Chegou o Winamp que funciona através de um simples browser
Tem saudades do velhinho Winamp? Não desespere, há uma versão totalmente funcional que pode ser usada através de um simples browser... não acredita?
Vamos conhecer o projeto winamp2-js!
Foi em 2013 que recebemos a triste notícia que o Winamp iria morrer... ou melhor, ia perder suporte e qualquer tipo de desenvolvimento. Desde essa altura que têm sido criados vários players e melhorados muitos outros, mas a verdade é que a simplicidade do Winamp continua a deixar saudade.
Recentemente, o programador Jordan Eldregde criou uma versão do Winamp virado para a web ao qual deu o nome de winamp2-js. Este projeto foi totalmente desenvolvido em JavaScript e oferece todas as funcionalidades da versão nativa.
Além de reprodução de ficheiros de áudio, dos mais diversos formatos, podemos mover o leitor para onde quisermos, mudar a skin, criar listas, ajustar o som ao nível da equalização, etc.
Como referido, tudo isto está disponível através de um site a que podem aceder aqui. Se procuravam pelo melhor player do mundo, então experimentem o Winamp via Web, pois assim nem precisam de instalar qualquer aplicação.
O Winamp foi originalmente desenvolvido por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev e, rapidamente, viu o seu sucessso a aumentar, tendo em conta que a Internet dava na altura, finais da década de 90, os seus primeiros passos no que toca à grande distribuição da banda larga (ADSL e Cabo) ao grande público e consequente massificação do ficheiro MP3, que nos dias de hoje continua bastante popular. Em 1998 o WinAmp era já o software mais descarregado como complemento ao sistema operativo Windows.
O WinAmp sempre se destacou pelo suporte aos mais variados formatos multimédia e respetiva quantidade de formatos conhecidos. O seu suporte a Plug-ins e Skins tornaram-no ainda mais conhecido pela sua flexibilidade que sempre foram acompanhadas de ricos gráficos de equalização, fazendo as delícias de newbies, nerds a experts.
Este artigo tem mais de um ano
Uma versão standalone disto é que era assunto.
Eu ainda uso o Winamp 2. Os únicos problemas são o facto de a GUI ñ ser scalable e ñ reproduzir alguns formatos, tipo FLAC por exemplo. Mas tirando isso acho que continua a ser dos melhores players que por aí andam.
deves ter isso mal instalado, o meu winamp aceita flac na boa.
Deves ter uma versão posterior. Eu estou a falar do Winamp 2 (versão 2.x.x) ñ sei ao certo o número da minor version.
Por default, esta aqui, ñ lê FLAC. Agora ñ sei é se há plug-ins que permitam decode disso. É provavel que haja. Seja como for os formatos que utilizo mais são WAV e MP3 portanto acaba por ñ me causar grande transtorno.
sim, tens razao. tenho o 5.666 com a skin da v2 🙂
Com o fim do meo music, é alojar isto no MEO Cloud e meter lá os MP3 e continuar a ouvir música sem gastar dados 🙂
Eu já não consigo ouvir mp3 ou outro formato rapado.
Dois….
aposto que num blind test…
Ainda hoje uso Winamp sem qualquer stress, sempre aquela old reliable tool
Dica:
Instalar Maxthon Browser… ir ao site… right-click na Tab -> Enviar para -> Aplicação instantânea.
Voilá… Winamp em app( ou algo proximo disso).
… com a mesma filosofia e simplicidade tem o Audacious no Linux, e ainda é bem melhor, e tem o mesmo Skins que o antigo WinAmp (só usava este programa no windows, ainda hoje tenho lá instalado, apesar de não usar o windows (cada vez está pior, cada vez mais um autentico vírus) … o Audacious tem Plug-ins melhores …
… ainda não entendo como continuam a usar windows pois é um autentico vírus, o linux no meu caso Mint 18.2 Sonya 64-bit até os jogos corre no Wine 3.0 melhor que no windows … vocês são mesmo masoquistas e crentes …
Credo…esse escalamento no comentário é qualquer coisa! Começas por dar uma sugestão válida (à qual vou atender) e no fim fazes um ataque completo a quem escolhe Windows LOOL
O bom e velho Winamp!!! Tantas CENTENAS de horas que rodou nas minhas mãos….
bem, agora temos sempre o qmmp ( http://qmmp.ylsoftware.com/ ) que está ainda melhor!!!
Ainda hoje não percebo como esse excelente player (digam o que quiserem dos outros mas este era unico…) morreu e não desenvolvimentos!!
A tocar mp3 no Winamp neste preciso momento. De longe o melhor leitor de mp3 de sempre! De qualquer forma percebo os vários comentários a este artigo. O Windows é cada vez menos uma solução de confiança e vistas bem as coisas o Winamp é abandonware… Apesar de tudo, no meu PC com Windows 7 e muito software de produção de áudio antigo lá instalado, o Winamp não só é uma opção viável como é a melhor opção 😉 !
Tenho instalado no windows 10 e reparo ainda na boa qualidade de som e funciona às mil maravilhas
Isso é inutil. Tem de estar sempre ligado à net. Sinceramente eu não uso Windows. Linux Fedora para sempre. Quanto a tocador de música uso o QMMP 🙂 Muito bom e tem opção de temas 🙂 iguais ao winamp
Sempre que troco de computador após instalação limpa do Windows tenho 2 softwares inseparáveis que são os primeiros a serem instalados: DU Meter e Winamp.
O WINAMP teve o seu momento na história, como tantos outros acabou por atingir o auge e a decadência sendo ultrapassado por outros softwares gratuitos com mais funcionalidades. Usei durante muito tempo o WINAMP (adorava as skins e a forma simples e prática de tocar vários formatos de música) mas depois comecei a usar o VLC e até hoje é o meu media player de eleição. Uso-o há tanto tempo que desconhecia a descontinuidade do WINAMP desde 2014 o que é de lamentar.