PplWare Mobile

FreeNAS 0.69

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. t@ndre says:

    5*s de artigo!!

    Muito bom, desconhecia por completo, ainda para mais porque já encomendei o disco portatil la para casa!

    Mui gracias!

    ————————
    http://www.sounatural.com

  2. Pedro Pinto says:

    Muito, muito interessante !!!!!!
    Parabéns Francisco Faísca pelo artigo.

  3. skilletron says:

    Eu já conhecia o FreeNAS à muito tempo. É uma boa solução, até mesmo empresarial… Para quem não quer gastar perto de 400 € num NAS da bufallo (que não é grande coisa) está é a melhor opção. Esqueçam DC++ para lans, usem FreeNAS, bem configurado, é excelente.

  4. anónimo says:

    Boa dica, o FREENAS merece ser divulgado.

    Alguém já tentou por o FREENAS a correr com uma placa PCMCIA?
    É que tenho aqui um portátil, mas a PCMCIA recusa-se a funcionar com o FREENAS…

  5. pedro says:

    o freenas tem erros nas permissoes…. por exemplo por ftp consegue-se aceder a pasta de outros users..

  6. BESTCINE says:

    Desconhecia por completo… Muito útil…

    Obrigado,

    ———–

    http://www.best-cine.com/

  7. eudasilva says:

    Artigo interessante.
    Excelente trabalho em geral no pplware.com.
    Mas já agora, um reparo: “Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação”
    Tá giro 😀

    Continuem com o be«om trabalho

    Cumps

  8. spulva says:

    LOLOL A cena da pen matou-me HAHAHAHAHHA

    Anyway ja tinha ouvido falar do assunto mas nunca aprofundei bastante, pode ser que agora com a casa nova eu me decida montar uma rede wireless lá em casa e use a tal ferramenta, para usar no mediacenter e no PC la de casa.

    Keep Going boa dica

  9. ... says:

    E uma dica altamente! Contudo, acho, que se fosse possivel, deviam fazer um tutorial completo, se possivel. O que consideram como pc velho e apto para desempenhar estas funções? É que tenho 2; um do tempo em que o Camoes via dos dois olhos, que deve ter um processador a 300 Mhz e outro, bem mais recente, com um pc a 800 Mhz. LOL. abraço e Obrigado!

  10. ... says:

    Vou dar uma besta de olhos nos FAQ’s da pagina do FreeNAS. 🙂

  11. Tenho aqui um Pentium III sem fazer nada… hei-de lhe meter isso em vez de andar com 500 cópias de músicas em vários pc’s/portáteis/discos

  12. zl says:

    Já uso faz muito tempo posso dizer que é 5*

  13. Blizard says:

    É uma alternativa para os velhos ‘monos’ que temos por casa!

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  14. Fábio says:

    Boa noticia!

    Mas será que este já dá para colocar permissões por pasta (user A só acede aos documentos A, user B aos documentos B, etc) assim como funcionam as permissões para Windows Server (a das pastas partilhadas)…
    Isto era para implementar backups no escritório, aproveitando as máquians mais obsuletas para o dia a dia.

    Obrigado!

  15. Andrius says:

    @ …

    Salvo erro, acho que esses teus CPU’s chegam e sobram para o FreeNAS =) uma vez (de raspão devo dizelo) ajudei o pai d um colega com umas experiencias e era para uma empresa de “tamanho” consideravel.. =)

  16. Nasp says:

    Já conhecia mas nunca experiementei, é util para aqueles que querem dar uso aos PCs mais velhos e não se importem muito com o barulho ou a energia gasta por estes…. No entanto existem alternativas melhores no meu entender, NAS como o ch3snas ou a dns-323…etc

  17. Jorge says:

    “Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso (…), na minha casa (…) (PIV c/3 discos c/320GB cada)” ainda bem que é um computador velhinho! 😀 😉

  18. Hélder says:

    montei isso lá na empresa há algum tempo e recomendo vivamente…

  19. Luís Santos says:

    Isso parece-me bem. Tive um PC a trabalhar como servidor de ficheiros ao qual acedia apenas por remote desktop, mas acabava por ser mais um PC ligado em casa e, devido ao S.O. instalado (um pequeno server baseado em linux, em consola apenas), ficava com o PC inutilizado para qualquer outra tarefa.

    Portanto, duas perguntas: o Free NAS pode ser instalado numa máquina virtual mantendo toda a acessibilidade? E possui sistema de “slots”, em que se pode configurar cada user ou grupo de users para aceder apenas a uma slot?

    A ideia é manter apenas o meu PC (que já fica ligado 24/24) mas não o sacrificar de todo. Assim, metia-lhe uma VM a correr com o Free NAS e tinha o problema resolvido.

    Obrigado 🙂

  20. Pad says:

    @Luís Santos

    Porque não montas uma rede? Penso que vai dar ao mesmo.

  21. Luís Santos says:

    Eu tenho uma rede montada, tinha 2 PC’s e 2 portáteis, e era complicado ter tudo organizado, porque ora sacava coisas dum PC, ora dum portátil, e depois tinha ficheiros espalhados pelos computadores todos e era uma dor de cabeça. Vendi um portátil e reformei um PC, até porque não tinha vantagem nenhuma em usar 2. Por isso a ideia era fazer do meu PC (que está sempre ligado) um servidor de ficheiros sem o inutilizar para outras coisas. Claro que posso ter o PC com pastas partilhadas, mas queria ter mais alguma capacidade de gestão que o Free NAS me podia dar. Metia-o numa máquina virtual e assim tinha os serviços todos encapsulados e desagregados: podia usar o PC à vontade, tinha a máquina virtual a correr com poucos recursos para estar sempre disponível e podia gerir ali todas as partilhas e armazenamentos.

    Como tenho o PC completamente aberto no router (está na DMZ), usar uma máquina virtual para o NAS também era uma forma de melhorar a segurança dos dados.

  22. user says:

    Boas tardes.

    Alguem poderia indicar-me um bom tutorial que explica-se como montar um ftp, com o freenas, e depois aceder remotamente com os users configurados?

    tnks

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.