PplWare Mobile

Office da Microsoft? Chegou o LibreOffice 6.0


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

54 Respostas

  1. shopshoi says:

    A moça da fotografia, apesar da foto não ser de corpo completo, conquistou-me.
    Vou ja instalar a suite.

  2. Humberto says:

    Eu pessoalmente prefiro continuar usando o WPS Office mas de qualquer forma essa atualização tem novas funcionalidades interessantes.

    • Luís Francisco says:

      Não conhecia mas já estive a pesquisar e parece-me interessante!
      Vou dar uma vista de olhos.

      • Andre Ferreira Andrade says:

        Muito bom o WPS Office… ja uso ha 2 anos e sem problemas ( versao free ). Contudo este libreoffice é igualmente bom.

        • asd says:

          o WPS já foi bom quando era totalmente gratuito, agora é só publicidades a aparecer e a chatearem para adequirir a versão premium…
          e para uma copia barata do Word, Excel e Powerpoint, até é caro… obviamente tem funcionalidades interessantes, como o armazenamento cloud e tal, mas os ads sempre a melgar para comprar premium… já não me convence…

          estou atualmente a usar o Libreoffice com a nova interface BETA e com os paineis esqerdo para pesquisar o documento pelos mais diversos elementos de texto, imagens, tabelas, etc (mais como um super indice) e o painel esquerdo, que é como se tivesses a aba do Word “Formatar” num painel, o que para mim é muito melhor que ter a porcaria de uma caixa de combinação a tapar-me o texto todo…

          mas pronto, são opiniões, cada um tem as suas e deve-se respeitar as opiniões dos outros.

  3. Ruaben says:

    Qual é a vossa opinião sobre o onlyoffice? Parece interessante ao meu ver. E tem versão desktop.

  4. censo says:

    Não faço conta de usar. Office é Office, o resto é paisagem.

  5. gil says:

    Para quem e usuario assiduo do Libre sabe que ele e melhor do que o Office eu acho que e uma questao de tempo. so podemos comparar com o que era o simbian e o android a 10 anos atras.

    • MJSantos says:

      Oh rapaz, larga a droga, a sério. Por muito que o LibreOffice evolua, dificilmente se conseguirá comparar com o Microsoft Office.

      • asd says:

        alguma vez vai alguém na sua perfeita consciencia pagar tanto dinheiro pelo MS Office?

        o Word, trabalhar nele? brincadeira só pode, não suporta muitos dos arquivos usados por profissionais, tens RTF por exemplo, e só isso… o resto que se fod*… depois é desroganizado, mete-te caixas de combinação em cima do documento, e bla bla bla… posso continuar a escrever por 15 anos…

        o Acess é pior que vomitado para fazer bases de dados, vai lá fazer uma base de dados para um site com Acess vai, e os seus gigantes 10Mb de espaço máximo, vai lá adicionar uma tabela ao Acess e ser obrigado a reescrever 60% das consultas e formulários que já tinhas feitos… e além disso são bases de dados SQL… queres fazer BD noSQL no Acess? ardeu, não consegues…

        honestamente quando a empresa me deu o curso fiquei ilosionado e fui logo comprar office… foram os 65€ mais mal investidos da minha vida, quando cheguei à nova empresa via os meus colegas, ali com programas tipo o Adobe InDesign, a usar o PostgreSQL e eu ali, com tretas da microsoft…. e o pior de tudo foi que no meu caso foi pegar ou largar: ou aprendia a usar os programas que eles usavam ou era despedido, porque o meu chefe não queria “estudantes” a trabalhar para ele, palavras dele proprio.

        mas o LibreOffice é igual, é mais avantajado em alguns aspetos mais necessários, tipo tamanho máximo de documentos, mais organizado, etc, mas também não serve para trabalho…

        eu posso dizer que se troco o InDesign por um processador de texto, seja Microsoft, Libreoffice ou WPS office, o meu trabalho ia demorar umas 3x mais tempo a ser finalizado…

        • MJSantos says:

          Comparares o word com o InDesign, é no mínimo, uma desonestidade intelectual, pois são produtos completamente diferentes. Se quiseres comparar algum produto da Microsoft com o InDesign, experimenta comparar com o MS Publisher e poderás ter uma grande surpresa

  6. Belmiro says:

    Podiam fazer um comparativo entre este, o WPS e Office da MS, principalmente na compatibilidade entre formatos.

    Como sabemos a maioria das instituições, congressos etc usam da MS, o que acontece se levo um PowerPoint feito nos outros?

    • Faustino says:

      Podes sempre levar um libreoffice portable na pen em que levas a apresentação feita.

      • Belmiro says:

        Na maioria dos congressos tens que enviar o ficheiro ou dar uma pen para copiar a apresentação para o PC “da casa”. Eles não te vão correr nenhum EXE que possa comprometer o PC deles …

          • Belmiro says:

            Pdf suporta efeitos de transição, modo de apresentação e notas (só no teu ecrã) e meter vídeos? As tuas apresentações devem ser de escola porque no mundo empresarial e científico PDF nem é hipótese.

          • Luís Silva says:

            Já vi usarem web pages para apresentações, PDF sim e até já vi uma feita em documento de texto! E sim, em ambiente empresarial….
            Na escola é que usava as animações de aviões e coisa que tal!

            Obviamente que ninguém está aqui a dizer para não usarem o MS Office… cada um usa o que quer! Apenas a dar alternativas..

            Já agora, se o meu comentário o ofendeu, peço desculpa!

    • asd says:

      powerpoint nos outros?
      esquece lá isso, o MS Office não suporta OpenDocument (formato padrão do LibreOffice) e muito menos o WPS suporta o Libreoffice.
      ambos Libreoffice e WPS suportam documentos MS Office, mas o MS office não suporta os da concorrência.
      para não falar que no MS Office Só grava em extensões proprietárias da MS, como a Docx, doc, docm, etc… No excel ainda podes gravar em CSV para poder exportar, mas tens de re-organizar a info toda outra vez, criar o template novamente, etc… por isso é que é muito dificil para uma empresa sair dos produtos MS e usar outras coisas…

  7. pedro says:

    é sempre bom existirem alternativas (gratis), mas o MS Office é imbatível …..

  8. Ricardo Gaio says:

    Parabéns a toda a equipa!

  9. Kn0xx says:

    Prefiro o WPS Office, no entanto, em ambiente profissional ( com VBA ) o MS Office é imbatível.
    Tenho pena do WPS office não ter alternativa ao Outlook …seria um ms office killer.

  10. arc says:

    LibreOffice, sempre no seu melhor, para as minhas necessidades diárias.

  11. Carlos Fernandes says:

    se tivesse um look Ms Office 2013 …batia o wps.

    • asd says:

      Carlos Fernandes
      e tem, basta ativar as ferramentas de desenvolvedor, depois clicas ALT, menu ver, e depois podes mudar a interface… se não me engano o LibreOffice tem 3 ou 4 interfaces diferentes… uma delas não deixa o Libreoffice exatamente como o Office 2013, mas deixa-o bastante parecido na minha opinião…
      olha o screenshot da interface: https://imgur.com/a/eIfer

  12. Feliciano Cunha says:

    Tenho o Libre ofifce instalado, e já utilizei a folha de cálculo acho muito bom, já experimentei o Writer, mas tem uma falha porque escrevi texto e quando o justifiquei houve uma letra que ficou separada do resto da palavra, pode ser que com esta actualização tenham corrigido esse problema, por enquanto utilizo o Office Online

    • asd says:

      Feliciano esse problema apesar de não parecer lá muito bem no computador, quando o manda imprimir esse problema desaparece e a letra aparece juntinha ao texto.

  13. Luiz says:

    visuais de parte e percebendo o que se faz com ele, ninguém usa a totalidade das potencialidades do MS Office, será mesmo de pagar por uma ferramenta quando para o básico se tem um que é livre. Somos todos endinheirados, certo? Esta versão tem muita fluidez mesmo em máquinas antigas. Uma vez que se criem ficheiros nesta suíte não ficamos dependentes de software proprietário para aceder aos nossos conteúdos. Usar código aberto é ser livre

  14. Correia says:

    Só dá para instalar em versões windows 7 ou superior, não conhecia esta nova faceta da Document Foundation. Tristes

  15. vector says:

    Nem por acaso, esta semana precisei instalar um Office, lembro me que dantes a malta usava o OpenOffice e fui à procura de Suites do género e instalei um tal de SoftMaker FreeOffice , parece porreiro, deu para fazer o que necessitava!

  16. z/OS says:

    Ah, ah, ah. Com o office 2016 na net a 30€ porquê investir tempo a reaprender a utilizar estes sucedâneos do Office?

  17. Lucas says:

    Unica coisa que poderia melhorar é a interface do libreoffice no windows, sem condiçoes do jeito que ta, parece que foi desenhada no Paint. Em linux a interface é muito bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.