PplWare Mobile

Notepad++ 4.2.2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Zafa says:

    5* tá a dar um jeitaço pa fazer o codigo po projecto só é pena ñ compilar o código. mas ñ s pode ter tudo 🙂

  2. gravity00 says:

    Já uso este programa desde que comecei a tirar o curso de Eng Inf.

    Gosto e dá bastante jeito quando queremos ver o nosso código diferenciado com cores sem ter que abrir o VS ou outro programa de desenvolvimento, para além de usar poucos recursos. Devia-se era chamar NotePad +++++ lloll, pois é mesmo plus em relação ao notepad normal.

    @Zafa

    depende do que queiras compilar, já que ele tem disponivel o comando run, onde podes executar diversos programas, tal como compiladores em batch, etc, evocando também instruções, tal como se estivesses a usar a linha de comandos

    Cumps

  3. psychok7 says:

    e como e k se faz isso exactamente?? podias por alguns printscreens por favor?? eu programo em python..

  4. FNP.PT says:

    Notepeido++? Gosto mais de ciclistas vs feijão fradinho!
    Se isto é bom, vou ali e venho-me já!
    Porra. o PW não tem quem pague melhor pela publicidade?
    Que ***** , prefiro o notepad do Gates que tem mais adeptos do que o benfa no Bessa! Que tristeza…

  5. FNP.PT says:

    Off ! Eu tb quero tirar esse “curso” de eng inf. Mas em que faculdade? É que tenho necessidade de emprego, depois de 5 anos na Faculdade de Engenharia do Porto!

  6. @psychok7,

    Tens no site muitos screen-shots, mas o link segue abaixo.
    http://notepad-plus.sourceforge.net/uk/screenshots.php

    Quando a mudar para a linguagem python, deves escolher “Language” na barra superior e depois escolher “python”. E é só começares a programar. Ele não compila mas entende.

  7. gravity00 says:

    @psychok7

    é o seguinte, eu só uso este programa para pequenas alterações nas linguagens, visto que para maiores complexidade uso programas especificos que me dizem erros em runtime. Nunca programei em “python” mas deduzo que deve ter parâmetros semelhantes a “Java” ou “C”s por isso o seguinte deverá funcar:

    O JDK dessa linguagem deve trazer um compilador certo??
    Se sim, deduzo que na sua instalação ele o coloque na directoria “System” do windows, por isso o melhor será criar um batch file (*.bat) que o corra, sendo apenas necessário colocar na linha run a informação que esse compilador pediria na linha de comandos.
    Vou colocar aqui um exemplo de um possivel ficheiro batch (que eu uso para java e neste caso estou a usar o caminho onde instalei o SDK) para compilar ou correr o ficheiro, tendo em conta o que eu indico para fazer:

    ———-

    @echo off

    set JAVASDKPATH=”C:\Programas\Java\jdk1.6.0″

    IF %1==compile %JAVASDKPATH%\bin\javac %2.java

    IF %1==execute %JAVASDKPATH%\bin\java %2

    pause

    ———-

    usando este batch (chamado neste exemplo de “java_cr.bat”) e tendo aberto no N++ o ficheiro com o codigo (com o possivel nome de “java_ex.java”) bastaria fazer o seguinte:

    colocar o programa “java_cr.bat” na mesma directoria do “java_ex.java”. De seguida abrir o “java_ex.java” com o N++ e ir a Executar -> Executar…. Uma janela será aberta onde irás escolher a directoria do “java_cr.bat”. Selecciona-o e escolhe abrir. Apaga o que lá aparece escrito porque só interessa que o programa fixe a directoria do batch. Neste exemplo:

    – se fosse para compilar o programa escreverias:

    “java_cr.bat compile java_ex”

    – se fosse para executar o programa escreverias:

    “java_cr.bat execute java_ex”

    Este é uma demonstração simplista do uso da função Executar já que funciona como linha de comandos e eu uso logo um programa batch criado por mim que compila e executa de imediato caso não haja erros, mas penso que isto dá para ter uma ideia da sua função.

    Espero ter sido suficientemente esclarecedor lol

    Cumps

  8. Ninguém me tira o meu Vim…
    No entanto, é um bom programa, há que admitir… apenas o acho um pouco confuso e pouco personalizável (o VIM também é confuso, mas depois de aprendermos a trabalhar com ele, podemos torná-lo muito fácil de usar, ou pelo menos adaptá-lo como quisermos :))

  9. Zafa says:

    @ gravity00

    eu uso o PCW como compilador só que para tar a fazer lá o codigo como os PCs da escola tem placas onboard isto ñ dá grand resoluçao pelo que vejo meia duzia d linhas d cada vez o q é pouco pelo que faço o codigo todo no Notepad++ gravo dpois actualizo e compilo no outro sabes como por a compilar o codigo no Notepad++?

  10. gravity00 says:

    @Zafa

    boas, podias só fazer um favor… é k tou farto de pesquisar por PCW na net e a unica coisa que encontro é jantes para automoveis e outras cenas lloll

    Podias só dizer, plo menos, uma parte do nome

    Cumps

  11. Zafa says:

    @ gravity00

    O software chama-se PCHW Compiler Versao 4.023

    Cumps

  12. gravity00 says:

    @Zafa

    bem graças á descrição do programa, fui pesquisar e encontrei este site que tem uma pequena descrição do programa, se é este o programa lloll.

    http://www.hvwtech.com/products_view.asp?ProductID=23

    Não encontrei onde o sacar já que é a pagar, mas tal como imaginava neste tipo de linguagens, ele usa um “Command Line Compiler” (pelo menos é o que diz neste site onde o posso comprar :-p e, volto a repetir, se for um dos programas que lá estão descritos). Sendo assim, podes usar um batch file com uma configuração semelhante á descrita num post anterior meu.

    O compilador do programa deve estar na pasta de instalação, muito provavelmente nalguma pasta Bin ou outra com um nome que indica que armazena compiladores ou executaveis. Nesses executaveis, o que te interessará terá, muito provavelmente, um nome parecido com “(…)compiler.exe” ou “(…)c.exe”. Normalmente eles indicam que é um compilador com compiler ou suas abreviaturas.

    Encontrando esse executável, tentas saber quais as instruções que ele precisa para compilar, ou seja, executas a linha de comandos, vais até essa directoria e executa-lo. Na maioria dos casos, ao ser executado sem instruções, ele irá mostrar uma mensagem de erro, dizendo as possiveis instruções que deverão ser recebidas para que possa compilar com sucesso. Fixas ou guardas num papel as que vais precisar (normalmente, se não é preciso definir algo especial, bastará colocar o nome do ficheiro de texto a compilar).

    Em java, por exemplo, para compilar um ficheiro tens que escrever o seguinte na linha de comandos:

    “C:\Programas\Java\jdk1.6.0\bin>javac exemplo_javafile.java”

    Por outro lado, para executar um ficheiro *.jar terás que indicar do seguinte modo:

    “(…)>java -jar exemplo_jarfile.jar”

    Percebeste a ideia, como é em linha de comandos, o compilador pode precisar de recebar instruções especificas para saber o que compilar.

    Deste modo, basta fazeres o seguinte programa em batch, que colocarás na mesma directoria do teu ficheiro a compilar:

    ———-

    @echo off

    C:\ Directoria_onde_se_encontra_o_programa\ nome_compile_prog %1

    pause

    ———-

    Agora, podes usar a explicação dada por mim num post anterior, começando em “usando este batch…”.

    PS. Como eu não sei se o compilador precisa de receber a extenção do nome do ficheiro, poderás ter que escrever no o nome e a extenção, ou seja, algo como exemplo_javafile.java. Podes sempre adicionar a extenção no batch file (em vez de colocares apenas “%1” depois da directoria, colocas “%1.extensao”)

    Espero ter ajudado. Sei que é uma explicação um pouco complexa, ou se calhar confusa lloll, mas é o que consegui arranjar sem ter o programa em mãos

    Cumps

  13. gravity00 says:

    Sorry, esquecime de dizer que com o batch file que eu te indiquei não precisas de escrever compile ou executar antes do nome do ficheiro, já que este batch é dedicado á compilação do ficheiro.

    Para executar deve ser possivel usar uma combinação semelhante, só que usar o programa de execução em vez do de compilação, que também deverá estar na mesma directoria.

    Cumps

  14. Zafa says:

    gravity00

    a esta hora da noit li mas parece q ñ li o q escrevest lol se para ti parece confuso nem t queiras por na minha mente principalmente nestas semanas da recta final para entregar o projecto. Infelizmente ñ percebo nada d java pq no curso ñ ensinam mesmo Csharp tamos ag a aprender por nos proprios á força toda.
    O software pela capa ñ o conheço mas pelo nome é o da ultima coluna do site q mandast. Como axo q saquei isto dos servidores da escola axo q é legal. tb s ñ for paciencia ningem manda exigir as coisas e ñ nos darem as ferramentas. Mas pronto é o país q temos lol. Tenho q ver isso com mais calma. Pq o notepad neste caso em especial marcou-m pela positiva.

    Cumps e obrigado pelo trabalho todo.

  15. Rodrigo says:

    Notepad++ ??? … isso é bom ?!?! o_º
    Prefiro PSPad Editor de longe meus amigos 🙂
    Bom, mas como gostos não se discutem, aí vai o link para que possam tirar as vossas próprias conclusões.

    http://www.pspad.com/

    Cumps

  16. Roederick says:

    gravity00, li seu post sobre como executar programas em java com o n++, mas não consegui fazer algo análogo para c.
    Será que você ou alguém tens alguma sugestão?

    Grato.

  17. gravity00 says:

    @Roederick

    por acaso, estou exactamente a pensar fazer isso. Aviso-o desde já que irei usar o compilador para C do Visual Studios 2005, o cl, mas penso que mesmo que use outro compilador, funcionará do mesmo modo. Brevemente poderei colocar aqui o código do ficheiro batch, ou talvez o aloje nalgum site. Mas eu o ajudarei com mt gosto. É que o VS para C obriga-me q ter que andar a mudar extensões, já que é para C++ (ou eu é que ainda não sei trabalhar bem com aquilo lol)

    Cumps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.