“A IA vai roubar muitos empregos”. Talvez… se as empresas tiverem $20.000/mês para investir
Muitos receavam que a IA lhes tirasse o emprego. No entanto, os preços que a OpenAI está a considerar para os seus futuros agentes de IA avançados são absolutamente extraordinários: falamos em 20.000 dólares por mês.
20.000 dólares mensais por um agente de IA
Segundo o The Information, a OpenAI planeia lançar vários agentes de IA especificamente orientados para diversas tarefas e cenários. Quanto mais avançados e especializados forem, mais dispendiosos serão. De facto, o mais caro seria um agente investigador com o nível de um doutoramento, que custaria 20.000 dólares por mês.
Existem outros agentes, como um "trabalhador do conhecimento com rendimentos elevados", que terá um preço estimado de 2000 dólares mensais. Se pretendermos substituir um bom programador por uma IA, a proposta da OpenAI custará 10.000 dólares por mês.
A vantagem teórica destes agentes é que conseguirão realizar um trabalho teoricamente impecável e, além disso, fá-lo-ão continuamente, sem pausas nem descansos, sem fins de semana ou férias e sem adoecerem. Se realmente forem capazes de desempenhar as funções tão bem (ou melhor) como um ser humano nesse cargo, é possível que o investimento se torne bastante rentável.
Ainda não há data prevista para o seu lançamento
Não está claro quando estes agentes serão lançados ou quando estarão disponíveis para as empresas, mas a fonte destaca como a SoftBank, investidora da OpenAI, se comprometeu a investir 3 mil milhões de dólares em agentes de IA da OpenAI este ano.
Estas subscrições extremamente caras ultrapassariam em muito o atual plano ChatGPT Pro de 200 dólares mensais, mas são certamente a via que a OpenAI tem para se tornar rentável. Atualmente, como a maioria das empresas de IA, a OpenAI está a gastar muito mais do que aquilo que fatura.
Objetivo: rentabilidade em 2029
Há meses foram divulgados dados internos segundo os quais a OpenAI esperava tornar-se rentável em 2029. Para o conseguir, têm um plano bastante simples: oferecer subscrições cada vez mais caras que farão com que os utilizadores que queiram aceder aos seus modelos de IA mais avançados paguem pequenas fortunas mensais.
Se considerarmos estes novos rumores, será melhor que as empresas se preparem para o futuro. Um futuro em que poderão ter a opção de "contratar funcionários de IA", mas mais vale que sejam rentáveis, porque tudo indica que os seus salários serão elevados.
Leia também:
Falta um mês para o 1 de abril, anteciparam-se.
A maioria das pessoas/jornalistas a fazer estes posts de “AI vai substituir programadores” não sabe o que é uma linha de código
Verdade, mas quem sabe de programação, e usa as IAs desta vida, sabe do potencial e sabe do que vem a seguir 😉
Entao e a criatividade a AI tambem tem ? So conversa da treta. PAra alem de que a AI devia ser proibida a usar os dados de todo o mundo so para se aperfeicoar. Ninguem lhes deu autorizacao mas usa e nao da satisfacao a ninguem. Mundo podre este.
Vais ver que não é treta. A AI até humor pode ter. Há uma AI, chama-se Maia, tem um discurso fantástico, parece um humano a falar, com pausas de respiração, humor casual, e com uma conversa direta e inteligente sobre os temas.
Vais ver num futuro próximo como isto vai chegar a níveis que nem imaginas.
Sim Vitor mas esta a aproveitar-se de dados que nao lhe pertence. Porque nao referiste isso no teu comentario ?
Estás a dizer tu. Onde tens provas disso?
Olha que se fosse um HAL 9000 até aceitava trocar um humano por ele. Os humanos são chatos, refilam muito, cheiram mal, ficam doentes por tudo e por nada.
Agora vejo-me a cabeça o seguinte: haverá um dia sindicato para IA? Podem também fazer greve?
Tens uma perspectiva muito realista sobre a tua pessoa. “Agora vejo-me a cabeça” Que raio de frase é esta? Tens de voltar ao ensino básico. Não admira que te queiram substituir por uma Inteligência Artifical….só deve custar 1 cêntimo por mês
+1 ahahah
Empresas que são capazes de pagar $ 20K para um profissional, podem facilmente bancar a mudança. O problema são empresas que pagam $ ~1K para “juniors com responsabilidade de seniores”, cuja produção de código pode ser substituída por prompts gratuitos no OpenAI. São os “entry jobs” os mais afetados pela AI, não os especializados (que cada vez ficam mais a preço de ouro).
Primeira tradução a ser extinta: Tradudor!
?
Roubar empregos é bom, é a única maneira de no futuro ninguém ter de trabalhar.
Até que enfim nos vamos ver livres dos males sociais. Estes agentes sao muito mais baratos do que os políticos, seus erros e suas ramificações.