Check Disk 1.10 – Avalie e repare problemas no seu Disco Rígido
Há uns anos, nas versões anteriores do Windows, uma das recomendações que se fazia, era a de correr um utilitário que nos dava alguma informação quanto à vitalidade do nosso disco rígido. Quem não se lembra de fazer um Scandisk?
Pois bem, a partir do Windows 2000, esta ferramenta não desapareceu, apenas passou a ser encontrada pelo nome de chkdsk.exe. A sua acção permite detectar erros no disco, sectores (clusters) danificados, erros nos índices do disco rígido e não só!
Não executava uma ferramenta destas há muito tempo. Na verdade tinha e tenho uma ideia que os discos da actualidade têm um sistema de segurança que acautela muitos problemas de sectores (clusters) danificados, que muito atormentou no passado. No entanto os erros de índices e erros resultantes da acção do sistema operativo, podem e devem ser analisados e reparados, evitando assim problemas e, acima de tudo, uma baixa na performance do computador.
Encontrei uma ferramenta interessante que vai mais além da existente no próprio Windows.
O Check Disk permite que execute três tipos de análises: poderá executar uma análise “Standard”, a aplicação irá verificar a saúde do seu disco. Irá analisar a integridade dos ficheiros e índices do Windows. É o método mais rápido mas menos detalhado.
Se optar pela opção “Thorough”, este fará uma verificação minuciosa (incl. surface scan), acrescentando ao processo anterior a análise da parte física do disco. Esta ferramenta irá colocar em acção uma minuciosa verificação à estrutura do disco, onde serão passados a pente fino todos os sectores do disco rígido. Serão detectados, caso haja algum, sectores danificados. É importante detectar estes danos, pois o sistema irá assinalar esta área danificada como impropria para escrita e a cabeça de escrita irá ignorar esta secção, isto em grosso modo explicado.
Por último poderá seleccionar a opção “Check if Dirty”. Esta opção de procurar "sujidade" irá remover os erros resultantes na gravação de ficheiros existentes no volume do disco rígido.
Se escolher as opções Correct Erros e Verbone, o CheckDisk irá corrigir automaticamente os erros encontrados, mostrando em tempo real toda a informação com alto detalhe. Veremos o que foi encontrado e o que está a ser feito para corrigir. Irá ser necessário no final reiniciar o sistema.
A aplicação ganha um valor acrescentado pois além dos discos rígidos (inc. SCSI, RAID), poderá analisar suportes multimédia como cartões digitais, pensUSB, discos externos e mesmo CD's e DVD's.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Check Disk 1.10 [364.48KB]
Homepage: Dirk Paehl
Este artigo tem mais de um ano
Vou exprimentar 😛
Pareceu-me muito bom, numa das opções detectou vários erros e este praí uma hora a analisar mas depois de reiniciar voltei a fazer e estava já tudo ok.
Estes erros sem esta aplicação não ficariam corrigidos?
Correcção: não é este mas sim esteve.
Acrescento que a máquina já tem uns anitos.
Txi. Demorava horas com discos pequeninos. Imagino agora 😛
A mim quando tento corrigir, diz sempre drive em uso e não faz nada…
Reinicia o Windows que já da, a mim
deu pelo menos.
legal a dica para fazer o chkdsk, porém a ferramenta é 100% inútil, visto que ela apenas corre o próprio chkdsk do windows com as opções apropriadas (como chkdsk /r , por exemplo)
Correcção a fazer:
“Pois bem, a partir do Windows 2000, esta ferramenta não desapareceu, apenas passou a ser encontrada pelo nome de chkdsk.exe.”
É mentira, pois por esse nome, esse utilitário já era conhecido e utilizado no MS-DOS. Quem não se lembra do chkdsk c: /F (Full scandisk)
Cumprimentos,
Ou Full Check Disk…
tou a usar este software num HD externo de 1,5TB
e o software deixou de responder, mas como o HD ainda esta a ser utilizado pelo soft deixei-o assim… ja la vai hora e meia 😛
é normal???
comigo não funcionou, a aplicação inicia normalmente não faz mais nada além disso… estranho.
Pode ser boa para repara error minuciosos, mas ha sectores que se pode esquecer, assim como eu que tenho um disco de 500GB com sei la quantos mil sectores danificados que ainda não encontrei nenhum programa para o reparar. Por isso quem tem esperanças de reparar um disco com este pograma, pode esquecer… é pena que os discos ficam inutilizados com sectores danificados
Eu quando selecciono a opção “Corrects Error” em qualquer tipo de teste dá sempre erro a dizer que o disco está a ser utilizado.