Google Chrome com sincronismo de bookmarks
Foi disponibilizada hoje uma nova versão do Google Chrome com uma fantástica novidade.
Ainda não são os tão desejados plugins mas isso está a caminho! Passou a estar disponível um mecanismo de sincronismo de bookmarks.
E uma vez que este é um browser da Google nada melhor do que usar a sua conta Google para guardar os seus seus marcadores.
Passa então a estar disponível um mecanismo automático que nos permite guardar e ter apenas num local os nossos bookmarks. Infelizmente este mecanismo funciona apenas e só para o Chrome e não permite termos os nossos bookmarks centralizados e disponíveis a todos os browsers que usamos. Mas ferramentas dessas estão a caminho.
Para já temos de nos congratular com a nova funcionalidade disponibilizada.
Mas e como activar esta nova funcionalidade? Muito simples, basta invocar o Chrome com uma flag especifica. Essa flag é --enable-sync.
Editem portanto o atalho que usam para chamar o Chrome e alterem o comando.
Passaria a ser algo parecido com o seguinte:
"C:\Documents and Settings\psimoes\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --enable-sync
Depois de alterarmos o comando temos de fechar todas as janelas de Chrome que tenham abertas para que passem a usar o comando definido.
E passam a ter disponível mais uma opção no menu Personalizar e Controlar o Google Chrome (o menu da chave inglesa), é a opção Sync my bookmarks...
Escolham então essa nova opção e é-vos mostrada uma caixa onde devem introduzir os dados de acesso à vossa conta Google (ou podem criar uma conta através dessa caixa).
E pronto, está feito!
Se decidirem desactivar e reactivar o sincronismo são então brindados com uma nova caixa que vos indica que vai ser efectuado um merge com os bookmarks guardados e os novos.
Naturalmente que esta nova funcionalidade está apenas disponivel nas versões de testes do Chrome. Para activarem a utilização dessas versões devem usar o Dev channel .
Podem ler um pouco mais sobre estas versões num dos nossos artigos sobre novas versões do Chrome.
Homepage: Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Engraçado, mas eu pensava que indo às opções em qualquer browser era possível guardar uma cópia dos favoritos… devo estar enganado e o Google fez o achado do século, UAU!
O sincronismo de bookmarks foi tão boa descoberta que quase me fez esquecer que o Chrome sem os plugins é, apenas, mais um browser banal… foi por pouco…
Get real!
FIREFOX RULES!
O Opera tem isso há muito tempo!!!
Oh jovem…o objectivo não é obter uma cópia dos favoritos…isso todos os browsers tem de início…é o que se chama ‘ser da praxe’…
A inovação que o Chrome trouxe é sincronismo de favoritos, que é algo diferente…aqui o objectivo é ter os teus favoritos guardados numa conta, para ter acesso a eles noutro computador, ou seja, é como se não tivesses saído o lugar…comodidade a 100%…ou como alguns chamam…preguiça… 😛
E outra coisa…pluggins não é tudo na vida… Get real! 😉
[]
Parece que finalmente entendeu a novidade!
Obrigado pelo esclarecimento nfvp
“E outra coisa…pluggins não é tudo na vida… ”
Lol, deves andar muito a leste do que se passa. Os plugins são aquilo que tornam um browser qualquer no NOSSO browser. É a diferença entre um carro alugado e o nosso carro, entre dormir num hotel e na nossa casa, entre comer num tasco e comer da comida da nossa mãe. Plugins é tudo na vida, e não à volta a dar. Entendo que haja pessoas que discordam, mas lá está, é como tudo na vida, há sempre alguém que desconhece.
E o amigo Eri não errou meu caro Wattson (isto é, nfvp :D). O Opera tem isso e muito mais há mais tempo com o Opera Link. 😉
Mas o Opera já tem isso! É isso mesmo!
Você pode acessar teus favoritos em qualquer lugar do mundo através de uma conta.
Isso que o Chrome está fazendo não é inovação. É a adição de uma funcionalidade que considero importante num browser.
“A inovação que o Chrome trouxe é sincronismo de favoritos”
Como ja disseram: Opera ja traz isso por defeito (sem plugins) ha ja algumas versões…
Até ao final deste ano, teremos o Chrome melhor que o Firefox… vai uma aposta? 😀
Espero para ver…
Não acredito nisso!
Seja como for é um bom browser!
Não digo este ano…mas no próximo, disso não hajam dúvidas… 🙂
[]
Pobres mortais!!!
Isso nunca vai acontecer!!
Concordo.
😀 tem potencial.. mas até ao final do ano é cedo…
Continua a ser stressante ter que clicar em cada pasta de bookmark para a abrir em vez de fazer “hover to open” como faz o Firefox e Internet Explorer…
Eu não tenho que clicar nas pastas, basta sobrepor o rato que ela abre..ah, mas eu uso o CHROME!=D
Sério? Bem, só se for uma edição em desenvolvimento porque estou neste momento a usar a oficial e não abre as pastas com a passagem… obriga-me a clicar em cada pasta… 🙁
Tou a referir-me as pastas dos bookmarks da barra que aparece ao clicar em [CTRL – B]
Hum?
Sem leitor RSS e sem barra de pesquisa dedicada? Como é isso possível?
E sem “earch as you type”, também.
Só com plugins, e mesmo aí vai demorar uns aninhos.
Leitor RSS? Ainda não tem mas talvez virá futuramente com integração ao Google Reader.
Barra de pesquisa dedicada? Please… A barra de endereço serve para pesquisar e já é bom. (Algo passível de se fazer nativamente também no Opera há mais tempo). E o search as you type também está lá. 😉
“Leitor RSS? Ainda não tem mas talvez virá futuramente com integração ao Google Reader.”
Esses “talvezes” são muito bonitos. O que é certo é que já temos a versão 4 para testar e não se vê nada.
“Barra de pesquisa dedicada? Please… A barra de endereço serve para pesquisar e já é bom.”
Ui! Uma boazura que eu vou ali e já venho! No Firefox tenho vários motor de busca logo ali (Google, Google Images, Wikipedia (en), Wikipedia (pt), Wikicionary (en) Wikicionary (pt), Dicionary.com, Thesaurus, Torrentz, Youtube, Google Translate, entre outros, no meu caso, mas dá para personalizar, obviamente), e se quiser posso seleccionar uma palavra ou uma frase e arrastar directamente para lá e escolher onde procurar. Como o chrome funciona pode ser “bom”, mas como o Firefox trabalha é absolutamente soberbo.
“E o search as you type também está lá.”
Está? Peço desculpa pela imprecisão então.
O IE6 também tem barra de endereço e pesquisa integrada. 🙂
o delicious é um site com a mesma funcionalidade. voce armazena seus favoritos online e pode compartilha-los com seus amigos.
http://www.delicious.com/
usando um plugin, é possível sincronizar automaticamente no seu firefox.
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/3615
vai ai a dica
parabens pelo site
o chrome melhor k o firefox??? hahahahahahhahaha =)) e de rir 😉
pa smn ta nos contemporaneos xD
so os extras do firefox xegam pa essa banalidade do chrome
até o IE é melhor =)
Isso pode ser novidade somente no Chrome!
Uso o Opera e ele é muito personalizável, inclusive tem o sincronismo, não só de bookmarks, há tempos!
Mas, que bom que o browser está crescendo. Tem um longo caminho ainda. O Chrome vai continuar unicamente num nicho específico. O objetivo do Chrome é ser simples e rápido então ele nunca vai chegar aos pés do Opera ou Firefox em termos de funcionalidades.
Já agora, não sei se já foi falado mas o Firefox não tem apenas o Xmarks para sincronismo… a parte boa do Xmarks é ser possivel o sync entre varios e diferentes browsers…
Mas o Firefox têm um sistema de sincronismo que até grava as janelas actualmente abertas e se abrir-mos noutro computador, o sync vai buscar essas mesmas janelas no ponto onde ficamos…
WEAVE (Mozilla Labs)
http://labs.mozilla.com/2007/12/introducing-weave/
O bom do Chrome e da google não é aparecer mais esta funcionalidade, mas sim, incorporar tudo num browser, sem ser preciso andar a pesquisar o que já existe.
Era um grande apreciador e utilizador do firefox, mas tenho que reconhecer que este browser consegue fazer de forma mais simples e de raiz o que o FF faz com os addons…
Um bom exemplo, é o addon falado (Xmarks) para o FF que faz exactamente o mesmo que esta nova func.
Outra grande funcionalidade é quando existe algum problema com algum script que bloqueia o browser, no FF as Tabs todas fecham-se visto que está tudo num processo. No Chrome isso já não acontece, visto que cada tab é independente das outras, bloqueando apenas essa tab e continuando a navegar com as outras..
Temos é que ter calma… o Firefox já tem alguns aninhos, o Chrome nasceu à muito pouco tempo… mas que vai ser melhor, acredito que sim
Subscrevo, aplaudo, um ano e anda tudo no Chrome.
Uso todos os browsers por motivos profissionais, mas a minha preferência sem duvida é o Crhome.
Não tem addons? Pois não, mas também não foi das primeiras funcionalidades do Firefox, e como todos sabemos para lá caminha. Aposto que mal os addons sejam mais uma funcionalidade do Crhome, em menos de 6 meses 90% dos principais addons do FF vão estar no Chrome.
A equipa da Google é fantástica, um exemplo é o Android, saiu e é ver agora o Android Market, até chateia saber o que instalar.
so o extra do skip screen pa sakar de rapidshare,megaupload, etc e do melhor 😉
e so deixar as paginas abertas e akilo e sempre a sakar 😉
gostava d ver isso no chromo xD
O Opera Browser já tem isso ah muito tempo atras!!!
Nossa ninguem gosta do Opera por que ele é completo ou o Opera é completo porque ninguem gosta dele?
Abraços!
ah testem o Opera é show de bola!
Também podem aceder aos vossos bookmarks no Google Docs. 🙂
A única coisa boa do Chrome é a compilação do JavaScript (o que faz com que muitas páginas Web 2.0 sejam mais rapidas) e a divisão das tabs em processos separados. De resto, não ganha em nada ao firefox…
Viva,
Eu fiz recentemente o update ao Chrome e neste momento tenho instalada a versão 3.0.195.6. Já coloquei a flag no arranque do programa, mes mesmo assim não me aparece a opção.
Será isto normal?
Obrigado.
É normal porque não estás a usar a ultima versão disponível.
Tens de usar a 4.0.201.1. Faz update ao Chrome e não te esqueças que antes tens de mudar a tua versão Dev, recorrendo à ferramenta Channel Changerque se encontra em http://chromium.googlecode.com/files/chromechannel-2.0.exe
Fiz o que disseste e resultou, já cá tenho a opção de Sincronismo.
Obrigado.
Começo a gostar mais do opera até consigo ver o meu correio do gmail mais rápido sem os tais “plugin”. O Opera a abrir as vezes nem chega a um segundo. No entanto também trabalho a par com o firefox. Fazem uma dupla lixada. O crome de vez em quando utilizo mas não tem a mesma importância para mim que o Firefox e opera. Quanto ao I.E. só mesmo em ultimo caso e através do Firefox através do I.E. Tab lol
Queria dizer ver o meu correio do gmail no gestor de contas de correio do opera que vem nas ferramentas
Vale a pena este browser?
Pra min não vale!
Boas,
Estive a procura de onde estavam sendo “guardados” os meus bookmarks e por curiosidade não eram guardados no Google Bookmarks, mas sim no Google Docs.
Fica a dica.
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
E um gmail manager no próprio browser também lhe ficava bem uma vez que é um produto Google. Essa é uma das razoes que me prende ao firefox.
Fico com o firefox e o foxmarks.
Depois de ter instalados o chrome o picasa e o Google earth fui obrigado a desinstalar todos, a Google conseguiu tornar os seus softwares insuportáveis por causa do Google up-date toda vês que inicializava o sistema lá estavam duas até três aplicações (Google up-date) rodando com o sistema mesmo após fechar no gerenciador passavam-se 5 minutos e lá estavam novamente o mais impressionante é que depois de desinstalar todas as aplicações e reiniciar o sistema lá estava o Google up-date rodando sem nenhuma aplicação do Google instalada a única maneira de eliminar o problema foi desinstalando no registro manualmente fica a pergunta. O Google up-date atualiza os seus softwares instalados na maquina ou o seu banco de dados com informações pessoais dos usuários???
Google up-date nunca mais!!!