PplWare Mobile

7 app essenciais para quem tem ROOT no seu Android

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. JORGE says:

    Para quando um guia como fazer root a android? e quais as vantagens do root.

  2. Dionatan Irigaray Silveira says:

    Muito bom o posto, vou experimentar algum principalmente o mounts2sd pois meu dispositivo também tem apenas 512 ram.
    um aplicativo muito util na minha opinião é o Link2SD que permite passar aplicativos “bloqueados” para o cartão SD, foi muito util.

    Abraços

    • Frederico Silva says:

      Atenção: Memória interna não é o mesmo que memória RAM!

    • Rui Oliveira says:

      Recomendendo vivamente o mounts2sd de facto.
      Dicas para instalar:
      Tem de particionar o cartão sd com uma partição ext-4 ou ext-3,
      Faça backup a todos os dados que tem atualmente no cartão de memoria, antes de começar alguma coisa.
      Remova o links2sd ou vão entar em conflito. Mais informações, consulte a página da app no XDA, ou uma busca pelo google tambem serve o proposito.

      • Dionatan Irigaray Silveira says:

        Verdade amigo, eu li novamente depois que postei e percebi meu engano, mas igualmente vale a pena.
        Abraços

      • Gil Von Doellinger says:

        Rui, obrigado pelas dicas. Não sei se percebi muito bem para que serve o mounts2sd. Aquilo que entendi foi que serve para usarmos o cartão sd para substituir a memória interna do telefone. Será mesmo isso? E, se sim, podes indicar algum link onde fazer isso step-by-step? Obrigado e cumprimentos.

  3. HomemdoLeme says:

    A minha modesta opinião recai necessariamente sobre o Titanium Backup, autêntico must have!!! Salva a pele a muita gente!

  4. DC says:

    Bom artigo. Dessa lista, a Greenify é a que mais uso, um verdadeiro must have.

    Tenho um Galaxy Gio e ficava terrivelmente lento (ainda mais) quando começava a ter muitas apps instaladas. Com o Greenify (requer ROM 4.0+) o telefone parece novo. Nunca esteve tão rápido.

    Já agora, num top 3 de apps para usar com root, colocava o Greenify, Link2SD e Tittanium Backup.

    • JP says:

      Também tenho um equipamento “low-end”, com pouca memória interna.
      Link2SD, S2E, APP2SD, etc, funcionam perfeitamente até ao Android 2.3x. O S2E deixa a memória interna vazia mesmo.
      Quando experimentei as novas ROM 4.x, essas aplicações mostraram perda de eficácia – apesar de moverem aplicações para o cartão SD, a memória interna vai enchendo com outros ficheiros e acaba por esgotar. Alguém tem experiência semelhante? Encontraram solução? Obrigado.

      • Sérgio V. V. says:

        Eu tenho um Huawei Ascend G300 que de tempos a tempos me dá a mesma dor de cabeça. Volta não volta, ao fazer um update a uma app, por ex., diz que não tem mais espaço de armazenamento. É preciso ter cuidado com apps de fotos, tipo Camera360 que armazenam as fotos no armazenamento interno, é necessário ir às definições alterar o caminho do armazenamento.
        Já testei de tudo, mas parece que, mesmo com cuidado, o armazenamento interno se vai delapidando. Portanto, parece-me que a melhor solução é mesmo ir-me limitando estritamente a manter apenas as apps que não dispenso – para todas as outras uso o tablet.

    • diogo says:

      O greenify é o autentico aplicativo que me fez refazer o acesso root ao meu nexus s 🙂

  5. j@rge says:

    Essencial também ,na minha opinião , uma firewall como a ´android firewall´ para limitar/controlar acessos das aps a net.

  6. fornost says:

    estou há muito tempo querendo usar o greenfy… mas não funciona no 2.3.6… pretendo trocar logo de android, mas cada vez surgem outras prioridades e acabo postergando a compra, faz parte 😉

    meio chato ter um smartphone “novo” com OS “velho”… no começo haviam poucos apps que não funcionavam no 2.3.6, recentemente esse número veio a crescer (talvez mais pela minha “demanda” do que pelo próprio play)

  7. RickPinto says:

    Adaway…
    Obrigatório!!

  8. JJ says:

    Greenify… pareceu-me interessante. É possível fazer root apenas para esta aplicação!?

    Talvez a minha pergunta é parva… e a resposta deve ser basica ou ja muito debatida… :s

    • Frederico Silva says:

      Nop, ou tens root no sistema (todo) ou não tens :/

      Mas porquê tanta preocupação em fazer root?

      • JJ says:

        Não é preocupação nenhuma… não me apetecia era fazer root no tablet. Mas acho que vou ter mesmo de fazer um dia destes.

        Lá vou eu ter de andar a ver que passos tenho de dar para fazer root… lol

        • fornost says:

          sempre tive medo de fazer root, ainda mais com meu celular novo, fiz e recomendo². Nossa, o mundo que se abriu de personalização, melhora de espaço, perfomance etc…. não tem nem como por em palavras…sem root nunca mais…

      • JJ says:

        Estive a verificar e não é fácil fazer root ao meu tablet, um Toshiba AT100…

  9. Eu só gostei da última aplicação (mounts2sd) porém nunca consegui fazer direito o particionamento do meu SDcard. Será que existe algum programa confiável que faça partições para Android users para dispositivos low-end?

    • JP says:

      Podes fazer no PC, por exemplo, com o EASEUS Partition Manager, ou no próprio dispositivo reiniciado em modo “recovery”, com o aplicativo Clockworkmod (CWM) (no meu caso instalei a versão CWM adequada ao meu dispositivo via ROM manager).

    • Vitor Afonso says:

      Porque não montas as partiçoes no pc usando por exemplo o Minitool Partition Magic Home Edition que é de borla?

    • Rui Oliveira says:

      Normalmente faz-se na recovery do discopisitivo. Mas podes sempre por o cartão num leitor de memoria e usar o minitool, como ja foi dito.
      A tabela de partição deverá ser:
      fat32(o tamanho de sobra)-ext4(1024mb)
      Nunca faças area de swap porque diminui a vida do cartão.

      Em linux podes usar o gparted para partir o sd

    • fornost says:

      eu não consegui usar corretamente este app… vou fazer esse particionamento e tentar novamente…

  10. CMatomic says:

    ” O root de facto permite desbloquear acessos mais profundos a todo o sistema (equivalente ao sudo ou su para quem está habituado ao mundo Linux).”

    su vs SUDO e o root o dilema no mundo UNIX .

    Su é diferente de sudo , su é premente a permissão de administrador ou seja utilizado ROOT , ou seja um programa executado em su tem acesso a todo sistema , su é utilizado em sistemas que tem uma conta de utilizador root .

    Sudo é dar permissão temporária a um utilizador normal como administrador de um sistema quando executa determinado comando ou programa , sistemas que utilizam sudo raramente têm conta de utilizador ROOT activa , sudo é a maneira mais segura de administrar um sistema UNIX .

    Mas também se pode executar , um utilizador com permissões SUDO como su para isso quando se acede a um terminal em sistemas Unix ” GNU/Linux é um sistema baseado em UNIX ”

    executado o seguinte comando
    sudo su .

    Uma coisa que não entendo porque que quando se acede a conta root do Android , se associa , pirataria ou como acto ilegal ?
    No meu ver não há nada de ilegal ou de pirataria , é simplesmente uma opção do utilizador .

    Uma coisa que acho insegura é o sistema Andriod ter uma conta root activa ,nunca tive um smartphone seja android ou qualquer .
    Mas quem tem um andriod pelo que vejo , sistema operativo Andriod não tem password root o que torna ainda mais grave a segurança do sistema .

    Se assim for a google esta dar uma ma imagem dos sistemas opensource , deveria implementar um sistema de permissões mais seguro, como é feito em qualquer sistema baseado em UNIX .

    • Frederico Silva says:

      O root só é associado a pirataria quando se faz o download das apps (os apk’s) fora da Play Store e se instala no telemóvel, contornando as licencas da Play Store e por último, denegrindo o developer (no caso de uma app paga), de resto não conheco outro caso onde se associe o root à pirataria, pelo contrário, a Google ao ter o OS em open source promove as personalização do software no nível mais fundo.

      Não queria estar a dizer, mas só mesmo tendo um telemóvel android é que se percebe as idiosincrasias do sistema, o nível de root, a segurança do root e as vantagens do root. Só se queima com o root quem andar a brincar com o que não compreende.

      E sim, a Google tem vindo a implementar um sistema de permissões mais seguro, basta olhar para as modificações no framework e kernel da versão 4.3, que se prevê que acabe com o acesso root.

      Por último, não percebo se o que disse no final, o ‘deveria implementar um sistema de permissões mais seguro, como é feito em qualquer sistema baseado em UNIX’ é alguma hint ao iOS ou não, mas sendo o iOS baseado em UNIX não acho que seja um software mais seguro, bastando um carregador duvidoso para contornar a segurança do OS, com sistema de permissões seguro ou não (:

    • Alberto says:

      Sobre o parágrafo onde comentas e afirmas sobre a associação conta root/pirataria ou acto ilegal eu constatei o seguinte;

      Tenho um tablet Bq, à uma ou duas semanas atrás o pplware chamou a atenção sobre umas vulnerabilidades… resumindo, em contacto, com a BQ,ou seja com o suporte técnico do fornecedor nada me foi dado a indicar que a minha possível intenção de ter acesso root não é considerado um acto de pirataria, perdia era a garantia. Mas também me foi dito que para voltar a ter a garantia bastaria voltar a por o sistema por defeito.

      curiosidades!

    • Aijalon says:

      Concordo plenamente…

  11. Alfonso says:

    X-privacy, para controlar as permissoes das apps.

  12. Francisco Neves says:

    DriveDroid, que permite fazer do telemóvel um dispositivo bootável com uma imagem de um SO, ou seja, nunca mais andei com Pendrive 😀

  13. Osório says:

    O Spirit UL FM no Galaxy Note 2 versão internacional (GT N7105)não funcionou. Alguém aí conseguiu fazer rodar nesta versão? A versão internacional veio com NFC e acesso 4G, mas sem rádio FM, presente na versão 3G (GT N7100).

  14. João Ribeiro says:

    Pedia ao pplware uma ajudinha. Precisava de compilar uma directoria (pastas) de uma parte duma ROM, que é o ficheiro com nome/extensão “system.img”. Passo a explicar:

    Gosto das ROMS originais, mas gostaria de flashá-las sem o monte de aplicações que vêm nesta. Assim de poupar tempo e trabalho. Também sei que a partir dum script, este permite desinstalar uma carrada delas. Mas o que queria era compilar a ROM de novo para poder flashar pelo ODIN sem as aplicações não desejadas.

    Já consegui extrair a ROM de: .zip – .tar.md5 – .tar – folder (boot.img, cache.img, system.img, etc) – converter “system.img” para “system.ext4.img” – extrair a pasta “app”, onde esta contém as aplicações.

    Queria fazer então o processo inverso. Voltar a compilar o conjunto de pastas (app, bin, cameradata, etc) para o ficheiro “system.ext4.img” e depois “system.img” (ou se der directamente para “system.img”), e depois o conjunto de ficheiros “.img” para .tar e de .tar para .tar.md5.

    Podiam explicar no consultório, caso fosse possível.

    Abraço

  15. Alberto says:

    Muiiito muito útil e interessante. Arigatô ao pessoal do site!

  16. Daniel says:

    claro que aconselho fazer root mas faltam algumas aplicações bem indespensaveis ai tais como

    superuser elite
    link2sd
    luckypachter
    ram manager pro
    swaper
    titanium backup
    franco.kernel updater
    rom mananger

    Estas sao indespensaveis

    façam uma breve pesquisa e vejam

  17. Telmo Viana says:

    Interessante, vou experimentar algumas das apps!

    Já agora, fiz root à uns dias no meu sony xperia go e sinceramente ainda não explorei muito.. Queria desinstalar algumas apps de sistema tais como walkmate, micoach, timescape, etc (neste momento apenas estão desativadas) Como faço isso?

  18. Joao says:

    Sei que já foi muito debatido, mas para mim é confuso: Alguém me pode dizer com alguma fiabilidade qual o programa para rootear o meu LG P880 com android 4.1.2 Como a versão do android está diferente da lista publicada acima tenho um certo receio.

  19. diogo says:

    Um programa para calibrar a bateria, a bateria dos telemoveis calibra-se deixando ir totalmente abaixo, carregando prai 4/6 horas e repetir o processo outra vez e pronto, calibrado. Esse programa só altera um ficheiro do android, a calibração é a nivel de hardwere. O wipe às estatisticas é feito automaticamente pelo android quando há necessidade.

    (para quem sabe mais sobre roms, em tempos a recovery cwm tinha a opção de wipe à bateria porque deixar esse ficheiro escrito entre instalações de roms diferentes podia dar asneira, mas agora nem aí aparece)

  20. Hugo Soares says:

    Estive a ver na play store e o Battery Calibration Free, algumas pessoas queixam-se que ela dá “Adware”.

    Já alguem passou com o mesmo com o aplicativo?

    • Joao says:

      Já calibrei a minha bateria uma vez com esse programa O chamado Adware não é mais do que publicidade, uma vez que é gratuito, por isso depois de calibrar a bateria, desinstalei. Quando quiser voltar a calibrar, instala-se de novo (Ou então compra-se a versão paga)

  21. PauloT says:

    Boas People,

    Tenho um Samsung galaxy SI9000, com a compil.l “gingerbread XJXWC. versão do firmware (2.3.6).

    E quero fazer um root ao bicho. Para qual compil vocês me recomendam?

    Abraços
    PT

  22. Gil Von Doellinger says:

    Não sei se percebi muito bem para que serve o mounts2sd. Serve para usarmos o cartão SD para substituir a memória interna do telefone? Ou seja, serve para “enganarmos” o telemóvel aquando da instalação de uma app, fazendo com que essa mesma app seja instalada numa segunda partição ext2 do cartão SD em vez da memória interna do telemóvel?
    Se assim for, já fiz essa segunda partição no SD, instalei o mounts2sd mas, ainda assim, as apps estão a ser instaladas na memória interna.
    Alguém me pode ajudar?

    • fornost says:

      é isso mesmo, acabo de fazer o teste.. o que vc precisa fazer 1ª é formatar o cartão SD( faça backup antes) e depois formatar em 2 partes (fat e ext2) – podes fazer uma terceira partição para a memória ram, caso queiras –

      após instale/mova as apps para a partição ext (que tirará os apps do sistema, não deixando rastros como ocorre na instalação no sd- sempre ficam alguns dados no sistema)

  23. André Pinto Moreira says:

    Um tutorial para usar o mounts2sd era o ideal! 😀

    Fico à espera 😉

  24. Ronildo de Castro Sousa says:

    da para fazer um tutorial completo de como usar o mounts2sd por que ja tentei de varias formas e nao deu em nada. tenho um motosmart me xt305 se tiverem informaçoes de como aumentar a memoria ram, a memoria interna e o desempenho total dele me avisem
    email-wweuniverse305@gmail.com
    facebook-ronildo de castro vlew galera

  25. paulo says:

    cara parabens pela sua lista mais eu acho que faltou 2 apps.
    -chainfire 3d(para celulares mais fracos rodarem jogos pesados)
    -GL to SD(mais simples que o mounts2sd serve para o mesmo passar a data das aplicaçoes paa o cartão de memoria)
    e so uma dica mais mesmo assim parabens

    Postado de um LG e612f L5 cpu de 800MHz gpu adreno200 e memoria ram de 512mb lp DDR2

  26. erich says:

    Oi Pedro pinto me desculpe te incomodar a pergunta: eu queria muito ser adm do celular mas tenho medo dá problema no meu cell o meu celular é Samsung galaxy E7 versão do Android 4.4.4 mas ta na garantia a 2 anos tem como fazer root ?

  27. SuperUser says:

    Como assim, um app pra ouvir rádio? kkkkkkkk até um celular de 50 reais da pra ouvir rádio.

  28. Nicolas Lima says:

    Olá, Fiz o Root no meu celular Galaxy ace com Android 2.3.6 só pra Alterar o Android, Mas precisa dos botões +/- Mas os meus não presta! Tem como alterar a versão do Android sem precisar desses botões?

    Obrigado.

  29. pedro miguel duarte ferreira soares says:

    pessoal alguem da zona de lisboa, que me possa fazer root no meu smartphone?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.