Disk Drill, facilidade e eficácia na recuperação de ficheiros
Um gesto involuntário, um erro de sistema ou simplesmente ataque de malware e os nossos mais importantes arquivos eliminados ou danificados, talvez até de forma irrecuperável. A quem nunca aconteceu? Algumas vezes, certamente, muitas vezes...com certeza!
Recuperar os dados pode ser complicado e stressante, mas não tem de o ser. Basta dedicar alguns minutos com o Disk Drill e é possível recuperar os ficheiros eliminados ou danificados, de forma eficaz para Windows e MAC.
O que é o Disk Drill
O Disk Drill é uma ferramenta para recuperação de ficheiros com um excelente nível de performance, ora por apresentar uma vasta lista de características e funções, ora por ter um notável interface simples de usar. Apesar de algumas funções apresentadas serem já avançadas, o Disk Drill investiu em tornar-se uma ferramenta simples para ser usada por qualquer utilizador, seja qual for o seu nível de conhecimento.
Assim, esta poderosa ferramenta é capaz de recuperar dados perdidos ou danificados no sistema em si (discos rígidos internos) e em dispositivos externos (cartões de memória, unidades USB, tablets, entre outros).
A perda de dados pode ter várias origens. Basta que acidentalmente esvazie a Reciclagem, ataques de vírus que danifiquem discos ou eliminem ficheiros, falhas de energia, partições corrompidas, etc.
O processo de instalação percorre apenas 3 passos até se finalizar e poder usar a aplicação, pelo que logo à partida é muito simples e rápida. Evita confusões pois é claramente fácil determinar qual a ação a realizar e em que disco e partição.
Interface e utilização
A interface é muito clara e intuitiva, pelo que encontrar a unidade de onde pretende proteger ou recuperar dados não podia ser mais simples.
O menu inicial revela logo à partida todos os discos existentes, incluindo os dispositivos de armazenamento ou outros dispositivos que estejam conectados ao PC:
- Pens,
- Cartões de memória,
- Câmaras,
- etc.
Assim como as partições que cada dispositivo possa apresentar.
Logo nesta janela é apresentado um esquema colorido onde constam as informações relativas a cada unidade, nomeadamente no que diz respeito ao espaço disponível, variando entre o vermelho (quando o disco está praticamente cheio) e o amarelo e verde, de acordo com a ocupação gradual.
Recuperação de dados
Existe um botão que indica inequivocamente a recuperação de dados, onde para além de se poder optar pela recuperação de dados, é também possível efetuar 2 tipos de verificação, uma mais rápida e outra mais profunda - Deep Scan -, sendo óbvia que a mais profunda tende a ser um processo mais moroso, pois a análise efetuada é mais detalhada, o que por sua vez trará resultados melhores, logo mais eficazes, para recuperações mais seguras.
Após esta análise ter sido efetuada, é possível visualizar a listagem de ficheiros que são de possível recuperação, podendo depois aplicar diversos filtros de pesquisa para facilitar encontrar o ficheiro ou tipo de ficheiros que se pretenda recuperar. E assim sendo, é possível afunilar o leque de opções determinando que a pesquisa decorra apenas sobre imagens, vídeos, áudio ou outro tipo de documentos. Pode ainda reduzir o campo de pesquisa, se indicar ainda o tamanho ou data dos ficheiros a localizar.
Câmara de recuperação ou Recovery Vault
No entanto, e para além desta função de recuperação de dados, o Disk Drill inova e apresenta aquilo a que denomina de “Recovery Vault” ou numa tradução livre, Câmara de Recuperação, que não é mais do que uma solução para proteção de dados, por forma se evitar dissabores futuros, isto é, proteger dados antes destes sofrerem qualquer tipo de dados ou perdas.
É possível ao utilizador determinar pastas que pretende proteger em antemão, assegurando assim que o sistema efetua uma cópia de segurança dos dados contidos nessas pastas.
Inicialmente terá de se autorizar a proteção de dados para que a Câmara de Recuperação seja ativada, e depois os dados que estejam protegidos por este “escudo” possam ser recuperados sempre e na eventualidade de acontecer alguma ocorrência anormal que possa conduzir à perda ou danos dos mesmos.
Com o Disk Drill não há qualquer dúvida acerca do controlo que o utilizador tem sobre a proteção e recuperação de dados.
O DisK Drill reúne em si algumas funcionalidades que o definem como ferramenta imprescindível para quem enfrenta o danoso mistério de dados eliminados ou corrompidos.
Por um lado, o interface intuitivo e fácil e a eficácia de resultados já chegavam para convencer os utilizadores, o sistema de recuperação de partição combinado e complementado com o sistema de proteção de ficheiros elevam a fasquia na diferenciação face às demais ferramentas existentes com o mesmo propósito.
Vídeo
Disk Drill Free e Disk Drill Pro
Existem várias versões disponíveis, sendo que as funcionalidades básicas são muito semelhantes.
A versão gratuita permite efetuar pesquisas nos discos existentes no computador e a recuperação de cerca de 100 MB de dados, seja qual for a origem dos mesmos, perdidos ou eliminados.
Já a versão profissional elimina o limite de dados recuperados e permite usufruir dos vários tipos de análise (rápida e profunda - Deep Scan) e a pesquisa por partições danificadas e reconstrói a estrutura de mais de 300 formatos de ficheiros assim como o suporte de todo o tipo de ficheiros (FAT32, NFTS, exFAT, EXT3/4 entre outros).
A versão empresarial é orientada para empresas que pretendem rentabilizar a recuperação de ficheiros. Esta versão reúne todas as funcionalidades anteriores como adicionalmente tem acesso a uma linha de apoio prioritário junto da CleverFiles (quem desenvolve o Disk Drill) e elimina o limite de utilizadores.
Mas que não desesperem os utilizadores do macOS, uma vez que existe também uma versão dedicada para eles com todas as funções, sem exceção, o que torna esta aplicação polivalente em diferentes sistemas operativos e com o mesmo nível de eficácia.
Seja ao nível pessoal, seja ao nível profissional, o Disk Drill da CleverFiles vai trazer a alegria da recuperação de volta!
Este artigo tem mais de um ano
LOL, a imagem induziu-me em erro… pensava que era uma forma de recuperar dados de um disco danificado (que é o meu caso), tenho um disco cujo braço mecânico deixou de funcionar… apesar dos discos estarem intactos, não consigo recuperar a informação.
A cotação para essas recuperações é pornográfica, para além de que em muito locais nem sequer garantem a recuperação dos dados e não existe reembolso, é completamente irreal.
Se for só pelos nudes, esquece isso, só compensa se lá tiveres trabalho de importância extrema.
Eheh, era o meu disco do dia-a-dia, tinha lá de tudo um pouco 😉 mas já me mentalizei que não vou voltar a ver aquele conteúdo… apesar de ainda guardar religiosamente o disco numa gaveta.
Compras um disco velho (mas igual) e mudas os pratos…
compra-se um dador [ é preciso saber qual modelo SN e firmware serve ]e depois enviar para marrocos para entidade com câmara de recuperação certificada e clientes da HDDsurgery
é usar o google
Também eu! 😉
Após análise aprofundanda de umas 12 empresas de recuperação de dados aconselho estas duas
-> DRC Data Recover Center
-> IberoCoreData
Obrigado pelo comentário.
Mas concordo com o que foi dito anteriormente, é absurdo quanto cobram pela recuperação dos dados e não garantem que recuperam a “totalidade”.
Tinha um WD externo de 1Tb que avariou 1 mês após a garantia acabar! No meu caso desconfio tenha sido o braço e talvez outro componente queimado, resumindo, muito lento, corrompido, e com 1 barulho estranho).
Após ir a vários locais, que só para ver qual seria o problema cobravam uns 50-70€ e não pareceram capazes, os próprios disseram. Apenas um me respondeu favoravelmente, recuperavam até 80% (neste caso eram cerca de 400Gb) por uns 6000€ 🙂
Mentira.
Na DRC Data Recover Center (que já usei).
Só cobram se recuperarem os dados!
Olly,
Aqui vai os links, o qual podes seguir de maneira a recupera os teus dados:
1-HD Repair
https://www.youtube.com/watch?v=F5Y7BniaRXg
2-Stellar Phoenix Windows Data Recovery
https://www.youtube.com/watch?v=xmHJhkBWyEE
Uma solução que existe é arranjar um disco igual ao que tem e trocar os discos do que não funciona com os do novo, mas isto deve ser feito por alguém que perceba do assunto
E se a recuperação de falha mecânica custar uns 250 euros + dador na europa do leste. Na página do acelab tem várias entidades profissionais listadas.
iiiiiiiiiiii !!!!!! Se isso é fácil, prefiro continuar a recorrer a um técnico, como já aconteceu, é para isso que eles existem e também precisam ganhar a vida. Mas obrigado por tentarem.
gostaria recuperar os ficheiros dum disco externo ele trabalha nao parece …. qual melhor soluçao ??
Tenho um disco com o mesmo problema, liga normalmente fazendo o mesmo som que fazia quando ligava o pc mas não é detetado! Quais as soluções possiveis?
Diogo, tenta o Paragon disk manager para verificares os HDD ligados ao PC e atribuir uma letra ao HDD. Comigo já resultou enumeras vezes.
Pedro, obrigado mas tentei com essa solução mas mesmo assim nada feito! :S
Compra um PCB igual no ebay. Igual !!
100MB na versão free? O que são 100MB nos dias atuais? Continuo utilizando o Photorec.
+1
Tao é para obrigar a malta o comprar o programa
Não conheço nenhum que chegue sequer perto do file scavenger.
GetDataBack
Já experimentaste? Há uns anos era o melhor, acessível a todos, há melhores que são usados para análise forense mas não estão disponiveis a nos.
Não, esse nunca.
Boas o disco interno do meu MAC deixou de ser reconhecido, ele trabalha ( gira ) mais nao sei dizer, gostaria de uma opiniao vossa, se o disco está moribundo e eu nao sei , ou se é apenas uma questao de habilidade tecnica para conseguir recuperar os dados.
Obrigado pela vossa atençao , Miguel
Formatei há bem pouco tempo uma partição errada, tendo apagado cerca de 1TB de informação de interesse.
Utilizei o Recuva, num “deep scan”, mas reparei que não permite recuperar a estrutura de pastas que existia, apenas ficheiros. Têm conhecimento de algum software que permita a recuperação da própria estrutura, com tudo organizado nas pastas de origem? De preferência que seja gratuito.
Obrigado.
Já experimentei carradas de programas de recuperação e devo dizer que são todos medíocres. Prometem muito mas são decepcionantes. Portanto isso de dizer que este e aquele são muito bons é exagerado. Na maior parte das vezes depois de um scan o programa sinaliza os ficheiros e pensamos logo “ah e tal encontrou x gigas” e ficamos todos contentes. Mas após o processo de recuperação que pode levar horas dias ate semanas, dependendo do tamanho do disco, a maior parte da informação está ilegível. Façam cópias de segurança e não se fiem em recuvas e tantos que andam por aí.
Usando o Photorec em conjunto com o TestDisk consegui recuperar, ainda ontém, uma partição FAT que havia sido apagada um um cartão SD de 32 GB + aproximadamente 30GB de dados desse cartão e + 12 GB de dados apagados de outro cartão de 16GB.