ActivityWatch: Onde passa o tempo quando está no PC ou smartphone?
Como se costuma dizer, quando estamos em frente ao PC ou no smartphone o tempo voa. Mas afinal onde passamos nós o tempo? É no browser, é no Zoom, é no Word, é a jogar?
Alguns sistemas operativos já começam disponibilizar esses dados aos utilizadores. Uma boa solução é a ferramenta ActivityWatch.
Provavelmente passa muitas horas por semana atrás do computador. Mas quais as páginas da web que mais abre, quando e por quanto tempo? Quanto tempo costuma passar no computador? Essas e outras questões nem sempre são fáceis de responder, mas com a ferramenta ActivityWatch terá resposta para quase tudo.
ActivityWatch é uma ferramenta, multi-plataforma, que permite saber o tempo que passamos no nosso browser e apps e a fazer o quê. Esta ferramenta é open source e está disponível para Linux, Windows, macOS e Android.
Como instalar e usar o ActivityWatch?
Usar esta ferramenta é relativamente simples. Por exemplo, se tiver um Mac, descarregue a app aqui para ativar o "servidor". Deverá permitir as permissões solicitadas.
O ActivityWatch tem também extensão para o Firefox ou do Chrome. Depois de instalar, basta aceder a http://localhost:5600/ para ter acesso ao monitor do sistema. Como pode ver, existe uma página que apresenta estatísticas globais, outra por janela, outra ao nível do browser e outra ao nível do editor.
A app armazena os dados no seu computador, o que garante que a privacidade não seja propriamente um problema quando se usa esta ferramenta nos dispositivos. Experimentem.
Este artigo tem mais de um ano
Lol querem privacidade… Não querem chinocas huawei xioami, nem americanos Apple windows Google a expiar o que andam a fazer no telemóvel ou PC ou mac..Mas gostam de instalar apps que saba-se lá para onde mandam os dados monitorizados… Lol. Ah e tal é só para conhecimento próprio.. Será? Será que esse dados não saem para fora? Será?
Há sempre essa possibilidade. Contudo, o programa tem bastantes versões já desenvolvidas, tem código aberto (qualquer um pode ver as linhas de código e inspecionar) e tem ainda um número de desenvolvedores que apesar de baixo (12) não é assim tão pouco quanto isso. Só à primeira vista estes 3 fatores apontam que há uma maior probabilidade desta app ser confiável.