Ajuda para recuperar ficheiros eliminados? Puran File Recovery
Se forem daqueles utilizadores que já tentaram utilizar vários tipos de ferramentas para tentar recuperar ficheiros eliminados de propósito ou por engano, então sabem que o funcionamento é praticamente o mesmo nas diversas ferramentas: temos de escolher o disco onde pretendemos recuperar, esperar pela pesquisa completa de ficheiros eliminados, ver a longa listagem de ficheiros que foram encontrados e somente depois escolher aquele que realmente nos interessa. A verdade é que o processo é quase standard, contudo leva a uma grande perda de tempo.
Com base na premissa do tempo (para ganha-lo), e procurando uma relação qualidade/tempo de análise/recuperação, apresentamos o Puran File Recovery. Uma poderosa ferramenta, de uso não comercial gratuito, com os princípios base deste tipo de aplicação que, contudo, oferece ainda mais opções, flexibilidade e, provavelmente, mais recuperações de sucesso do que muitos dos seus concorrentes, sejam gratuitos sejam pagos. Vamos conhecer?
O controlo da aplicação é bastante fácil. O Puran File Recovery não se limita a apresentar-nos uma lista de unidades onde pretendemos pesquisar, aqui, por exemplo, podemos escolher as partições e verificar as unidades em RAW ou física, sendo compatível com sistemas de ficheiros FAT e NTFS.
No que toca a pesquisas, podemos dizer que são bastante rápiaos com a possibilidade de os resultados poderem ser apresentados de duas formas: por um lado uma vista tipo Explorador do Windows, género árvore, que é ideal quando necessitamos localizar ficheiros apagados por pasta base. Se estivermos a pesquisar por nome ou tamanho de ficheiro, a vista regular geralmente funciona melhor.
Quando clicamos em cima de um ficheiro listado podemos ver, do lado direito, uma pré-visualização do mesmo. No caso da tentativa de recuperação de imagens essa função pode revelar-se bastante útil pois permite ver de avanço se aquela é a imagem que pretendemos recuperar ou não.
Seja qual for a opção escolhida de visualização, a janela de pré-visualização ajuda a reconhecer os ficheiros, exibindo miniaturas de imagem, ou um hexadecimal no caso de outros formatos.
Em todos os casos, o programa sempre informa o estado de recuperação do ficheiro em questão: Excelente, Bom, Satisfatório, etc. Quanto melhor for o estado, melhor a recuperação.
Se o programa não descobriu os ficheiros que pretendíamos trazer de volta podes optar por uma pesquisa em profundidade ou completa, pois só assim ele irá vasculhar as nossas unidades para mais detalhes. Esta última opção é uma das melhores hipóteses de recuperação possíveis, através de pesquisas em baixo nível, segundo o fabricante do software, são reconhecidos mais de 50 tipos de ficheiros para ajudar a detectá-los.
A verdade é que não há nada de incomum, no entanto, a diferença reside no facto de o programa nos permitir personalizar essa lista com novos formatos. No mínimo, podemos apenas dizer ao Puran File Recovery o que procurar no início e no final de um determinado tipo de ficheiro - e para uma página web , por exemplo - e que deve ser imediatamente capaz de listar alguns exemplos na próxima pesquisa.
Se encontramos aquele ficheiro que realmente necessitamos de «ressuscitar», então com um par de cliques no rato é possível fazê-lo. E até aqui temos algum controlo: por exemplo se o relatório de recuperação do nosso ficheiro fala num vídeo onde falta 1GB de tamanho quando na verdade ele tem 2GB, basta seleccionar a opção "Recuperar com tamanho personalizado", o que permite digitar o número correcto do tamanho. A ter em conta que esta opção nem sempre estará disponível - se o ficheiro foi substituído então não há mesmo nada a ser feito. De todas as formas, existe sempre a possibilidade de recuperar alguma informação.
Para terminar, podemos dizer que Puran File Recovery não é perfeito, como é óbvio, mas é muito bom. O ideal era mesmo uma versão portátil que nos permitisse flexibilidade de transporte, mas tirando esse detalhe estamos, certamente, perante uma das melhores ferramentas de recuperação de ficheiros que já conhecemos. Sem margem para dúvidas é um programa a testar, vai valer a pena!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Puran File Recovery 1.2 [2.26 MB]
Homepage: Puran Software
Este artigo tem mais de um ano
Não ter versão portátil é pena… Mas parece ser uma boa ferramenta.
Façam um artigo sobre o Toolwiz Time Freeze ou outro programa do género.
Já tem versão portátil para 32 e 64 bits, acabei de usar, para não instalar por cima do que queria recuperar.
Por causa do SHIFT+DELETE apaguei a pasta onde guardo todos os downloads…
É a primeira vez que uso um programa destes e funcionou muito bem!
Excelente e simples. Dicas muito simples e fáceis.
Depois de algumas pesquisas eu achei as versões free de alguns softwares com toturiais freeware.
http://www.comorecuperar.net/hard-drive-data-recovery-using-freeware-programs.html
Obrigado pelas dicas 🙂
Foi bom a recuperar, mas não consigo abrir os ficheiros.
Aceitam-se sugestões.
Obrigado por a partilha, testei e foi muito eficaz é bastante intuitiva…uma excelente ferramenta 🙂