode estar ocorrendo?
    Grato.
    lico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.