GParted 0.3.4-8
Gnome Partition Editor é um gestor de partições perfeito, como deveriam ser todas estas ferramentas. Esta ferramenta gratuita é baseada em Linux mas não se limita a esse sistema operativo. Quer uma alternativa ao Partition Magic, SwissKnife, ou Partition Logic?
O GParted está disponível em 3 formatos: 1. Um binário que pode ser compilado em qualquer distribuição Linux, 2. Um LiveCD que pode ser "queimado" para um CD, e 3. Uma distribuição LiveUSB que pode ser usada no arranque de uma máquina que permita boot a partir de uma drive USB
Os testes que efectuei tiveram por base a versão LiveCD.
- Interface simples
- A parte superior da janela mostra a drive como um diagrama rectangular, e as partições são desenhadas com tamanhos proporcionais em relação ao total do disco.
- O filesystem, capacidade e espaço livre de cada partição estão representados na parte inferior.
- Através de um click com o botão direito do rato numa partição, é possível redimensionar, mover, copiar, formatar ou criar uma partição.
- Após efectuar as alterações pretendidas, uma nova caixa aparece na parte inferior do programa, onde são listadas as acções e a sua sequência.
- Esta é apenas uma preview das acções e é possível rever as acções pretendidas e anular algumas (ou todas) dessas acções. Quando achar que as alterações são as correctas click no botão "Apply" para executar essas acções.
- GParted suporta uma vasta lista de filesystems, tais como ext, ext2, FAT16, FAT32,NTFS, HFS, HFS+, e a lista continua.
Licença: GPL Download: GParted 0.3.4-8 Live CD [50.94MB] Homepage: GParted
Este artigo tem mais de um ano
o melhor k ja alguma x esperimentei 🙂
por falar em linux…
offtopic: alguem ja experimentou o programa WUBI???
e um instalador nao oficial do ubuntu no para windows.
Se alguem tiver umas opinioes agradecia se nao pplware fico a tua espera
hehe abraço do kanja*
se fizermos um resize com esse programa nao e preciso formatar??
“O GParted está disponível em 3 formatos:
1. Um binário que pode ser compilado em qualquer distribuição Linux,”
Um binário que pode ser compilado? Não haverá confusão? “Código fonte que pode ser compilado num binário em qualquer distribuição Linux” parece-me mais apropriado.
Ou então fui eu que percebi mal…
Alguém sabe se é possível redimensionar partições NTFS com esta ferramenta?
@psychok7, @luis
É possível redimensionar sim sem ser preciso formatar. Acho que até o próprio gestor de discos do windows dá, apesar de nunca o ter usado. E também nunca usei este programa, mas certamente, e pelo que vi, faz tudo isso e mais alguma coisa. 😉
@Trollitito, @psychok7, @luis
O gestor de discos do XP só dá para mexer com espaço não particionado (RAW), enquanto que o do Vista dá para editar partições criadas (menos a de sistema…) Com o GParted dá para fazer quase tudo, incluindo coisas delicadas como redimensionar partições de sistema; aliás, comecei a usá-lo, porque o Partition Magic comeu-me ficheiros de arranque do XP e tive que formatá-lo. Com o GParted nada disso.
Só lhe aponto um defeito: não consegue editar a partição do Vista, vá-se lá saber porquê… Pode ser que esta actualização corrija o problema.
Realmente ainda não encontrei melhor que este… sempre fez parte da minha colecçãozita de programas para fazer o setup dos PCs regularmente
Olá!
Estou com um note Positivo q veio com o Linux Mandriva. Não manjo naaada de Linux e não sei como particionar, formatar e tals pq quero instalar o XP SP 2 nele.
Alguém pode me ajudar ?!
Valew!
Je