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Mercedes irá produzir desportivo eléctrico

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Os construtores de automóveis são hipócritas,eles não têm “tomates” para enfrentar os “senhores das trevas”. Há muito que devíamos usar carros eléctricos. Neste tabuleiro de xadrez chamado Terra, os humanos são apenas peões. E digo mais: Energia, água, saúde e educação, devia de ser gratuitos para todos. Como? Apenas afirmo que é possível.
    Lentamente… as pessoas vão abrindo os olhos.
    Voltando aos automóveis eléctricos desportivos, a Tesla Motors já está neste mercado há alguns anos: http://www.teslamotors.com/

    Como diria o Homer Sinpson: – Stupid constructors, suckers!

    • Vítor M. says:

      Há dias vi no programa “60 minutos” uma reportagem com os Árabes proprietários da maior “fonte” de petróleo do mundo. O Saudita foi várias vezes questionado sobre esses projectos que nunca tinham continuidade, as respostas eram esguias e deixavam ler nas entrelinhas que eles nunca iriam permitir que o mundo tivesse contacto com o maravilhoso mundo sem barulhos dos motores a diesel, sem a poluição dos escapes, etc, etc, etc

      Estamos nas mãos deles…. há projectos que foram comprados pelas grandes petrolíferas e desapareceram, assim foi e assim será. Estes projectos eléctricos, servem para mostrar à OPEP e ao bandido do Hugo Chavez que o mundo pode e deve ter alternativas.

      Enfim, vamos ver se se aposta mais nos painéis solares para produção de energia e noutras fontes de energia limpa.

      • Victor, há muitas coisas que nos escondem: os políticos, a ciência, a religião e sabe-se lá mais o quê.
        – A religião, principalmente a católica, são os que mais segredos têm. Por exemplo, a natureza e origem dos Deuses e anjos.
        – A ciência, porque soube de várias descobertas que no inicio até foram divulgadas nos média e misteriosamente… nunca mais ninguém ouviu falar. Por exemplo, há precisamente um ano atrás a Nasa comunicou que uma das sondas na exploração de Marte tinha feito uma descoberta importantíssima, mas não podiam falar do que se tratava sem autorização do presidente dos USA, e que no mês de Setembro o presidente havia de fazer um comunicado. Passou-se um ano e este episódio ficou no esquecimento. Mas, eu recordo-me como se tivesse sido hoje.
        – Finalmente, os políticos, estes relacionam-se com todos os outros. Já notaram no facto de muitos políticos portugueses pertencerem à maçonaria?!
        Teorias da conspiração existem e não devem ser ignoradas. Basta mudarmos a forma como observamos o que nos rodeia e tudo começa a fazer sentido.

        Este é um assunto que dá “pano para mangas”.

    • venham lá esses carros electricos! estes e os baratos 😀

      http://www.tagravado.com

    • Rodrigues says:

      O grande problema actualmente centra-se no armazenamento da energia eléctrica, as tecnologias mais baratas têm baixa capacidade (baterias ácido-chumbo), para além de representarem um excesso de peso, e as de melhor autonomia são caras. A solução adoptada pela Mercedes para garantir 320 Km num motor de grande potência não deve ser das mais baratas.

      Creio que os automóveis eléctricos no geral só serão economicamente viáveis quando houver produção em série de acumuladores de energia para que os custos globais não ultrapassem os da actualidade com motores de explosão. Vamos aguardar pelo desenvolvimento dos supercondensadores.
      http://cleanenergy.blogspot.com/2005/02/supercondensadores-de-nanotubos-de.html

    • Daniel says:

      O problemas dos defensores da natureza é que tornam-se tão radicais como tu, ninguem tem paciencia para vos aturar!
      Num momento em que é tao falado o aquecimento global, as empresas apenas querem é fazer produtos verdes, pk existe uma enorme campanha publicitaria para reduzir a nossa “pegada ecologica”. As empresas kerem a td o custo fazerem produtos verdes se não o fazem é pk não sao viáveis! neste desportivo da mercedes, se puxares pelo o carro ele deve durar no máximo dos máximos 1h!
      Ñão te eskeças que para carregar um carro destes tas usar uns 90% de energia não renovavel (na china mts delas sao centrais a carvao).
      Sabes o qual é um crime ambiental que ninguem vê, é a PLAYSTATION 3, os miudos e graudos usam durante horas uma caixinha que COMEEEEE mt electricidade!

      • darkblonde says:

        só é energia não renovável porque alguém quer que os combustíveis fosseis continuem por cá. Temos a energia solar (apenas 1 hora de luz ao meio dia contem mais energia que o mundo consume num ano), energia eólica ( o departamento de energia dos USA anunciou num estudo que se o vento fosse totalmente aproveitado em apenas 3 estados conseguiriam gerar energia para o pais todo), energia das mares (estima-se que este modo de energia pode gerar 80mil teraWats-hora, em todo o mundo, ou seja 50% da energia consumida no planeta poderia vir deste meio), para alem de serem fonte de energia “limpas” não é necessário gastar mais energia para as “extrair”. e ainda há mais, energia geotérmica…. porque é que não aproveitamos as energia renováveis? se calhar é porque não dá tanto lucro a uma pequena percentagem de pessoas, como dão os combustíveis fosseis hoje em dia.

        • Daniel says:

          Eu tenho as minhas duvidas em relação a energia solar!ha um assunto que ate hj nao vi ninguem a discutir, mas acho que podia ser interessante. O efeito estufa, acontece porque os raios solares entram na atmosfera e não voltam a sair. Ao aproveitares a energia solar, vais estar a criar esse efeito, tu absorves a energia transformas em electricidade e depois é dissipada em forma de calor, basicamente vais estar a fazer um buraco do ozono a escala mundial. não sei qual é o impacto de utilizarmos a energia solar, até hoje não ouvi nenhum estudo nesse sentido, isto é apenas a minha opinião

          • Shogun says:

            Epá eu n sou mt bom a fisica nem nd parecido, mas pk dizes que dissipas em forma de calor?

            Ok vou passar a explicar, imagina uma roda de agua por exemplo com um painel de energia solar.O painel capta a energia solar e converte-a para energia cinetica, logo a energia é “dissipada” no movimento da roda certo?Ou seja n há dissipação de calor para a atmosfera.No caso dos carros penso que aconteceria o msm.

            Corrijam se eu disse alguma barbaridade.

          • darkblonde says:

            ora ai está uma boa pergunta. Merece uma boa resposta. os raios solares não voltam a sair, ou melhor não saem nas quantidades que deviam, devido a acumulação de gases existentes na atmosfera, uma grande parte deles (se não toda) lá “colocados” devido à utilização de combustíveis fosseis, se deixássemos de os consumir, mais tarde ou mais cedo os gases provocadores do efeito de estufa desapareciam. Mesmo que ao utilizar a energia solar gerasse calor como diz, esse calor seria facilmente dissipado para atmosfera e de seguida para o espaço. É a opinião de um leigo, mas o cerne da questão é porque é que este assunto não é sequer discutido, já que estamos a por em causa a vida no planeta e já agora porque os combustíveis fosseis um dia iram acabar.

          • Daniel says:

            A primeira lei da termodinamica é “NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA”. voces experimentem sair a rua e tentar perceber que td o que está a vossa volta usa e dissipa energia.primeiro que tudo, nada tem rendimento de 100%, logo há sempre perdas (as mais usuais é por calor. Imagina, tens um automovel, o motor electrico tem um rendimento de +/- 85% (15% de perdas), dps tens perdas na transmição do movimento ate as rodas e dps há ainda mais atrito do asfalto, resistência do ar etc. Td o atrito é colisões de atomos que leva a libertação de calor nessas colisões. Mesmo que o teu automovel tivesse um rendimento de 100%, isto é, energia cinetica = energia potencial, irias a mesma fazer calor porque vais ter que travar o carro em algumas situações. Agora, onde tu perdes mt energia e nao tens essa noção é em electrodomesticos.imagina uma tv, 100% da energia que a tv gasta é transformada em calor, num pc deve ser na ordem dos 98%, porque tens as ventoinhas e o disco rigido a mexer (energia cinética). Em relação a terra dissipar calor pro espaço, tb não tenho certezas disso, pois por convecção não pode ser porque o espaço é ausente de elementos (ar ou água) logo não podes transferir calor por convecção. Assim apenas podes arrefecer por radiação, mas ai, a radiação que a terra emite(sim a terra emite radiação) teria de ser superior á radiação que absorve. queria deixar claro que não sou a favor dos combusiveis fosseis, apenas acho que os automoveis electricos ainda sao um futuro distante (acho que os carros a hidrogenio vem antes).

          • Daniel says:

            Agora so vou ter disponibilidade pra vir a net na 2a feira, comentem que eu depois respondo

          • Paulo39 says:

            Daniel:

            Penso que não tens uma noção muito exacta do que é o efeito de estufa e sobretudo do que é o buraco do ozono.

            Os fenómenos do efeito de estufa e do alargamento do buraco do ozono são independentes e são desencadeados por motivos diferentes, embora o Homem tenha “culpa” nos dois casos.
            Portanto, esta declaração não faz qualquer sentido:
            “…Ao aproveitares a energia solar, vais estar a criar esse efeito (de estufa),…,basicamente vais estar a fazer um buraco do ozono a escala mundial…”

            O chamado efeito de estufa consiste na retenção na Terra de raios infravermelhos que a própria Terra emite para o espaço. Isso acontece devido ao excesso de Dióxido de Carbono (proveniente da queima de combustíveis, e outras coisas) e de alguns outros elementos. E o resultado é um aumento da temperatura.

            Já o buraco do Ozono é uma coisa diferente. A uma certa altitude da atmosfera terrestre existe uma fina camada de Ozono (O³) que cobre (cobria..) toda a Terra. Essa camada de ozono funciona como um filtro que não deixa passar as radiações ultravioleta provenientes do Sol. O alargamento do buraco do ozono deve-se à libertação para a atmosfera dos CFC (clorofluorcarbonetos) que eram muito populares e largamente utilizados no final do século XX. Esses CFCs motivam uma reacção em cadeia que destroi o ozono.

            Shogun:

            A tecnologia que existe actualmente não permite que um painel solar (célula fotovoltaica) produza directamente energia mecânica (cinética/motora). Ele cria uma corrente eléctrica, que depois pode ser de novo transformada em energia mecânica.

  2. José Romão says:

    ehhehe isto é tudo mto giruh e é facil fazer um carro rapido apartir dum motor eletrico visto que o motor so tem uma parte movel e atingem facilmente as 15.000 ou 16.000 RPM’s..

    Se alguem viu o episodio da season passada de topgear em que eles testam um parecido denominado tesla (ou la como se chama) diziam que dava pra 200km as baterias mas a andar na pista deles deu pra 30…. portanto nao podem andar a brincar.. dps tinhas de esperar 4h pra o carregar novamente pra ires dar mais umas vvoltinha =) portanto.. sinceramente.. a tecnologia electrica nos carros ainda tem de evoluir muito.. a minha aporta vai para o hidrogenio como ja se usa na california..

    =)

    • Jorge Rodrigues says:

      Sim ainda tem que andar muito mas há que admitir que os fulanos na Tesla têm “tomates” para desenvolver e lançar um carro totalmente electrico… e já anda por ai um “sedan” da Tesla por isso… pelo menos uma marca está a ir no caminho cwerto… o caminho que se deveria ter tomado há uns bons anos atrás.
      sim o Hidrogénio também pode ser uma alternativa.. aliás há um Honda a Hidrogénio à venda na California… a BMW tem um Protótipo a Hidrogénio de um Série 7 já há uns anitos…

      e em relação aos 30 Km que o Tesla aguentou no Top Gear há que reconhecer uma coisa eles só andam a fundo 😀
      o Lamborghini Lp640 teve uma resposta de perto de 30 litros aos 100 km na pista do Top Gear mas fora tem um consumo combinado de 17 ou 18 litros…

      • Rodrigues says:

        O Hidrogénio não tem futuro!!!

        O hidrogénio é o elemento de menor peso atómico, as suas moléculas atravessam facilmente as paredes do depósito, para além de que o seu ponto crítico (temperatura acima da qual, por mais que se comprima, não volta à fase líquida) é de -239,6ºC. Assim o seu armazenamento é um grande obstáculo.

        Note-se também que esses carros não usam o hidrogénio como combustível, usam-no sim para produzir electricidade por intermédio de células de combustível, logo são igualmente carros eléctricos.

        • Rui Oliveira says:

          Por falar em hidrogénio houve lapso meu no artigo em que coloquei esta substância como refigeradora do mercedes, as minhas desculpas mas já corrigi a imprecisão!

        • Jorge Rodrigues says:

          sim não me devo ter expressado devidamente.. mas tens penso que as celulas de combustivel são uma boa forma de produzir electricidade para mover um carro
          afinal de contas o carro não tem que ser muito rápido… tem é que ser seguro e eficiente em termos energéticos.

          • Rodrigues says:

            As células são caras e a membrana de troca protónica (componente principal da célula) é bastante frágil. Para além de que as células por si só não são suficientes porque demoram algum tempo a atingir um patamar de débito energético estável, podem sim ser usadas como extensores de autonomia (as baterias alimentam o motor e as células carregam-nas).

      • kendimen says:

        Creio que é possível, já há algum tempo, adquirir esse BMW a Hidrogénio, pelo menos na Alemanha!

      • José Romão says:

        eheheh sim andaram semprea a fundo.. e nao é como tu irias andar num carro que nao faz barulho e antige rotaçoes incriveis? um carro que nao tem la muito por onde queimar sendo que nem oleo tem 😛

        e quanto ao lamborghini sim tem um consumo abusivo mas deve ter um deposito de 100litros o que deve dar para 300km ainda assim o tanque do lambo enches em 5 min e nao em 5 horas 😀

        vou tentar parafrasiar o que disseram na topgear.. “esperar 4 horas para poderes-te por novamente em moviento é perder a autonomia que o carro nos trouxe… ai estariamos a regredir no tempo e nao a avançar.. ”

        o hidrogeni liquido mantem essa autonomia visto que é usado da mesma forma que a gasolina.

        • Jorge Rodrigues says:

          pois dai a Honda já comercializar um carro que usa celulas de hidogénio para circular.. e o LP540 tem um deposito de 100 litros sim mais 10 de reserva…

        • Rodrigues says:

          As baterias podem realmente demorar muito tempo a carregar, no entanto, se fossem minimamente standardizadas, poderiam existir postos de abastecimento que actuassem como as botijas de gás, a tua botija de casa não é tua, pagas uma tara (aluguer) e vais ao ponto de venda trocar por uma cheia, poderias ir trocar a bateria descarregada por uma carregada. O inconveniente é que tens que garantir que a capacidade de carga da bateria não se deteriorou com o tempo pois podes estar a pagar uma carga para 100 Km e a bateria já estar tão má que só consegues fazer 10Km.

  3. skarface says:

    A minha aposta em relação ás baterias, são os super condensadores que pelo que ouvi armazenam grande carga de corrente e alem disso carregam muito rápido. Também estou de acordo com o Organismo Terra, e já podíamos andar com carros eléctricos à muito… mas enfim…

  4. Isto já foi anunciado há mais tempo, o Dodge Circuit EV, e nunca mais ouvi falar disto… http://www.worldcarfans.com/109011116076/dodge-circuit-ev-unveiled

  5. Helder Pinto says:

    Isto é o mesmo que nada… é um projecto que nunca vai chegar às massas.
    Porque que não fazem testes com um modelo mais facil de comercializar?!
    Fazem testes com um modelo de 500 mil euros?! É o mesmo que dizer que é só mesmo pra noticia, porque poucos são os que conseguem comprar um carro destes!!!

  6. ozie says:

    uma coisa que ainda nao percebi

    electricos sim senhora,

    mas o carro quando estiver estacionado, poderia carregar a energia solar com paines fotovoltaicos na pintura? era autosuficiente, massss

    o desemprego não iria aumentar mais????

    • Gota says:

      O desemprego??? O desemprego vai diminuir… vão ser precisos trabalhadores para produzir todas as infraestruturas necessárias à viabilização destas máquinas!

  7. c0demaster says:

    Penso que o maior problema dos carros eléctricos, visto ser o que mais contribui para o elevado preço dos mesmos, são as baterias, as realmente viáveis e que permitem um grande alcance à viatura são extremamente caras, mas para isso existe uma boa solução, e bem simples… basicamente é não pagar pelas baterias, ou seja, quando compramos um carro eléctrico fazemos um contrato com a empresa onde vamos fazer os re-carregamentos/substituição das baterias e “alugamos-lhes” as baterias, deste modo o veiculo fica mais barato, e a empresa que fornece as baterias/carregamentos fica a ganhar a longo prazo com o facto de pagarmos para fazer os carregamentos.

    É um solução para o problema, se bem que temos as nossas próprias baterias e um painel solar em casa, dar-nos-ia a possibilidade de andar com o carro praticamente à borla, o que é ainda melhor.

    Mas acredito que veículos eléctricos são o futuro, híbridos só servem para “tapar o sol com a peneira” porque em termos práticos chegam a ser menos económicos que outros modelos convencionais.

  8. Daniel says:

    Bah, desportivos eléctricos….
    A mercedes vai meter-se num fiasco. Só comprava este carro com intensão de o tornar um clássico, porque será sempre “o primeiro carro desportivo electrico da mercedes”.
    Mas não se iludam, pk os desportivos electricos ainda estão muiiito longe de serem viáveis.

    O topgear já fez uma apresentação de um automovel desportivo electrico, assim na onda do Lotus elise, se não tou em erro chama-se TESLA. Para quem encontrar o video no youtube partilhe aqui o link sff.

    • Prius says:

      A História diz-nos que sempre houve cépticos como tu… abre os olhos amigo, os carros eléctricos são o Futuro, são bons para o ambiente (desde que aumentemos a produção de energia por parte de energias renováveis…) e finalmente nos livra a todos (MUNDO) do Cartel do Petróleo.

      Vê se gostas deste modelo e depois critica:

      http://www.lightningcarcompany.co.uk/

      • Rodrigues says:

        O carro é giro, gostei sobretudo de “Programmable external engine sound generator” (gerador de som de motor), uma das vantagens dos carros eléctricos é o silêncio mas estes pensam nos mais retrógrados e colocam lá o barulhinho para confortar a mente, eh eh eh…

        Mas os preços não deixam de ser proibitivos, 155 000 € não são para qualquer carteira, acredito que para ter autonomias de 300 Km deve usar baterias de lítio, se usasse ácido-chumbo custaria um décimo (mas a autonomia…).

      • Daniel says:

        Eu não digo que não…repara que houve várias tentativas de criarem o automovel electrico na criação dos primeiros automoveis.

        Sou um amante de automoveis, tal como sou um amante de engenharia. Sem dúvida que é uma boa iniciativa, sem duvida que é bom ver a mercedes a tentar mudar a mentalidade das pessoas, masssss…. axo que o automovel electrico ideal, ainda está longe! Eu pessoalmente gosto de me entreter de imaginar uma forma que acumular energia num automovel de modo a ele viajar com uma autonomia razoavel (ar comprimido, pilhas mecânicas, etc etc)acho que seria mais interessante desenvolver tecnicas para baixar o consumo dos automoveis actuais. mesmo que lancem os automoveis electricos mt bons, ainda vai demorar muito tempo que se substituam todos os automoveis movidos a energia fossil, por automoveis nao poluentes. Se querem ter medidas imediatas, metam como medida obrigatoria pelo 5 aulas de condução económica/ecológica a pessoas que estejam a tirar a carta. Fazemos parte de uma nova geração, que para alem de não querer poluir, também não querer esbanjar (a crise também ajuda a limpar o ambiente), essas medidas tem de ser tomadas imediatamente, é obvio que apoio a investigação de novas energias, mas essas ainda não sao economicamente viaveis. já agora, cuidado com os barretes dos paineis foto-voltaicos…

  9. Telmo M. says:

    A mim nem me importava que a bateria do carro durasse apenas 100Km, desde que desse para carregar em 5 min. e que tivesse uma potencia de saída nas baterias estável, para ter sempre a mesma aceleração como um carro a gasolina, que com depósito cheio ou na reserva tem sempre a mesma força. Era aqui que entravam os Super-condensadores com nano tubos de carbono. Ai sim, eram carros viáveis

  10. Anónimo says:

    Nada substitui um motor de combustão interna, e outra coisa…..

    • Rodrigues says:

      ????????

      Já conduziste um veículo eléctrico???

      Sabes qual o rendimento de um motor de combustão??

      O melhor ciclo de combustão será o de Carnot e mesmo esse só tem rendimento de 40%, quer dizer que num abastecimento de 100€ mandavas 60 para o lixo e só usavas 40. Os motores actuais têm rendimentos inferiores a 30%, num motor eléctrico tens rendimentos na casa dos 85%!!!

      Dúvidas??

  11. Rach says:

    Energia eléctrica em Portugal = Consumo de Petróleo.

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