BatteryCare 0.9.6.3
Este artigo foi escrito por: Filipe Lourenço O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.
Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.
Esta nova versão espelha o resultado do imenso feedback dos utilizadores que obtive após a anterior publicação. O destaque vai para a nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Windows Vista e Seven, seleccionar automaticamente o plano de energia consoante o estado de alimentação do portátil. Para XP não está previsto para já.
Abaixo as funcionalidades actuais do programa:
- Monitorização das descargas da bateria O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo. Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
- Informação completa da bateria Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
- Informação na área de notificação Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
- Comutação automática dos planos de energia Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir. (Apenas em Windows Vista ou superior)
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
- Actualizações automáticas Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
- Leve e imperceptível no sistema Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória
Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista: O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.
A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Notas sobre esta versão:
- Melhoramento na leitura da temperatura do CPU, em CPU's Intel. Agora lê directamente do núcleo. Internacionalização do Updater.
- Correcções menores.
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional! Um muito obrigado ao Peopleware e em especial ao Pedro Simões por publicarem o meu trabalho.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.6.3 [625.18KB]
Guia: BatteryCare
Homepage: BatteryCare
Este artigo tem mais de um ano
Aquele primeiro screenshot está ali mal uma vez que é da versão 0.9.6.2 e a notícia refere-se à versão 0.9.6.3.
Pior ainda está o 2º screenshot que é da versão 0.9.6.0.
Quanto ao programa acho-o uma boa aplicação para ter num computador portátil. Eu uso-o há já algum tempo e acho úteis as informações e acho úteis as informações que ele fornece acerca da bateria. O facto de ele informar o tempo de bateria restante num ícone sempre visível no system tray também é útil.
Obrigado Vitor!
Força a testar isto pessoal 🙂
Uma inovação nacional, ,merece o benefício da dúvida, portanto vamos lá testar “isto”……
Faz exactamente o que é preciso. Andava a procura de um software assim. Testa “isto”, so tens a ganhar 🙂
Obrigado Filipe lourenço e obrigado pplware
“muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.”
Não conocordo de todo nada com esta afirmação pois qualquer computador sobrevive sem bateria e é possivel fazer qualquer coisa nele sem ter bateria (ligando à corrente)
De referir ainda que caso se danifique basta comprar outra e fica tudo bem, qualquer um substitui. Já o caso de perder dados do disco…
Não é bem assim, se não tens corrente eléctrica onde estás?ou não tens o carregador?continuas a usar o computador?
Claro que a bateria é só substituir, comprar uma nova, mas nem todos estão dispostos ou tem poder financeiro para comprar uma nova sempre que a tem se danifica por mau uso.
1º – refiro-me que um Computador portátil sem bateria deixa de fazer sentido a palavra portátil.
2º – Quem tem dinheiro compra as baterias que quer. Quem tem contas a pagar e filhos para criar estima a bateria para que dure muito.
Bem haja.
em toda a minha vida veijo uma coisa nacional a ter lucro
Tenho o instalado no W7 x64 o programa arranca e o icone na barra de tarefas desaparece, e não consigo abrir o programa!
Vou correr o meu Seven beta para verificar isso. Mas ainda não posso prestar suporte total ao Seven porque é um sistema que ainda está em desenvolvimento.
Sim senhora, nada mal.
Agora só falta mesmo verificar em relação aos AMD… no meu passado uns dias a temperatura do CPU deixa de aparecer!!
Se tiveres o Windows Vista ou Seven com o UAC ligado a temperatura não aparece, nem os serviços são desactivados. Verifica essa situação.
Ou seja, tenho que desligar o UAC?
:X… isso é que não vem nada a calhar! Tenho que passar a fazer isso quando passar a bateria. E se eu iniciar o programa com direitos de administrador? (fazendo o “permitir” no UAC?)
É assim, todo e qualquer programa que aceda a valores de temperatura do CPU precisa de permissões de administrador. No caso do BC, é a leitura da temperatura e a suspensão dos serviços que requerem essas permissões. Caso o programa corra num PC com UC activado, não é executado por defeito com permissões elevadas e então não consegue realizar estas funções. Mas se o programa for executado sempre como administrador, é óbvio que não sofre qualquer limitação. O UAC tem o inconveniente espectacular de que, supondo que eu compilo o programa para requerer sempre permissões de admin, sempre que o windows arranca, o programa é bloqueado. O utilizador tem que ir desbloqueá-lo sempre. Não existe maneira de dizer assim: “Oh windows Vista estúpido e burro, eu confio no BatteryCare porque o Filipe Lourenço andou na catequese e não quer fazer mal ao meu computador, portanto quero que este programa daqui em diante tenha direito às permissões de administrador sem tu teres que me chatear sempre com a mesma pergunta cada vez que te inicio.” 😛
Portanto para evitar que o programa seja sempre bloqueado no arranque quando existe UAC, resolvi compilar com permissões reduzidas, mas assim essas duas funcionalidades ficam amputadas. São opções difíceis que o Vista obriga os “developers” a tomar. :S
Muito Boa Aplicação.
Filipe para quando esta aplicação para OS X??
🙂
cumprimentos
Utilizo este programa desde a primeira vez que apareceu no Ppware, é impecável e o facto de ser nacional, ainda melhor. No entanto… Quando é que sai uma versão para Linux?
Obrigado!
Eu já usei o KDE no caixa mágica 14 e o KDE já traz estas funcionalidades incorporadas. Por exemplo, desligas a corrente e ele muda para poupança de energia.
Tens razão, já tinha visto, mas como foi há muito tempo, esqueci-me. O Kde, principalmente o do Opensuse, é bonito, mas para mim é mais prático é o Gnome, este é o que uso sempre. Linux, anda sempre à frente!
Ok, tb Windows! Só por causa das “guerras”…
Outra coisa: Tenho um smartphone I-mate K-Jam e estou farto do windows mobile 5. Como não pretendo comprar um upgrade para a versão 6, alguém sabe de um sistema operativo alternativo que funcione bem neste aparelho?
A curto-médio prazo não conto migrar o software para Linux/MAC, porque será um processo moroso e complicado dado que requer o .NET e acede a muitas funções do Windows. Mas o MAC já contabiliza as os ciclos de descarga da bateria, daí eu ter posto mãos à obra para preencher essa lacuna (e outras mais) no meu Windows.
o uac está desligado
Boas
Eu tenho uma questao…desde que instalei o windows 7 no portatil (devo dizer que tou adorar) a minha bateria morreu…n sei se foi coincidencia ou nao..ou seja tenho de comprar uma nova mas é vaio e bla bla bla …caro como tudo.
Mas ontem reparei num promenor…PCI n tem drive instalada…alias foi no action center que veio essa mensagem ele pesquisou online para encontrar a drive mas nada..é possivel que por n ter o drive n detecte a bateria? pode ser uma pergunta parva mas eu n sei como o portatil faz o reconhecimento da bateria nem atraves de que dispositivo…n percebo esse processo portanto podia ser uma hiptese.
Obrigado e abraços
Mas com esse Windows a bateria deixou de aparecer como presente? É que acabei agora mesmo de receber um mail para o BatteryCare de um utilizador com a RC do Seven a dizer que o BatteryCare reporta que não existe bateria presente. Se o caso for o mesmo contigo, presumo que estejamos perante um problema de drivers do Seven.
BTW: fui testar ao meu Seven beta na máquina virtual e o ícone funciona na perfeição.
Pedia suporte aos processadores AMD.
Obrigado e continuação de um bom trabalho.
P.S: Ofereço-me a ser beta tester.
Boas,
Tenho necessidade de deixar o portatil ligado a trabalhar durante umas 10 horas por noite (a efectuar calculos). Devo deixá-lo ligado á corrente com bateria posta ou tiro a bateria?
A resposta está no guia, presente no site:
http://batterycare.bkspot.com/guia.html#retirarBat
Boas pessoal
Alguem me pode ajudar aqui com uma perg.
que e a seguinte:
Como e que fasso no programa em que quando a bateria chega a 100% a bateria fika “desligada” ….
Cumps
Como assim “desligada”? Podes enviar-me um mail com screenshots explicativos dessa situação para evitar o spam aqui nos comentários? batterycaresoftware[at]gmail[dot]com
Acabei de implementar a mudança dos planos de energia para Windows XP. Se alguém tiver a bondade de testar eu agradeço o contacto através do site. 🙂
Sem querer descurar a importância de uma bateria, especialmente num portátil, não creio que seja; tal como o Filipe diz no artigo…
“massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.”
…continuando, não creio que seja o elemento mais importante, e para o provar é simples, tentem meter a funcionar um portátil sem:
– Processador;
– Qualquer memória;
– MotherBoard;
– etc…
e certamente que verificamos que não dá!
Já sem bateria fica limitado ao facto de não ser portátil mas ainda assim funciona, além disso uma bateria é sempre substituível já um barebone, por exemplo, mais vale comprar um portátil novo!
Tento tudo isto em conta não afirmo que a Bateria não é extremamente importante, mas o MAIS IMPORTANTE? Não nem pensar! 🙂