Quantcast
PplWare Mobile

Netbeans 7 – A melhor ferramenta para programação?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Guilherme de Sousa says:

    Já usei o Netbeans, mas se é para utilizar IDE, então prefiro o Eclipse sem duvida. No entanto tenho que admitir que so o uso para java, já que para o resto (c, c++, python, etc) utilizo apenas vim e o compilador/interpretador da linguagem.

    cumps

  2. luis says:

    Uso para c++:)

  3. Tiago Sousa says:

    Eu falo por mim e utilizo sempre o vim para qualquer linguagem de programaçao que precise de utilizar. O Vim é opensource extremamente configuravel e super leve.

    http://www.vim.org/ 😛

  4. NeMewSys says:

    Uso o notepad.exe

    • Kkicks says:

      Ao menos escolhias o notepad++

      Mas o netbeans é uma grande escolha

    • Mixer says:

      Ehehehe fizeste me rir ! XDDD

    • Carlos says:

      O notepad?

      Bom mesmo é o vi (e não o vim) ou o edlin!

      • Guilherme de Sousa says:

        Ah o vi é bom e o vim não.. pode se saber porque?

        Vim = Vi Improved

        cumps

        • lmx says:

          Boas..
          o Vi sem duvida é melhor que o VIM, porque?das voltas que dei naquilo, deixou a desejar, muito mais difícil de utilizar…de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…por melhor que se tentasse ia sempre sair algo ao lado.
          Mas é uma opção valida,mas…o VI ha-de ser sempre o VI…

          cmps

          • Guilherme de Sousa says:

            what? configuraste realmente o vim para dizer isso? Ninguém esta a falar do gvim que esse sim funciona em windows… o vim é em tudo igual ao vi mas com acrescentos.. Possivelmente não virá com a mesma config por default, isso sinceramente não sei pois tenho a minha que transporto para todas as maquinas que instalo.. mas sinceramente parece me um comentário de alguém que realmente não sabe o que diz, até porque o vi/vim não é um editor em que se dá ‘umas voltas’ e se vê o potencial dele.. não é por acaso que existem MANUAIS para o mesmo, coisa que duvido que existam para outros editores de texto.

            cumps

          • Ricardo Elias says:

            lmx: “de não esquecer o propósito pela qual foi criado…criar um VI para Windows…”

            wikipedia:
            “Vim is a text editor originally released by Bram Moolenaar in 1991 for the AMIGA computer (based on an earlier editor, Stevie, for the Atari ST, created by Tim Thompson, Tony Andrews and G.R. (Fred) Walter). ”

            A unica vantagem do ‘vi’ e’ ser menor do que o ‘vim’, o que serve bem para o editor defeito do Sistema Operativo, nas alturas em que necessita-se de um editor simples para resolver pequenos problemas ou para pequenas configuracoes do SO.

            Nao vejo como o VIM seja mais dificil de utilizar do que o VI se o VIM replica tudo o que o VI faz e disponibiliza varias simplificacoes… mas talvez seja o problema de pensares que o VIM tem alguma coisa a haver com o Windows…

            PS: acho que o Carlos estava a gozar. Comparar o netbeans (notepad++, etc) com o notepad e’ quase o mesmo que dizer que o VI e’ bom mas o VIM e’ mau!

            Fiquem Bem!

  5. dave says:

    Tenho que exprimentar,

    estou agarrado ao eclipse a muito tempo :s

  6. Tadeu Lima says:

    Uso para Java e está milhas à frente do Eclipse(usava anteriormente)! Recomendo sem duvida nenhuma!

  7. SirNeo says:

    NetBeans para php 5.3, maravilha

  8. Jorge says:

    Para mim a grande mais valia e ponto forte do Netbeans não é o IDE propriamente dito, mas sim a plataforma RCP.

  9. Jose says:

    Uso Notepad++ e Microsoft Visual Studio.

  10. Daniel says:

    Apesar de apenas ter experiência em C++, acho-o bastante superior ao eclipse. Especialmente pelas facilidades de formatação automática do código e da capacidade bem mais avançada do auto-completar (especialmente quando se usa iteradores para ponteiros). No entanto, acho que esta nova versão tem ainda algumas arestas a limar.

    Alguém sabe se se consegue actualizar o netbeans para versões posteriores sem ter de instalar de novo?

    Já agora, para quem diz que usa Vim, estou curioso se alguma vez experimentaram utiliza-lo com projectos de alguma dimensão. Isto porque a capacidade de criar um build automático, auto-completar, refractoring, etc, não a consigo ver no Vim, por mais addons que se lhe coloquem…Alguém tem uns tutoriais para me mostrar que estou enganado? 😛

    • Guilherme de Sousa says:

      O vim é um editor de texto.. nem mais nem menos que isso.

      Quanto ao auto-complete sim possui.. relativamente a build automatico obviamente que nao o tem já que é “apenas” um editor de texto.

      Para esses fins tens makefiles.

      cumps

      • Shogun says:

        Este pessoal académico acham-se os maiores por usarem apenas um editor de texto e um compilador, esse tipo de coisas no mundo real n sao nd produtivas, a realidade e k um ide facilita e muito o trabalho e qd estamos a falar de prazos apertados como na vida real e equipas de varios elementos, e fazer manutencao, vims e companhia perdem todo o seu espaco.

        • Guilherme de Sousa says:

          Claro.. nem é o que o Linus usa no seu dia a dia nem nada.. mas também.. que projecto é esse de fazer um kernel.. coisa pequena não é?

          Se calhar, ‘este pessoal académico’ como dizes, apesar de verde vai acabar por ter uma qualidade de código um bocadinho superior exactamente por não estar formatado para utilizar geradores de código que são hoje em dia os IDE’s..

          cumps

          • SysInternals says:

            Amigo…Deixa lá de tentar ser um pseudointelectual de faculdade e deixa la de ler as revistinhas do underground q aqui há mais gente que mexe em Kernels em empresas q estao no mercado a 20 anos e são lideres no que fazem e todos usam IDE.E essa tanga de te comparares ao Linus é igual a comparares o teu codigo ao dele…tem tanta relação como o editor q usam.Sabe antes programar e o editor é secundario.A isso chama-se evolução.Antes VI hoje IDE.Ou se acompanha ou se torna obsuleto.Ah e já agora,há uns “piscozinhos” que podes não seleccionar para o IDE nao gerar código…acho que devias tentar.

            PS:Há igualmente um livro muito bom…IDE FOR DUMMIES,essencial para quando saires da faculdade.

    • Zarluk says:

      A menos que o Eclipse tenha evoluído MUITO nestes últimos dois anos, ou que estejas dependente de plugins que só existam para o Eclipse, o Netbeans é muito superior.

      Quanto ao vi, usei-o intensivamente durante 10 anos e só posso dizer bem. Quanto ao refactoring, usava-se uma mistura do ‘find’ com o ‘grep’ e o ‘sed+awk’ 😀

  11. Viper says:

    Netbeans uso para PHP, para Java uso Eclipse.

  12. Cláudio Esperança says:

    Utilizei o Eclipse durante muitos anos, mas à umas semanas dei uma hipótese ao NetBeans e estou agradavelmente surpreendido. Ainda estou a explorar todas as capacidades do IDE, mas nos projectos PHP e java que tenho em mãos neste momento esta ferramenta têm-se mostrado muito eficaz e com um memory footprint mais pequeno para projectos da mesma dimensão com que trabalhava no Eclipse.

    Recomendo!

  13. Pit says:

    Qt Creator forever!

    • Gomes says:

      já o utilizei para “brincar” e gostei bastante mas só sá para javascript/c++ ou estou enganado?

      Aplicações fantásticas e agora com a extensão para o photoshop ou gimp as interfaces são feitas automaticamente só desenhas

  14. Diogo says:

    Ainda sou novo nessa area de programação e digo esse NetBeans faz praticamente tudo so dizida a primeira letra e ele ja parece as tag, isso para quem da inicio na area de programação atrapalha. Vc não aprende a tag !

    • Ighor says:

      A apresentaçao de tag’s e uma facilidade que o editor proporciona ao programador.

      Como e obvio, programar nao e saber as tag’s/codigo de uma linguagem.

      Para todos aqueles que dizem que programam no vim/vi, espero que voces estejam a dizer isso so para parecer bem, ou que nunca tenham trabalhado com um projecto de grande porte.
      Pq se voce tem uma ferramenta de auxilio na codificaçao de uma linguagem, obvio que sem exageros, sao para ser utilizadas, caso contrario nao se teria inventado as linguagens de alto nivel ( c++ / java e etc ).
      por isso se vcs sao os bons, e programam em vi, entao comecem a descer o nivel e vao programar em assembly, ja que voces nao precisam de auxilio.

      Em relaçao ao NetBeans, acho uma ferramenta muito poderosa,
      Ja utilizei o Eclipse, porem nao deixo o NetBeans.

  15. Pedro Oliveira says:

    Porque não uma comparação entre o eclipse e o netbeans?? acho que ia ser interessante…

  16. Daniel Rodrigues says:

    É o que uso para Desenvolvimento Web. Oferece uma rica ajuda para HTML e em PHP tem-se portado bem até ver. Ainda tenho o 6.9.1 mas vou já instalar a nova versão.
    Nunca usei para Java e até já ouvi dizer que o Eclipse é bom nesse campo, mas como não faço aplicações complexas nesta linguagem tenho programado no Notepad.
    C++ só Visual Studio.

  17. TheSmartOne says:

    Uso-o todo o simples dia, é fantástico, tem os seus bugs (mas, quem não os tem?)… Tem tudo, faz tudo, diz tudo, é uma excelente ferramenta não só para profissionais como para iniciantes.

  18. No.soul says:

    Ainda no 6.7.1 porque uso o JOGL e desde essa versão que não é suportado o OpenGL pack :S
    Mas o suporte para HTML5 muito bom sem duvida!

  19. petersaints says:

    O meu IDE de eleição sem dúvida. Se for para coisas Microsoft também gosto do Visual Studio 2008 e 2010. Agora o Eclipse só para situações específicas (como Android por exemplo) porque aquilo é um conjunto de tralha num só pacote que raramente funciona muito bem sem dar problemas.

  20. pmgm says:

    Estou na faculdade e neste momento tenho um modulo bluethooh em circuito que tem de comunicar com o meu telemovel, uso este mesmo programa para a tarefa, é incrivel a área que ele cobre na proramação e os SDK’s que saem em acrecento frequentemente.
    Muito Bom post Keep up the good work

  21. DCA says:

    “No meu tempo de estudante de licenciatura, se havia ferramenta que eu detestava era o Netbeans. Naquela altura era uma ferramenta muito pesada, pouco robusta e apenas dava para programar em Java.”

    Tal e qual! No meu primeiro ano logo a usar o Netbeans e tive de comprar um computador mais ou menos porque o antigo arrastava-se para o abrir! Oh bons velhos tempos…a dar logo JAVA e no segundo semestre VB (isto ficou-me entalado devido à dificuldade de uma e outra).

  22. pra ser/ficar muito bom, basta um dia ter sido muito ruim…
    acho que isso resume muita coisa

  23. Alexandre Alves says:

    Para desenvolvimeno Java/JSP/Ruby -> Netbeans
    Android -> Eclipse (só pq não existe um plugin decente para netbeans) 🙂

  24. FG says:

    Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado…

    • Dino says:

      Ola 😉 tenho uma boa ideia para o próximo artigo que tal criarem um artigo que ajuda novos programadores a configurar o netbeans para c ?

      ou o eclipse 😉

  25. FG says:

    Alguém sabe se este suporta módulo de UML? Desde a versão 6.7 (se não estou em erro) que este foi descontinuado… uso a versão 6.9.1 neste momento, e embora consiga uma build que funciona, não me faz reverse engeneering

    • JGomes says:

      Suporta o Visual Paradigm mas este tem licença paga. A versão gratuita ainda tem bastantes funcionalidades disponíveis mas eu diria que não passa de Crippleware.

      Cumprimentos

  26. Paulo Costa says:

    Adoro o Netbeans! Já usei bastante Eclipse, mas sempre preferi o Netbeans… Nem sem bem porquê! 🙂

  27. Tiago Ribeiro says:

    eu tambem tou a utilizar o netbeans na univ, será que me conseguem tirar uma duvida?
    no windows se eu pegar num ficheiro .java dado pelo professor posso adicionar ao projecto mas no mac ja não consigo, sabem se posso fazer alguma coisa?

  28. Dust Bunny says:

    Para programar (principalmente php) uso o netbeans. Mas para fazer debug de php tenho de usar o eclipse porque o zenddebugger não é suportado pelo netbeans e o xdebug é um cancro…

    Ou seja, dois IDEs abertos em simultâneo 🙂

  29. Dino says:

    Bom Dia ; eu já instalei uma vez o Netbeans mas nunca consegui por aquilo a compilar em c , não é muito amigo do utilizador torna -se um pouco confuso , pelo que li pela net é preciso instalar algo a parte para que se possa programar em c mas não é fácil

    • JGomes says:

      Em windows precisas de instalar o compilador a parte e configurar as opções para o utilizar.

      Em linux se o compilador já estiver instalado, funciona logo imediatamente “out of the box”

  30. Pedro says:

    Eu sempre usei o netbeans. Uso-o para programação em C e Java para a faculdade. E adoro-o.

    • Nuno Gonçalves says:

      Para C/C++ nada melhor que o Netbeans, e entao Java é uma maravilha. Mas o netbeans acho que em comparação com o eclipse tem mais haver com o ambiente de desenvolvimento, poix o netbeans na minha opiniao comporta-se melhor em Linux, ja o eclipse porta-se bem em qualquer S.O

      • Nuno Gonçalves says:

        E mais uma cena po ppl que fala em Vim e Notepad.exe e Notepad++. Isso não são IDES, um IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado, o que quer dizer que não precisa de pré configurações, 3rd party software, nem mais nada. É auto suficiente.

  31. João says:

    Atenção, não é “Ruby em Rails”, mas sim “Ruby on Rails” ou simplesmente “Rails”.

  32. José Ramalho says:

    Também já fui louco ao ponto de apenas utilizar Vim, nessa altura não tinha noção do que era construir uma aplicação complicada e elaborada.

    Os IDE’s não servem apenas para construir programas de “olá mundo”.

    Hoje em dia, tenho utilizado Visual Studio, pois tenho programado em tecnologias microsoft, mas se for para programar qualquer outra linguagem, se tiver suporte Netbeans, é Netbeans que utilizo!
    O Eclipse já era…

  33. wolfytuga says:

    Olá,

    Bem, eu não sou muito fã de Eclipse nem de Netbeans. Mas à falta de melhor, optaria por Netbeans, tendo apenas uma questão, dá para configurar onde o programa vai buscar as variáveis e funções definidas em «header files» para outro compilador que não o habitual GCC. Isto porquê? Porque eu trabalho mais ao nível de Sistemas Embutidos e não em PC ou Web. E quando tenho de desenhar interfaces no PC, dá para configurar para trabalhar com Vala?

    Cumps.

  34. José Gomes says:

    Boas Pessoal,
    Alguem me pode ajudar. tenho o Netbeans para Mac OS e quero programar em C mas estou com problemas com a configuração dos “compilers”. Alguem pode ajudar com a configuração?

    Cumps.

  35. lmx says:

    Boas..
    há já alguns anos que uso netbeans, na altura o melhor no eclipse era mesmo o code completion, muito rápido.
    O netbeans ganha em modularidade e facilidade de utilização, perde no code completion de forma brutal, e na velocidade…muito pesado mesmo, acho que em vez de adicionarem funcionalidades, deveriam lançar uma versão com poucas inovações, que se notassem e aplicassem mais tempo na performance…embora eu saiba que não existem as duas coisas …para termos funcionalidade, temos que ter “peso”, mas…
    Em uma maquina boa recomendo NetBeans().já agora alguém sabe como instalar os javadocs??tinha a versão do 7 beta instalada, mas falhava, e fiz um rollback, mas agora fiquei sem javadocs… 🙁

    cmps

    cmps

    • fs says:

      Em java usei muito o netbeans já tentei usar o eclipse mas desisti. a memoria que usava junto com outras ferramentas era muito pesado para a maquina.
      Agora se querem um IDE a sério… IntellijIdea.
      Podem falar o que quiserem do eclipse que faz isto e faz aquilo e quase só falta a batata frita… muito do que se vê hoje no eclipse (e que muitos dizem ser melhor que o netbeans) já eu via no Idea à cerca de 8 anos atrás. Sim 8 anos, quando na altura o netbeans ainda era um coisa aberrante e asquerosa, já o idea voava com um fluidez nunca vista.

  36. EDSON says:

    Galera, seguinte, programação é que nem mulher, cada um tem a sua e a detesta, mas não larga por X motivos. IDE pra programar é a mesma coisa, todas tem suas vantagens, seus defeitos etc.. etc.. Mas a melhor IDE ou linguagem é aquela que vc domina melhor, tem melhor afinidade, eu aprendei na Netbeans e acho ela perfeita, tem alguns programadores dizem ser impossivel fazer algumas coisas nela, mas eu faço sem problemas, não que eu seja radical, mas questão de afinidade mesmo, eu ja tentei algumas vezes usar o Eclipse, mas eu fico meio perdido na ferramenta. Mas vamos ver pelo seguinte, dizem que algumas tecnicas de programação ja morreu, como via editor, mas eu sei de programadores profissionais, e em fabrica de software que usar um simples editor de texto, nada de IDE alguma, outros dizem que algumas linguagens de programação morreram, mas conheço alguns colegas de profissão que andam de Hilux zera e programa em clipper, meu proferror de mestrado é Funcionario do Bradesco a 27 anos, e programa em Cobol, pq 70 dos aplicativos deles roda em cobol. Então isso é muito relativo, pq eu vejo alguns caras escrevendo diariamente em site, e foruns que alguns programadores dizem que programa em C, C++, Java, PHP, etc.. mas quanto vc programa realmente nessas linguagens, 10 %, 20%, eu sei que tem muitos que não programa 40% numa linguagem, e dizem formadores de opinões, Eu tenho 11 anos que estou com java, se disserem que eu domino 80% da linguagem, fico muito agradecido. O melhor profissional é quele que domina 100% a ferramenta de desenvolvimento. Para ele jamais haverá obstáculos algum. Eu por exemplo, programo todos os meus aplicativos para windows em um Macintosh, rodando o Snow Leopard, para evitar qualquer trojan ou virus atrapalhar o desenvolvimento dos meus softwares, e eu ouvia, muito dizer, é impossivel de se fazer programa windows no macintosh. Então eu sou a prova que tudo é possivel, desde que tenha afinidade na ferramenta.

    Abraços a todos

  37. Roberto says:

    Pessoal, sobre o netbeans.Olha oque eu achei

    http://www.devmedia.com.br/space.asp?id=211786

  38. Tylër says:

    NetBeans, uso e recomendo (no ubuntu linux).
    Quem puder pagar, use Visual Studio para windows.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.