Google Chrome 2.0.162.0 Beta
Há quem diga que os navegadores serão, em breve, sistemas operativos capazes de gerir todas as necessidades dos utilizadores. Serão pontes entre os sistemas actuais no futuro, os Cloud systems e a máquina física do utilizador, seja ela de que potência e serventia for.
A equipa que desenha o Chrome sabe que isso será brevemente uma necessidade. Nota-se que toda a estrutura dos produtos Google têm uma vertente camaleónica, conseguindo num ínfimo piscar de olhos, transfigurar os serviços e adaptar para a necessidade presente.
Assim se passa com este promissor navegador. Os engenheiros do Google estão a equipar o browser com critérios e filosofias já conhecidas no mercado, procuram o equilíbrio entre o rigor da construção e a ampla satisfação de necessidades, por isso têm um pouco de cada browser já presente há muito na Internet.
Para experimentar esta nova versão, deverá utilizar o Google Chrome Channel Changer e subscrever o canal Dev, passando assim a receber a últimas actualizações, ainda que possivelmente instáveis, do Google Chrome.
Mais informação relativa ao changelog ver aqui.
Chrome para outros Sistemas Operativos: O Chromium é o projecto open-source em que se baseia o Chrome, e o CrossOver Chromium é uma "portabilidade" do Chromium para Linux e Mac, que existe não para substituir o seu browser, mas para provar e demonstrar as capacidades do Wine como ferramenta para migrar rapidamente software de Windows para Linux e Mac.
Mais informação: CodeWeavers
Google Chrome para Apple Mac OS X:
Google Chrome para Linux:
- CrossOver Chromium para Ubuntu e Debian [32bits]
- CrossOver Chromium para Ubuntu e Debian [64 bit]
- CrossOver Chromium para Red Hat, Mandriva e Suse
- CrossOver Chromium para outros sistemas Linux
Licença: BSD Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: Google Chrome 2.0.162.0 Beta [8.68MB] Download: Portable Google Chrome 2.0.160.0 [15.32MB] Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Ainda nao consegui bem saber a finalidade disto :S
O Chrome faz updates quase todos os dias… é bom ver um software bem activo… mas tambem muito activo já é abuso XD
O que eu acho piada é a treta completa que é dizer que os browsers vão ser sistemas operativos. Seria mais correcto dizer que os SITES vão-se tornar aplicações no nosso computador.
Neste preciso momento da história da internet temos uma encruzilhada. Há dois caminhos para seguir e só podemos ir por um lado:
– A incorporação da internet e dos seus vários sites no nosso sistema operativo, um pouco como o Prism funciona, em que temos atalhos e funções no nosso sistema operativo que funcionam com base nos sites e em serviços online (tipo ter um atalho para abrir o gmail, que está instalado no nosso pc, o gmail mesmo, o da net, ou a uma suite de trabalho online que está no nosso pc).
– A incorporação do nosso sistema operativo na internet e nos sites (ter suites online que acedemos através do browser, ou galerias de fotos, ou vídeos ou assim).
A questão prende-se agora nos recursos que temos. É basicamente IMPOSSÍVEL para qualquer consumidor final ter um sistema operativo online. Nem com uma net de 100Mb ia ter uma velocidade de trabalho suficientemente boa para justificar a substituição de aplicações locais.
Eu cá ainda continuo a preferir o velhinho Firefox… 🙂
Abraço,
———
http://www.best-cine.com
@OLA
o Google Chrome tem actualizações semanais, chegando a ter mais que uma por semana, mas estes são actualizações beta e possivelmente mais instáveis, tanto que tem que se mudar o canal de actualizações.
@Morbus
Com o crescimento em massa da Internet e o desenvolvimento de novas tecnologias, este conceito de Sistemas operativos em breve será totalmente viável. É de lembrar que a coisa de 10 anos atrás muitos de nós tinham pcs que eram envergonhados e ultrapassados por muitos PDAs e telemóveis que se fazem hoje em dia.
Penso que também deverias visualizar isto: http://www.glidedigital.com/ (não era bem este que queria mostrar mas não me lembro do link do outro site que vi á meses, e não era em flash)
cumprimentos
O Chrome está interessante, sim senhor.
usei-o à tempos, quando o instalei… mas só 1 ou 2 dias.
Há 2 semanas atrás quando o actualizei para a ultima versão, achei que estava bastante melhor… e usei-o por 3 dias seguidos, quase sem recorrer a outro browser.
Mas depois cansei-me…. e voltei ao FF.
Uma coisa que me irrita um bocado, são os separadores estarem tão em cima, no topo, por cima de tudo. Gosto deles num nivel mais baixo, mesmo encostado à página visualizada. Parece-me mais prático para o utilizador.
Mas vai no bom caminho…
Uso o Opera desde à muitos anos e recomendo a 100%. Nem me dei ao trabalho de testar o Chrome, embora seja do google, não podem querer destornar quem anda no mercado dos browsers web à muitos anos. É normal que uma empresa que só se dedica a browsers tenha o melhor software nesta categoria, isto na minha opinião!!
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
Finalmente para Ubuntu!
@ JGomes
A questão põe-se AGORA. Em 2019 vamos ter processadores híbridos com capacidades absurdas, motores gráficos que trabalham a nível atómico (já os há), sistemas operativos modulares generalizados, com várias camadas de software, INCLUINDO múltiplos layers de kernel, vamos ter smartphones tão avançados que dão para tudo o que hoje um desktop faz, vamos ter social networks tão complexas e eficazes que a única coisa a impedir um inevitável monopólio de uma única corporação vai ser a inter-operabilidade e já não vai haver consolas (enfim, não vai haver plataformas fechadas). Em 10 anos vamos ter sistemas tão avançados que nem a fibra óptica mais avançada dessa altura vai poder ultrapassar o bus de cada computador e a sua velocidade de transferência e processamento de dados. Nessa altura talvez as pessoas tenham tudo online porque afinal de contas a net móvel deles é suficientemente boa para não se terem que preocupar em carregar a memória dos seus PDAs com coisas que sacam da internet para usar e depois apagam, apenas para sacar outra vez quando quiserem usar de novo. Nessa altura não vai haver chrome, nem Firefox, e provavelmente o Internet Explorer já vai ter outro nome diferente.
Antes disso tudo, ainda vai ter que haver muita alteração social e financeira. Na américa talvez, e em hong kong, tokio e assim. Nas grandes centrais europeias e tal. Generalizado? Nem pensar.
Isto é que é falar e não dizer nada 😛
Eu tenho experimentado no meu netbook a última versão oficial (não estas betas que têm saído semanalmente) e há 2 pormenores que fazem com que o Chrome ainda não seja o browser principal (apenas no netbook, porque no PC tenho o Firefox a bombar):
1 – O acesso aos Favoritos/Marcadores continua muito pouco desenvolvido
2 – Uso muito o Gmail para receber uns videos, pdf’s, etc, e tenho o hábito de apenas abrir os anexos (não tenho interesse em grava-los num disco, ou pen), mantendo apenas os mails mais porreiros… Mas com o Chrome não temos essa opção… Apenas temos a opção de visualizar pelos Google Docs, ou gravar no disco… Grande falha a meu ver!
Alguém mais é desta opinião?
@morbus
eu entendo o que queres dizer, mas agora o conceito está no inicio, e para além disso é pouco utilizado (muita gente desconhece isto por agora), mas irá evoluir com o tempo, e com o tempo a tecnologia acompanha e evolui.
neste momento exacto são poucos os serviços de sistema operativo online, e os poucos que existem são limitados a nivel de funcionalidade.
Agora nao me perguntes como será em 2019 a tecnologia (pode ser que o mundo acabe em 2011 ou 2012 como têm dito a uns anos atras lol.)
@Jay Jay
O browser é novo, ainda vai sair uma versão que suporta extensões. Depois disso estimo que começará a chover novas extensões como existe actualmente para o Firefox
ps: gosto do teste acid3 nesta ultima versao, começa por dar 99/100 LinkTest FAILED, depois da sempre 100/100 LinkTest FAILED. Está quase quase lá! :p
Utilizo em maquinas Win desde o primeiro dia. Gosto bastante, pena, ainda não funcionar a 100% no Seven, mesmo assim é o meu browser principal nesta maquina
Para já… firefox ainda 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
A versão normal deste Chrome ocupa muito! LOL