Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Introdução
Por Helder Ferreira para o PPLWARE.COM Como Developer por profissão, mais orientado às plataformas de desenvolvimento Microsoft nomeadamente ASP.Net, Silverlight e mais recentemente em Windows Phone 7, tracei o objectivo de dinamizar uma nova secção sobre "desenvolvimento para Windows Phone 7". Vamos debruçar na configuração do sistema para dar início a esse desenvolvimento e criação de aplicações para o mesmo.
Visão Geral
Muitos consideram o Windows Phone 7 como sendo o sucessor do Windows Mobile 6.5, e mesmo que o seja em termos de ciclo de vida do produto, são fundamentalmente completamente distintos do ponto de vista operativo.
No “velhinho” Windows Mobile tínhamos a vantagem do sistema ser extremamente personalizável mas em muitos casos isso criava instabilidade obrigando-nos muitas vezes ao conhecido “soft reset”.
No extremo oposto temos agora o Windows Phone 7, um sistema WYSIWYG "what you see is what you get", que por si torna o sistema menos flexível mas ganha em termos de estabilidade e velocidade desde o momento que ligamos o dispositivo e mesmo após várias horas de uso intensivo do mesmo. Esta questão é um ponto de viragem com o passado, o facto de aplicação após aplicação o sistema mantém a velocidade sempre a um nível espantoso.
É claro que muitos podem afirmar que o sistema está limitado a uma resolução, a um interface, a um teclado, e a requisitos de hardware estabelecidos pela empresa de Seattle, mas ao fazer isto a Microsoft acaba por controlar a experiência do utilizador e manter um nível de utilização uniforme e controlado.
As ferramentas de desenvolvimento
Neste ponto a Microsoft investiu bastante na criação de um ambiente integrado para o desenvolvimento de aplicações para o novo sistema, para além de serem ferramentas que a maior parte dos programadores. Net já estarem perfeitamente ambientados.
Existe mesmo um pack, gratuito, que instala todas as ferramentas necessárias para o início do desenvolvimento, “The Windows Phone Developer Tools” inclui o seguinte:
- Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
- Windows Phone Emulator Resources
- Silverlight 4 Tools For Visual Studio
- XNA Game Studio 4.0
- Microsoft Expression Blend for Windows Phone
Estas ferramentas permitem desde a criação, codificação, testes e até um tratamento do aspecto gráfico da aplicação com o “Expresion Blend”. Estão disponíveis em inglês, francês, Italiano, alemão, e espanhol, infelizmente neste momento ainda não estão disponíveis em português.
Todos os links para o download destas ferramentas encontram-se no final do artigo.
Tecnologia de programação
A plataforma de programação permite a utilização de duas plataformas para o desenvolvimento de aplicações:
- Silverlight – Ideal para a criação de Rich Internet Applications, ideal para a criação de aplicações mais rapidamente, com controlos disponibilizados pela framework que assegura a integração com o sistema a nível visual. Suporta a criação de aplicações em C# ou VB.
- XNA Framework – mais vocacionada para a criação de jogos para a plataforma gaming da Microsoft.
É de notar que esta nova plataforma não é compatível com a plataforma Windows mobile 6.x, ou seja, quem já tinha desenvolvido aplicações para a versão anterior tem que efectuar a migração.
Este ponto é controverso, pois quem já tinha investido na criação de aplicações para a plataforma móvel Windows, tem agora que disponibilizar mais tempo para as adaptar a estas novas plataformas.
Conclusão
A Microsoft renova assim a sua proposta a nível móvel, introduzindo conceitos completamente novos em comparação com a entrega anterior, mudando até completamente, o rumo seguido até agora.
A utilização de ferramentas de desenvolvimento já muito conhecidas na criação de aplicações para a plataforma Windows faz com que a curva de aprendizagem seja bastante pequena, permitindo o foco na idealização e maturação das aplicações. A utilização nas aplicações dos novos conceitos disponibilizados pelos equipamentos mais recentes, geolocalização por exemplo, é efectuada de uma forma muito mais simplificada relativamente à proposta anterior.
Nos próximos artigos irei aprofundar alguns destes conceitos falados anteriormente, e após uma breve apresentação das ferramentas de desenvolvimento, vamos colocar as “mãos na massa” e começar a desenvolver aplicações para esta nova plataforma.
Não hesitem a enviar sugestões e as vossas opiniões.
Links
Ferramentas de programação: App Hub Tools
Página do portal de desenvolvimento: App Hub
Este artigo tem mais de um ano
apenas tenho uma coisa a dizer, esta rubrica promete 😉
Completamente de acordo, isto promete.
Só peço é uma coisa, que mencionem e bem as melhores formas para a utilização de dados na cloud, nomeadamente utilização de ficheiros XML, utilização e criação de webservices etc etc.
Penso que é extremamente importante para o nosso mercado.
Pessoal, Obrigado pela ideia, estou agora a começar na programação para WP7… Tudo começou quando vi uma demonstração numa conferencia à 1 mes atrás… desde daí estou bastante aficionado… O sistema WYSIWYG é muito dinâmico, muito fácil de utilizar e de programar…
O problema é mesmo no que toca a colocar aplicações no market… pelos vistos apenas as primeiras 5 são gratuitas…
Mas, fico à espera…
Pior ainda: o desenvolvimento para equipamentos REAIS (que não o emulador) requer a subscrição de conta do Marketplace, e isso custa 99 euros!
É certo que existe o ChevronWP7 para fazer um bypass a este requisito, mas isso prevê-se que venha a mudar rapidamente com o update do Windows Phone 7 que a Microsoft vai fazer entre este e o próximo mês…
Viva Pedro,
Não se esqueçam, 99 euros mais taxas,dá cerca de 110 euros.
E quanto custa para outros? http://developer.apple.com/programs/which-program/
As primeiras 5 por ano. Em cada ano podes colocar 5 apps gratuitas. Isto é uma maneira de não entupir o market com 50 mil apps de peidos 😀
Boa-tarde,
Gostei deste post e certamente irei gostar de post’s futuros relativamente a esta plataforma e ao modo, fácil, como se pode desenvolver aplicações.
Só tenho mesmo que fazer um reparo.
Há um ano atrás já estava disponível o SDK do WP7 e a versão express do VS2010 para WP7. Sendo que a versão de Abril trouxe novas novidades =) O único defeito desta plataforma é mesmo o método de publicação no marketplace que se assemelha muito aos métodos da apple.
Mas quando é que temos tutorias do pplware sobre wp7?
Só uma questão, dá para distribuir uma aplicação para wp7 sem ser no Marketplace, como no android em que bastava distribuir o .apk, ou funciona como o sistema apple em que para isso é preciso jailbreak?
Obrigado
Lamentavelmente e pelo menos para já, é o modelo da Apple que vigora no Marketplace do Windows Phone 7!
Sim dessa forma a Microsoft assegura a qualidade das aplicações bem como também a sua estabilidade e experiência do utilizador.
Muito boa medida que tomaram.
Fixe era fazeres uma aplicação que desse para as 3 plataformas: WP7, Xbox 360 e Web (Silverlight)
Eu vi um video há uns meses atrás que era assim, tinhas toda a camada de negócio/dados separada, pelo que só tinhas de fazer os diferentes viewers consoante o device.
Talvez seja uma sugestão “over the top” para o que aqui estamos a falar, mas fica na mesma para um dia fazeres um tutorial mais complexo 😉
Keep up the good work!
Viva,
É uma optima ideia, de qualquer forma vamos começar pelo mais básico e tentar rápidamente conseguir ter uma aplicação totalmente funcional.
Para a Xbox 360 é um pouco mais complexo visto ser uma linguagem de mais baixo nível, de qualquer forma podemos adicionar aqui alguns exemplos.
Venham de lá mais ideias.
Viva,
Eu já vi o processo de conversão para outras plataformas e não podia ser mais facil.
Imagina que crias o teu jogo para WP7 em XNA. Depois do jogo estar concluido só tens de clicar no projecto e existe uma opção para converter o projecto. (não me lembro exactamente do nome)
E pronto ele cria um novo projecto associado pronto a correr noutra plataforma 😉
Essa tecnologia já existe (Falo no QT mas não sou nenhum fanboy)mas acho muito bom a microsoft a ter implementado também.
No Qt podes fazer uma aplicação imaginemos para windows e depois também com um clique compilar para linux,para symbian etc etc.
Jogos em XNA podem ser feitos para WP7 e para Xbox, apesar de cá em Portugal não termos acesso ao Indie Marketplace. Este Indie Marketplace disponível por ex. nos States é onde arranjas óptimos jogos a 1€ (sim, 1€) feitos em XNA por programadores independentes…
A Microsoft está a tentar integrar tudo: ou seja enquanto que por agora só se podem jogar jogos no WP7, no PC e Xbox à vez, no futuro vai ser possível multiplayer em tempo real e podes estar a jogar o jogo no WP7, chegas a casa e continuas na Xbox ou no PC…
A plataforma parece ser muito boa, já a algum tempo que fiz o pagamento para poder colocar aplicações no marketplace da Microsoft e ainda não fiz o upload de nenhuma…
GRR lol
Porreiro! Estou ansioso pelos próximos posts! Também desenvolvo para WP7.
Com xna baixo nível? O que eu vi era tudo em c#, uma solution, 4 projectos. Eu vou ver se ainda encontro o video para confirmar 😉
Mas sim, era uma ideia para depois. Ou melhor ainda, pq já não começar agora o projecto assim? Criar todo o modelo e business logic à parte, neste caso para wp7, e depois era só ir adicionando os outros projects… assim aprendiamos tecnologias novas e para alguns (eu incluido) novos design patterns 😉
Viva,
Comentei que era “de mais baixo nível”, isto é, para um utilizador comum a curva de aprendizagem pode ser um pouco mais complexa.
De qualquer forma acho a tua ideia de “design patterns” muito interessante, algo como introdução ao MVVM (Model View ViewModel) seria algo proveitoso, fica desde já a ideia de um artigo sobre esta questão.
Optimo feedback, ideias como esta são muito bem recebidas.
E-book gratuito com mais de mil páginas e alguns códigos criado pelo charles Petzold.
“Introduction
This book is a gift from the Windows Phone 7 team at Microsoft to the programming community, and I am proud to have been a part of it. Within the pages that follow, I show you the basics of writing applications for Windows Phone 7 using the C# programming language with the Silverlight and XNA 2D frameworks.
… ”
http://hotfile.com/dl/99392979/b8520eb/Programming_Windows_7_Phone_Charles_Petzold_.rar.html
Viva,
Excelente iniciativa Helder.
Fico a aguardar pelos tutoriais.
Cumprimentos.
Boas a todos.
Muito Bom Bravo 😀 😀 😀
Estarei aqui para aprender 😀
Já agora poderiam falar também um pouco acerca do Nokia QT que tambem parece ser uma framework que promete 😀
Para quando o próximo capitulo do WP7?
Cptos