PplWare Mobile

6 aplicações GNU/Linux no regresso às aulas


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Serva says:

    Bom dia ,

    Excelente dica para utilizadores de Linux , desconhecia o Basket que vou instalar logo após a publicação deste comentário , parabéns ao Pplware por esta iniciativa e parabéns também ao ” Navyseal ”

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  2. Francisco says:

    Excelente artigo 🙂

    Interessante era um artigo para configurar distribuições para poupar energia nos portáteis. Visto q de origem consigo melhor autonomia com Windows 7 do que com a última versão do Ubuntu.

    • CMatomic says:

      alteras o kernel linux , ou pedes pedir suporte a marca do teu portátil, pois a ultima versão do ubuntu a frequência do cpu não esta bem configurada , a única maneira é configuras o kernel linux se souberes fazer isso , tenho visto na beta 1 a frequência do cpu estava no máximo agora na beta 2 esta só um dos cores no máximo , por quando sair a versão final já devera estar bem configurado essa opção no kernel.

      • CMatomic says:

        quando falo em frequência quer dizer que o falo da frequência escalada do clock do processador
        podes ver aqui poderia ser feito isso no kernel para que seja automático, ora isto não esta bem configurado no ubuntu
        esta é minha frequência de escalada no ubuntu 11.10
        “status do cpufreq: 2.20 GHz:99,95%, 1.20 GHz:0,00%
        como podes ver um dos cores tem a frequência no máximo,isto não devia ser assim porque no kernel tem uma opção automática para escalar a frequência de escala do cpu.

        • Luís says:

          Nas novas versões do ubuntu já podes configurar manualmente a velocidade dos processadores para isso basta adicionares um aplet que não me lembro o nome mas tem qq coisa a ver com cpu a barra de cima ou de baixo como quiseres

  3. @lmx says:

    Boas…
    Desconhecia o Basket! vou averiguar esta pérola, embora eu use qualquer coisa como o parcelite para guardar transferências de texto entre aplicações, nem sempre funciona como é devido, e com isto acho que complemento…
    Queria só acrescentar aqui alguma coisa que me lembro assim muito de repente, e que tem a ver com uma Ferramenta que se chama Maxima, usando um frontend grafico Wxmaxima(WxWidgets).
    Esta ferramenta é muitissimo poderosa e para que está a fazer cadeiras de matematica/fisicas é indispensável!!Eu usava-a para confirmar expressões enaliticas, graficos, etc quer para Matématica quer para Analise de Sinais, …é muito poderosa também para Analise de sinais(transformsdas de laplace,fourier,Z,etc).
    Esta ferramenta cobre de uma forma geral, Calculo integral e Diferencial em R,R²,R³,R^n,é um Must.
    Várias representações dos resultados, etc.
    Montes de vezes alguns profs pedia-me p’ara confirmar algo no MatLab, e eu recorria ao Wxmaxima, era sempre a bombar…e uma coisa que reparei, por norma os resultados das expressões, são mais reduzidos e simples em Maxima do que no MatLab 🙂 .
    Outra ferramenta, mas mais virada para calculo Matricial,etc é o Famoso Octave(Onde o MAtLab está baseado)…por isso é que o MatLab que tem, o mérito é do Octave..
    Já falei de mais, mas pelo menos WxMaxima/Maxima, é indispensavel!! ;P

    cmps

    • Luis says:

      O Matlab não é baseado no Octave e nem o contrário é verdade… Um pouco de pesquisa não lhe ficava mal… O Matlab começou a ser desenvolvido em 1970, e o Octave em 1988… não existe qualquer referência a uma cópia de algum dos lados, existe sim, alguma compatibilidade entre ambos.

      Ref:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Matlab
      http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_Octave

      • @lmx says:

        Boas…

        Efectivamente não encontro referências ao core matricial do MatLab, que evidenciem uma inspiração noutro software(No macsyma), evidentemente que se baseou noutros, embora talvez tenha havido…

        Referi que o core do MatLab era baseado no Octave, porque ja li em artigos, e ja me foi dito por alguns professores…
        acabei por aceitar a permissa como verdadeira!!!

        No entanto existe a nivel matricial, uma compatiblidade muitissimo grande para ser ignorada…mas…

        De qualquer das formas, retiro o que afirmei acima, visto não encontrar referências para o mesmo…

        e acrescento que o Mathematica e o Maple, teem inspiração no Macsyma(actual maxima), mas mais uma vez essa referencia aparece espalhada por vários artigos incluindo a wikipedia do macsyma…no entanto nas paginas do mathematica e do maple quase não se veem referências ao Macsyma!!??E a referência que se vê não vai exactamente no sentido que vai a outra!!Será uma forma de destinguir os productos de outros softwares??!!

        Desde já o meu Obrigado pelo esclarecimento que é do interesse de todos.

        cmps

  4. Não conhecia a 1ª proposta nem a ultima. Vai-me dar jeito este semestre e até para um artigo novo.

    Parabéns.

  5. Armando says:

    Acho que ali o BasKet deve ser a ferramenta ideal para os estudantes universitários.
    Com essa aplicação podem copiar na íntegra tudo aquilo que já foi feito por outros.
    Assim, já podem sair todos calmamente da faculdade com o título de “Mestre”.
    Milagres de Bolonha. É o equivalente às Novas Oportunidades do ensino superior.
    E com BasKet não falha!

  6. Serva says:

    Boa tarde , de facto , o consumo energetico do Ubuntu tem de melhorar muito , também já tinha dado conta que um dos cpus estava sempre na frequencia máxima , mesmo na 11,04 com todos os updates, a diferença por exemplo para 10,04 é quase de uma hora a menos de autonomia .

    Continuem com o execelente trabalho

    Cumprimentos

    Serva

  7. Kamina says:

    Malta para quem gosta de tirar notas no portátil, para além do Tomboy Notes, existe o pequeno grande Zim! Recomendo vivamente, tem imensas funcionalidades e até suporta funções em LaTeX.

    http://zim-wiki.org/

  8. Serva says:

    Boa tarde ,

    Tenho estado de volta do Basket , bom é uma PÉROLA de verdade , estou fascinado com a ferramenta , fantástico mesmo .

    Cumprimentos

    Serva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.