PplWare Mobile

Evite o sequestro da sua webcam com WebCam On-Off


Autor: Mário Sousa


  1. YaBa says:

    Não consigo encontrar nenhum uso para a webcam do portátil.
    Desliguei o cabo e ponto (+1 ponto por desactivar tb o microfone).
    Mas é perfeitamente dispensável um software a “encher” e consumir recursos, um bom autocolante resolve o problema.

  2. Skr says:

    Se uma pessoa for ao gestor de dispositivos e desativar a webcam não é seguro o suficiente? Pode ser é um bocado mais chato.

    • AlexX says:

      É exactamente isso que esta aplicação parece fazer, não é mais que um atalho para activar/desactivar o driver da camera.

    • Miguel Oliveira says:

      também faço isso, mas gostava de saber se é completamente fiável

      • Mário Sousa says:

        Claro que que sim, podemos sempre ir ao gestor de dispositivos mas o programa pretende facilitar isso mesmo, em especial para os utilizadores que não o saibam fazer.

        Dos nossos testes o programa desactiva, efectivamente o driver da camera, deixando-a fora de uso em qualquer aplicação, como se não existisse.

        Quanto aos recursos que consome, além de portátil, o consumo de memória é diminuto enquanto estiver activo. Uma vez desactivado o driver podemos fechar o programa para deixar de consumir recursos e manter na mesma o driver desactivado.

    • Pedro says:

      Acredito que o programa seja indicado mais para pessoas que não possuem grandes conhecimentos informáticos.

      • YaBa says:

        Permite-me discordar.
        É quase o inverso, se não têm muitos conhecimentos informáticos metem um autocolante (vi a filha de um cliente (11 anos) fazer isso).
        Se têm conhecimentos, sabem que é irrelevante porque, como disse acima, há spyware que contorna essas medidas.
        Resta o meio termo 🙂

      • Mário Sousa says:

        Pedro, efectivamente. Em resumidas palavras mais de 70% dos utilizadores de PC em Portugal.

  3. thefrozeninspector says:

    Porque não simplesmente desativá-lo pelo gestor de dispositivos?

  4. Alex says:

    devmgmt.msc > dispositivos de imagem > desativar

  5. Mota says:

    Fita cola na câmera! 😀 haha

    É inevitável perguntar… Então mas os portateis não têm uma luz que se acende sempre que a web ta ligada? (sim eu sei que aqui estamos a falar de webcam’s usb!)

    • z says:

      existe portáteis (recentes) que não têm essa luz para alertar o utilizador

    • João Felix says:

      Se não estou enganado todos os portareis apple tem um luz verde que é activa por hardware. Ou seja nem é possivel hackar essa luz por software visto esta se liga por esta no mesmo circuito de alimentação da webcam. Se todos fizessem o mesmo chegavam e sobrava para medida se segurança. alias até cameras de telemovel deviam ter o mesmo sistema para que as pessoas não andam a gravar cenas na rua sem os outros perceberem.

  6. x says:

    Bem… gosto mais do meu metodo. Um bocadinho de fita adesiva e garantidamente não ha ninguem que consiga atraves da webcam do meu portatil

  7. KitKat says:

    Tanta coisa quando podem por fita-cola branca. Por favor….

  8. Miguel says:

    lol uma app para fazer isso? Isso faz o mesmo que ir ao gestor de dispositivos e desactivar o dispositivo o que nao invalide que um hacker a active novamente!

    A unica forma segura é um autocolante da Hello Kitty 😀

  9. PTO says:

    Não uso e penso que nunca usarei a webcam do portátil, por isso no meu caso um bocado de fita isoladora preta colada em frente da câmara é solução eficaz e barata.

  10. Alberto says:

    Colocando uma fita opaca ou um autocolante na camara não resolverá o problema?!

  11. Jijij says:

    Basta usar um mac que n ha malware…mas mesmo no windows so apanha malware quem saca cracks de jogos ou porno

    • Gerardo says:

      ou manda o computador para reparar… ou recebe phishing…ou mete a pen de um amigo… ou mete a própria pen que entretanto usou num computador infectado… ou usou redes públicas….

      ah! estes métodos são válidos para o teu maczinho também, com a agravante que nem protecção usas!

      Adoro sabichões!

      • João says:

        Gerardo

        No caso de isso tudo acontecer e o mac ficar infectado e eventualmente alguém tiver acesso há camera uma luz vai ligar, porque é activa for hardware e o utilizador vai saber.

        P.S. também adoro sabichões!

  12. Jijij says:

    Eu como sou compro todo o software e nao saco nada, n uso antivirus sequer. Na net sp vejo cultura

  13. Claudio Miguel says:

    E q tal colocar uma fitacola “escura” a tapara a camara. Simples … eheh!

  14. Anonimo says:

    Façam como eu. Para portateis ide ao sistema e desliguem o controlador.

  15. Gerardo says:

    Atenção que eu só vejo aqui comentários a dizer para desactivar a câmara, e comentários a dizer que é um método seguro e NÃO É!!!! Não acham que quem tem acesso a um pc para ligar a câmara também não tem para reactivar o driver ? Além de que se o Trojam/virus for específico para ligar a câmara e filmar, se isto de desactivar o driver se tornar comum, é só adicionar umas linhas de código só malware tipo: if driver off ——> on

    O método mais seguro é mesmo a fita cola…. ou desligar a net 😀

  16. José Agrião says:

    Tanta gente preocupada com as webcam dos seus computadores, mas ninguém se precoupa com as camaras do seu telemóvel. Inteligentes!

  17. Marco T. says:

    O streaming da minha câmara não deve ter grande audiência. Um gajo feio com olhos de sapo por causa das olheiras…. Um bocejo de vez em quando….

  18. Nulo says:

    Afinal só vou ter que fazer uma actualização do meu software. Vou ver ukéká de fitas decorativas/autocolantes de Natal e reformar a preta que jálátá há 3+ anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.