Adeus Office da Microsoft! Chegou o FreeOffice 2018
A suite de produção da Microsoft é indiscutivelmente a melhor e a mais completa que existe no mercado. No entanto existem vários projetos, inspirados no produto da Microsoft, que têm vindo a evoluir significativamente. Um dos projetos mais conhecidos é o LibreOffice mas há muitos outros.
Hoje damos a conhecer o FreeOffice, que ganhou recentemente uma atualização de peso.
A Microsoft tem vindo a abandonar o modelo de software standalone, passando para modelos de negócio baseados na cloud. O Office 365 é um exemplo disso e, por apenas 99 euros ao ano, é possível ter uma licença para cinco utilizadores e ainda 1TB na cloud.
Mas quem não precisar de uma suite de produtividade tão completa pode sempre experimentar soluções alternativas.
FreeOffice 2018
Chama-se FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são agora compatíveis com o Office da Microsoft.
Esta nova versão apresenta também já uma interface (Microsoft Ribbon UI) muito idêntica ao Office da Microsoft.
O FreeOffice 2018 pode ser descarregado gratuitamente para Windows, Linux e MacOS - ver aqui. Existe ainda uma versão paga que inclui mais funcionalidades que a versão gratuita.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Comparativo com libre office?
Um é para profissionais outro é para fazer umas coisas 🙂
Já usaste os 2 presumo !!!
Rs….ainda nao largo meu microsoft office por nenhuma dessas ‘amplas alternativas’
libreoffice é ruim demais!
talvez não seja o libreoffice que seja ruim demais…
se calhar é mesmo a falta de informação
Olá João, sou utilizador do Excel e muitas coisas que faço no Excel até o momento só podem ser feitas no Excel (caso saiba de outra alternativa me avise). Listarei elas.
Uso da linguagem DAX para fazer formulas mais avançadas dentro do Excel.
Uso da liguagem M para fazer tratamentos de dados dentro do power query do Excel.
Fazer tabelas dinâmicas e formulas mais complexas com a certeza de que meus dados não sofreram alterações quando outro utilizador abrir no Excel (afinal boa parte do mercado corporativo usa o Excel).
Você pode me dar alguma informação a ponto de que eu consiga substituir meu excel por outra ferramenta?
Office 365 da Microsoft, para 5 utilizadores, ou para 5 dispositivos com o mesmo utilizador?
É para 5 dispositivos. O autor do post acha que eu ia partilha a minha licença com mais 4 utilizadores para terem acesso aos meus documentos na cloud….
A nível empresarial é assim que funciona…
A nível pessoal ninguém vai comprar 5 licenças. Só se fores milionário e tiveres 5 máquinas operacionais em casa só para ti.
A nível pessoal existe o 365 Casa que dá para 5 licenças com 1 T para 5 pessoas do agreagado familiar… o valor também é 99€…
Desde quando é que 5 equipamentos significa 5 computadores? Só eu, tenho portátil, um smartphone e um tablet. Se juntar os da esposa, já são 6.
Opá porra, que és chato.
Dizem-te as coisas, citam o que diz no site do Office 365 e mesmo assim tu a dar-lhe.
Mas pronto, se não acreditas vê o que lá diz:
https://products.office.com/pt-pt/compare-all-microsoft-office-products?tab=1
Então sou rico…
é para 5 utilizadores, cada um com 1tb.
“A melhor opção para agregados familiares. Inclui aplicações do Office para até 5 utilizadores.” da página da ms.
“Armazenamento e partilha de ficheiros com 1 TB de armazenamento no OneDrive por utilizador”
Recomendo!
Já utilizo há uns anos a versão para Linux, gosto mais do que as alternativas.
E o Mac que tanto se fala….não há versão para Mac ?? Quem tem Mac pode continuar a pagar ……..
rapaz
Faz como eu, neste momento uso o ONLYOFFICE, na minha opinião melhor que o libreoffice/ openoffice e dá para MacOS, Linux e Windows.
Tens o Pages, Number e KeyNote, que é a suite da Apple, sendo neste momento Free ou tambem o OnlyOffice, foi mencionado pelo Kussuk.
Quem te disse que para mac e so a pagar?
Um proprietário de um Mac com problemas em comprar software…
Vou passar o dia a rir 😀
+ 1
Clone do verdadeiro ?
deixo aqui mais duas alternativas free: OnlyOffice e WPSOffice.
😉
Cara, ta de brinks ne….WPSoffice ? cheio de falhas ?
WPS é excelente!
pode haver inúmeras alternativas ao Microsoft Office, mas toda gente por motivos óbvios vai sempre para o Microsoft Office…
eu nunca usei nada a não ser Microsoft Office, tanto a nível profissional como pessoal, se as alternativas fossem tão boas como o Microsoft Office já muita gente tinha mudado, assim continua tudo na mesma…
Se nunca usaste não pods opinar assim, eu uso porque sei de limitações que não existem noutros mas o LibreOffice por exemplo serve para 80% dos utilizadores normais.
80% dos utilizadores “normais” não corresponde a 80% de todos os utilizadores de produtos office, pois não?
nunca usei, apenas testei para ver como era nada mais, pois não tem comparação com o MS Office, e essa dos 80% dos utilizadores normais é para rir…
Diga-me o que o LibreOffice tem que o Microsoft Office não tem. Diga-me! Quero saber, afinal todos dizem que o Microsoft é embativel, mas nunca dizem no que, quando em comparação com outras alternativas.
Querias dizer “o que o MS Office tem que o Libre Office não tem”? Tem formatações, funcionalidades de manipulação de dados, macros em VBA e usa formatos proprietários. Acima de tudo, tem interoperacionalidade plena e muito fluida com o ecosistema Microsoft.
Eu tento usar as alternativas, até uso para coisas simples, mas acabo por ter que recorrer ao original pelos mais diversos motivos…
Podes usar formatos proprietários no LibreOffice também;
Há macros em VBA se instalares a extensão correta;
“Funcionalidades de manipulação de dados” – Um tanto vago…
O LibreOffice só perde a formatação pelo fato das fontes não serem as da Microsoft. Se ambos os computadores tiverem a mesma fonte da Microsoft instalada a formatação não irá ser perdida, já que o LibreOffice não terá que usar fontes alternativas pra abrir o documento.
Use o que quiser, pra Linux e BSD ao menos o Office online está disponível para se usado.
Há também o WPS Office e OnlyOffice como alternativas ao LibreOffice.
Experimenta usar uma tabela com fundo em bandas de cor alternada. Insere uma linha e depois diz-me se o Libre consegue manter a coerência das bandas. Depois, grava e abre no MS Office. Nem te conto as minhas experiências a esse nível. Não é só o tema das fontes e não, perde completamente a formatação. Não será algo radical, mas incomoda.
Para a manipulação de dados exemplifico com pivots um pouco mais complexas, com itens calculados, formatações, ligações BD, etc.
O Office online não tem as funcionalidades mais avançadas, e as alternativas também têm cada uma as suas questões.
Com isto não afirmo que não seja possível viver com as alternativas. Sim, é-o desde que não usemos determinadas funcionalidades, o que será até um caso abrangente de utilizações. Para mim não dá.
Só digo isto, existe uma seguradora em Portugal (3 seguradoras debaixo do mesmo nome) que usam e abusam do LibreOffice.
Gestão de emails dentro das instalações é feito pelo Mozilla Thunderbird.
Só o OS nos pcs de trabalho (dos colaboradores) é que é Windows, tudo o resto é Red Hat Enterprise Linux.
E nunca vi os meus antigos colegas de trabalho a queixarem-se.
Mas acima de tudo, é uma questão de hábito e de usar o melhor que se adequa a cada caso.
E como fazem eles pesquisas por palavras chaves, em documentos anexados aos e-mails ?
Os docs anexados ao emails são documentos padrão das seguradoras (vulgo formulários), DAAA (declaração amigável de acidente automovél) etc, etc, e chegam todos em formato pdf não pesquisáveis e não editáveis (obrigatoriedade legal e recomendação sectorial). Isto nos pc dos colaboradores dos sectores de assistência, gestão de sinistros.
Além de que, todo a documentação tem que ser lida por quem esteja a tratar do processo.
Se entrar um email cujo o assunto seja dúbio, esse email é revisto por uma pessoa designada para o efeito e remetida para o departamento correcto para tratamento e seguimento.
Os quadros superiores (RH, IT, DA, DF), esses sim, possuem o MS Office + MS Outlook.
Então nem sequer é uma seguradora…é um departamento de uma seguradora e pelo que percebo é um CS ou algo parecido. Não é por acaso que nas funções core e criticas utilizam M$.
E todas as restantes utilizam productos M$. Não digo que não seja uma alternativa viavel, mas o eco-sistema da M$ é evidentemente superior a qualquer outra solução.
Exactamente Joao,
Nephrops, certo , agora ja percebi porquê uma seguradora leva no minimo 1 mês para dar início as perícias dos carros acidentados
@Tec. Basicos
Olhe que não… veja o que diz o contrato…
Em termos gerais, tem 15 dias após o sinistro para participar, a companhia tem até 30 dias úteis após comunicação para actos de peritagem, 90 dias úteis para resolução de possíveis conflitos com a congénere.
Se houver reclamação do cliente, atrasa o processo como é óbvio.
Se não houver reclamação, a reparação em oficina convencionada é indicada. Se for em oficina própria ou indicada pelo cliente é sempre contra o orçamento inicial e sujeito aos tempos de demora decorrentes.
@João
Acredite em mim, é uma seguradora. Mais indico que nas funções core não é usado o MS Excell, mas sim ferramentas de cálculo matemático, como o Matlab.
Mas como disse inicialmente, cada caso é um caso.
@nephrops, não digo que não seja uma seguradora. O que disse, e conforme o comentario, foi que não é toda a organização mas sim apenas uma parte. As restantes funções utilizam MS Office:
“Os quadros superiores (RH, IT, DA, DF), esses sim, possuem o MS Office + MS Outlook.”
Concorrente ao notepad? Para word até podia ser um substituto para mim, mas para excel…
credo espetar binários assim no meu sistema LOL
Tem um sistema de gestão de Base de dados (equivalente ao Access?)
Permite gravar macros para automatizar tarefas sem conhecimentos de programação?
Permite a quem saiba programar criar macros que abram outros ficheiros do Office e recolha ou atualize dados entre os vários ficheiros? Permite que essas macros criem/enviem emails com conteúdo variável em função de dados existentes em um ou mais ficheiros do Office?
Já não pergunto pelo Visio…, ou mesmo leitura de bases de dados externas
É claro que para quem apenas necessita de folhas de cálculo e textos, ou mesmo de uma apresentação simples, estes sistemas são boa alternativa ao MS Office, mas para trabalhar a sério, e ter uma boa produtividade, o MS Office continua a não ter alternativa.
Existindo outras boas soluções grátis, não me agrada desde logo a questão de uma versão paga com mais funcionalidades… Se é para pagar, então a minha opção é clara!
O Office tem a vantagem de a formação ser muito mais barata. É por isso que as pessoas continuam a usar o office… 99,99% das pessoas nem 5% das capacidade do MS Office usam.
A única coisa que a Microsoft está muitíssimo à frente dos outros é na utilização de macros e nas fórmulas avançadas da folha de cálculo. 99,999999999999999% dos utilizadores nem sabem que isso existe.
A diferença é na dinâmica de trabalho. Deixas uma pessoa sem experiência previa a fazer um trabalho no Libreoffice ou no MS Office e vês quem termina antes. A maior parte dos utilizadores não tem grandes conhecimentos técnicos mas a diferenças de uso é abismal. Nem que só uses 1% das funções, se no final do dia poupas tempo, é isso que importa. Usei muito LibreOffice mas depois de tantos problemas que tive em formatações em Horas H, deixei-me de estar a inventar e jogar pelo seguro.
Concordo a sua opinião eu também já to a pensar em abandonar o libreoffice.
Com tantos “9s” diria que és o único que sabe. 😉
“Pá”… É giro no princípio mas vamos lá ver aqui uma coisa… Quando estamos a falar de escalar processos de trabalho e com equipas pelo meio… em diferentes lugares e interações com outras empresas… E com softwares que já fazem tudo com confiança e segurança… Prefiro o Microsoft Office.
VBA é a mais valia da MS. Imprescindível para mim. A compatibilidade do libreoffice deixa muito a desejar. E depois há o access que não conheço alternativa. Alguém tem sugestões? Obrigado.
Historicamente baseado no StarOffice dan Sim.
SUN
É péssimo este office. Fujam.
“(…) por apenas 99 euros ao ano (…) ”
Pergunto o porquê do autor ter escrito “apenas”?
Pretende-se informar ou influenciar?
o que tem?
Estão a publicitar que há para Mac OS mas no site não tem opção nenhuma para esse OS.
O que eu acho mais bizarro no pacote 365 é a obrigação de aceitar a instalar todos aqueles aplicativos que eu pelo não uso, acess, note e por ai vai!!! No meu caso eu só uso o Excel, Word e na instalação do 2013 vc tinha essa opção de selecionar as aplicações.
quem sabe essa nao é uma alternativa boa para usar em casa!! Já no trabalho é outra historia!
wps office <.<
A versao gratuita do FreeOffice não permite gravar em .odt
Não testei este, mas noutras soluções gratuitas, a folha de calculo ainda continuam muito atrás do excel, especialmente em termos de uso facilidade na criação/uso de formulas
Ainda assim falta um sério concorrente ou outlook que é o motivo pelo qual muitas empresas ainda compram o office. Claro que agora com o office 365 já começa a compensar passar serviços e aplicações para a Microsoft.
Nao me parece que esteja disponível para MacOS
Converter .pdf em .docx 100% editável, sem perder as formatações, só o Office da Microsoft consegue fazer … nenhum outro.
Prefiro GSuite da Google
faço trabalho quando eu salvo bagunça tudo
Acredite. A questão é apenas você querer usar o LibreOffice.org. eu uso já faz um tempo, e toda maquina que trabalho em escolas e Organizações deixo instalado, eu não consigo usar normalmente o da Microsoft, é rápido mas não me da as funcionalidades todas de que preciso. não aceita certas montagens de vários textos e imagens e ainda não me da opções de conversões quanto o livre. sei que muitas pessoas poderá criticar o que digo. mais desafio usarem por 1 ano só o livre depois que descobrir tudo tenta voltar ao outro para vê kkkk.