Pplware

Xiaomi Mi 9: o que o demarcará do Samsung Galaxy S10?

Em 2019 assistiremos a um peculiar duelo entre uma jovem marca com muito a provar e a atual líder com vasta tradição no segmento. Uma contraposição entre o Xiaomi Mi 9 e o Samsung Galaxy S10 é, por conseguinte, necessária e inevitável.

Este mesmo duelo já se fez sentir em mercados pivotais como a Índia, um enorme motor da economia global. Aí a fabricante chinesa já ultrapassou, de forma considerável, a rival sul-coreana que ficou em 2.º lugar no volume de vendas de smartphones.


Um mesmo duelo que já se materializou na contraposição dos Galaxy M20 aos novos telemóveis inteligentes da Redmi. Contudo, olharemos agora para os próximos dispositivos de gama alta ou flagships de duas grandes marcas asiáticas.

O que é que já sabemos sobre o Samsung Galaxy S10?

O Samsung Galaxy S10 será o primeiro a chegar ao mercado. A sua apresentação oficial está marcada para o dia 20 de fevereiro em São Francisco, nos Estados Unidos da América durante o próximo evento Unpacked. Já por outro lado, o Xiaomi Mi 9 ainda não tem data oficial de apresentação. Ainda assim, deverá agraciar-nos com a sua presença durante o primeiro semestre do ano.

Será seguramente o mais dispendioso dos novos telemóveis inteligentes a chegar ao mercado. Aliás, de acordo com as mais recentes fugas de informação, o dispositivo custará 899 ou 1149 euros consoante a sua versão.

Já no seu interior poderemos encontrar o processador Exynos 9820 da própria fabricante sul-coreana. Um SoC composto por um total de 8 núcleos de processamento (octa-core) com uma frequência máxima de processamento a 2,8 Ghz, bem como a gráfica Mali-G76 MP12. Por fim, trata-se de um SoC construído segundo a arquitetura de 64-bitsbem como a litografia de 8 nm (nanómetros).

Cumpre ainda salientar que no mercado norte-americano e chinês, o Samsung Galaxy S10 utilizará o SoC Snapdragon 855 da Qualcomm devido às especificidades inerentes a cada um destes mercados.

O dispositivo móvel contará ainda com um total de duas versões no que à memória RAM e armazenamento diz respeito. A versão base contará com 128 GB de armazenamento e 6 GB de RAM. Para os consumidores mais exigentes estará também disponível com  512 GB de armazenamento e 8 GB de RAM.

Este Samsung Galaxy S10 deverá apresentar ainda o suporte para cartões de memória microSD, para expansão do armazenamento até 512GB. Neste caso, o utilizador terá de abdicar de uma das slots para cartões nano- SIM.

O ecrã Super AMOLED é um dado adquirido neste Galaxy

Ainda assim, a grande estrela deste novo dispositivo móvel será o seu grande e luminoso ecrã de 6,1 polegadas. Ao que tudo indica teremos aqui um display Super AMOLED com resolução Quad-HD+, portanto, com 1440 x 2960 píxeis que nos darão uma densidade de 540 píxeis por polegada.

Contaremos ainda com um display de cantos e arestas ligeiramente curvas. Por outras palavras, com margens que se fundem e curvam ligeiramente até encontrar a estrutura metálica do dispositivo móvel. Já para proteger este ecrã teremos o vidro Gorilla Glass 6, da Corning.

Mais ainda, teremos aqui um ecrã Infinity-O”, uma das novas tipologias de ecrãs apresentados pela Samsung durante a sua última conferência dedicada aos programadores, em novembro de 2018 onde, aliás, também vimos o protótipo do seu smartphone dobrável.

Será aí, no óculo do seu ecrã “Infinity-O”, que repousará a sua câmara fotográfica frontal, única. A nível de resolução, de acordo com as fugas até à data, teremos um sensor de 8 MP com uma abertura focal de f/1.7 e lente grande angular de 25mm.

Câmara tripla no Samsung Galaxy S10

Face às inúmeras fugas de informação que se têm feito sentir nos últimos dias, sabemos que o Samsung Galaxy S10 terá uma câmara traseira composta por três sensores de alinhamento horizontal. Aqui, o primeiro terá 12 MP de resolução e uma lente com abertura focal variável entre f/1.5 e f/2.4, utilizando uma lente grande angular de 26mm.

Em seguida teremos um sensor de 12 MP de resolução e abertura focal de f/2.4. É nesta segunda câmara que teremos a lente de 52mm para zoom ótico de até 2x. Mais ainda, contamos com estabilização ótica da imagem (OIS), possivelmente em dois dos três módulos.

Por fim, a terceira câmara permanece ainda envolta em mistério, não se conhecendo os detalhes do seu funcionamento ou configurações.

Que mais podemos avançar sobre o Samsung Galaxy S10?

Este dispositivo móvel já suportará o padrão de redes WiFi 6, para além de contar com a porta áudio P2, o vulgo jack de 3.5mm ou porta para auscultadores. Mais ainda, teremos uma porta USB do Tipo C e, muito provavelmente, altifalantes duplos para áudio stereo.

O Samsung Galaxy S10 contará ainda com uma bateria de 3300 mAh de capacidade com suporte para carregamento rápido a 15W em ambas as modalidades de carregamento (com ou sem-fios). Sem esquecer o carregamento sem-fios reversível.

Por fim, realçamos ainda a presença da certificação IP68 que o tornará virtualmente imune a água (doce) durante 30 minutos a uma profundidade máxima de 1,5 metros. Ressalva-se ainda a existência de duas outras variantes, o S10e, bem como o S10+.

Que é que já sabemos sobre o Xiaomi Mi 9?

O próximo topo de gama da tecnológica de Lei Jun ainda não tem data marca para a sua apresentação. Contudo, isto não impede que vários rumores sobre o dispositivo já se estejam a disseminar pela internet.

Ainda que para já o grau de precisão destas informações não seja nem de perto tão fiável como o que já sabemos sobre o Samsung Galaxy S10, já existem fortes indicadores e pistas para o Xiaomi Mi 9.

Em primeiro lugar, o seu processador. Aqui não temos a menor dúvida de que encontraremos o Snapdragon 855 da Qualcomm, um dos SoC’s mai poderosos da atualidade e que deverá procurar em qualquer topo de gama de 2019.

Em segundo lugar deveremos ter aqui um ecrã de 6,4”. O mesmo poderá utilizar um ecrã Super AMOLED, agora com resolução Full-HD+, portanto, com 1080 x 2280 píxeis.  Temos visto também alguns indicadores que sugerem a utilização de um “notch” no topo do ecrã, agora em formato de lágrima.

Será aí, no topo do ecrã que encontraremos a sua câmara fotográfica frontal. Esta, ao que tudo indica terá uma resolução de 24 MP e ficará encarregue de todas as suas selfies. Aliás, recentemente vimos os executivos da Xiaomi a prometer grandes feitos precisamente nas selfies capturadas com o Xiaomi Mi 9.

Câmara tripla, tal como no Samsung, também no Xiaomi Mi 9

Em terceiro lugar, a câmara principal, tripla. Este é um dos rumores mais recorrentes no que ao Xiaomi Mi 9 diz respeito e agora, voltamos a frisar este ponto. Com uma primeira câmara de 48 MP e abertura focal de f/1.8. Ao passo que a segunda câmara terá 12 MP de resolução. Por fim, a terceira câmara será uma time-of-flight ou simplesmente TOF.

Já ao nível do armazenamento interno contamos com 256 GB e 8 GB de RAM. Alternativamente, na versão base poderemos ter 128 GB e 6 ou 8 GB de memória RAM. Neste ponto, as fugas de informação ainda são difusas.

Relativamente à sua autonomia, no Xiaomi Mi 9 contamos com uma bateria de 3500 mAh de capacidade. O carregamento rápido a 15W é uma certeza. Já o carregamento sem-fios, é uma probabilidade.

Por fim e à semelhança do Galaxy S10, também o Xiaomi Mi 9 terá um leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Aliás, esta será uma inovação partilhada pelos dois topos de gama para 2019.

Como será o preço do Xiaomi Mi 9?

Para já não temos uma informação suficientemente credível neste aspeto. Ainda assim, é seguro dizer que será mais económico do que o Galaxy S10. Já se olharmos para o atual Xiaomi Mi 8, podemos apontar um preço em torno dos 400€. Aqui claro, ainda existem muitas variáveis como as versões de memória e armazenamento.

Em suma, esta é sem dúvida um duelos mais esperados de 2019. De um lado teremos um novo Galaxy, mais ousado e inovador. Um testemunho de toda a perícia e toda a sabedoria adquirida pela Samsung.

Do outro, teremos um Xiaomi Mi 9 mais ousado. Fruto de uma marca que precisa de se impor no segmento premium. Um belo invólucro em vidro e metal para a sua MIUI.

E você, por qual destes dois produtos mais anseia? Deixe-nos a sua opinião, abaixo.

Exit mobile version