Adobe CS5 – O que há de novo?
Já foi apresentada a nova Creative Suite da Adobe que, como é apanágio, traz nesta nova versão novidades de fazer crescer água na boca.
Esta versão tem quatro pacotes, cada um direccionado para uma área específica. Como sempre a Adobe continua com tecnologia de ponta para diversas áreas como o design gráfico, a edição de vídeo ou o desenvolvimento de conteúdos web. Estes pacotes são:
- Design Premium: pacote direccionado para o design gráfico;
- Web Premium: pacote direccionado para web-developers;
- Production Premium: pacote direccionado para quem pretende fazer edição de vídeo;
- Master Collection: o pacote completo com todos os 18 programas.
Design
Começamos então pelas novidades dos programas vocacionados para o Design: Photoshop, Illustrator, InDesign e Flash Catalyst.
- Photoshop: é agora muito mais fácil seleccionar objectos e movimentá-los na imagem, para além de que o preenchimento mágico parece mesmo... mágico.
- Illustrator: uma das novidades deste programa é a possibilidade de controlar muito melhor as linhas tracejadas, o que permite poupar imenso tempo.
- CS review: Um novo serviço que permite criticar e ver as críticas aos nossos ficheiros directamente no programa.
Vídeo
Passamos agora para as novidades dos programas de edição de vídeo, mais concretamente o Premiere Pro e o After Effects.
A velocidade destes programas está muito melhor devido à sua arquitectura a 64 bits.
O Roto Brush está muito mais inteligente e rápido. O que se fazia frame a frame agora faz-se em segundos pois o After Effects "adivinha" o que muda na frame seguinte.
Web
A Adobe também se preocupou com os web developers, e principalmente o Dreamweaver CS5 tem imensas de novidades:
- A criação de conteúdos para a Web em flash está mais simples. As textboxes estão mais inteligentes. Podemos interligá-las e o texto passa de uma para a outra consoante o seu tamanho.
- O Flash tem bastantes melhorias, onde destaco a possibilidade de exportar as aplicações de modo a correr num iPhone.
- Também o Photoshop tem ferramentas que vão ajudar os web developers a criar conteúdos mais interactivos e com um design mais apelativo. Podemos criar uma imagem em 3D com um simples clique, por exemplo.
- BrowserLab: mais um serviço disponível Online que permite ver uma página em vários browsers, a partir do nosso browser.
Fotografia
Com a fotografia digital já totalmente cimentada e com a foto manipulação a evoluir de uma maneira surpreendente, a Adobe também teve em conta esta área. Entre todas as novidades destacam-se:
- Um novo painel no Photoshop para pesquisar os ficheiros.
- A criação de uma imagem HDR é agora muito mais simples e personalizável.
- A ferramenta que permite "apagar" algo que está à frente do background funciona mesmo muito bem.
- Também a ferramenta Warp está muito melhor, permitindo mover naturalmente sem estragar a forma.
Flash
Por último vem o Flash Player, que não faz directamente parte da Creative suite, mas ainda assim serve para mostrar a versatilidade dos conteúdos em flash, que podem ser criados no Flash CS5. Esta é a resposta à Apple que vem mostrar que não vai ser o HTML5 que vai matar o flash.
Das grandes novidades do flash, destaco o Adobe AIR, que vai fazer com que um simples código funcione em tablets, computadores pessoais e smartphones.
E chegámos ao fim daquilo que são as novidades da quinta Creative Suite da Adobe, sempre com muitas novidades que nos fazem querer fazer o upgrade. Em Maio estará disponível toda a Suite e partir daí é só esperar que um ano chegue para dominar todas as novidades.
Quanto aos preços exorbitantes, este ano continuam e vão até aos dois mil euros pela Master Collection.
Homepage: Adobe CS5
Este artigo tem mais de um ano
muuito bom
Este ADOBE 5, vai ser revolucionário, mas eu espero um dia usa-lo, mas tenho que ter um pc melhor, porque isto além de ser bom, é muito pesado, mas foi um bom lançamento x)
Fantástico, já estou convencido.
A suite está mesmo muito boa.
Agora o video do Flash faz-me rir porque nunca mostram nada de jeito.. cortam sempre a meio quando aparece o conteudo “interessante” como videos e afins, nos smartphones e tablets.
wow! Muito Bom!
Hmmm. Apetecível. Vamos ver as armas da Adobe para fazer face às dificuldades do mercado.
Adorava ver a Adobe a dizer “no mac support”
Vi a apresentação completa e eles dizem que podem compilar para iphone e não falam nada da restrição, até porque não tarda as aplicações estão a correr lá.
Se reparares, eles até usam Mac´s nas demonstrações.
Devem ser “fanboys” que não percebem nada.
A adobe não tem um blog, para ires para lá chatear-lhes a cabeça? 🙂
achas. sou especial
isto sao videos que usam flash e o meu cpu está a 5%
wowowow super pesado
CPU a 5%? Num smartphone?
Acho que a boca foi mais do que obvia… No MacOSX quando se usa Flash até a ventuinha começa a rodar que nem uma desalmada, nos PCs no problem. Essa era a boca obvia que te disseram.
@viperbruno
Onde foste buscar essa info? O unico problema do Flash no MacOSX é fazer o browser crashar as vezes. Ventoinhas ninguém as ouve.
Vê-se mesmo que nunca trabalhaste com Mac.
Onde foste buscar tal ideia?
Por curiosidade até fui ver, e coincidentemente o meu CPU também está a 5%.
No mac suport ??? Viste os computadores que eles usam ? São mac. Estavam era tapados
Muito Bom 😀
Lá vou eu comprar Photoshop, Dreamweaver, After Effects, Flash, InDesign, Fireworks e Primeire 😛
é preciso é que haja dinheiro…barato não deve ser… mas é bom de certeza 😀
Fico à espera para ver um a qualidade da compilação para iphone, uma boa aplicação feita com boa programação para testar se o flash funciona bem ou mal.
O Photoshop, está com novas ferramentas espectaculares.
A ferramenta de selecção e preenchimento do fundo, está excelente!
No Dreamwaver, a única coisa que achei interessante, é o facto de podermos testar logo como ficam os sites, nos diversos browsers.
Se o DW apresentar o trabalho, exactamente como nos diversos IE’s (o que eu duvido muito), vai-me poupar muito trabalho, e cerca de 25Gb em disco que tenho ocupados com máquinas virtuais.
Mas só vendo é que me acredito…
Até se deram ao trabalho de colocar uma funcionalidade para um produto exclusivo da Apple, e a Apple cortou-se… É uma pena, porque os utilizadores dos futuros produtos da Apple ficam a perder 🙁
E no vídeo de apresentação do Flash fizeram questão de colocar um Android e uma tablet da Dell como alternativa ao iPhone e iPad ta Apple. Salientaram mais a popularidade e o suporte do flash por grandes empresas do que as novas funcionalidades. Tudo para evitar a queda do melhor plugin da web.
Ainda não testei, mas sei de uma funcionalidade, que de certeza vai ter.
Mais pesado…
Muito, Muito Bom!
Gostei especialmente da parte:
“O Flash tem bastantes melhorias, onde destaco a possibilidade de exportar as aplicações de modo a correr num iPhone.”
A Adobe gosta de Guerra LOL 😀
A.S., tiraste-me as palavras da boca… 🙂
Sai em Maio? Deixa ver se arranjo aki 2000€ num bolso klk para ir comprar!!
Vi todos os videos e o que mais me surprendeu foram as alterações no Photoshop. Muito bom!
Quanto ás restantes alterações não me aquecem nem me arrefecem. Prefiro mil vezes o swishmax3 do que o Adobe Flash!
Já estou a ver os meninos dos MAC todos com o pito aos saltos à espera do CS5… 🙂 o que eu gosto de os ver… 😛
E que tal exportar animações em Flash (não todas) para HTML5 Canvas ?
O Adobe CS5 faz isso, diz-se por aí.
http://www.9to5mac.com/Flash-html5-canvas-35409730
Boa!
Há uma coisa que eu me pergunto: como é que é possível, depois da decisão da apple relativa ao flash, que a adobe continue a publicitar o seu software em MAC OS? Não percebo nada de politicas, mas se eu fosse a adobe, nem cs5 para mac saía á rua…
Muito simples. O primeiro Photoshop criado entre outras suites, foram projectados para Mac, só mais tarde para PC.
O mercado de designers, tanto individuais como empresas (numa grande maioria) usa Mac’s, logo é aí que eles vão buscar a maior parte das receitas.
Há quem diga “Há e tal o windows tem mais marketshare” … e sim é verdade, tem mas designers com PC são uma minoria. Os restantes, que usam em PC não são profissionais nem compram estas suites… é PirateBay e está a andar.
Portante, se a Adobe deixar de suportar Mac, só ela é que perde. E quem ganha com isso é a Apple, que vende ainda mais as suas suites (Apple Final cut studio Pro) que são superiores à da Adobe.
Só o Photoshop é que não tem grande alternativa. Agora em termos de multimédia, Motion 3, Final Cut Studio, etc… a suite da Apple é mesmo muito superior.
Ó Fanboy, “Os restantes, que usam em PC não são profissionais nem compram estas suites… é PirateBay e está a andar.”, hás-de explicar-me essa frase, eu uso PC e pago os softwares, e tal como eu muitos outros.
Btw, vou comprar o CS5 e adivinha, vai dar lucro no primeiro mês.
Lê bem as coisas antes de trollares.
PC = 90% marketshare
Designers em PC são uma minoria (cerca de 5%)
Logo, os restantes que não são designers, se têm estas suites é por vias ilegais, ou seja, não representam lucro à Adobe.
Mas pela conversa já vi percebi que és daqueles “sucateiros”
Ah, só os designers é que usam esta suite? Web Developers por exemplo não contam?
Sim, tu percebes muita coisa, o que não quer dizer que estejas correcto, a sucata é tanta que estou contratado por uma empresa Americana, a trabalhar em casa por remote desktop. Not bad para um sucateiro 🙂
Quanto ao assunto dos sucateiros, se as empresas portuguesas pagassem mais aos profissionais com qualidade também haveria bastante menos sucata.
Fabio Rocha
Rotulares-me de “Fanboy” só porque uso um Mac para design não parece que estejas assim tão dentro do assunto, ou então se dizes tar atiraste essa para o ar à toa.
95% dos designers usam Mac.
O que me mantem ainda em design é ter parcerias fortes, tanto com multinacionais como com boas empresas nacionais. Nos mais variados ramos, desde hoteis,produção de eventos, tv, moda, revistas, entre outros.. e nesses felizmente os ditos “sucateiros” ainda não bebem agua, dada a exigência e rigor profissional que lá encontras.
E rotulares-me a mim como pirata de softwares só porque uso pc é boa prática?
Muitos designers usam mac, mas 95%? onde está essa estatística e por quem foi produzida?
Não bebem lá água? Já viste a nova imagem da Sonae? lol
Fabio Rocha
Continuo a dizer. Não leste bem o que escrevi.
Vou explicar:
PC Windows tem 90% de marketshare, e desses 90% apenas 5% usam para design (ou seja, compram)
Os restantes 85%, se usam o Photoshop e companhia, é por norma ilegal.. ou seja, não representam receitas para a Adobe.
Mac users, tem cerca de 8% de marketshare mundial e uma grande percentagem usa para design, webdesign, etc… ou seja, é uma fonte de lucro enorme para a Adobe.. vamos supor, uns 5%… acaba por ser uma fatia enorme do lucro da Adobe. Eles ao deixarem de suportar MAC, vão perder mais de 50% da fatia dos lucros, logo quem sairia prejudicada era a Adobe.
E estatisticas? Não precisas ir muito longe. Liga para as revistas (maxmen, gq, impala,etc), fotografos profissionais, empresas de design, eventos (djs e vjs profissionais, produtores) que plataforma usam. Todo o ramo do espetaculo, a grande percentagem usa Mac’s. E tudo pago, não se podem dar ao luxo de arranjar copias ilegais, porque levam com inspecções constantes. A ASAE, que também trabalha connosco, andou a recrutar pessoal para a area Mac mesmo por causa disso, devido à falta de inspectores com conhecimentos de MacOs, para detectar software ilegal e musica.
A Apple tomou essa decisão para a plataforma iPhone / iPad.
Nos computadores Mac com OS X, nunca houve nenhuma restrição ao flash.
Adobe, The Best.
Boas malta,
Apesar de não ser um participante activo neste “mundo” que é o people ware, sou um visitante bastante activo que não passa um dia sem “vir até cá” para dar uma olhadela. Face as recentes noticias sobre a guerra que se esta a instalar tanto na Adobe vs Apple, como no HTML5 vs Flash, não posso deixar de expressar a minha opinião sobre o assunto.
Ja a alguns anos que sou web-developer, todo o meu percursso profissional foi feito com suporte dos programas da adobe, sim esses programas q varios utilizadores reclamam serem lentos, pesados e com bastantes erros, mas apesar de todos nos sabermos isto continua-mos a utilizá-los. Não acho de longe que o dreamweaver seja o editor de codigo perfeito para a web, mas e aquele que me permite centralizar todo o meu desenvolvimento, sem ter de abrir qualquer outra janela do explorador do windows ou do finder do mac para aceder aos ficheiros, assim como, para enviar os mesmos para o servidor web de modo a serem testados, e até hoje ainda não tomei conhecimento de nenhum software livre capaz de fazer o mesmo ou parecido, o qual seja tão “user friendly” como o dreamweaver. Como web-developer, para desenvolver uma pagina de internet preciso de ter sempre como recurso um programa de desenho que me abra com a exactidão precisa, o ficheiro de layout enviado pelo designer, que normalmente usa Photoshop, Freehand, illustrator ou mesmo fireworks. Agora imaginem o que seria ter de comprar cada um destes softwares independetemente, em vez de como a maioria das empresa da area, simplesmente comprar um pacote que permita ao meu funcionário fazer isto tudo.
Após esta breve introdução vou agora directo ao assunto, nunca fui um fã dos machintosh mas desde que comecei a usar um MacBook na empresa onde me encontro actualmente, no qual uso a maioria das ferramentas do pacote MasterEdition Do CS4 da Adobe, que não quero outra coisa!, sim sou e continuo a ser um fã do windows pela sua versatilidade e usuabilidade, mas Machintosh para trabalho encosta muitos Pc’s a um canto. (Nota: é so a minha opinião , e normal que surjam pessoas com opiniões diferentes). A meu ver esta politica da apple em relação aos seus novos dispositivos , e a manter-se, se chegar ao machintosh deverá ser reflectida na quebra das vendas do sector, pois (penso eu) a maioria dos compradores destas maquinas encontram-se ligados ao sector criativo Digital, onde no qual a Adobe lidera.
Quanto ao HTML5 vs Flash, sim o flash e lento, o flash e pesado, mas e relativo , tudo depende de quem o programa, sim… digo isto com conhecimento de causa pois neste momento o meu trabalho recai 90% sobre o Flash, mas todos nos web-developers se têm vindo a queixar ao longo dos anos da falta de standarts nos browsers em relação ao HTML e ao Javascript, coisa que actualmente obriga muitos de nos a terem maquinas virtuais de modo a testar o mesmo site em diferentes SO’s e Browsers de diferentes versões, ora meus amigos, com o flash estas diferenças são minimas e na maioria dos casos raras! Coisa que eu duvido que com o aparecimento do HTML 5 venha a melhorar, pois, o HTML e das linguages web mais antigas do mercado, e desde os seus primordios sempre houve diferenças de browser para browser. Ou seja na minha opinião o HTML 5 não vai matar o flash, poir outro lado, vai obrigar a adobe a melhor os “consumos” do flash player.
Apesar de este ser pesado, tambem não tem sido uma limitação, ate porque, cada vez mais, e assim deverá continuar, os computadores ganham mais capacidades e funções logo e normal que se antes pesava 10% do processador com um Pentium V , deve pesar bem menos num Core 2 Duo n?
Malta e a evolução que nos bateu a porta um dia, e ainda n resolveu sair. Na minha opinião …. espero q ela n saia tão cedo.
Fica a minha opinão, peço desculpa se ofendi alguem, não era esse o meu intuito.
Cumprimentos,
PPLWARE.COM 4Ever
Eu usei o Dreamweaver durante anos, mas há pouco tempo descobri um programa espectacular: o Coda.
Não é livre. Não tem tantas funções como o DW, mas tem funções mais úteis (na minha perspectiva), e é muito mais “user friendly”.
Tem um navegador de ficheiros muito idêntico ao Finder, onde são visíveis os ficheiros marcados com cores. Também tens visíveis os ficheiros no servidor. Podes trabalhar com o Coda, sem ter que ir ao Finder, nem a nenhuma aplicação de FTP.
Depois que experimentei, nunca mais voltei ao DW. O trabalho torna-se mais fluido e rápido.
Aconselho-te a explorar.
Ora muito bem num comentário referiste tudo que eu considero vantagens para o flash 😉
Fico contente por saber que muita mais gente partilha a mesma opinião que eu.
“A ferramenta que permite “apagar” algo que está à frente do background funciona mesmo muito bem.”
!!!! ….
funciona bem??? querem ver como é que não é assim tão boa?
check this out:
http://cdn-www.i-am-bored.com/media/photoshopcontentaware.png
😀
LOL
Realmente não funciona! 🙂
Muito bom!! LOL Remover os bikinis e esperar que ele componha, isso seria esperança a mais! 😛
+ de 1000 dolars por um pacote destes?! o.O
Prefiro arranja-lo de “outra forma”… acho os preços um bocado elevados :S
É assustador não é!? 😀
Mas pensa assim, estes programas não são destinados a um utilizador comum, eles destinam-se a empresas. São ferramentas de trabalho e muita gente através deles obtem lucros estrondosos.
Um trabalho feito em Flash + Dreaweaver ou Adobe Premier + After Effects paga logo uma suite destas… 😉
Quem precisa apenas do photoshop para trabalho, no ramo certo, com apenas o primeiro trabalho paga logo o photoshop.
Pois, mas no entanto, não são só as empresas que necessitam destes pacotes “preciosos” (porque são).
Estou num curso Profissional de Multimédia e até agora já passamos por alguns dos programas mais “importantes” desta suite (Photoshop, Dreamweaver e agora estamos no Flash)… não quero sequer imaginar o preço que a escola teria de pagar se comprasse licensas para todos os computadores que utilizamos (+ de 30)… e note-se que usamos a Creative Suite 3.
Penso que há licenças para escolas/estudantes. É apenas uma licença que serve para um determinado numero de computadores e não pode ser usada para fins comerciais.
Nem por isso.. Programas como o AutoCad, por exemplo, custam cerca de $4000 por licença, por isso $2500 pela MC não me parece assim tanto quanto isso.
Já estava à espera deste artigo à algum tempo 😛
De ressaltar a nova ferramenta content-aware do photoshop que simplifica muito o processo. Quanto ao Dreamweaver, não sei se funciona nas melhores formas, mas a função de testar em vários browsers, incluindo IE 6, 7 e 8 poupa muito trabalho. Reparei também na criação de formas de 2D para 3D sem programas externos, embora não a considere muito relevante. Quanto ao Flash, penso que, se colocaram a função de exportar como aplicação de Iphone é porque, ou funciona no iphone, ou não funciona e ainda estão à espera para ver onde esta “guerra” vai parar e preferem jogar pelo seguro, evitando a possível utilização de “código externo” para o fazer no caso de ser possível no futuro.
Offtopic:
Hoje, quando ia ver um vídeo no Youtube, deparo-me com a mensagem:
“Old Flash? Go Upgrade”
Googlei e pelo que li sobre este problema, parece que acontece com todos os que usam adblocks e afins. Não sei se é de facto verdade, mas mesmo tendo resolvido o assunto com um userscript, acho que é uma má atitude por parte da Google, quase que nos obrigando a ver os seus anúncios. Aconteceu a algum de vocês?
Cumps 😉
Olha obrigado por esse feedback! Aconteceu-me isso hoje precisamente e fiquei à toa!
É mais uma prova do porque do Youtube ainda ter o projecto HTML5 em fase BETA. Flash faz-lhes falta para a publicidade, especialmente aquela que está embutida no proprio video. Por isso é que já integraram o plugin do flash no Chrome 😉
Depois ainda dizem que a Apple é que é manhosa! 😀 ahaha…
Basta referscar a página e o vídeo deverá correr sem problemas… claro que o vídeo seguinte vai dar o mesmo erro…
A mim também está a acontecer isso no Chrome porque tenho a extensão Flashblock. Vou tentar ver se existe alguma versão mais recente da extensão que contorne este problema.
Adobe aquela máquina xD
Mal posso esperar para experimentar o After Effects…
É caso para dizer “WOW”!
Que grande actualização :p
pena ainda não estarem disponíveis os links para download da trial 🙁
…vai-me saber tão bem usar o AE sem ter que stressar com o pre-render… finalmente decidiram fazer em 64bits!! para um programa tão pesado, já deviam ter feito isso há muito tempo! 🙂
O After Effects para ficar perfeito precisa era do mesmo sistema que o Motion tem… fazer todos os efeitos em tempo real sem necessitar de rendering… dava mesmo muito jeito.
http://www.apple.com/finalcutstudio/motion/
Usa o Sony Vegas 9.0 que faz o que tu queres.
Sony Vegas não tem nada a ver com Motion e After Effects.
Ele é o rival mais fraco do Final Cut Studio e Adobe Premier, mas talvez ideal para não profissionais.
pois…muito bom como todos os seus antecessores, pena que não tenham uma versão basica a preços convidativos…
Será que o Fireworks está com os dias contados? Não vejo a Adobe mostrando muito interesse nesse programa. Parece ser o patinho feio da empresa.
Muito bom mesmo…
Antes tudo o mais importante é agradecer ao pessoal que mantem este blog a rolar, pois é uma referência.
Sou um profissional na área web nomeadamente na parte criativa e estou “mortinho” por por as mãos no CS5. A empresa onde eu trabalho vai fazer o upgrade dos 4 CS4 que temos, ou seja, vai pagar uma pipa de massa mesmo sendo o upgrade, no entanto os “sucateiros” que andam para ai a fazer o que eles acham que são websites, além de não pagarem impostos, não gastam 1 centimo em software.
Vão-me desculpar o desabafo mas eu gosto do que faço, volta e meia desenrasco um amigo mas tenho a honestidade de não fazer concorrência à empresa que me paga o salário.
Por isso gostaria de uma vez por todas fosse criada legislação para controlar esta situação que no final não é boa para ninguem. Basicamente andam a “queimar” o mercado apelando ao preço baixo que nunca esta aliado a boa qualidade.
Mais uma vez, PPL Ware continuem por muitos e muitos anos!
Concordo. Há por autênticos “sucateiros” a fazer coisas a que chamam sites, e a estragar o mercado de quem trabalha a sério.
E o cliente quando não percebe nada do assunto, opta quase sempre pelo preço mais baixo.
Infelizmente há cada vez mais “sucateiros” e pseudo-designers, a fazer barato e sem qualidade.
Depois quem tem que comprar estas suites, apresentar contas e fazer orçamentos sai gravemente prejudicado.
Estava a contar que o meu primeiro comentário fosse despertar mais as mentes de quem realmente faz um trabalho serio.
Não acham que as situações que todos nos conhecemos, inclusivé de sucateiros que trabalham de dia em empresas da nossa área e à noite queima mercado, deviam ficar expostas num website? Não resolve, mas ajuda…
Aguardo comentários
Não vejo como se consiga controlar, pelo menos sem entrar numa de fascismo. É péssimo ter de concorrer contra os tais sucateiros (sem querer insultar a classe), mas se entramos numa de reservar a actividade, como num certo concurso publico de criação de uma certa identidade visual, para uma certa capital europeia da cultura 2012, que não vou dizer qual é… acho que não é por aí.
Acho que aos poucos as pessoas vão sendo educadas para o que é esta actividade e o que é trabalhar bem nela. Os bons designers, aqueles que têm um método de trabalho e fazem as coisas com pés e cabeça, só têm é que mostrar ao cliente que fazem a coisa de forma mais profissional que o tipo que simplesmente abre o photoshop e adapta clipart. Se depois disso o cliente ainda quiser trabalhar com o outro, bem aí diria “ainda bem que me livrei deste”
Sem duvida. O melhore metodo é mostrar a diferença de um trabalho profissional de um dito “sucateiro”.
Problema de muitos clientes é não terem noção do quão trabalhoso é esta area. Hoje em dia qualquer puto pega no iWork, faz um site engraçado e consegue vender.
O que os profissionais devem fazer é sempre reuniões com os clientes e mostrar verdadeiramente um trabalho, as vantagens e todo o plano de markting envolvente.
Essa da capital europeia de cultura é bem metida… por acaso tive colegas de profissão, uns licenciados outros “self-made”, que me comentaram os requisitos.
Para quem esta na área, não é preciso saber somar muito bem para perceber quem esta por detrás do concurso, essa famosa associação.
Mas confesso que se formos por ai, então temos de falar sobre os milhões (não me enganei) que um certo senhor que por acaso é o presidente dessa associação ganha à custa de concursos públicos.
É tudo público, basta aceder ao portal das compras do estado…
People do PPlWare, lancem temas relacionados, pelos vistos a discussão esta “boa”.
Mal posso esperar! 😛
BRUTAAAAAALLLLL
É bom, mas será que corre num Ipad? 😛
É uma suite muito jeitosa só é pena que já hajam alternativas boas, viáveis e gratuitas para quase todas as ferramentas da Adobe, excepção feita ao flash e after effects (pelo menos que eu conheça), por isso ou começam a pensar em baixar os preços ou continuam a não levar nada destas bandas.
Discordo. Sou capaz de apostar que não encontras alternativas a Photoshop, Illustrator ou InDesign do mesmo nível e gratuito. E não me venham com Gimp’s, Inkscape’s e Quark’s
Já para não falar que as capacidades de interacção entre as aplicações da suite são um gigantesca vantagem para quem trabalha a sério com os programas.
Diria que é mais fácil encontrar alternativas ao Flash..