Microsoft Safety Scanner – Procure vírus no seu PC avulso
A preocupação pela segurança deve ser uma constante. Os nossos dados e as nossas máquinas podem ser usados para os fins mais impensáveis, caso os atacantes assim o entendam. Torna-se por isso necessário termos instalado na nossa máquina um bom antivírus, que nos garante a protecção necessária.
Infelizmente deparamo-nos muitas vezes com sistemas operativos cujos donos foram descuidados e que estão infectados com todo o tipo de vírus e malware. Nestas situações o ideal é recorrer a aplicações que correm o nosso disco à procura de problemas e os corrigem de imediato. Existem dezenas de aplicações desse tipo, mas agora a Microsoft resolveu entrar também nesse mercado, com o Microsoft Safety Scanner.
O Microsoft Safety Scanner não é um antivírus. É sim uma ferramenta que vai auditar o vosso disco e que pode detectar um vasto conjunto de vírus e outros problemas. Não deve ser usado como protecção em tempo real, mas sim uma ferramenta que vos vai permitir resolver problemas depois de estes acontecerem.
O seu modo de funcionamento é extremamente simples. Basta descarregarem a aplicação e executá-la. Vai-vos ser apresentado uma interface onde podem escolher o tipo de pesquisa que pretendem fazer:
- Quick Scan - Esta pesquisa vai apenas incidir nas zonas em que é mais normal a presença de vírus e malware. Caso seja detectada a presença de algum problema será pedida uma pesquisa mais exaustiva.
- Full Scan - Todo o sistema será pesquisado e analisado. Esta é a pesquisa mais completa e pode demorar algumas horas.
- Custumized Scan - Ao escolherem esta pesquisa vão ter de indicar quais as zonas do vosso disco que pretendem que sejam pesquisadas. Pode ser usada em complemento com o Quick Scan.
O Microsoft Safety Scanner é uma ferramenta que devem usar em situações cujo comportamento de um PC esteja estranho. Não o devem usar para substituir um antivírus, mas sim como um complemento.
Tenham em atenção que de cada vez que descarregarem o Microsoft Safety Scanner, este apenas terá uma validade de 10 dias. É a forma que a Microsoft encontrou de obrigar os utilizadores a terem as assinaturas de vírus sempre actualizadas, já que o Microsoft Safety Scanner não tem qualquer mecanismo de actualização.
A Microsoft recomenda que usem o Microsoft Safety Scanner como complemento para o seu antivírus, o Microsoft Security Essentials. Não se esqueçam de se munir de todas as ferramentas necessárias, porque depois pode ser tarde demais!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/7
Homepage: Microsoft Safety Scanner
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde e obrigado pela informação.
Acho um autentico desperdicio de tempo andar a instalar 66 megas para depois voltar a instalar outro,para isso há muitos anti-virus que fazem a mesma função.
Da minha parte não instalo,mas agradeço ao Pedro pela informação.
Muito Obrigado
Isto não é semelhante à ferramenta que a Microsoft costuma lançar pelo WU para remover malware? É um substituto dessa ou uma ferramenta adicional?
exactamente a ferramenta de remoçao de software malicioso mas com outro nome -.-
– A MS dá uma perfumada, coloca batom ,em velhos produtos, e os (re)lançam.
– Claro que detecta intrusos nocivos, mas o alvo principal são os cracks, responsáveis pela liberação de seus produtos!
– Eu assisto de camarote,nas mais variadas distros Livres !
Microsoft Windows Defender;
Microsoft Malicious Software Removal Tool;
Microsoft Safety Scanner;
Microsoft Security Essentials;
Tabela comparativa de área de atuação:
http://www.microsoft.com/security/pc-security/malware.aspx
Quanto mais a MS trabalha nessa área mais assombração aparece!
Parece que esse produto evoluiu e mudou de nome, antes era o Windows Live OneCare e agora é Microsoft Safety Scanner?!?!
@Pedro
Antes de mais obrigado pela sugestão; apesar de não ser o meu de eleição pode muito bem servir pontualmente.
P.S.: A propósito do título, lá porque “avulso” significa separado/isolado não se escreve com o “a” separado. Escreve-se tudo junto e não avulso 😀 😉
Estranho, depois de baixar e executar a ferramenta ‘Windows Safety Scanner’ (msert.exe) a mesma se descreve como ‘Microsoft Support Emergency Response Tool’, e em propriedades o nome do produto é ‘Microsoft Malware Protection’.
Acho que a própria MS está se confundindo com os vários nomes que essas ferramentas são batizadas.
Acho que quem usa o Microsoft Security Essentials, como eu, não vale a pena o Microsoft Safety Scanner. Faz sentido é para quem usar outros anti-vírus.
Acho que estás certo!
Tenho o Kis instalado e este encontrou um “bicho” no ficheiro de instalaçao do Cdbxpburner, que o Kis não detecta.
Boas festas p’ra todos!
Estas acções da MS são de rir! Esse dito software já existe em todos as versões do windows e é frequentemente actualizado juntamente com as actualizações do SO. Experimentem executar «mrt.exe». Esta «análise» a meu ver acaba também por ser dispensável. Bom domingo.
Esse programa já existe mas com outro nome e pode ser usado quantas vezes quiser. Só a microsoft para andar a mascarar as coisas ou para dar uso a coisas quase sem utilidade. Gosto muito deste site mas acho que esta página não fica muito bem, obrigado na mesma. Passem bem.
Eu estou escaneando a masi de 10 horas e nao termina nunca isso é normal?