Opera 10.00 Build 1615 Beta
O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer; há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.
Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade. Finalmente chegou à versão Beta.
Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.
Características:
Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:
- Bloqueio de pop-up e conteúdos
- Navegação por separadores
- Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
- Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
- Navegação/leitura de conteúdos por voz
- Cliente de correio electrónico
- Leitor RSS
- Cliente IRC
- Gestor de passwords
- Gestor de contactos
- Zoom e enquadramento automático
- Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
- Preenchimento automático de formulários, etc.
Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.
O Opera e a história
Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
Um browser actual e moderno
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10. Explorando algumas das novas funcionalidades:
- Procura rápida - não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
- Opera Link - este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
- Novo motor do browser - fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
- Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
- Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
- Superior suporte para os tão referidos Web standards.
- Resultado 100 no Acid3.
Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.
O que há de novo na versão do Opera 10.0:
- Novo motor Presto 2.2
- Melhor performance
- Perfeição 100/100 no Acid3 test
- Nova função auto-actualização
- Corrector ortográfico
- Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
- Implementados Widget em Linux
Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.
Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.
E veja aqui quais as principais novidades desta versão
Miniaturas na barra de Tabs - Temos agora hipótese de ver as Tabs em miniaturas na barra de Tabs, tal como no Speed Dial
Actualizações automáticas - Passa a ser possível actualizar o Opera de forma automática.
Ferramenta de produção e envio de problemas - Em caso de problemas com o Opera, vulgo crash, passa a estar disponível uma ferramenta para envio de relatórios de problemas.
Corrector ortográfico para caixas de texto - Corrija o texto que introduz nas caixas de texto. Estão disponíveis vários idiomas, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.
Opera Turbo - Torne a sua navegação mais rápida. Através de técnicas de compressão de imagens e dados a sua ligação torna-se mais rápida. Existem 3 modos. Automática (sempre que o Opera detectar uma demora na recepção dos dados), activo (é sempre usada a compressão) e inactiva (sem compressão).
Esta versão traz um novo serviço, o Opera Unite.
Opera Unit é uma fantástica ferramenta ou conjunto de ferramentas que lhe permite ter o controlo de tudo o que partilha online.
Opera Unite permite-lhe partilhar facilmente os seus dados: fotos, músicas, notas e outros ficheiros. Isto coloca o poder de um servidor da Web ao serviço do seu navegador, dando-lhe maior privacidade e flexibilidade do que outros serviços online.
Em grosso modo, este serviço permite-lhe usar o browser como um front office para usar a sua máquina como servidor de vários conteúdos. As ferramentas farão a gestão do que quer ou não partilhar, permitindo o acesso remoto a esses conteúdos de forma segura e fidedigna.
Saiba mais sobre o Opera Unite.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Opera 10.00 Build 1615 Beta [7.15MB] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Alguma vez tinha de ser o primeiro. =P
Enfim, espero ansiosamente pela versão final deste excelente browser que cada vez traz-nos mais novidades.
E obrigado Vítor M. pela divulgação da nova versão.
O Firefox 3.5 levou logo um Knock out com esta build do opera!
Olha foi logo o que pensei 😀 a malta do Opera não brinca em serviço… se bem que todas as semanas têm actualizações, isso também e irritante.
É pena não saber onde sacar em pt-pt este opera versão beta 😡
o link para download ta estragado!
mete um novo sff que eu ja tentei fazer mais de “100 vezes” download e a meio da instalaçao do ficheiro da erro…
Gostaria de fazer uma critica construtiva, se me é permitido.
Não deveriam estar constantemente a fazer um posto para cada build que sai do mesmo software. Deveriam sim, dar mais importância a versões finais. É que assim fica a ideia que estão constantemente a repetir-se, só por “dá cá aquela palha”.
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
o texto pode ser repetido, mas nao acho q se estejam a repetir só por anunciarem uma nova versão..quem ja tinha lido antes nao precisa de ler outra vez mas fica a saber q existe de facto uma nova versao…quem ainda nao sabe de nada, pode entao ler tudo…simples, útil e agradável…
O Opera sempre na vanguarda dos browsers, realmente acho que é mais uma questão de marketing, o pessoal do Opera vacilou desde quando ele tinha aquele monte de banners de propaganda inseridos na versão gratuita, ai surgiram browsers limpos e gratuitos, tirando o Opera da jogada. Outra coisa, está na hora de lançar uma versão final, já faz tempo que só existe beta, o povo não gosta disso, até uma questão de marketing.
Não se pode apressar o que não está a 100%,decerto ainda tem alguns bugs e quanto mais exaustivo forem os testes melhor será o produto final.Com o FF acontece o mesmo.
Já o disse por diversas vezes,um pouco mais de marketing melhoraria a sua quota face à concorrência,aí estamos de acordo.
Cumps,
Tijó
Ora, isso dos [i]banners[/i] na versão gratuita desapareceu completamente do Opera na sua versão… 8.5, lançada há quase 4 anos. Portanto, essa desculpa está mais que gasta e provada como inútil actualmente, logo os argumentos contra o Opera deveriam estar mais adaptados aos dias de hoje. E será apenas uma questão de marketing ou será devido a testes e análises que as pessoas concluem que o Opera é aquilo que se diz ser. Para além disso, não nego que a concorrência não esteja a acompanhar a evolução e o motor WebKit (utilizado pela Apple, Google, Nokia, entre outros) é um bom exemplo disso, estando também nos primeiros lugares de desenvolvimento de novas tecnologias para a Web assim como no respeito e adopção dos padrões estabelecidos pela W3C. 😉
Que venha a versão 10 Final! Opera Forever!
Não tem a versão International?