GitHub vai matar o Atom no final do ano para dar espaço ao VS Code da Microsoft
Para além da excelente plataforma dedicada à programação que é, o GitHub ainda dá aos seus utilizadores as ferramentas necessárias. Foi assim que surgiu o Atom, um dos editores de texto mais conhecidos nesta área da tecnologia.
Com a sua compra pela Microsoft esperavam-se já algumas mudanças, que acabaram por tomar forma. A mais recente veio com o anúncio de mais um fim, desta vez do Atom, que dá assim espaço para o VS Code e para o Codespaces.
Quem está ligado ao mundo da programação conhece certamente o Atom. Esta proposta do GitHub veio mudar a forma como os editores de texto são criados e disponibilizados aos utilizadores. Ao ser a primeira grande app a ser criada na framework Electron, mostrou bem o caminho para muitos que vieram depois.
Totalmente personalizável, este editor de texto tem a capacidade de reconhecer linguagens de programação e ajudar os utilizadores a desenvolverem o seu trabalho de forma mais simples, mais lógica e de forma muito mais organizada.
Tendo tudo para ser um sucesso, e acabou por o ser, vê-se agora numa situação anormal e estranha. O GitHub resolveu colocar um ponto final no Atom e dar espaço para outras ferramentas que a Microsoft tem disponíveis para os programadores.
Este é na verdade um caminho que era esperado ou até pensado, visto que as duas plataformas estão a concorrer entre si. O VS Code parece ter ganho uma visibilidade maior, fruto da sua origem, e por isso será a proposta vencedora e que será recomendada para o futuro, quer pelo GitHub, quer pela própria Microsoft.
Do que o GitHub revelou, o fim do Atom está programado para o final deste ano. No dia 15 de dezembro de 2022 será descontinuado e perderá todo o suporte que existe. Nessa data os seus repositórios deixam de estar ativos e são arquivados, estando ainda assim acessíveis.
Este último ponto é certamente uma possibilidade para que a morte do Atom não aconteça. Este pode ser repescado e desenvolvido por outros programadores, ganhando uma nova vida. Ainda assim, as alternativas não faltam, desde o VS Code até ao Sublime Text, passando pelo mais tradicional e conhecido Notepad++.
Este artigo tem mais de um ano
Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Microsoft só sabe destruir..que é que podíamos esperar de uma empresa como essa..
Porquê?
Sendo que o github é da Microsoft e sendo que o VS Code tem as mesmas funcionalidades e capacidades que o Atom mas um pouco melhor, pelo menos ao nível de performance, não existe nenhuma vantagem de continuarem a desenvolver duas ferramentas exactamente iguais e a dar suporte às duas.
isso é verdade.
Também é verdade que para esse objetivo, não compravam para destruir. a não ser por má fé.
Faz fork e mantém o projeto tu mesmo. Nada te impede. Ou és de aqueles que só vive do trabalho dos outros?
Não tem nem sentido tal afirmação 😛
Como assim?
Se há algo onde a M$ tem DADO muitos recursos é aqui, o vscode é uma alternativa GIGANTESCAMENTE superior ao Atom (para mim não é so “um pouco” tbh), não fazia sentido algum continuar a suportar algo que foi muito pouco adotado.
O vscode é open source e ativamente desenvolvido com carradas de pluigns da comunidade e da própria M$ (alguns dos melhores são mesmo da M$)
Só se trata de assumir que vão desistir de algo que a muito já estava morto.
Eu uso macOS e vscode é uma ferramenta imprescindível, usei o Sublime também durante anos, e testei o Atom, mas nunca trouxe nada de melhor que o Sublime e perdia imenso em performance, o vscode veio resolver isso e a ligação com o github é excelente.
Atom era mm mt lento, especialmente ao lado do sublime. O electron n estava suficientemente optimizado para este tipo de utilização
Adeus atom, so falta o celeron e os pentium. O meu 5800x agradece
????
Não estamos a falar de processadores, mas sim de um editor de código.
atom , nunca ouvi falar , isso era para utilizadores windows?
Não. É multi plataforma. Era um dos principais editores baseados em electron, antes do VS Code aparecer.
bye atom.
????
Não estamos a falar de processadores, mas sim de um editor de código.