7 app essenciais para quem tem ROOT no seu Android
Por Rui Oliveira para o Pplware
Android e root são duas palavras que estão muito ligadas por estes tempos. O root de facto permite desbloquear acessos mais profundos a todo o sistema (equivalente ao sudo ou su para quem está habituado ao mundo Linux).
Mas afinal o que é que se pode fazer depois de fazer esse tal root? Apresentamos hoje 7 aplicações must-have para quem tem root no seu smartphone ou tablet Android.
Para quem tem dispositivos móveis equipados com a plataforma Android, certamente já ouviu falar do “acesso root/ ou fazer root” ao equipamento. Como já informamos em alguns artigos, o sistema operativo Android tem como base o kernel Linux logo a estrutura é bastante semelhante. Assim, tal como em Linux, há determinadas operações/acções que necessitam de privilégios de super utilizador para que possam ser executadas.
1) Battery calibrator
Esta pequena e levíssima aplicação faz, como nome indica, a calibração da bateria. Tal como nos computadores é essencial manter a bateria calibrada para podermos manter a confiança no indicador de bateria.
Além do habitual processo de carga e descarga total, esta aplicação faz também um wipe às estatísticas de uso da bateria do Android, permitindo que estas sejam renovadas e portanto mais fiáveis. É este wipe que requer as permissões root.
Download: Battery calibrator
2) BuildProp editor
Esta aplicação, tal como a anterior, não podia ter um nome mais claro. Com esta aplicação tem-se um método fácil para editar ficheiros *.prop. Permite editar genericamente tudo neste tipo de ficheiros: densidade do LCD, o wifi scan interval, entre outros. Permite fazer backups para o caso de alguma coisa correr mal. No entanto é uma aplicação muito avançada, e por isso recomenda-se cautela no seu uso.
Download: BuildProp editor
3) Greenify
Definitivamente das aplicações mais úteis que tenho no meu Android. O seu smartphone ou tablet já não tem aquela velocidade que tinha antes de instalar uma centena de aplicações? Então é desta aplicação que precisa!
Esta aplicação coloca as apps previamente seleccionadas num estado de hibernação. Assim a RAM do Android fica livre para correr as aplicações que quer quando quer. Tem a grande vantagem em relação a outras apps de funções semelhantes o facto de as aplicações não terem de ser “desibernadas” para serem executadas.
Basta executar as aplicações como sempre fez. As aplicações saem do seu estado de hibernação automaticamente e retornam a esse estado depois de um certo período de inactividade do dispositivo. Uma verdadeira aplicação do estilo “configurar e esquecer”. Tem disponível uma versão gratuita e uma versão donation com funções acrescidas (das quais se destaca a hibernação de aplicações do sistema).
Download: Greenify (versão gratuita)
Download: Greenify (versão “donation”)
4) Pimp my ROM
Uma aplicação muito bem construída que permite personalizar todo o núcleo do Android. Muito completa com muitas funções é uma aplicação muito útil: permite fazer todo o tipo de tweaks nas categorias: Network & Internet, Multitasking, Dalvik VM, Kernel, Android Features, Telephony, Touchscreen & Display e ainda a secção Miscellaneous.
Traz ainda incluídas várias ferramentas essências como suporte a sripts init.d para ROMs sem o mesmo, um entropy generator muito falado no mundo Android por reduzir o lag geral do sistema, entre outras ferramentas úteis. Uma aplicação que vale a pena explorar.
Download: Pimp my ROM
5) Root Browser
Esta aplicação é um útil explorador de ficheiros, com a capacidade de navegar pelas pastas do sistema Android (daí requerer o acesso root). Traz também algumas capacidades adicionais como um descompressor de ficheiros *.rar nativo, entre outros. Muito útil. Vem nas versões grátis (lite) e PRO, tendo a versão gratuita como seria de esperar algumas funções a menos que a versão PRO.
Download: Root Browser (versão gratuita)
Download: Root Browser (versão “PRO”)
6) Spirit UL FM
Se até aqui nenhuma das aplicações apresentadas tem um verdadeiro uso diário esta é completamente diferente. Esta é uma aplicação de rádio FM on-the-fly. Ou seja não é uma aplicação que faça stream de rádio pela Web, mas sim através das “verdadeiras” ondas FM dos rádios comuns (como os do carro). Muito útil para ouvir o programa da manhã no comboio na ida para o trabalho ou ouvir o relato do jogo de futebol da nossa equipa favorita sem precisar de nenhum tipo de ligação a internet. Esta aplicação tem a particularidade de ser única no mercado, dada a dificuldade em desenvolver uma aplicação desta envergadura.
É necessária a permissão root para esta aplicação porque ela mexe directamente com o hardware de forma a fazer funcionar o rádio, facto que se deve à falta de suporte da Google no rádio FM e no facto de as empresas que fabricam os chips Bluetooth (os chips Bluetooth são também os que permitem a recepção de ondas de rádio FM) não libertarem os códigos fontes das suas drivers, tornando o trabalho muito complicado para este tipo de aplicações.
Está disponível na play store apenas na sua versão paga, embora exista no XDA uma versão gratuita muito limitada em termos de funcionalidades que serve quase somente para os utilizadores poderem confirmar se a aplicação funciona no seu dispositivo antes de comprar (recomendo desde já que façam exactamente esse teste antes de comprar).
Download: Spirit UL FM (versão gratuita XDA)
Download: Spirit UL FM (versão versão completa play store)
7) mounts2sd
Esta é uma aplicação mais virada para dispositivos low-end, com pouca memória interna. Esta aplicação após um correto particionamento do cartão sd que quase toda a gente tem no seu smartphone permite estender a memória interna do smartphone para uma partição do cartão de memória.
Eu dou o meu testemunho: tendo um telemóvel com apenas 512 MB de memória interna total, dos quais apenas 158 MB eram destinados aplicações tenho cerca de 560 MB de aplicações instaladas. Aplicação muito boa para estender funcionalidades a dispositivos mais low-end. É completamente gratuita. Requer acesso root e suporte a scripts init.d.
Download: mounts2sd
Estas são algumas das aplicações essenciais que aconselhamos para quem tem ROOT no seu Android. Existem muitas outras interessantes e é nesse sentido que pedimos a vossa colaboração para hoje.
Quais as ferramentas/aplicações que incluiriam num TOP de aplicações para dispositivos com privilégios root?
Este artigo tem mais de um ano
Para quando um guia como fazer root a android? e quais as vantagens do root.
O site do pplware já lançou alguns tópicos com soluções de root… e já explicou a sua finalizade… vantagens!
O cerne da questão: encontrar o software indicado / compatível com o telemóvel a querer aplicar o root!
Esta questão do root, sem perceber muito de android, devia ser bem mais simples de executar! A forma para conseguir-se o root em qualquer telemóvel android requer sempre algum risco…! Acho que todas as versões deveriam etr a opção de poder activar o root, para situações especificas!
Qual o melhor versão para instalar dps do root.
1º: O método de fazer root depende de modelo para modelo, pesquisa para o teu.
2º: Vantagens? O Google é nosso amigo, o que não faltam são artigos com vantagens e desvantagens do root (:
Jorge;
O método para o root depende do dispositivo que usa, portanto não estamos possibilitados de fazer um guia universal.
4 aplicações para fazer root ao seu Android
https://pplware.sapo.pt/smartphones/android/4-aplicacoes-para-fazer-root-ao-seu-android/
Pedro Pinto, não querendo incomodar, não sei se percebi muito bem para que serve o mounts2sd.
Serve para usarmos o cartão SD para substituir a memória interna do telefone? Ou seja, serve para “enganarmos” o telemóvel aquando da instalação de uma app, fazendo com que essa mesma app seja instalada numa segunda partição ext2 do cartão SD em vez da memória interna do telemóvel?
Se assim for, já fiz essa segunda partição no SD, instalei o mounts2sd mas, ainda assim, as apps estão a ser instaladas na memória interna.
Já li diversos tutoriais de diversos sites mas, ou por estes estarem desactualizados ou por – hipótese mais provável – inépcia da minha parte, não estou a conseguir atingir o resultado esperado.
Obrigado e cumprimentos.
eu consegui fazer isso com uma segunda aplicação chamada link2sd (tambem requer root).
excelente!
Um artigo interessante e já com mais de dois anos, mas perfeitamente enquadrado na actualidade:
– https://pplware.sapo.pt/smartphones/android/root-no-android-um-mundo-recheado-de-funcionalidades/
Muito bom o posto, vou experimentar algum principalmente o mounts2sd pois meu dispositivo também tem apenas 512 ram.
um aplicativo muito util na minha opinião é o Link2SD que permite passar aplicativos “bloqueados” para o cartão SD, foi muito util.
Abraços
Atenção: Memória interna não é o mesmo que memória RAM!
Recomendendo vivamente o mounts2sd de facto.
Dicas para instalar:
Tem de particionar o cartão sd com uma partição ext-4 ou ext-3,
Faça backup a todos os dados que tem atualmente no cartão de memoria, antes de começar alguma coisa.
Remova o links2sd ou vão entar em conflito. Mais informações, consulte a página da app no XDA, ou uma busca pelo google tambem serve o proposito.
Verdade amigo, eu li novamente depois que postei e percebi meu engano, mas igualmente vale a pena.
Abraços
Rui, obrigado pelas dicas. Não sei se percebi muito bem para que serve o mounts2sd. Aquilo que entendi foi que serve para usarmos o cartão sd para substituir a memória interna do telefone. Será mesmo isso? E, se sim, podes indicar algum link onde fazer isso step-by-step? Obrigado e cumprimentos.
A minha modesta opinião recai necessariamente sobre o Titanium Backup, autêntico must have!!! Salva a pele a muita gente!
Realmente fico admirado com a não inclusão do Titanium Backup neste top, é a primeira app que instalo quando flasho uma ROM!
Eu pessoalmente quando “flasho” uma rom gosto de fazer “fresh install”, e reconfigurar as apps. Já faço tão de cor que é um instante!
Sim sim, eu também, mesmo quando é só um updatezinho da ROM prefiro fazer os wipes todos. Utilizo o TiBu só mesmo para os scores de jogos (Flow Free e Flow Brigdes, awesome) e para desinstalar algumas apps de sistema que vêm com a ROM e que eu não preciso
Tens um link para o TIBu? E já agora não querendo abusar muito uma página tutorial de como funciona essa app
App muito confusa, embora fastástica de facto!
Prefiro o Rom Toolbox Pro
Bom artigo. Dessa lista, a Greenify é a que mais uso, um verdadeiro must have.
Tenho um Galaxy Gio e ficava terrivelmente lento (ainda mais) quando começava a ter muitas apps instaladas. Com o Greenify (requer ROM 4.0+) o telefone parece novo. Nunca esteve tão rápido.
Já agora, num top 3 de apps para usar com root, colocava o Greenify, Link2SD e Tittanium Backup.
Também tenho um equipamento “low-end”, com pouca memória interna.
Link2SD, S2E, APP2SD, etc, funcionam perfeitamente até ao Android 2.3x. O S2E deixa a memória interna vazia mesmo.
Quando experimentei as novas ROM 4.x, essas aplicações mostraram perda de eficácia – apesar de moverem aplicações para o cartão SD, a memória interna vai enchendo com outros ficheiros e acaba por esgotar. Alguém tem experiência semelhante? Encontraram solução? Obrigado.
Eu tenho um Huawei Ascend G300 que de tempos a tempos me dá a mesma dor de cabeça. Volta não volta, ao fazer um update a uma app, por ex., diz que não tem mais espaço de armazenamento. É preciso ter cuidado com apps de fotos, tipo Camera360 que armazenam as fotos no armazenamento interno, é necessário ir às definições alterar o caminho do armazenamento.
Já testei de tudo, mas parece que, mesmo com cuidado, o armazenamento interno se vai delapidando. Portanto, parece-me que a melhor solução é mesmo ir-me limitando estritamente a manter apenas as apps que não dispenso – para todas as outras uso o tablet.
O greenify é o autentico aplicativo que me fez refazer o acesso root ao meu nexus s 🙂
Essencial também ,na minha opinião , uma firewall como a ´android firewall´ para limitar/controlar acessos das aps a net.
estou há muito tempo querendo usar o greenfy… mas não funciona no 2.3.6… pretendo trocar logo de android, mas cada vez surgem outras prioridades e acabo postergando a compra, faz parte 😉
meio chato ter um smartphone “novo” com OS “velho”… no começo haviam poucos apps que não funcionavam no 2.3.6, recentemente esse número veio a crescer (talvez mais pela minha “demanda” do que pelo próprio play)
Que telemóvel tens? Não consegues meter Ice Cream Sandwich ou Jelly Bean nisso?
tenho um galaxy Y OS 2.3.6
queria até por um cyano nele, mas ouvi relatos de problemas com o GPS e desisti… (dependo muito do Gps para trabalhar)
Pois então se calhar é melhor não, se dependes assim tanto do GPS :/
Adaway…
Obrigatório!!
Greenify… pareceu-me interessante. É possível fazer root apenas para esta aplicação!?
Talvez a minha pergunta é parva… e a resposta deve ser basica ou ja muito debatida… :s
Nop, ou tens root no sistema (todo) ou não tens :/
Mas porquê tanta preocupação em fazer root?
Não é preocupação nenhuma… não me apetecia era fazer root no tablet. Mas acho que vou ter mesmo de fazer um dia destes.
Lá vou eu ter de andar a ver que passos tenho de dar para fazer root… lol
sempre tive medo de fazer root, ainda mais com meu celular novo, fiz e recomendo². Nossa, o mundo que se abriu de personalização, melhora de espaço, perfomance etc…. não tem nem como por em palavras…sem root nunca mais…
Estive a verificar e não é fácil fazer root ao meu tablet, um Toshiba AT100…
Eu só gostei da última aplicação (mounts2sd) porém nunca consegui fazer direito o particionamento do meu SDcard. Será que existe algum programa confiável que faça partições para Android users para dispositivos low-end?
Podes fazer no PC, por exemplo, com o EASEUS Partition Manager, ou no próprio dispositivo reiniciado em modo “recovery”, com o aplicativo Clockworkmod (CWM) (no meu caso instalei a versão CWM adequada ao meu dispositivo via ROM manager).
Porque não montas as partiçoes no pc usando por exemplo o Minitool Partition Magic Home Edition que é de borla?
Normalmente faz-se na recovery do discopisitivo. Mas podes sempre por o cartão num leitor de memoria e usar o minitool, como ja foi dito.
A tabela de partição deverá ser:
fat32(o tamanho de sobra)-ext4(1024mb)
Nunca faças area de swap porque diminui a vida do cartão.
Em linux podes usar o gparted para partir o sd
eu não consegui usar corretamente este app… vou fazer esse particionamento e tentar novamente…
” O root de facto permite desbloquear acessos mais profundos a todo o sistema (equivalente ao sudo ou su para quem está habituado ao mundo Linux).”
su vs SUDO e o root o dilema no mundo UNIX .
Su é diferente de sudo , su é premente a permissão de administrador ou seja utilizado ROOT , ou seja um programa executado em su tem acesso a todo sistema , su é utilizado em sistemas que tem uma conta de utilizador root .
Sudo é dar permissão temporária a um utilizador normal como administrador de um sistema quando executa determinado comando ou programa , sistemas que utilizam sudo raramente têm conta de utilizador ROOT activa , sudo é a maneira mais segura de administrar um sistema UNIX .
Mas também se pode executar , um utilizador com permissões SUDO como su para isso quando se acede a um terminal em sistemas Unix ” GNU/Linux é um sistema baseado em UNIX ”
executado o seguinte comando
sudo su .
Uma coisa que não entendo porque que quando se acede a conta root do Android , se associa , pirataria ou como acto ilegal ?
No meu ver não há nada de ilegal ou de pirataria , é simplesmente uma opção do utilizador .
Uma coisa que acho insegura é o sistema Andriod ter uma conta root activa ,nunca tive um smartphone seja android ou qualquer .
Mas quem tem um andriod pelo que vejo , sistema operativo Andriod não tem password root o que torna ainda mais grave a segurança do sistema .
Se assim for a google esta dar uma ma imagem dos sistemas opensource , deveria implementar um sistema de permissões mais seguro, como é feito em qualquer sistema baseado em UNIX .
O root só é associado a pirataria quando se faz o download das apps (os apk’s) fora da Play Store e se instala no telemóvel, contornando as licencas da Play Store e por último, denegrindo o developer (no caso de uma app paga), de resto não conheco outro caso onde se associe o root à pirataria, pelo contrário, a Google ao ter o OS em open source promove as personalização do software no nível mais fundo.
Não queria estar a dizer, mas só mesmo tendo um telemóvel android é que se percebe as idiosincrasias do sistema, o nível de root, a segurança do root e as vantagens do root. Só se queima com o root quem andar a brincar com o que não compreende.
E sim, a Google tem vindo a implementar um sistema de permissões mais seguro, basta olhar para as modificações no framework e kernel da versão 4.3, que se prevê que acabe com o acesso root.
Por último, não percebo se o que disse no final, o ‘deveria implementar um sistema de permissões mais seguro, como é feito em qualquer sistema baseado em UNIX’ é alguma hint ao iOS ou não, mas sendo o iOS baseado em UNIX não acho que seja um software mais seguro, bastando um carregador duvidoso para contornar a segurança do OS, com sistema de permissões seguro ou não (:
Sobre o parágrafo onde comentas e afirmas sobre a associação conta root/pirataria ou acto ilegal eu constatei o seguinte;
Tenho um tablet Bq, à uma ou duas semanas atrás o pplware chamou a atenção sobre umas vulnerabilidades… resumindo, em contacto, com a BQ,ou seja com o suporte técnico do fornecedor nada me foi dado a indicar que a minha possível intenção de ter acesso root não é considerado um acto de pirataria, perdia era a garantia. Mas também me foi dito que para voltar a ter a garantia bastaria voltar a por o sistema por defeito.
curiosidades!
Concordo plenamente…
X-privacy, para controlar as permissoes das apps.
DriveDroid, que permite fazer do telemóvel um dispositivo bootável com uma imagem de um SO, ou seja, nunca mais andei com Pendrive 😀
O Spirit UL FM no Galaxy Note 2 versão internacional (GT N7105)não funcionou. Alguém aí conseguiu fazer rodar nesta versão? A versão internacional veio com NFC e acesso 4G, mas sem rádio FM, presente na versão 3G (GT N7100).
Pedia ao pplware uma ajudinha. Precisava de compilar uma directoria (pastas) de uma parte duma ROM, que é o ficheiro com nome/extensão “system.img”. Passo a explicar:
Gosto das ROMS originais, mas gostaria de flashá-las sem o monte de aplicações que vêm nesta. Assim de poupar tempo e trabalho. Também sei que a partir dum script, este permite desinstalar uma carrada delas. Mas o que queria era compilar a ROM de novo para poder flashar pelo ODIN sem as aplicações não desejadas.
Já consegui extrair a ROM de: .zip – .tar.md5 – .tar – folder (boot.img, cache.img, system.img, etc) – converter “system.img” para “system.ext4.img” – extrair a pasta “app”, onde esta contém as aplicações.
Queria fazer então o processo inverso. Voltar a compilar o conjunto de pastas (app, bin, cameradata, etc) para o ficheiro “system.ext4.img” e depois “system.img” (ou se der directamente para “system.img”), e depois o conjunto de ficheiros “.img” para .tar e de .tar para .tar.md5.
Podiam explicar no consultório, caso fosse possível.
Abraço
Muiiito muito útil e interessante. Arigatô ao pessoal do site!
claro que aconselho fazer root mas faltam algumas aplicações bem indespensaveis ai tais como
superuser elite
link2sd
luckypachter
ram manager pro
swaper
titanium backup
franco.kernel updater
rom mananger
Estas sao indespensaveis
façam uma breve pesquisa e vejam
Interessante, vou experimentar algumas das apps!
Já agora, fiz root à uns dias no meu sony xperia go e sinceramente ainda não explorei muito.. Queria desinstalar algumas apps de sistema tais como walkmate, micoach, timescape, etc (neste momento apenas estão desativadas) Como faço isso?
Sei que já foi muito debatido, mas para mim é confuso: Alguém me pode dizer com alguma fiabilidade qual o programa para rootear o meu LG P880 com android 4.1.2 Como a versão do android está diferente da lista publicada acima tenho um certo receio.
Um programa para calibrar a bateria, a bateria dos telemoveis calibra-se deixando ir totalmente abaixo, carregando prai 4/6 horas e repetir o processo outra vez e pronto, calibrado. Esse programa só altera um ficheiro do android, a calibração é a nivel de hardwere. O wipe às estatisticas é feito automaticamente pelo android quando há necessidade.
(para quem sabe mais sobre roms, em tempos a recovery cwm tinha a opção de wipe à bateria porque deixar esse ficheiro escrito entre instalações de roms diferentes podia dar asneira, mas agora nem aí aparece)
Estive a ver na play store e o Battery Calibration Free, algumas pessoas queixam-se que ela dá “Adware”.
Já alguem passou com o mesmo com o aplicativo?
Já calibrei a minha bateria uma vez com esse programa O chamado Adware não é mais do que publicidade, uma vez que é gratuito, por isso depois de calibrar a bateria, desinstalei. Quando quiser voltar a calibrar, instala-se de novo (Ou então compra-se a versão paga)
Boas People,
Tenho um Samsung galaxy SI9000, com a compil.l “gingerbread XJXWC. versão do firmware (2.3.6).
E quero fazer um root ao bicho. Para qual compil vocês me recomendam?
Abraços
PT
Não sei se percebi muito bem para que serve o mounts2sd. Serve para usarmos o cartão SD para substituir a memória interna do telefone? Ou seja, serve para “enganarmos” o telemóvel aquando da instalação de uma app, fazendo com que essa mesma app seja instalada numa segunda partição ext2 do cartão SD em vez da memória interna do telemóvel?
Se assim for, já fiz essa segunda partição no SD, instalei o mounts2sd mas, ainda assim, as apps estão a ser instaladas na memória interna.
Alguém me pode ajudar?
é isso mesmo, acabo de fazer o teste.. o que vc precisa fazer 1ª é formatar o cartão SD( faça backup antes) e depois formatar em 2 partes (fat e ext2) – podes fazer uma terceira partição para a memória ram, caso queiras –
após instale/mova as apps para a partição ext (que tirará os apps do sistema, não deixando rastros como ocorre na instalação no sd- sempre ficam alguns dados no sistema)
Será que posso saber como fazer a terceira partição para RAM?
Outra coisa, se calhar é melhor instalar depois as APPS todas de novo, ou não?
Podes. fazes outra partição e formatas no systema de ficheiros swap. Usa 256mb ou 512.
E nao ha necessidade de instalar as aplicações de novo. Sao movidas no primeiro boot depois de instalares o mounts2sd.
Um tutorial para usar o mounts2sd era o ideal! 😀
Fico à espera 😉
da para fazer um tutorial completo de como usar o mounts2sd por que ja tentei de varias formas e nao deu em nada. tenho um motosmart me xt305 se tiverem informaçoes de como aumentar a memoria ram, a memoria interna e o desempenho total dele me avisem
email-wweuniverse305@gmail.com
facebook-ronildo de castro vlew galera
cara parabens pela sua lista mais eu acho que faltou 2 apps.
-chainfire 3d(para celulares mais fracos rodarem jogos pesados)
-GL to SD(mais simples que o mounts2sd serve para o mesmo passar a data das aplicaçoes paa o cartão de memoria)
e so uma dica mais mesmo assim parabens
Postado de um LG e612f L5 cpu de 800MHz gpu adreno200 e memoria ram de 512mb lp DDR2
Gostari de saber se tem como recuperar um celular travado ao fazer root.
Oi Pedro pinto me desculpe te incomodar a pergunta: eu queria muito ser adm do celular mas tenho medo dá problema no meu cell o meu celular é Samsung galaxy E7 versão do Android 4.4.4 mas ta na garantia a 2 anos tem como fazer root ?
Como assim, um app pra ouvir rádio? kkkkkkkk até um celular de 50 reais da pra ouvir rádio.
Olá, Fiz o Root no meu celular Galaxy ace com Android 2.3.6 só pra Alterar o Android, Mas precisa dos botões +/- Mas os meus não presta! Tem como alterar a versão do Android sem precisar desses botões?
Obrigado.
pessoal alguem da zona de lisboa, que me possa fazer root no meu smartphone?