A Wikipedia também pode ser usada no Windows 8
O Windows 8 é uma realidade e cada vez mais as aplicações desenhadas para a Modern UI estão a chegar. Se muitas das grandes aplicações tradicionais já estão disponíveis, algumas viram nesta nova interface uma oportunidade para se aproximarem mais dos sistemas operativos e quebrarem a barreira da Internet e darem acesso directo no Ambiente de Trabalho.
A Wikipédia, a maior enciclopédia on-line, está já também disponível numa aplicação disponível para o Windows 8, onde todo o seu conteúdo está disponível na forma simples de utilizar que a Modern UI disponibiliza.
Neste aplicação todos os conteúdos da Wikipedia estão disponíveis da mesma forma que o fazem na Internet, através do browser.
Todos os conteúdos estão acessíveis na interface desta aplicação, de forma distribuída e explanada. Não se limita a apresentar o texto do site e mostra também os outros conteúdos que podemos aceder, na forma de imagens e vídeos e ligações externas a que podemos aceder.
Ao acedermos à aplicação recebemos de imediato a notificação dos artigos que foram actualizados mais recentemente, o que são entendidos como os mais interessantes.
Mas se procurarmos por uma entrada específica, podemos usar a pesquisa que a CharmBar nos disponibiliza e aí colocarmos o termo procurado.
Todas as referências são mostradas para que os utilizadores possam escolher as que pretendem visualizar.
A informação, os textos, é apresentada na forma vertical, bem ao estilo Modern UI e basta que façamos scroll para a esquerda ou direita para avançarmos ou recuarmos no texto.
Esta aplicação foi criada pela Wikipedia e é a sua oficial. Podem aceder a todos os seus conteúdos, tal como no se estivessem a a aceder ao site, mas desta vez dentro da interface do Windows 8.
A informação de cada entrada é apresentada no idioma nativo do Windows 8, que no caso do Windows 8 em português os conteúdos são apresentados no nosso idioma.
Se gostam de consultar a Wikipedia esta é mais uma forma em que o podem fazer. A utilização desta aplicação evita que acedam ao site e permite que tenham a informação mais arrumada e mais acessível.
A aplicação Wikipedia está disponível para as versões x86, x64 e ARM do Windows 8, podendo por isso ser usada em qualquer versão ou dispositivo que corra o Windows 8.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Wikipedia [723KB]
Homepage: Wikipedia
Este artigo tem mais de um ano
Gosto bastante da Wikipedia, mas depois de ler o artigo sobre o “Conflito de Bicholim” fiquei a pensar se o baptista-da-silvismo de vez em quando não ataca por lá, sendo difícil de detectar quando é muito elaborado.
O que é facto é que o Knol da Google já se foi e a Wikipédia continua.
http://www.publico.pt/cultura/noticia/a-misteriosa-guerra-dos-portugueses-na-india-que-so-existiu-na-wikipedia-1579946
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Esplanada/geral/Conflito_de_Bicholim_(8jan2013)
Este título é um bocado…
Porque é que não dizem logo que há uma aplicação da wikipedia para windows 8?
“A Wikipedia também pode ser usada no Windows 8” pois pode, e em linux, e em android, e em tudo o que tenha um browser.
Sinceramente, como pessoa que tem sempre o browser aberto, usar apps do windows 8 quebra-me completamente o workflow. Estou nesta página e quero ir à wiki? Abro uma aba, faço CTRL+L para ativar a barra de endereço, escrevo “wpt bananas” e ele pesquisa-me bananas na wikipédia. Na modern UI tenho de ir lá com o rato abrir outra app e pesquisar. Não ganho nada com isso, acho eu.
Bzzzzt! Errado, mas obrigado por jogares!
Se já estiveres no ecrã iniciar só precisas escrever “bananas” e clicar na aplicação WikiPedia que aparece na lista de aplicações onde a pesquisa funciona, ou, na verdade, qualquer outra que lá esteja (a Pessoas, o Dicionário Porto Editora, a enciclopédia Larousse, etc.).
Se não tiveres já no ecrã inciar, basta abrires a barra de charms e começar daí.
Adenda:
(quando é que vamos poder editar comentários?)
Nota que o que disse de “abrir a barra de charms” é só fazer WIN+C, não é assim tão diferente de fazer CTRL+L. E num laptop com um touchscreen, como as mãos estão a uns poucos centímetros do ecrã, tocar na aplicação WikiPedia da lista da pesquisa é canja — é daquelas coisas que uma pessoa precisa de 30 segundos para perceber e que depois estranha que num laptop sem touchscreen não funcione.
De qualquer forma, nada te impede de continuares a fazer isso no browser.