Análise Nokia Lumia 900
Há telemóveis e telemóveis. Uns maiores, uns mais pequenos, outros mais redondos que outros, uns mais bonitos, uns menos atraentes. No final a maior parte passa despercebida. A série Lumia da Nokia faz parte do grupo de dispositivos que marcam a atualidade e não há ninguém que não os distinga dos demais.
Foi com este pensamento que a Nokia e a Microsoft conceberam um aparelho para alargar a sua carta do segmento Lumia. Já existia o 700 e o 800 mas faltava algo com um ecrã maior para ir de encontro a evolução do mercado.
Foi assim que nasceu o Nokia Lumia 900.
Hardware e design
É sempre desafiante sair do nosso ecosistema normal para testarmos dispositivos diferentes com sistemas operativos diferentes - foi com esta postura que enfrentei o Sr. 900. Habituado a telemóveis grandes com ecrãs acima das 4'5 polegadas testar um com estas dimensões (preview - tem as dimensões e specs do Nokia) foi tarefa fácil... mas nem sempre agradável. A forma rectangular do Lumia com as extermidades algo quadradas magoa as mãos após algum tempo de uso e não facilita muito a sua utilização pois acaba por ser muito difícil chegar aos pontos mais afastados do polegar... algo que não acontece com o seu irmão mais novo, o Lumia 800, por este ter um ecrã de 3'7 polegadas.
Ainda falando do ecrã, este dispositivo tem um painel AMOLED, muito conhecido pela sua utilização nos famosos Galaxy S, Galaxy S2 e Galaxy S3 (entre outros). As grandes vantagens são os pretos serem perfeitos e cores muito vivas e concentradas... mas infelizmente não sei se devido às drivers do Kernel ou pela fraca calibração do painel as cores estão demasiado saturadas no Lumia 900, o que tira algum realismo na visualização de páginas web com muitas imagens ou simplesmente a navegar na galeria. Em termos da resolução escolhida o padrão do Android já se tornou 1280x720 principalmente em ecrãs com dimensões generosas (4'0 para cima), e no iPhone é a famosa 960x640 com ecrãs de 3'5 polegadas. Tendo em conta esta informação é completamente descabido a Microsoft e a Nokia terem fabricado um dispositivo com uma resolução de 800x480 com um ecrã de 4'3 polegadas... não faz mesmo sentido e nota-se claramente uma falta de definição sobretudo a ler texto comparando com um Galaxy Nexus, por exemplo, que saiu antes deste Lumia 900.
Neste capítulo onde este aparelho se sobressai é no design. Seguindo o seu irmão mais novo este Sr. 900 transpira sensualidade. O revestimento a policarbonatos de alta qualidade é fantástico. É um telemóvel que dá prazer em apertar, em usar, em tocar e em abusar. Não se sente plástico e parece um aparelho "a sério" e não um de "brincar" como outros em que se sente o plástico a ranger quando os apertamos. Tem um look futurista ao mesmo tempo que é sóbrio e discreto. A Nokia sempre se excedeu na qualidade de construção dos seus aparelhos, e neste não ficaram nada atrás.
O SoC (System on a Chip) deste dispositivo tem duas maneiras de se avaliar - por um lado está ultrapassado quando se compara com os flagships de outros OEM's com Android em que já há quad-cores com 2GB de RAM, mas para aquilo que o Windows Phone 7.5 precisa não se nota uma única ponta de lag ou lentidão. Todas as operações que lhe atribuí foram superadas com sucesso, e não notei necessidade de ter mais cores ou mais RAM. Claro que para o futuro e para a evolução natural das coisas o Lumia 900 não tem argumentos suficientes em termos de poder de processamento bruto, mas por enquanto aguenta bem o sistema operativo e as suas aplicações.
Camera Quem conhece as câmeras que os Nokias utilizam, está concerteza familiarizado com as lentes Carl Zeiss e com a sua qualidade. Este Lumia 900 é equipado com essas famosas lentes, mas infelizmente não é suficiente para que esta câmera tire fotos com boa qualidade. Fiquei extremamente desapontado pois tinha grandes expectativas e tendo em conta que um dos headlines da Microsoft em que os Windows Phones são para captar momentos chave com rapidez, então esperava-se muito mais.
A gravação a 720p é aceitável, nada que deslumbre mas cumpre o seu trabalho.
Bateria e software
Longe vai o tempo em que o nosso Nokia 3310 aguentava 1 semana sem ser carregado. Mesmo com muito jogo de Snake ou Space Invaders era possível estar dias e dias sem sequer pensar num carregador. Os ecrãs aumentaram, os processadores estão cada vez mais fortes, temos radios 3G e 4G que nos sugam muita bateria... enfim esse tempo acabou. Desde então que um dos principais focos quando se vai à procura de um telemóvel para comprar é a sua autonomia. Devo dizer-vos desde já que nesta vertente o Lumia 900 é simplesmente fantástico. A bateria dura e dura e dura e ainda se estivermos um pouco aflitos ainda há uma opção no sistema para poupança de energia. Isto não é só mérito da Nokia, é também muito mérito da Microsoft pela implementação robusta do seu sistema. Não vi nenhum leak de bateria contrariamente aos constantes leaks que acontecem no Android e funciona muito ao estilo do iPhone na sua gestão de processos e bateria, o que me agrada substancialmente.
A nível de software este dispositivo feito pela Nokia está à mercê do bom e do mau do sistema do gigante de Redmond. A parte boa é que o sistema é mega fluído, sem breaks e tudo suave. O Marketplace está muito maior desde a última vez que tive um Windows Phone para testes, e já conta com uma carta de aplicações muito maior e muito mais maduro. O pacote de aplicações base também é sólido e em conjunto com a app do Office oferece uma boa versatilidade. Deixo uma nota especial ao browser, o Internet Explorer, que continua a ser o meu browser favorito em todos os sistemas operativos móveis. Rápido, flúido, rápido... e flúido.
A parte má está um pouco ligada à minha experiência com o Android, portanto aqui pode ser mais opinião pessoal do que propriamente uma verdade absoluta ou uma opinião geral do Pplware. Quando uso o Windows Phone sinto-me algo "preso" e limitado quanto ao nível de escolha de personalização. Tal como acontece com o iOS estamos completamente limitados às escolhas da empresa responsável. O que sinto é que aquilo que uso e que estou a ver é apenas o que está disponível. No Android a possibilidade de personalização é imensa e é algo que me deixa triste não poder estar presente neste sistema. O Metro UI é também um pouco limitativo e deixa me algo "nervoso" pois vejo imenso espaço de ecrã desperdiçado, principalmente no desktop. Claro que isto nao se observa nas aplicações disponíveis, mas sim na navegação dentro do sistema e entre menus.
Conclusão O Windows Phone é um sistema operativo muito sólido e muito consistente. Está feito para quem não quer mexer muito no sistema para este funcionar - ao contrário de alguns Androids em que é preciso modificar muita coisa para ficar no ponto. Mas não oferece o mesmo nível de profundidade que um Android oferece. Eu gostei muito de o utilizar e se não fosse um aficionado utilizaria este aparelho para o dia a dia.
Desde já um agradecimento à Nokia por ter fornecido ao Pplware o Lumia 900 para fazermos esta análise.
Este artigo tem mais de um ano
Concordo em parte com o Francisco, no que concerne à baixa qualidade da câmara, em que se esperava um pouco mais, mas, claramente, a Microsoft ainda não conseguiu aproveitar todo o potencial das lentes. Sendo utilizador de ambos os sistemas, Android e Windows, concordo com a versatilidade do Android face ao Windows, no entanto, se aproveitar todas as potencialidades do Android, fica-se sem bateria ao fim de 6 horas, pelo que, para ter mais autonomia, acaba-se por ter de prescindir de muita dessa versatibilidade, quando com o Windows essa situação não se passa, tendo nós, no entanto, e quanto a mim, acesso a todas as funções necessárias para trabalho ou para lazer.
Em qualquer dos casos esperava mais deste telemóvel.
Excelente hardware e excelente OS. Mas prefiro esperar pelos novos WinPhone 8!
😉
Excelente analise, sem fanatismo conseguiste apontar os pontos mais positivos e negativos deste smartphone.
Também esperava mais da camera.
É uma bela máquina, se tivesse sido lançado a um preço entre os 300 e os 400 euros tinha comprado, assim vou esperar pelos modelos com WP8.
A impossibilidade de actualizar o SO para o WP8 é a maior limitação deste smartphone. Nesta fase e pelo seu preço sinceramente não deveria ser considerado pelos consumidores, pelo menos por aqueles minimamente conhecedores deste tipo de equipamentos.
como já disse anteriormente, sai em má altura e com um preço irrealista. A não ser que queiram comprar um modelo a longo prazo desactualizado, esperem por um com o Windows 8 e processador multi core.
A samsung já anunciou o ATIV S, e brevemente a Nokia, e a HTC farão o mesmo.
Não é preciso Dual Core, o Windows Phone é muito mais optimizado, mesmo para jogos.
É como comparar o Windows com o Linux em jogos, no Windows é sempre mais fluido e rápido, no Linux não consegue aproveitar o hardware, nem tem as tecnologias necessárias.
Nada disso, o Linux tira muito melhor partido do hardware do que o Windows. Os gajos do Linux estão sempre a melhorar as drivers todas das arquitecturas, dos task schedulers etc etc, os gajos do Windows kernel nova está quieto. Mal tiram partido de multi-threading quanto mais 🙁
Quando conseguires ter mais FPS no Linux, vou concordar contigo, até lá, esquece.
Concordo com algumas coisas, mas outras temos que reconhecer que há um certo favoritismo na analise…
Este telemóvel é muito bom, e para quem não sabe o android não trabalha nativamente com o hardware, isto devido a patentes da Microsoft, por isso, a oportunidade que tive em tirar fotos mesmo com o 800 é melhor que a maior parte dos android topo de gama, excepto HTC que é top mesmo, estas reviews tem mesmo fandroid.
Acho que deviam ser mais neutros nas reviews pois eles são bons mesmos. e ate em termos de sistema operativo falta pouco para ser o melhor de todos. e acreditem, tenho android e sei que, WP7 e o próximo WP8 tem de bom. Tenho oportunidade de mexer ao longo do dia em todos os telemóveis Android e WP OS BB, e o mais fácil elegante charmoso é mesmo WP, tem tudo de maneira simples. E eu como vendedor, faço muitas sugestões sobre telemóveis a clientes, mas depois de chegar ao LUMIA 800 branco, não há galaxy nem HTC nem BB, “-Isto sim é um telemóvel!”
E acreditem se não fosse a loucura dos Galaxy S, que já esta a dar que falar e dores de cabeça a Samsung, hoje em dia ninguém andava com android.
Não se trata de ser fandroid…
Já tive o L900 (até gostava muito até ser anunciado que não recebia wp8), que troquei por um sIII, e de facto a qualidade da câmara tem uam diferença abismal. Se não concordas com isso só posso afirmar que nunca usaste os dois terminais…
E a nível de maturação e liberdade do SO não há comparação..
Mas experimentem por vocês mesmos!
Eu tenho de concordar com ele, acho que a câmara no Nokia Lumia 900, esta boa, vocês que têm sempre de arranjar algo para refilar.
Fazes lembrar os putos nos foruns de jogos, que refilam sempre que sai um update, depois admiram-se que ninguem quer saber do mercado de PCs.
Fandroid? Então eu acabo o artigo a dizer que se não fosse aficionado e não trabalhasse com Android usava este Windows Phone… Leste o artigo na integra ou na diagonal?
OP is a faggot :p
Nao ha e dinheiro para comprar um tlm destes…
Nokia c3 ftw
Boas,
Excelente hardware e s.o. tb esta a madurar, precisa de uso…
Começo a achar agora, que estes dois(Microsoft, Nokia) vão ter pernas para andar!!?? Não pelo telemovel claro, mas pelo ajustar de um determinado nª de acontecimentos e a montra que se está a criar com a chegada do Win 8.
Excelente tb a , obrigado!
Excelente tambem a review.
Para se dizer tudo;-)
Boa review do Lumia 900, concordo com a tua análise. Eu já tive um Android e gostei mas entretanto mudei para um Lumia 800 e estou encantado. Até agora não há nada (em termos de funcionalidades) que eu fazia com o Android que eu não faça com o WP mais rápido e melhor(e até gosto de testar tudo o que posso em termos de Apps e ROM’s no Android).
Neste momento o mercado já está muito bom e completo (exceto algumas falhas como por exemplo Instagram) e faço-o tudo sem que o sistema fique lento, ou salte mesmo para fora da aplicação e mais importante, sem que me estoire a bateria em meio dia de uso intensivo… O WP ainda não está perfeito nem ao nível do iOS mas para lá caminha e não lhe falta muito… É claro que a minha opinião é tendo em conta um ponto importante que referiste, eu não estou muito preocupado com a personalização do tele, eu quero é que ele funcione rápido, bem e com energia para o dia inteiro! 🙂
Ah, de facto a câmara deixa muito a desejar.
Uma das coisas que para mim são muito importantes em um smart phne é a autonomia…. Talvez ainda mais que a frequência do processador… E isto é algo que a nokia tem sempre em conta…
No entanto quando se faz um investimento destes é bom saber que podemos contar com futuros updates. E embora saiba que este telemóvel não tenha capacidade para o windows phone 8 é algo que irrita esta coisa dos updates por parte dos fabricantes em geral….
A resolução dos ecrãs dos WP7 está limitada a 800×480, é uma imposição da própria Microsoft para este SO. 😉
Exacto, mas não deixo de criticar essa opção, acho um pouco ridícula tendo em conta o panorama mundial dos dispositivos móveis 🙂
Talvez mudem neste Windows 8…quem sabe!
Sim, já foi confirmado há algum tempo que o WP8 vai suportar mais resoluções de ecrã.
Citando um artigo no The Verge:
“Windows Phone 8 will support three resolutions in total: WVGA, WXGA, and 720p.”
Pois, este Lumia como disseste merecia um ecrã 720p no mínimo, é pena… Lumia WP8 ftw
Boas!
É verdade que a camera do L900 teve alguns problemas de início, mas esses problemas foram corrigidos com as ultimas actualizações. Será que o telefone esta actualizado quando foi feito o teste?
Relativamente ao ecrã, é verdade que a resolução é demasiado reduzida para um ecrã com estas dimensões (é imposta pela MSFT), mas este ecrã tem tido óptimas reviews no que diz respeito à qualidade. Uma das coisas que mais impressiona neste ecrã e a visibilidade que se tem com luz solar.
http://www.wpcentral.com/nokia-lumia-900-beats-out-iphone-4s-and-galaxy-s-best-display
http://www.wpcentral.com/did-nokia-fix-att-lumia-900s-camera-we-think-they-have
http://wmpoweruser.com/tango-update-for-the-att-nokia-lumia-900-now-live-also-in-canada/
Bravo Francisco, muito boa review.
Este telemóvel também foi um pouco decepcionante para mim – o design, que até está bonito, simplesmente não é muito amigo da ergonomia de utilização. Continuei adepto do meu “velhinho” Omnia 7.
De resto parece mais um N9, a ser lançado neste momento, a este preço, e quando não é upgradeable para WP8.
Em relação à maturidade do sistema, cuidado com o WP8 – Talvez isto não se revele a nível de mercado, mas para mim representa o ultimate iPhone killer: Só ó alargamento das funcionalidades BT para transferência de ficheiros e afins e o slot de expansão de memória já dizem tudo contra o iOS e o que quer que a Apple possa inventar na próxima fornada. Em relação ao android, as vantagens e desvantagens foram mais que cobertas.
Agora… Samsung ATIV S!!
Boa tarde ,
@Vasco , concordo o mercado alvo dos WP8 vão ser as pessoas que não gostam muito de se preocupar com a personalização (IOS), nessa área ninguém bate o Android , depois o Android com o Jelly Bean deu um salto qualitativo enorme colocando o Android num patamar muito alto e dando a entender que ainda muito pode ser feito na sua optimização , por aquilo que já percebemos a politica da Microsoft vai mesmo ser de fechar o sistema e colocar regras muito rígidas provavelmente ainda com maior intensidade que no IOS até porque ou surge uma comunidade para fazer Apps fora da Store da Microsoft como existe para IOS ou de facto o aperto será de facto grande , por isso concluo que quem irá comprar WP8 será na sua maioria actuais proprietários de Iphones que não há meio de verem mudanças na interface do IOS e alguns utilizadores de Android de gamas baixas desiludidos com a falta de actualizações .
Quanto a pareceria da Nokia com a Microsoft não seo o que vai dar porque como já verificamos outras marcas inclusive a Samsung estão a apresentar terminais com W8 .
Excelente review Francisco Franco .
Cumprimentos
Serva
Quanto a mim e é uma questão pessoal de gosto acho o equipamento muito mal acabado em termos de design nas extremidades,ainda não é este Nokia que convence.
Já estive com este nokia e gostei bastante dele. Acho um pouco ridículo um modelo relativamente novo além de ser caro não ter direito ao update wp8 mesmo apesar do comunicado que a nokia fez garantindo aos proprietários do lumia 900 updates com algumas funcionalidades do wp8.
Não sei se na vossa review vos aconteceu mas lumia 800 vs lumia 900 reparei que a captação/conectividade wireless está pior.
Cumps []
“Já existia o 700 e o 800 mas faltava algo com um ecrã maior para ir de encontro a evolução do mercado.”
Pequena correcção: Não existe o Lumia 700, apenas existe o 710.
Modesta Review, onde se fala mais de Android que do próprio Lumia 900, o que a Nokia não vai gostar de certeza absoluta!
Tenho este Lumia 900 tenho o 800, e já agora ele não me magoa as mãos! A câmera é muito boa, pena o WP7.5 não tirar fruto da mesma, assim como do AMOLED (GORILAGLASS), mas esperemos pelo 8.X a ver se melhora, eu uso o WP desde o primeiro dia, e só vejo melhoramentos, já Android tive de deixar porque senão já tinha um 300 Smartphones, visto que a cada versão se tem de comprar um novo!
Importas-te de me mostrar onde falo mais de Android do que do Lumia 900?
“Galaxy S, Galaxy S2 e Galaxy S3″ – comparação anormal direi eu, falas do AMOLED mas esqueces o mais importante GORILLA GLASS
“padrão do Android já se tornou 1280×720″ – Dar destaque ao Android, quando a Nokia te fornece um dispositivo para análise e não para o anular com comparações absurdas, quando sabemos que o WP 7.X tem um Standard a cumprir! … “não faz mesmo sentido e nota-se claramente uma falta de definição sobretudo a ler texto comparando com um Galaxy Nexus,”
“por um lado está ultrapassado quando se compara com os flagships de outros OEM’s com Android em que já há quad-cores com 2GB de RAM” Isto é negativo ou positivo? É que o que me dá a entender é que rebaixas o dispositivo, mas como eu até compreendo que o Windows Phone não precisa de quad-Core para ser lento, aliás se comparar é o que menos potência tem para ser o mais performance do Mercado, mesmo comparando com o Galaxy S3, evitas de contrariar venho de passar o dia a testar o caracol da Samsung!
“A parte má está um pouco ligada à minha experiência com o Android, portanto aqui pode ser mais opinião pessoal do que propriamente uma verdade absoluta ou uma opinião geral do Pplware. Quando uso o Windows Phone sinto-me algo “preso” e limitado quanto ao nível de escolha de personalização.” – Aqui declaras-te, és um fanático do Android, daí queimar suavemente o Lumia 900, que até o Siri da Apple declarou como o melhor do Mundo, e dares favoritismo à cópia barata ( bem cara) do iOS!
“O Metro UI é também um pouco limitativo” Adorei esta parte, até a Apple adorou em tribunal quando acusa e justamente o Android e Samsung de copiar, e falta de imaginação!
“O Windows Phone é um sistema operativo muito sólido e muito consistente. Está feito para quem não quer mexer muito no sistema para este funcionar – ao contrário de alguns Androids em que é preciso modificar muita coisa para ficar no ponto. Mas não oferece o mesmo nível de profundidade que um Android oferece.” – Aqui não percebi…. É bom, mas não é, o Android sempre por cima!!!!
Esta é a minha análise “critica” e espero que te ajude num futuro próximo a fazer melhor, que o meu objectivo é mesmo esse.
Bruno Silva entras em contradição com as evoluções do próprio Windows Phone. Sabes bem que o Francisco tem razão em muitos pontos, pois é mesmo uma incapacidade do sistema não chegar a certos requisitos técnicos, isso está provado pelas evoluções das versões.
Não tem nada a ver com conceito meu caro 😉 não atires areia para os olhos, tem mesmo a ver com a juventude do sistema e é nisso que o Francisco fala. E sabes porque razão faz o Francisco uma aproximação ao Android?
É simples, então não é desta forma que a Nokia quer combater o mercado do Android? Não foram estas as palavras do CEO da Nokia?
Então vamos partir de uma base sólida, o Lumia 900 para vermos a evolução a esta “resposta” com a chegada do Windows Phone 8. Depois vamos comparar as novidades e as possíveis aproximações.
Eu diria que esta análise está séria e muito interessante face ao mercado que o Windows Phone pretende combater, que é o mercado Android 😉
Boa análise Francisco.
Pena o Pplware apagar o meu comentário pela 5ª vez…. é sinal que tenho razão!
Bruno respeito as suas opiniões. Infelizmente não concordo com o que escreveu. Eu ganho a vida a trabalhar com Android daí ter mais background com esse sistema para efeitos de comparação. Sou imparcial como sempre fui, mas digo as coisas que tenho de dizer, se acho bem digo, se acho mal digo. O Pplware é um site de excelência e pauta-se pelo rigor, e rigor significa não esconder defeitos se eles existem.
Mas volto a dizer, respeito a sua opinião.
Também discordo por completo com o que escrevestes, e não fiz nenhum relatório à Nokia nem marquei a página como Spam, mas infelizmente a verdade custa, e por vezes lá se vai uns quantos comentários só porque sabem que os comentadores tem razão, e mais, foste tu quem me pediu para mostrar onde falavas mais de Android do que no Nokia, e mostrei, concordas-te com a minha análise, mas infelizmente não a mostras aos outros visitantes do Pplware!
Bruno Silva tu és sempre a mesma coisa rapaz 😀 tu não tinhas um blog? E sabes porque foi ao charco o teu blog? Porque eras incoerente, lembras-te?
Pois aqui nesta análise o Francisco não foi incoerente, foi acima de tudo muito preciso naquilo que foi pedido: meter nas mãos de um expert em Android uma máquina fantástica com Windows Phone e daí tirar as devidas ilações…
Se não concordas… olha tens esse direito mas não tens o direito de te achares mais capaz do que ele em analisar o equipamento e com isso lançares algumas imprecisões às suas capacidades, isso é errado de tua parte.
Isso não é de todo publicável 😉
Quanto ao resto… é mais do mesmo verdade?
Portanto:
“A forma rectangular do Lumia com as extermidades algo quadradas magoa as mãos após algum tempo de uso (…)”
No entanto:
“É um telemóvel que dá prazer em apertar, em usar, em tocar e em abusar.”
Pois também reparei nisso, afinal em que ficamos FF?
É que já no Artigo “Preview Nokia Lumia 900” (escrito pelo mesmo autor) havia pelo menos uma contradição…
É verdade. Dá vontade de apertar, tocar e abusar porque é uma bonita peça de design, mas no entanto magoa as mãos se o estiver a usar muito tempo devido aos cantos quadrados. Uma coisa não nega a outra.
Tu não disseste “Dá vontade” disseste “Dá prazer”. São coisas um bocado diferentes. Pessoalmente, acho que te ficaria melhor, simplesmente editar o post e dizeres que te equivocaste. Mas pronto, queres continuar a atirar areia para os olhos, força.
Não me equivoquei em nada. Se estivesse algo errado o Vítor ou os Pedros tinham me dito algo. Como tal não aconteceu depreendo que esteja do agrado deles.
Da mesma maneira que disseste “Dá vontade” em vez de “Dá prazer”. 🙂 Enfim.
Eu tinha um velhinho NOKIA 5800 EXPRESSMUSIC e há dois meses adquiri um LUMIA 610 WINDOWS PHONE, Que saudades que eu tenho do velhinho 5800, este WINDOWS PHONE é em tudo muitissimo inferior ao 5800 (excepção feita à bateria, e ao ecrâ) de resto é uma BOSTA do pior, a facilidade de utilização caiu a pique, cada dia descubro uma treta nova que ele ou não executa, como por exemplo, trocar músicas por bluetooth, ou, simplesmente não tem, como por exemplo ligação de dados directamente do/ao PC. Estes são só dois exemplos de entre as 4 (quatro!!!!) páginas A4 que enviei à NOKIA há umas semanas atrás mas, se fosse hoje, iria certamente enviar 5 ou 6 porque, com a utilização diária, quase todos dias descubro mais uma banhada. Há dois meses que tenho o telefone e há 59 dias que ele anda para morrer debaixo de um martelo, não lhe aconteceu já, porque há mês e meio que estou no estrangeiro.
Mas assim que chegar a casa vou certamente voltar ao velhinho 5800.
M.Marques
Dou-te 20€ pelo teu “miserável” 610, já que não vais precisar dele 🙂
Muito bonito, muito funcional, mas cuidado que o touch screen é de muito má qualidade, parte com a maior facilidade, contrariando de todo a publicidade enganosa da Nokia..
o resultado são cerca de € 250,00 de reparação…
“o touch screen é de muito má qualidade, parte com a maior facilidade”
não apertes o ecrã com tanta força :p