Netbeans 7 – A melhor ferramenta para programação?
Disponível para download e com suporte para Java 7
No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java. Recentemente tive a necessidade de instalar o Netbeans para programar em PHP e fiquei simplesmente surpreendido!
No passado dia 18 de Abril, a Oracle lançou o Netbeans 7.
O Netbeans é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento Java. Entre muitas melhorias, esta versão dará suporte às plataformas PHP, JavaScript e Ajax, Ruby e Ruby em Rails, Groovy e C/C++.
O Netbeans 7 apresenta algumas melhorias comparativamente a versões anteriores e das quais destacamos:
- Suporte para o Java 7
- Melhorias a nível do editor
- Suporte para HTML5
- Suporte para quebras de linha
- Suporte para Git 1.7.х
- Melhor integração com bases de dados Oracle
Pode consultar todas as novidades do Netbeans 7 aqui
O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível. Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um excelente IDE para desenvolvimento.
Para finalizar deixamos uma pequena questão: Netbeans ou Eclipse?
Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP)
Homepage: NetBeans
Este artigo tem mais de um ano
Já usei o Netbeans, mas se é para utilizar IDE, então prefiro o Eclipse sem duvida. No entanto tenho que admitir que so o uso para java, já que para o resto (c, c++, python, etc) utilizo apenas vim e o compilador/interpretador da linguagem.
cumps
me 2
Eclipse, sem dúvida!
Pela minha experiência, o que o Eclipse tem em quantidade, o Netbeans tem em qualidade.
tambem prefiro o eclipse, mas vou experimentar essa nova versão para dar uma olhadinha.
Cumps
x2
Uso para c++:)
Eu falo por mim e utilizo sempre o vim para qualquer linguagem de programaçao que precise de utilizar. O Vim é opensource extremamente configuravel e super leve.
http://www.vim.org/ 😛
Deves fazer cada aplicação…
lol
De facto o vim é um edito bastante poderoso, mas acho que usar para tudo… é um pouco exagerado.
Para aplicações complexas, um IDE é absolutamente indispensável.
Uso o notepad.exe
Ao menos escolhias o notepad++
Mas o netbeans é uma grande escolha
Boa 🙂
Ehehehe fizeste me rir ! XDDD
O notepad?
Bom mesmo é o vi (e não o vim) ou o edlin!
Ah o vi é bom e o vim não.. pode se saber porque?
Vim = Vi Improved
cumps
Boas..
o Vi sem duvida é melhor que o VIM, porque?das voltas que dei naquilo, deixou a desejar, muito mais difícil de utilizar…de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…por melhor que se tentasse ia sempre sair algo ao lado.
Mas é uma opção valida,mas…o VI ha-de ser sempre o VI…
cmps
what? configuraste realmente o vim para dizer isso? Ninguém esta a falar do gvim que esse sim funciona em windows… o vim é em tudo igual ao vi mas com acrescentos.. Possivelmente não virá com a mesma config por default, isso sinceramente não sei pois tenho a minha que transporto para todas as maquinas que instalo.. mas sinceramente parece me um comentário de alguém que realmente não sabe o que diz, até porque o vi/vim não é um editor em que se dá ‘umas voltas’ e se vê o potencial dele.. não é por acaso que existem MANUAIS para o mesmo, coisa que duvido que existam para outros editores de texto.
cumps
lmx: “de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…”
wikipedia:
“Vim is a text editor originally released by Bram Moolenaar in 1991 for the AMIGA computer (based on an earlier editor, Stevie, for the Atari ST, created by Tim Thompson, Tony Andrews and G.R. (Fred) Walter). ”
A unica vantagem do ‘vi’ e’ ser menor do que o ‘vim’, o que serve bem para o editor defeito do Sistema Operativo, nas alturas em que necessita-se de um editor simples para resolver pequenos problemas ou para pequenas configuracoes do SO.
Nao vejo como o VIM seja mais dificil de utilizar do que o VI se o VIM replica tudo o que o VI faz e disponibiliza varias simplificacoes… mas talvez seja o problema de pensares que o VIM tem alguma coisa a haver com o Windows…
PS: acho que o Carlos estava a gozar. Comparar o netbeans (notepad++, etc) com o notepad e’ quase o mesmo que dizer que o VI e’ bom mas o VIM e’ mau!
Fiquem Bem!
Tenho que exprimentar,
estou agarrado ao eclipse a muito tempo :s
Uso para Java e está milhas à frente do Eclipse(usava anteriormente)! Recomendo sem duvida nenhuma!
Totally Agree!
NetBeans para php 5.3, maravilha
Para mim a grande mais valia e ponto forte do Netbeans não é o IDE propriamente dito, mas sim a plataforma RCP.
Camarada. O RCP é originário do projecto eclipse. Para tua informação o próprio eclipse é desenvolvido em RCP 😉
Uso Notepad++ e Microsoft Visual Studio.
Boas…
Credo..!!
cmps
Apesar de apenas ter experiência em C++, acho-o bastante superior ao eclipse. Especialmente pelas facilidades de formatação automática do código e da capacidade bem mais avançada do auto-completar (especialmente quando se usa iteradores para ponteiros). No entanto, acho que esta nova versão tem ainda algumas arestas a limar.
Alguém sabe se se consegue actualizar o netbeans para versões posteriores sem ter de instalar de novo?
Já agora, para quem diz que usa Vim, estou curioso se alguma vez experimentaram utiliza-lo com projectos de alguma dimensão. Isto porque a capacidade de criar um build automático, auto-completar, refractoring, etc, não a consigo ver no Vim, por mais addons que se lhe coloquem…Alguém tem uns tutoriais para me mostrar que estou enganado? 😛
O vim é um editor de texto.. nem mais nem menos que isso.
Quanto ao auto-complete sim possui.. relativamente a build automatico obviamente que nao o tem já que é “apenas” um editor de texto.
Para esses fins tens makefiles.
cumps
Este pessoal académico acham-se os maiores por usarem apenas um editor de texto e um compilador, esse tipo de coisas no mundo real n sao nd produtivas, a realidade e k um ide facilita e muito o trabalho e qd estamos a falar de prazos apertados como na vida real e equipas de varios elementos, e fazer manutencao, vims e companhia perdem todo o seu espaco.
Claro.. nem é o que o Linus usa no seu dia a dia nem nada.. mas também.. que projecto é esse de fazer um kernel.. coisa pequena não é?
Se calhar, ‘este pessoal académico’ como dizes, apesar de verde vai acabar por ter uma qualidade de código um bocadinho superior exactamente por não estar formatado para utilizar geradores de código que são hoje em dia os IDE’s..
cumps
Amigo…Deixa lá de tentar ser um pseudointelectual de faculdade e deixa la de ler as revistinhas do underground q aqui há mais gente que mexe em Kernels em empresas q estao no mercado a 20 anos e são lideres no que fazem e todos usam IDE.E essa tanga de te comparares ao Linus é igual a comparares o teu codigo ao dele…tem tanta relação como o editor q usam.Sabe antes programar e o editor é secundario.A isso chama-se evolução.Antes VI hoje IDE.Ou se acompanha ou se torna obsuleto.Ah e já agora,há uns “piscozinhos” que podes não seleccionar para o IDE nao gerar código…acho que devias tentar.
PS:Há igualmente um livro muito bom…IDE FOR DUMMIES,essencial para quando saires da faculdade.
A menos que o Eclipse tenha evoluído MUITO nestes últimos dois anos, ou que estejas dependente de plugins que só existam para o Eclipse, o Netbeans é muito superior.
Quanto ao vi, usei-o intensivamente durante 10 anos e só posso dizer bem. Quanto ao refactoring, usava-se uma mistura do ‘find’ com o ‘grep’ e o ‘sed+awk’ 😀
Netbeans uso para PHP, para Java uso Eclipse.
Já agora, o que usas para o desenvolvimento da parte gráfica?
Para interfaces swing o eclipse tem o plugin “visual editor”. É o que costumo utilizar e sinceramente não tenho nada a apontar.
cumps
Para interfaces gráficas, eu prefiro utilizar código puro e duro já que podemos controlar tudo. Com esses editores, depois existem sempre partes do código que o IDE não deixa alterar e isso não me agrada lá muito. 🙂
Isso é mentira, o IDE deixa alterares tudo, tu e que não exploraste neste caso o Mantis do Netbeans como deve ser
Matisse desculpa
Cheguei a usar o editor do Netbeans 6.8, mas relativamente aos layouts, grande dor de cabeça. Comecei a fazer por código e de tanto bater com a cabeça já consigo fazer bem.
É muito mais facil usar o editor do Netbeans, a curva de aprendizagem pode demorar um cadinho, mas depois compensa imenso
Utilizei o Eclipse durante muitos anos, mas à umas semanas dei uma hipótese ao NetBeans e estou agradavelmente surpreendido. Ainda estou a explorar todas as capacidades do IDE, mas nos projectos PHP e java que tenho em mãos neste momento esta ferramenta têm-se mostrado muito eficaz e com um memory footprint mais pequeno para projectos da mesma dimensão com que trabalhava no Eclipse.
Recomendo!
Qt Creator forever!
já o utilizei para “brincar” e gostei bastante mas só sá para javascript/c++ ou estou enganado?
Aplicações fantásticas e agora com a extensão para o photoshop ou gimp as interfaces são feitas automaticamente só desenhas
Ainda sou novo nessa area de programação e digo esse NetBeans faz praticamente tudo so dizida a primeira letra e ele ja parece as tag, isso para quem da inicio na area de programação atrapalha. Vc não aprende a tag !
A apresentaçao de tag’s e uma facilidade que o editor proporciona ao programador.
Como e obvio, programar nao e saber as tag’s/codigo de uma linguagem.
Para todos aqueles que dizem que programam no vim/vi, espero que voces estejam a dizer isso so para parecer bem, ou que nunca tenham trabalhado com um projecto de grande porte.
Pq se voce tem uma ferramenta de auxilio na codificaçao de uma linguagem, obvio que sem exageros, sao para ser utilizadas, caso contrario nao se teria inventado as linguagens de alto nivel ( c++ / java e etc ).
por isso se vcs sao os bons, e programam em vi, entao comecem a descer o nivel e vao programar em assembly, ja que voces nao precisam de auxilio.
Em relaçao ao NetBeans, acho uma ferramenta muito poderosa,
Ja utilizei o Eclipse, porem nao deixo o NetBeans.
nao podia concordar mais contigo…bom comment 🙂
Porque não uma comparação entre o eclipse e o netbeans?? acho que ia ser interessante…
Uma boa ideia para um próximo artigo 🙂
Era mesmo uma excelente ideia … desde que seja completamente imparcial 😛
É o que uso para Desenvolvimento Web. Oferece uma rica ajuda para HTML e em PHP tem-se portado bem até ver. Ainda tenho o 6.9.1 mas vou já instalar a nova versão.
Nunca usei para Java e até já ouvi dizer que o Eclipse é bom nesse campo, mas como não faço aplicações complexas nesta linguagem tenho programado no Notepad.
C++ só Visual Studio.
Já agora, para C não há nada melhor que o Geany 🙂
Para C e nao so!
Mas o que interessa mesmo ‘e ser rapido a programar pq tempo ‘e dinheiro.
Boas…
Credo,
o VS para c/C++…???
se me disseres que usas para c#,visual basic,ms stuff ok concordo, agora para c/c++…
cmps
Sim, VS paraC/C++. Qual é problema? Das poucas vezes que tive de programar C/C++ usei o VS, que é o meu IDE de escolha para quase tudo.
Para Java uso o eclipse. Em tempos usei o NetBeans e não gostei nem um bocadinho.
Uso-o todo o simples dia, é fantástico, tem os seus bugs (mas, quem não os tem?)… Tem tudo, faz tudo, diz tudo, é uma excelente ferramenta não só para profissionais como para iniciantes.
Ainda no 6.7.1 porque uso o JOGL e desde essa versão que não é suportado o OpenGL pack :S
Mas o suporte para HTML5 muito bom sem duvida!
O meu IDE de eleição sem dúvida. Se for para coisas Microsoft também gosto do Visual Studio 2008 e 2010. Agora o Eclipse só para situações específicas (como Android por exemplo) porque aquilo é um conjunto de tralha num só pacote que raramente funciona muito bem sem dar problemas.
netbeans tambem trabalha com programacao para android, pesquisa no google que voce vai acabar largando de mao o eclipse… rss
Estou na faculdade e neste momento tenho um modulo bluethooh em circuito que tem de comunicar com o meu telemovel, uso este mesmo programa para a tarefa, é incrivel a área que ele cobre na proramação e os SDK’s que saem em acrecento frequentemente.
Muito Bom post Keep up the good work
“No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java.”
Tal e qual! No meu primeiro ano logo a usar o Netbeans e tive de comprar um computador mais ou menos porque o antigo arrastava-se para o abrir! Oh bons velhos tempos…a dar logo JAVA e no segundo semestre VB (isto ficou-me entalado devido à dificuldade de uma e outra).
pra ser/ficar muito bom, basta um dia ter sido muito ruim…
acho que isso resume muita coisa
Para desenvolvimeno Java/JSP/Ruby -> Netbeans
Android -> Eclipse (só pq não existe um plugin decente para netbeans) 🙂
Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado…
Ola 😉 tenho uma boa ideia para o próximo artigo que tal criarem um artigo que ajuda novos programadores a configurar o netbeans para c ?
ou o eclipse 😉
Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado… uso a versão 6.9.1 neste momento, e embora consiga uma build que funciona, não me faz reverse engeneering
Suporta o Visual Paradigm mas este tem licença paga. A versão gratuita ainda tem bastantes funcionalidades disponíveis mas eu diria que não passa de Crippleware.
Cumprimentos
Adoro o Netbeans! Já usei bastante Eclipse, mas sempre preferi o Netbeans… Nem sem bem porquê! 🙂
eu tambem tou a utilizar o netbeans na univ, será que me conseguem tirar uma duvida?
no windows se eu pegar num ficheiro .java dado pelo professor posso adicionar ao projecto mas no mac ja não consigo, sabem se posso fazer alguma coisa?
nao.
Vai à martelada. Crias uma classe nova no projecto e podias o código x)
Para programar (principalmente php) uso o netbeans. Mas para fazer debug de php tenho de usar o eclipse porque o zenddebugger não é suportado pelo netbeans e o xdebug é um cancro…
Ou seja, dois IDEs abertos em simultâneo 🙂
Bom Dia ; eu já instalei uma vez o Netbeans mas nunca consegui por aquilo a compilar em c , não é muito amigo do utilizador torna -se um pouco confuso , pelo que li pela net é preciso instalar algo a parte para que se possa programar em c mas não é fácil
Em windows precisas de instalar o compilador a parte e configurar as opções para o utilizar.
Em linux se o compilador já estiver instalado, funciona logo imediatamente “out of the box”
Eu sempre usei o netbeans. Uso-o para programação em C e Java para a faculdade. E adoro-o.
Para C/C++ nada melhor que o Netbeans, e entao Java é uma maravilha. Mas o netbeans acho que em comparação com o eclipse tem mais haver com o ambiente de desenvolvimento, poix o netbeans na minha opiniao comporta-se melhor em Linux, ja o eclipse porta-se bem em qualquer S.O
E mais uma cena po ppl que fala em Vim e Notepad.exe e Notepad++. Isso não são IDES, um IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado, o que quer dizer que não precisa de pré configurações, 3rd party software, nem mais nada. É auto suficiente.
Atenção, não é “Ruby em Rails”, mas sim “Ruby on Rails” ou simplesmente “Rails”.
Também já fui louco ao ponto de apenas utilizar Vim, nessa altura não tinha noção do que era construir uma aplicação complicada e elaborada.
Os IDE’s não servem apenas para construir programas de “olá mundo”.
Hoje em dia, tenho utilizado Visual Studio, pois tenho programado em tecnologias microsoft, mas se for para programar qualquer outra linguagem, se tiver suporte Netbeans, é Netbeans que utilizo!
O Eclipse já era…
Olá,
Bem, eu não sou muito fã de Eclipse nem de Netbeans. Mas à falta de melhor, optaria por Netbeans, tendo apenas uma questão, dá para configurar onde o programa vai buscar as variáveis e funções definidas em «header files» para outro compilador que não o habitual GCC. Isto porquê? Porque eu trabalho mais ao nível de Sistemas Embutidos e não em PC ou Web. E quando tenho de desenhar interfaces no PC, dá para configurar para trabalhar com Vala?
Cumps.
Notepad++ 😀
Boas Pessoal,
Alguem me pode ajudar. tenho o Netbeans para Mac OS e quero programar em C mas estou com problemas com a configuração dos “compilers”. Alguem pode ajudar com a configuração?
Cumps.
Boas..
c/c++??Code::Blocks
cmps
Boas..
há já alguns anos que uso netbeans, na altura o melhor no eclipse era mesmo o code completion, muito rápido.
O netbeans ganha em modularidade e facilidade de utilização, perde no code completion de forma brutal, e na velocidade…muito pesado mesmo, acho que em vez de adicionarem funcionalidades, deveriam lançar uma versão com poucas inovações, que se notassem e aplicassem mais tempo na performance…embora eu saiba que não existem as duas coisas …para termos funcionalidade, temos que ter “peso”, mas…
Em uma maquina boa recomendo NetBeans().já agora alguém sabe como instalar os javadocs??tinha a versão do 7 beta instalada, mas falhava, e fiz um rollback, mas agora fiquei sem javadocs… 🙁
cmps
cmps
Em java usei muito o netbeans já tentei usar o eclipse mas desisti. a memoria que usava junto com outras ferramentas era muito pesado para a maquina.
Agora se querem um IDE a sério… IntellijIdea.
Podem falar o que quiserem do eclipse que faz isto e faz aquilo e quase só falta a batata frita… muito do que se vê hoje no eclipse (e que muitos dizem ser melhor que o netbeans) já eu via no Idea à cerca de 8 anos atrás. Sim 8 anos, quando na altura o netbeans ainda era um coisa aberrante e asquerosa, já o idea voava com um fluidez nunca vista.
Galera, seguinte, programação é que nem mulher, cada um tem a sua e a detesta, mas não larga por X motivos. IDE pra programar é a mesma coisa, todas tem suas vantagens, seus defeitos etc.. etc.. Mas a melhor IDE ou linguagem é aquela que vc domina melhor, tem melhor afinidade, eu aprendei na Netbeans e acho ela perfeita, tem alguns programadores dizem ser impossivel fazer algumas coisas nela, mas eu faço sem problemas, não que eu seja radical, mas questão de afinidade mesmo, eu ja tentei algumas vezes usar o Eclipse, mas eu fico meio perdido na ferramenta. Mas vamos ver pelo seguinte, dizem que algumas tecnicas de programação ja morreu, como via editor, mas eu sei de programadores profissionais, e em fabrica de software que usar um simples editor de texto, nada de IDE alguma, outros dizem que algumas linguagens de programação morreram, mas conheço alguns colegas de profissão que andam de Hilux zera e programa em clipper, meu proferror de mestrado é Funcionario do Bradesco a 27 anos, e programa em Cobol, pq 70 dos aplicativos deles roda em cobol. Então isso é muito relativo, pq eu vejo alguns caras escrevendo diariamente em site, e foruns que alguns programadores dizem que programa em C, C++, Java, PHP, etc.. mas quanto vc programa realmente nessas linguagens, 10 %, 20%, eu sei que tem muitos que não programa 40% numa linguagem, e dizem formadores de opinões, Eu tenho 11 anos que estou com java, se disserem que eu domino 80% da linguagem, fico muito agradecido. O melhor profissional é quele que domina 100% a ferramenta de desenvolvimento. Para ele jamais haverá obstáculos algum. Eu por exemplo, programo todos os meus aplicativos para windows em um Macintosh, rodando o Snow Leopard, para evitar qualquer trojan ou virus atrapalhar o desenvolvimento dos meus softwares, e eu ouvia, muito dizer, é impossivel de se fazer programa windows no macintosh. Então eu sou a prova que tudo é possivel, desde que tenha afinidade na ferramenta.
Abraços a todos
Pessoal, sobre o netbeans.Olha oque eu achei
http://www.devmedia.com.br/space.asp?id=211786
NetBeans, uso e recomendo (no ubuntu linux).
Quem puder pagar, use Visual Studio para windows.