5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 4)
Sabia que hoje é o Dia do Técnico de Informática? Saber mais aqui.
Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.
#16 - Teraterm
TeraTerm é uma popular aplicação para Windows que permite estabelecer ligações a equipamentos via porta serie ou remotamente através do Telnet ou SSH.
Esta ferramenta tem as seguintes características:
- Suporte para comunicações serie
- Ligação remota via TCP (ex. Telnet, SSH1 e SSH2)
- Suporte para IPv6
- Suporte para os seguintes protocolos de transferência:
- Kermit
- XMODEM
- YMODEM
- ZMODEM
- B-PLUS
- Quick-VAN
- Codificação UTF-8
- Suporte para vários terminais
#17 - Hijackthis
O Hijackthis mostra o nosso sistema como se de um raio X se tratasse. Descreve detalhadamente todos os processos executados pelo nosso sistema operativo.
Ao nível da segurança esta aplicação assinala o local onde ocorrem os processos malignos, possibilitando a sua eliminação de forma direta nas chaves do registo.
#18 - NoMachine
Com a ferramenta NoMachine o utilizador tem acesso rápido, seguro e fácil aos seus ambientes de trabalho, onde quer que esteja. Esta app é gratuita e disponibiliza várias opções ao nível do controlo remoto.
#19 - Hamster
Apesar de nos dias de hoje os discos rígidos serem bastante baratos e de existirem serviços na Internet que permitem atualmente transferir grandes quantidades de dados, as ferramentas de compressão continuam a ter a sua importância.
O Hamster Free Zip Archiver é uma excelente ferramenta de compressão de ficheiros, podendo ser considerada como uma ótima alternativa ao 7zip e Winzip.
#20 - Rufus
O Rufus é uma ferramenta que permite criar de uma forma muito simples Pens USB/cartões de memória de arranque, com os mais diversos sistemas operativos.
A aplicação tem uma interface muito simples, onde dispõe todas as funcionalidades necessárias, incluíndo o suporte para sistemas com MBR e GPT, sendo uma das poucas ferramentas capazes de criar pen bootáveis em UEFI.
E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.
Obrigado a todos os que têm colaborado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ah o TeraTerm!
Havia uma aplicação no Windows, tipo Hyper Terminal, acabou por desaparecer e foi necessário utilizar o TeraTerm. 🙂
“canivete Suiço” Hiren’s BootCD
O que é isso, coisa de windows eca!
Ora nem mais, a salvação para quase tudo…
Antes de mais parabéns ao pplware pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver. Queria só deixar uma sugestão, que não sei se já foi abordada neste tópico, mas têm o Autoruns (https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/autoruns) que acho que ainda é melhor que o hijackthis, mas é preciso ter ainda mais cuidado!
ainda utilizo o Hyper Terminal em Windows 10, basta copiar os exe do Windows xp
/* sarcasm on */
agora os PCs também têm “apps”?
e eu a pensar que era exclusivo de equipamentos móveis.
/* sarcasm off */
Até têm Apps Stores por trás mas não é de agora 😉 isso já tem anos. 😉
É como antigamente dizer que um jogo não era um programa.
aplicações é na bolsa!
aplica aplica… cuidado é com o SP&500
http://systeminfosnapshot.com/ Vale apena ver!
Obrigado pela dica.
Aviso que o Hamster reporta vírus no Virus Total.