Grooveshark – Um Servidor de Música no seu PC
Um, dois.. experiência... temos Internet? Parece que sim... liga aí a tomada, dá power ao amplificador, passa-me os headphones e liga os Sub-Bass. Nada como ter o material à mão e já agora, abre o Grooveshark, vamos animar a multidão!
Provavelmente conhecem o Grooveshark, certo? Pois imaginei que sim. Para os que só agora ligaram o rádio de pilhas, quero deixar como nota de roda-pé que o Groovshark é um site de partilha de música, tudo com suporte online. É uma serviço comunitário, uns fazem o upload de música para a "cloud" e os outros, ouvem os temas podendo usufruir de um óptimo streaming.
Para usufruir de outras potencialidades, os responsáveis pelo Grooveshark criaram um "cliente" portátil que pode ser lançado na nossa máquina e trazer sempre connosco as playlists e todos os recursos da aplicação. Depois basta ter Internet e caso já as tenhamos reproduzido, estas podem mesmo voltar a ser ouvidas em offline.
O serviço é muito completo. Desenvolvido totalmente em flash, apresenta um interface ágil e nada pesado, em termos de funções internas, sendo tudo bastante rápido e intuitivo. Já no consumo de recursos... não é meigo!
Desde a procura às listas pessoais que podemos criar, tudo é auxiliado com balões informativos em português do Brasil. Podemos os temas por interprete, álbum e nome da música.
Twitter, Facebook, Tumblr e muitos fans, fazem deste motor de pesquisa de música, e deste grande serviço de rádio online, um caso de sucesso, onde são partilhados comentários e classificações dos álbuns e temas musicais enviados pelos utilizadores. Este serviço é muito usado por novas bandas para dar a conhecer o seu material.
O peso nos recursos é significativo, mas a qualidade de som, o streaming, as imensas funcionalidades... fazem deste serviço um caso de sucesso que pode mesmo transportar para o seu smartphone... com excepção do iPhone. Muito bom.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/Win7
Download: Grooveshark 1.1.1 [222.01KB]
Homepage: Grooveshark
Este artigo tem mais de um ano
Isto dá-me bastante jeito para quando estou noutro PC e quero ouvir umas músicas. Para além disso não encontro a utilidade deste serviço.
Quando se está no trabalho e o mp3 não é permitido dá jeito.
Eu gosto mais do Pandora mas como é US-only é preciso um proxy…
“material á mão”
Correcção:
“material à mão”
Já agora: rodapé em vez de roda-pé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_p%C3%A9
Não me parece que tenha escrito mal…. 😉
No segundo parágrafo:
“Para os que só agora ligaram o rádio de pilhas, quero deixar como nota de roda-pé que o Groovshark”
Sorry não vi o link, mas se vires no sítio da Priberam, roda-pé não existe: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=rodap%C3%A9
Quando se tenta escrever a palavra, é prontamente substituída por rodapé.
Não estará lá tudo, por exemplo não encontrei a palavra roda-mão, peça usada numa estância mais alta que esconde a junta entre a base e a parede.
O próprio Google avisa o erro:
“Você quis dizer: rodapé”
Deixa lá isso. Eu entendo que está bem escrito como escrevi, com esta coisa do acordo eu já nem sei bem se está mal ou bem, por isso 😉 deixa que percebeu-se.
Mas agradeço o reparo 🙂
Sim. Não leves a mal ok?
Não digo que tenhas escrito mal, mas meter um site como o Wikipédia para “provar” ou justificar seja o que for… mmmh, não estou a ver como é que isso ajuda.
Já dei uma porrada no acento e ele virou-se para onde devia… 😉 Thanks
A solução perfeita e eterna.. porrada! XD
Espera lá, e porque é que isto não é ilegal?
A publicidade paga as contas.
Porque tu so ouves a musica, e ilegal ouvir musica? e diferente de fazer download.
Há pessoas neste blog que so comentam porque nao teem mais nada que fazer, a maior parte dos comentarios e a referir se a gafs etc, outros tentam ficar bem ao assinalar um erro e ainda fazem figuras, se o blog fosse meu nao havia comentarios, continuem o bom trabalho, boa tarde
Nunca terias um blog ,pelo menos bem sucedido, porque não sabes escrever.
Já agora porquê tanta irritação?
Ora aí está o que eu pretendia que perguntassem 😉 é que ouvir música não é ilegal, descarregar sem DRM é 😉
E já agora, só para atear o fogo: ao ouvirmos a música, a mesma não é descarregada para o nosso computador e então tocada? Creio que, se não estou em erro, é isso que acontece com vídeos e afins: os mesmos são descarregados e após fecharmos a página (ou o browser), então são apagados automaticamente. Se assim for, na teoria, não estaríamos a cometer uma ilegalidade, mesmo que sem intenção?
Se calhar meti os pés pelas mãos, mas creio ter alguma lógica.
Não, é a mesma coisa que estares a ouvir rádio por streaming, apenas uma pouca quantidade de dados é guardada no teu PC, talvez uns 5/10seg caso haja falhas ou assim para a ligação ser contínua.
Mas sim tu também consegues ouvir estar músicas e gravar o que ouvir através de software específico porque também existe para gravar o streaming de rádios.
Certo Vitor, mas repara, pelo que escreveste supostamente as musicas são alojadas em cloud por outros users, certo? Então os users estão a “reproduzir” conteúdo protegido por direitos de autor, ou a copiar para a cloud, que até julgo que copiar também é crime -.-‘…
Entendi mal?
Vitor, se eles não pagassem pelos direitos das musicas o serviço era ilegal; mesmo as rádios online tem de pagar.
O DRM é apenas um sistema de segurança para quem vende musicas online e como deves saber podes comprar musicas com e sem o DRM.
“estas podem mesmo voltar a ser ouvidas em offline.”
Neste caso, foram totalmente descarregadas para o nosso pc.
recomendo o soundcloud.com
é diferente, melhor até, muitas funcionalidades.
mas em termos de simplicidade, para um vulgar ouvinte o grooveshark é muito melhor
Não conhecia, mas vai dar muito jeito.
Uso e abuso. ***** Estrelas 😉
É muito bom aconselho vivamente, já uso a algum tempo e é perfeito. E ainda por cima, tens uma secção de populares que tem sempre o topo do topo 😉
(…)á excepção do iphone???
já tenho a app deles à meses! feito o download da appstore!
Agora eles tiraram a app da appstore e colocaram no cydia.
Sim eu sei, mas neste momento (oficialmente) não têm app para o iPhone.
Vitor Esta aplicaçao é demais, ñ só porque é de borla mas tmb porque um gajo pode encontrar musica de outros paises(tipo romenia, que tem gandas sons)
Gostei 🙂
Sim é excelente sim. 😉
Wow! Demais! Nunca pensei que uma aplicação “destas” pudesse ser legal e muito menos portable!
Isto vai-me dar algum jeito quando não me apetecer usar o portátil na escola só porque tenho lá as musicas =D
O que o Pplware já fez por mim! =’)
Para quem tem o Google Chrome não precisa de sacar mais nada, abrem o browser em listen.grooveshark.com, depois vão às Opções (A “Ferramenta” em cima, há direita) E vai a Ferramentas(ou Tools), Criar atalhos da aplicação, et voilá!
Podem ainda sacar esta extensão se quiserem remover a barra de Ads da direita: https://chrome.google.com/extensions/detail/hafggjhmihflaeblhdhjpbdadcofgfaf
Ah, e quem quiser sacar músicas do Grooveshark: http://www.scilor.com/grooveshark-downloader.html
Nota: Não sei até que ponto é que esta aplicação é legal. Keep that in mind.
AA mas isso é ilegal. É o tal método que não figura na aplicação nem no serviço online 😉
A aplicação para sacar as musicas, sim, talvez.
Mas olha que a aplicação postada aqui (que se limita também a fazer embed da pagina) também não é oficial, e por isso, não é legal também, nesse ponto de vista.
A aplicação oficial para PC usa Adobe Air e só está disponivel para VIP’s, pagantes.
Para sacar também não é preciso tanto. Basta ir ao beemp3.com
Já conheço este site à bastante tempo, e continua de pé. Deste é que eu tenho dúvidas em relação à legalidade.
ainda acho que o grooveshark está numa area cinzenta no que toca à legalidade do serviço, mas os anuncios não são intrusivos. já o spotify há certezas que é legal mas não está disponivel cá e por isso fico-me pelo grooveshark (se é que dure).
uso o grooveshark à uns meses e desde então que a musica no meu pc deixou de ter kk efeito.
Uso e abuso tanto em windows como em linux é pena ter que usar um browser para o efeito…
Alguem conhece uma aplicação para linux sem ser o plugin do movida?
Curiosamente conheci este site faz hoje precisamente uma semana e desde então não tenho ouvido outra coisa no trabalho, muito bom mesmo.
Pplware sempre em cima do acontecimento!!
Parabéms Vitor pelo excelente blog que sigo há muito.
já uso a cerca de 1 ano e adoro, para mim um dos mais completos do mundo e não é muito pesado, comparado com outros mais fracos do que o Grooveshark.
Aconselho vivamente
Um abraço
A aplicação que vocês estão a distribuir é ilegal. Não foi desenvolvida pela equipa EscapeMG(GrooveShark), mas sim por um membro de um forum de nome ‘WinMatrix’. Porra pensem um bocado…Onde é que algum dia uma empresa ia lançar uma app em tão bruto estado quanto a que está no link?…Eles tem uma ‘aplicação’ cliente para ouvir música sem estar ligado pelo browser, mas só está disponível para membros VIP, e foi desenvolvida em Adobe AIR.
Quem quer que tenha desenvolvido essa aplicação vai receber umas belas cartas em casa visto estar a lucrar à custa do GrooveShark, os anúncios laterais não pertencem à EscapeMG, para não falar é claro no infrigimento dos termos no website.
E já agora, novamente, esta app é ainda mais uma prova que VB é uma valente treta. Brutalmente mal feita(mais uma app em VB que não funciona no meu pc, certamente é uma coincidência), e brutalmente mal distribuída. Não suportem os chanfrados.
E aproveito para continuar o meu rant,
não vos aconselho a fazer login aí porque sabe-se lá bem para onde vão os dados.
E para fulminar completamente a desgraça que é essa tentativa de desenvolvimento de app, não há nada de especial aí. Quem quer que tenha desenvolvido isso limitou-se a pegar no código exemplo do controlador WebBrowser da framework .NET3.5, meteu a apontar para o listen.grooveshark.com, e botou os dlls do flash a acompanhar. Ah, e os anuncios do lado direito tambem sao um controlador WebBrowser, nem para encher o bolso se esforçou para meter algo minimamente decente…
Não te revoltes, faz mal ao colestrol.
Ainda n percebi bem a tua revolta mas o groovesshark deve ter das interfaces mais limpas que um misero reprodutor mp3… Alem disso nem o stream nem o site me falharam e ate agora continuo a ter o disco limpinho e por certo não sou nenhum soldado de ddos…
Mas tens bom remedio(tal e qual como os fãs do mac) não gosta, n usa, n opina 🙂
tu claramente nao percebeste o que eu disse, portanto nao vou perder o meu tempo a tentar encaixar a razao na tua cabeça.
Tem lá mais calminha sim.
Esta app nem faz nada demais lol, limita-se a fazer embed dos “flashes” do site lol.
Sweet!!! já criei a minha Playlist só com U2 😀
zé tens que alargar um bocadinho esses horizontes…
Existe um cliente para Android mas pago.