Cuidado, mais de metade dos PCs do mundo está a usar software desatualizado
É inconcebível existir um sistema operativo sem que exista software adicional associadas. Dependemos dele para ter funcionalidades adicionais e para ter mais opções para realizar algumas tarefas.
Claro que necessitamos de o manter atualizado e sempre com as novas versões. É precisamente isto que não acontece na maioria dos casos. Uma nova avaliação mostra isso mesmo, com mais de metade dos PCs do mundo está a usar software desatualizado.
Uma das menos óbvias formas de ataque aos computadores é através de software desatualizado. As vulnerabilidade existem e tendem a não ser corrigidas, criando assim um ponto de entrada. É por isso importante manter as aplicações atualizadas.
Mais de metade dos PCs têm software desatualizado
O relatório PC Trends Report, feito pela Avast, revelou agora mais de metade (55%) dos computadores em utilização têm software desatualizado. Este é um número elevado e que revela que muitos PCs estão expostos a problemas.
As principais aplicações que foram descobertas neste caso são primeiramente o Adobe Shockwave (96%), o VLC Media Player (94%) e o Skype (94%). A lista continua depois com aplicações importantes bem como de utilização muito frequente.
Da lista presente, a maioria pode e deve ser atualizada sempre que possível. No entanto, algum deste software pode perfeitamente ser removido e deixar de ser usado. Casos como o Adobe Shockwave ou o Java.
Sistemas operativos também sofrem deste problema grave
O relatório da Avast mostrou também que 40% dos PCs correm o Windows 10 e que 1 em cada 10 (9%) destes equipamentos têm uma versão desatualizada. Outra versão no mesmo patamar é o Windows 7, onde um em cada 6 (15%) está com uma versão desatualizada. Esta avaliação foi obtida pela recolha de dados anonimizados de 163 milhões de dispositivos.
Todos estes números são preocupantes e mostram que existem problemas de segurança presentes em todo o lado. A falta de atenção dos utilizadores leva a que estes casos aconteçam, aparentemente com maior frequência do que seria esperado.
Este artigo tem mais de um ano
Dessa lista tenho instalados—[Adobe Shockwave Player-em dia // VLC Media Player-em dia // Adobe Air-em dia // Mozilla Firefox-em dia // WinRAR Archiver-em dia // Java Runtime Environment 10-em dia].E todos os programas no meu PC estão em dia.E plugins como o Silverlight,o Adobe Flash Player,o Unity Web Player,etc.,tudo está em dia e actualizado. 🙂
Da Avast uso neste momento o seu browser(Avast Secure Browser),e o inevitável CCleaner.E obviamente que tenho os dois actualizados. 🙂
Usem sempre as últimas versões de cada programa,browser ou plugin.Desta maneira ficam mais seguros.É o que eu faço.E verifiquem diariamente no Windows Update toda e qualquer actualização,seja uma simples definição de segurança(para o Windows Defender/Microsoft Security Essentials),ou uma actualização de sistema(para o Sistema Operativo).Por exemplo,ainda anteontem saiu um hotfix para as placas gráficas da NVIDIA e tive eu mesmo que fazer o download e instalá-lo manualmente,visto que não me apareceu nada no GeForce Experience da NVIDIA a avisar-me disso.Temos que nos precaver e estar sempre atentos a novas actualizações.Há websites muito bons para acompanhar,como o Softexia,o Softpedia,o Majorgeeks,o FileHorse,o FileHippo,entre outros.Espero ter-vos ajudado. 🙂
Ya …ya. Sempre que atualizo o skype os atalhos das teclas Fn+F4 ao F8 deixam de funcionar e fico sem poder desligar o micro e a web cam. Não obrigado… E olha que já formatei o pc 2 vezes (por outras razões) e sempre que volto a actualizar o skype acontece-me a mesma coisa, essas funções deixam de funcionar. Por isso, às vezes mais vale deixar estar quieto.
Lema actual da informática:Mais vale ter um pc desactualizado a funcionar do que um actualizado e cheio de problemas relacionados com as actualizações.
+1 (Melhor comentário deste tópico)
+1 ora nem mais
Desinstalar o Java?? O Pedro Simões sabe quantas aplicações só funcionam com versões antigas do Java? Olhe que ficava surpreendido.
Eu uso mais de uma centena de apps e nenhuma usa Java. Segundo a tua ideia, se as apps usam um meio que é fortemente débil e de fácil uso pelos hacker, a solução não é mudar ou atualizar mas… continuar a usar lolol
E que tal enviar um e-mail às empresas e queixarem -se?
Falar sem saber é fácil. Todos os sites que vi que precisavam de versões do java desatualizadas ou versões antigas dos browsers para funcionar eram sites super mal feitos relacionados com serviços do governo. Manda lá um email ao Costa a ver se ele te ouve.
+1 Ora nem mais.
Mateus Pinto fala de boca cheia sem conhecer a realidade. Mesmo programas de assiduidade necessitam de uma versão do Java antigo. Reclama com o Ministro que ele faz-te a cama.
O meu Linux está sempre actualizado, por isso, como é óbvio os programas também.
“Sistemas operativos também sofrem deste problema grave”, no caso do W10, penso que a MS deveria lançar uma LTS, pois nem todos querem ter novas funcionalidades (que muitas vez nem usam/aproveitam), e já não há pachorra para de 6/6 meses andar a fazer grandes actualizações…
Concordo contigo no sentido de não haver pachorra cada 6 meses. Com updates frequentes ao mês conseguem ir atualizando o SO e o pouco que falte aos 6 meses seriam uns updates “médios” de 500-700 Mb.
Não há nada que justifique os “mega updates” atuais em que o W10 faz um backup do atual de 20-30 GB (!!!) e depois instala novamente 20-30 GB… Ou seja, os meninos de Microsoft devem ter ações dos SSD e HDD para obrigarem a leituras e escritas de 120 GB / ano apenas para os updates grandes, já nem falo para os pequenos…
Isso nem me chateia tanto como o facto das atualizações deles me partirem coisas nos sistemas dos clientes. São impressoras que deixam de funcionar e só reinstala-las não resolve, são ecrãs touch que deixam de dar, sao ficheiros de configurações que são limpos e programas deixam de funcionar, são os perfis do user que ficam corrompidos e o windows não os consegue carregar, carrega antes um temporario onde não tem nenhum ficheiro do user e causa ataques de panico porque os clientes acham que foi tudo apagado, são updates que levam 1 ou mais horas, falham e levam outro tanto a fazer rollback so pra tentar outra vez a seguir num ciclo, etc.
Não tenho nada conta updates enormes. A maioria do povo tem internet ilimitada e de uma forma ou outra updates que levam muito tempo só acontecem um ou duas vezes ao ano. Cada vez mais povo mete ssd (estão cada vez mais baratos) e isso ajuda imenso. Programa-se para ser feito de noite e pronto, a maioria dos casos ta resolvido, até aí menos mal. Agora, partir coisas que estavam a funcionar é que é inadmissível.
O LTS existe, mas é para licenças enterprise.
https://www.howtogeek.com/273824/windows-10-without-the-cruft-windows-10-ltsb-explained/
PatchMyPC
Arch Linux, tenho sempre atualizado.
Se funciona, e não é um risco de segurança.
Porque mudar ?
Muitas das actualizações são desnecessárias.
Algumas das atualizações aparecem devido a necessidades existentes ou criadas, que por sua vez podem aumentar o processamento e/ou consumo,tornando-o mais lento ou menos autónomo, o que aumenta o nível de insatisfação no cliente, levando-o a adquirir um mais recente. Tudo é marketing e geração de lucros.
Infelizmente o (Ruin)dows não atualiza os apps do sistema…
Pior do que isto, só mesmo as extensoes do chrome.
Depois queixam-se de emails roubados por hackers! Há gente que não percebe patavina de informatica e nuito menos de segurança e boas praticas informaticas.
No meu caso tô a correr a versão 2.2.6 do VLC por escolha, já que nas versões seguintes há um bug com vídeos a serem reproduzidos em slow-motion.
Infelizmente até a última versão o bug continua. Depois falam bem do fato de ser software livre e um projeto opensource.
Eu não actualizo com frequência porque acontece sempre uma ou mais destas coisas:
Funcionalidades removidas;
Funcionalidades apenas úteis a 1% dos utilizadores;
Alterações na UI desnecessarias;
Integração com serviços que ninguém quer;
Novos bugs;
Actualizar só para ter patches de segurança duvidosos? Não obrigado.