GetDataBack – Recupere os seus ficheiros perdidos
Actualmente é importante estar informado para conseguirmos usar as ferramentas certas e minimizar as perdas de tempo, aumentando com isso o workflow que por sua vez aumenta claramente a rentabilidade. Na minha área profissional, estar actualizado e ter as melhores ferramentas de trabalho, tanto a nível de hardware como software, é fundamental.
Certamente este meu principio é comum a muita gente e quando não sabemos... nada custa em perguntar a quem nos pode ajudar. Recentemente, um dos meus clientes ligou em pânico que um dos seus servidores havia encomendado a alma ao criador e... pois cópias é coisa para quem tem tempo, dizia-me ele.
De facto o disco tinha avariado e o que lá estava poderia não ser recuperado. Depois de verificar a parte electrónica do disco, de procurar algumas horas por um disco igual para substituir a board, chegou à vez de "olhar" para dentro e verificar se era recuperável o que lá estava. Conheço vários programas que já usei para variados fins, mas decidi seguir uma dica que li num comentário do Vítor M. há uns tempos aqui no PPLWARE.COM.
Comprei o GetDataBack para o sistema NTFS e, depois de ligar o disco numa estrutura slave, lá o meti a recuperar o que poderia ser recuperado, estava com fé que algo seria aproveitado, principalmente precisava chegar aos ficheiros da BD no cliente... este continuava com tensões altas e suores frios. Mãos à obra.
É importante realçar, que o software deve ser instalado num disco diferente daquele que queremos recuperar dados. Nem sempre são avarias, mas também formatações ao disco errado.
A nível de interface, o GetDataBack é bastante intuitivo e de fácil utilização.
Neste primeiro ecrã, temos as opções sobre o tipo de recuperação que queremos efectuar, desde as opções de "default" se não soubermos o que aconteceu ao disco, até caso tenhamos formatado o disco e instalado um novo sistema operativo.
Esta escolha é importante, pois ajuda o programa a optimizar o tipo de acção a realizar.
Neste caso escolhi "Ficheiros danificados / formatado".
Ao clicar no "Next", ele efectua uma pequena pesquisa para identificar as unidades de dados existentes. Neste ponto escolhemos o disco do qual queremos recuperar os dados.
Após seleccionado o disco, o programa começará a procurar todos os ficheiros existentes no disco, incluindo aqueles que foram apagados ou se encontram inacessíveis.
O programa entra no passo 2 (sectores do disco). Caso exista mais do que um sector, o trabalho torna-se mais complicado, pois é necessário recuperar sector a sector. No caso deste exemplo, temos apenas um sector. Seleccionamos então o sector a "recuperar".
E é neste momento que a "magia" acontece. Os ficheiros começam a ser recuperados.
O tempo de recuperação é variável, pois depende do tamanho do disco e vai desde 10 minutos até dias. No meu caso foi um tempo intermédio.
Após finalizar este processo, temos acesso a todos os ficheiros e pastas recuperadas.
PS: Neste caso os nomes são mais "estranhos" devido ao tipo de disco que estava a recuperar, mas o normal é aparecer o nome das pastas mais comuns, como por exemplo "Os meus documentos", "Ambiente de Trabalho", etc.
Agora basta seleccionar os ficheiros que precisamos, e fazer o famoso "copy / paste".
E desta forma simples conseguimos recuperar ficheiros que aparentemente estavam perdidos. O cliente não teve um colapso, aprendeu uma lição e eu realizei o meu trabalho com sucesso. Se este passo falhasse ainda haveriam algumas acções a fazer, até ao ponto de ter de o enviar para laboratórios especializados... mas primeiro quis ver se seria viável usar esta ferramenta, poderosa e intuitiva.
Não foi um trabalho complexo, a parte de recuperar os dados do disco, tendo em conta a pouca fragmentação e a estabilidade dos dados, pior mesmo foi conseguir um disco igual... mas o "lixo" nem sempre é para despejar e no meio de tantas máquinas de retoma, lá estava uma com aquilo que eu precisava.
Assim, este programa passou a ser para mim, a minha principal/inicial ferramenta na recuperação de dados.
NOTA: Este programa, como na maioria dos programas de recuperação de dados, serve somente para avarias lógicas ou de software, caso a avaria seja física, não há nada a fazer a não ser levar o disco a uma empresa especializada (é a minha sugestão).
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Windows Xp/Vista/Win7
Download: GetDataBack 4.21 [2.5MB]
Homepage: RunTime
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom. Já me deu muito jeito também pelo menos umas duas vezes.
Este nunca experimentei mas milagrosa foi a recuperação que necessitei e consegui fazer a um disco avariado, recorrendo ao r-studio data recovery
Boa tarde
Os meus cumprimentos pelo teu post , já conhecia o software mas felizmente nunca precisei dele .
Continuação de um bom dia
Serva
Sem dúvida o melhor de todos. Já alguns anos que tenho vindo a usar para recuperar dados em discos problemáticos e este software´foi o único que me deu 100% recuperação de dados importantes, inclusivé algumas vezes recuperou dados com mais que 2 anos desde a sua eliminação.
Comprei este programa e estou bastante insatisfeito. É lento, a listagem de ficheiros é horrenda. Uma confusão pegado. Interface nada friendly, na minha opinião é claro. Mas é assim é como tudo não valeu o dinheiro gasto existem claramente software livre bem melhor.
Obrigado e bom dia 😛
É lento e a listagem de ficheiros é um bocado caotica, embora bastante perceptivel. Mas geralmente a pessoa está se nas tintas para se é lento ou para o interface, desde que funcione… e este é o único que me tem safado muitas vezes.
Podes nomear alguns dos gratuitos que são melhores, pf? Um software que produza os resultados deste, mais rápido, que liste ficheiros de forma mais organizada E seja gratuito, seria ouro sobre azul 🙂
Obrigado.
PS: livra-te de dizer recuva 😛
Exacto eu falei precisamente mal do Recuva, e avisei para nunca mais pronunciarem aqui 🙂
Grátis não conheço nenhum, também procurei pouco. Falam muito bem também do Scavenger recovery mas é a pagar.
Este (getdataback) é confuso porque a informação que ele “le” está confusa, quando tu apagas algo assinalas que está apagado mas até escreverem por cima várias vezes, continua lá.
Este software consegue é fazer uma busca cega o que é tremendo.
O exemplo do recuva é mau precisamente porque ele “penso eu” so deve pesquisar ficheiros direitinho com extensao bonitos e saudaveis 🙂 e resulta como ineficaz. Pelo menos comigo foi o que me aconteceu.
Cumpts e lamento nao conseguir ajudar na componente
Confuso ou não a verdade é que funciona. é o meu software de recuperação de eleição e não o troco por nada deste mundo. E não sou nenhum “expert” de informática…
Embora use este tambe, o Stellar Data Recovery tambem ja me ajudou não so em Windows, mas Linux (para alguns daqueles aqueles NAS manhosos) e Mac (quando a malta formata a Pen em NTFS sem querer).
Decididamente não conheces este software!
Já recuperei dados onde todos os outros falharam.
Isso para mim basta.
Quando o assunto é recuperar dados, pouco me interessa o interface ou se software é lento… Desde que funcione, para mim tá bom!
Holy. O melhor
Holy é o nome de outro software deste género?
O GetDataBack é sagrado..
Sem dúvida mesmo um dos melhores!
Isto sim, agora o artigo ao RECUVA foi mesmo sem testa-lo porque é muito mau.
Parabens pelo conselho, podem confiar, este e mais 1 ou 2 ferramentas são de confiar.
Uso à quase 10 anos penso eu de que…à volta disso.
Calma, destas coisas estamos nós fartos de verificar 😀 para o bem e para o mal, claro que temos de dar a conhecer, para trabalhos de pouca monta, soluções gratuitas e algumas funcionam perfeitamente, nem que seja para recuperar dos cartões digitais as fotos dos bolos da avó que se apagaram sem querer….
Agora estas aplicações são de outro nível, mas também as damos a conhecer.
Abraço.
Uma pergunta que não sei é um bocado absurda…estes programas recuperam mais facilmente grandes ficheiros (de mais de 1 gb por exemplo) ou ficheiros pequenos? Ou é indiferente?
Cumps
Por norma tens mais facilidade em teres um ficheiro pequeno recuperado sem problemas uma vez que um ficheiro grande ocupa mais sectores do disco por isso há mais probabilidade desses sectores serem rescritos danificando o ficheiro que foi apagado e estás a tentar recuperar.
ok, obrigado pela informação 🙂
Cumps
Bem eu normalmente uso o File Scavenger mas sempre bom saber que existem outros.
File Scavenger e o GetDataBack são a melhor dupla: o que um não apanhar, o outro apanha.
já o utilizei varias vezes. penso que e dos poucos que relmente e bastante eficaz.
Boas,
Tenho uma máquina antiga que há uns tempos começou a dar problemas com a board e ficou encostada. Agora preciso de recuperar uns ficheiros.
Aquilo tem um windows xp com password de utilizador. Será que se montar o disco em slave nesta máquina (windows 7 64), consigo recuperar os “Meus Documentos” com esta ferramenta? Ou haverá uma ferramenta melhor para isso?
Provavelmente sim, é mesmo essa a melhor forma que tens de tentar. Usa este software e deixa-o a correr. Lembra-te para usar a vers
ao FAT32 visto que o teu disco muito provavelmente estará formatado em Fat32, mas posso estar enganado. Tens de confirmar depois de montar vai a propriedades do disco e ves la.
Cumpts
Vou experimentar. Thanks!
Fat32 em Windows desde do 95 que isso não acontece, usa a Versão NFTS
Mas não acedes a pasta porque tinha senha? Se for esse o caso basta alterares as permissões na pasta. Caso te de um erro, faz um CHKDSK.
E recuperar “dados” de um gravador de mesa Sony RDR-HX720 com disco de 160GB, quase completo de gravações, é possível?
É que o meu começou a dar HDD Error, fui a um técnico de informatica que disse que o sistema de ficheiros é diferente dos PCs actuais e não conseguia recuperar, mas verificou que o disco não tem falhas físicas.
Levei à Sony, mas eles não recuperam, só substituem o disco.
Alguém sabe como recuperar as 80 gravações que tinha no meu santinho gravador?
Obrigado
A solução que proponho, pode ser estranha, mas penso que seja a única solução…
Se o disco se encontra com um sistema de ficheiros diferentes, e já que não consegue recuperar, aconselho a formatar o mesmo em NFTS. Depois já consegue pelo menos utilizar um programa para recuperar os ficheiros….
No outro dia tive um disco que era quase impossível aceder ao mesmo, formatei-o e depois recuperei os dados.
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Obrigado. Nunca tinha pensado nisso. Em último caso é que o que vou fazer.
Bom post :), já usei e é bastante bom. Um que também costumo usar é o Minitool Power Recovery (existe uma versão freeware), já me devolveu vários gigas. 😀
Recuva FTW! e grátis!
Rstudio tambem é bom.
Gostaria de ter a vossa opinião para a recuperação de dados após uma avaria num disco, mais propriamente, a agulha que ficou encravada, nao arrancando, consequentemente, nao lendo.
Cumprimentos
Caro Nuno,
Isso é uma avaria física, como muito bem identificou. As avarias físicas, mais propriamente avarias nas cabeças do disco, são avarias que necessitam de uma intervenção especializada. Não aconselho em momento algum a abrir o disco e tentar reparar, pois a abertura de um disco rígido deve somente ser efectuada num laboratório com ambiente “controlado”, nada de pós, gorduras (dedos), electricidade estática, etc… Caso pretenda mais algum tipo de esclarecimento pode contactar-me para helio.moreira[at]pplware.com
Cumprimentos
HM
Grande GetDataBack é o que posso dizer. Já o uso há anos e nunca me falhou. Lembro-me de conseguir sacar info de um disco que só funcionava numa caixa externa e com a caixa na vertical. Foi um sofrimento mas ainda hoje ca tenho os dados. A interface não é a melhor admito, mas chega-se lá com relativa facilidade.
Uso várias vezes a nível profissional, pelo menos 5 programas semelhantes e este é o que menos recomendaria, até pode encontrar o que procuramos, mas sempre num confusão despegada e se for então files do querido Office então bem podem esquecer que metade vai ficar corrompido.
Com tantos comentários sinceramente quem não percebe nada disto não sabe no que pensar.
Eu sigo este site desde o inicio, mas desde que se meterem neste subdomínio… ai minha mãe qualquer dia vendem-se aos gurus das revistas cor de rosa da “pcgu qq coisa” e “enxame informatica”…
Apenas uma critica construtiva e continuem o vosso trabalho, mas tenho vindo a constatar este facto… e então os comentários dos pseudo-entendidos em tudo… irra
É pena porque eu vejo o PPLWARE como um marco em Portugal do melhor que se opina nesta área, mas é o que sinto.
Em relação ao programa experimentem o EASEUS Data Recovery e vão ver que não se arrependem… e alguns ficaram horrorizados com a vossa crença que tudo o que apagam fica apagado 🙂
PURA FANTASIA!!!!.. Está lá tudo 🙂
FORMATAÇÃO A BAIXO NÍVEL SEMPRE 🙂
Desculpem o desabafo… mas apenas pretendo o melhor para vocês
Força
LuisS
Isto do opinar é como qualquer outra coisa, cada um opina, como o LuisS opinou e, claro, uns pensam que sabem e outros sabem mesmo, apenas devemos saber filtrar e, quem sabe, devemos ajudar outros a encontrar o caminho e não, meu caro, não tem nada a ver com o sub-dominio (isso é mania da perseguição 😀 ) e sim somos mesmo um marco em Portugal e no mundo da lingua portuguesa.
Obrigado pela critica e seremos sempre mais e melhores… como temos sido desde que nascemos.
Abraço.
Pessoal, muita atenção:
ESTE PROGRAMA É UM AUTÊNTICO SALVA-VIDAS!!! 😀
o melhor programa para recuperação de dados de sempre!!!
Pode ser uma ferramenta muito útil, mas dar quase 100€ parece-me um abuso total
Bom dia
Esta ferramenta é interessante e gostava de saber se, entre os fieis seguidores do pplware (onde me incluo) há alguém que me possa ajudar. No meu local de trabalho temos um servidor de dados e uma série de pastas partilhadas bem como outros pc’s que partilham igualmente pastas. Por lapso, um colega apagou um ficheiro numa pasta partilhada. Pediu ajuda e… mistério! o ficheiro não estava na reciclagem do seu posto de trabalho, nem na reciclagem do pc onde a pasta existe fisicamente… alguém pode dar uma ajuda? Há software (de preferência freeware) para resolver este imbroglio??
Obrigado e bom dim-de-semana a todos
Neste caso, só o posso aconselhar a procurar o ficheiro com um programa deste género, como não há avaria nem foi formatado, em principio os programas grátis devem conseguir resolver a situação.
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Muito boa solução! Provavelmente um dos melhores neste tipo de task.
Espanta os mais distraídos, mas é perfeitamente possível, a não ser que a formatação seja “profunda”, aí não há hipotese.
Bom artigo.
Abraço
Eu por exemplo, tenho um cd de formatação “especial”, que se formatar o disco com aquele cd, a probabilidade de recuperar dados é praticamente nula…
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Meu deus, esquece isso por favor, não tens noção do que dizes. Se achas que isso é bom, então tens perdido muita informação. Se queres realmente recuperar não uses esse, só te irá recuperar os ficheiros em perfeito estado, com a extensão, e a maioria não fica assim quando é apagado ou quando passa um certo tempo.
Por favor não espalhes essa ideia do Recuva, deveria de deixar de existir, isto porque se não recupera tudo, as pessoas que o usam vão achar que não tem mais solução, e na verdade há muito melhores.
Ignora a outra resposta, a cookie nao funcionou bem, era para outro que defendia o recuva em cima.
Caros,
Já tive em tempos problemas com dois discos… em ambos os casos era a MFT corrupta.
Num dos casos consegui recuperar tudo com o TestDisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk) que é free.
Mais recentemente utilizei o Stellar Phoenix Windows Data Recovery (http://www.stellarinfo.com/disk-recovery.htm) que na versão free dá para “ver” os ficheiros, mas para recuperar há que pagar…
Em ambos os casos consegui recuperar mais de 200Gb de dados e com a estrutura de directorias e nomes dos ficheiros originais.
A mim já me ajudaram… 🙂
Abraço,
Gilito.
Por acaso ia comentar exatamente isso. A maioria dos discos que passam por mim tem sido o filesystem corrupto.
Boas alguem sabe como recuperar um disco externo?? a minha mulher deitou ao xao e agora ele liga e ouvexe um barulho mas nao da nada alguem me pode ajudar??
Bom dia Rafael,
Podem ter sido as cabeças de leitura que ficaram danificadas, mas a única forma de confirmar é levando a uma empresa especializada. De que zona do país és?
Cumprimentos,
Hélio Moreira
olá, a mim aconteceu-me o mesmo. Será que poderias indicar alguma loja na região de Coimbra e os preços que poderia custar?
alexbc arroba live ponto com ponto pt
Cumprimentos, Alex
Já esperimentaram o software “File Scavenger”?
Ele recupera os arquivos com os nomes de pasta originais e datas de criação e modificação.
Na semana passada um disco que tinha ligado ao computador de 500GB para Backups, acabou por deixar de funcionar, ou seja deixei de ter acesso ao disco, que tipo de ferramenta existe para conseguir obter a informacao perdida?
Tive em tempos uma avaria num disco. Começou a dar erros no acesso a ficheiros. Coloquei-o num ambiente totalmente seco(por intermédio de um desumidificador) durante 1 mês e voilá: não só deixou de dar erros como ainda hoje funciona. O disco neste momento tem mais de 10 anos. Portanto é uma possível solução para alguns males.
boas, eu estou a usar este progama para recuperar os dados do meu disco externo, mas depois para copiar para o pc pede licensa, nao era suposto isto ser gratis?
Costumo usar o EASEUS Data Recovery, não tem falhado!!
Não tenho tido necessidade de recorrer a outro software mas quando necessitar vou-me lembrar deste! 🙂
Queridos irmãos e Obrigado a verdade é que pagar, esses ganhos muito, eu encontrei o seu artigo não tem de continuar a escrever, não sei porque, mas eu espero que você possa continuar a aderir ao escrever, escrever este artigo é muito profissional, eu muito gosto. Eu também compartilhar com vocês o que eu conheço de um software de boa recuperação, yesterdata precisa ir a este site para olhar http://www.recovery-photo.com, esperamos ajudar a
é necessário liçenca para esse software?
cumps
pedro
bom tenho vindo a saber que o getdateback é muito bom, mas o que acontece é que eu apenas o quererei usar uma vez e não sei onde arranjar uma liçenca para tal.
se alguém me puder ajudar agradeçia
já agora se a liçenca fosse gratuito, era fixe, pois estou mesmo enrascado, preciso mesmo da informação que tenho num disco externo e não queria estar a pagar para recuperar os ficheiros
Alguem me ajuda, Cosegui achar os arquivos mas não consigo copialos. Como faço para copialos para meu pc?
Comigo está ocorrendo um erro com o GetDataBack for NSTF. Não estou conseguindo visualizar meus arquivos em meu HD Externo da Samsung, embora o espaço ocupado por testes arquivos esteja preenchidos, portanto, eles ainda se encontram lá. Pois bem, em um dado momento, quando o programa está efetuando a leitura dos ficheiros, aparece um erro. “Error 21 Bad Address Mark”. Eu gostaria de saber o que significa este erro. Eu clico em continuar, no entanto, ao fim do processo, meus arquivos não são recuperados.
Alguém pode me ajudar?
Um conselho, Faz backup de tudo o que conseguires em quanto é tempo, o HDD parece estar em “physical failure”.
É um bom software, já recuperou dados onde outros não conseguiram, mas tambem já falhou onde outros softwares de recuperação de ficheiros conseguiram que é o caso do Stellar Phoenix que tambem é muito bom.
No entando o Getdataback tem a particularidade de estar disponivel no hiren’s boot por ex. que dá um enorme jeito, no meu caso a nivel profissional.
De 1 a 5 dou 3,5.
Já tive a oportunidade de experimentar este software. Permitiu-me recuperar bastantes ficheiros excepto os ficheiros de texto (.txt).
Para quem quiser recuperar ficheiros existem alternativas não pagas, como é o caso do PCI File Recovery. Podem ver mais informações na seguinte página:
http://migalheiro.tk/OUTROS_RecoveryFiles.htm
Galera realmente funciona, ou seja salvou minha vida. No desespero levei meu HD na empresa HD DOCTOR, e lá me disseram que meu HD estava com os discos riscados, ou seja paguei R$ 180,00 para ouvir esta avaliação ridícula de que meu HD já era, que não tinha mais solução. Quando cheguei em casa instalei este programa e recuperei TODOS, isso mesmo TODOS meus dados.
boas, consegue recuperar disco em GPT? obrigado
Olá @perdo_m,
Segundo o site o GetDataBack é “apenas” compatível com NTFS, FAT12, FAT16, FAT32
ok, obrigado. por acaso nao conhece nenhum programa que dê para recuperar discos em gpt? é que ja experimentei alguns, consigo ver os ficheiros do disco no programa mas depois de recuperar nao aparece nada daquilo, só aparecem pastas com nomes de formatos de ficheiros tipo “JPEG”…
Ola pessoal
Eu que ha pessoal aqui com bons anos de esperiencia, tambem trabalho na area gostaria de trocar conhecimentos vice versa
Cumprimentos
J
q?
Será que É possível com este software recuperar pastas com fotos que foram cortadas do ambiente de trabalho para um disco externo? O disco avariou, levei ao técnico que conheço e não conseguiu fazer nada dele… portanto sem recorrer a empresas de recuperação de dados (onde o valor é exorbitante) seria possível tentar esta hipótese?
Bem eu usei este software durante 9 anos, muita das vezes recuperou dados perdidos ao apagados, a unica situação é que os ficheiros recuperados perdem a estructura original. Usei varios tipos de software e ainda tenho esses softwares.
Deixei de trabalhar na area no Ano Passado mas o conhecimento ficou. Se precisares de ajuda é so pedir
Se quiseres partilhar esses conhecimentos colocando um guia e dicas sobre isto, aqui no pplware 😉 fica o convite.
Era ótimo!
Quem me dera conseguir recuperar as pastas com fotos que cortei para dentro do disco externo. Quem sabe com algum software e dicas preciosas, chegava lá…