Lenovo lançou a sua ferramenta para remover o Superfish
A presença de software não autorizado e que escutava as ligações dos computadores Lenovo tem-se mostrado uma verdadeira dor de cabeça para esta empresa.
Se inicialmente a intenção da Lenovo não era deixar o Superfish ser explorado e conseguir de forma "legal" recolher informações sobre os hábitos dos seus utilizadores, depressa isso saiu do seu controlo e foi explorado de forma não autorizada.
Com a vontade de eliminar de forma permanente este software das suas máquinas, a Lenovo lançou agora uma aplicação dedicada a este fim.
Esta nova ferramenta está disponível para todos os utilizadores de equipamentos Lenovo que querem remover de forma definitiva o Superfish.
Surge como complemento a outras formas que foram entretanto lançadas e que se dedicam ao mesmo fim, a remoção de vez deste software que a Lenovo colocou nos seus portáteis.
Já ontem a Microsoft apresentou no seu Windows Defender uma forma de eliminar o Superfish e que muitos aproveitaram de imediato, garantindo assim que ficavam com as suas máquinas limpas e sem a presença do Superfish.
Qualquer uma destas soluções são também um complemento essencial e automático para limpeza do Superfish. Um procedimento mais técnico e que qualquer um podia usar de forma manual foi lançado pela Lenovo de imediato, assim que o Superfish foi tornado público, mas que muitos utilizadores podem ter optado por não seguir.
We are working with McAfee and Microsoft to have the Superfish software and certificate quarantined or removed using their industry-leading tools and technologies.
These actions have already started and will automatically fix the vulnerability even for users who are not currently aware of the problem.
A acompanhar a disponibilização desta nova ferramenta a Lenovo apresentou também informações adicionais e que mostram que a empresa está a trabalhar de forma intensiva na resolução deste problema e que quer que o mesmo esteja resolvido o mais depressa possível, sem que isso afecte de qualquer forma os utilizadores dos seus equipamentos.
O problema que o Superfish trouxe para a Lenovo tem estado a causar problemas graves de imagem à empresa, que está agora envolvida numa situação em que os dados dos utilizadores podem ter sido desviados por atacantes.
Este problema é de tal ordem que o CTO da Lenovo, Peter Hortensius, já veio a público admitir que a empresa fez asneira ao colocar nas suas máquinas este software.
We should have known that going in that that was the case. We just flat-out missed it on this one, and did not appreciate the problem it was going to create.
A intenção de ter presente o Superfish nas máquinas era diferente da que está agora a ser admitida e esta situação pode ter implicações graves para a Lenovo.
Esta nova ferramenta pode e deve ser usada por qualquer utilizador que tenha um dos equipamentos afectados, para que o Superfish seja removido de imediato das máquinas, de forma completamente automática.
Homepage: Superfish Uninstall
Este artigo tem mais de um ano
lenovo deu exemplo de falta de respeito com seu consmidor !!!
Eu tenho 2 Lenovo (U430 e Miix 2 – 10″, ambos comprados em 2014) e näo tinha nada destas coisas, por sorte, mas só o facto de terem tido o desplante de fazer tal coisa, já me vai fazer pensar 2 vezes no futuro.
Pessoalmente vejo os produtos pensados e produzidos por chineses como duvidosos, e é gente (das grandes empresas) sem escrupulos, e passam por cima do que tiver que ser.
Uma coisa é escutarem conversas/email com o único intuito de proteccäo contra atentados (quase todos os governos o fazem), outra é aproveitarem-se desse acesso para manipulacäo, roubo de dados bancários, etc etc. Isto por parte duma empresa é de proibir totalmente a importacäo dos seus produtos durante uns tempos para aprenderem o que é bom para a tosse.
+1
No entanto a Lenovo (até por força da retirada da VAIO do mercado europeu) está a conseguir vendas nunca antes vistas em Portugal, com tendência a subir, e basta entrar numa FNAC para perceber a variedade de modelos á disposição.
Mas esta noticia não abona em nada a favor da Lenovo, é uma enorme falta de respeito, espero que os consumidores pensei 2 vezes antes de comprar!
A coisa ficou limitada a:
“According to Lenovo, they shipped Superfish software with notebooks in a short window between September and December, 2014”
Tens tens vai ver aos softwares instalados e vais ver que ele trabalha em 2 plano por isso nao consegues ver o exe dele
Sempre gostei da Lenovo, desde quando era IBM e estava para comprar um W520, mas com essa coisa, sabe-se lá o que mais meteram se não no OS nos firmwares etc. Acho que vou mesmo comprar um Purism Librem 15. :-/ Segundo uma pessoa de um forum que frequento, que diz que trabalha para o DoD dos EUA, recentemente, um pouco antes dessa coisa do superfish, o DoD já estava a banir a Lenovo devido uma forte aproximação da empresa com o governo chinês.