Análise ao Yezz Billy 4.7, um novo Windows Phone
A Yezz, uma marca norte-americana, encontra-se em Portugal há relativamente pouco tempo e até agora apenas nos tinha disponibilizado smartphones Android, equipamentos muito focados na conjugação entre preço e design, que na sua maioria concorrem com marcas como a bq ou a Wiko.
Agora a marca entra no mundo do Windows Phone com aquele que é o mais fino smartphone com o sistema operativo da Microsoft integrado, o Yezz Billy 4.7. O Pplware já o testou durante alguns dias e agora apresentamos-lhe uma análise em pormenor.
O Windows Phone tem vindo a assumir uma posição de relevo no segmento dos dispositivos móveis durante o último ano. A qualidade dos dispositivos que o integram tem contribuído fortemente para o seu sucesso, principalmente por causa dos equipamentos Nokia.
Mas a oferta de smartphones equipados com este sistema operativo começa a ser mais alargada e hoje já o encontramos em diferentes marcas. O Yezz Billy 4.7 é um desses casos. A Yezz expandiu a sua oferta de smartphones e entrou na corrida do Windows Phone com um equipamento extremamente fino e leve. Com acabamentos, que não sendo de excelência, nem com a qualidade conhecida da Nokia, fazem dele um smartphone que se adapta a qualquer utilizador.
O Yezz Billy 4.7 traz consigo um processador Qualcomm MSM8212 Snapdragon 200, Quad-core a 1.2 GHz, com 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, expansíveis até 128GB através de cartão microSD. O ecrã de 4.7 polegadas tem uma resolução de 720 x 1280 píxeis, com uma densidade aproximada de 312 pontos por polegada.
Este equipamento dual SIM vem com a versão do Windows Phone 8.1 integrada e encontra-se disponível no mercado nacional desde dia 7 do presente mês por 199,90€.
Especificações completas
- Sistema Operativo: Microsoft Windows Phone 8.1
- Processador: Qualcomm MSM8212 Snapdragon 200, Quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 8 GB
- Memória externa: cartão microSD até 128GB
- Ecrã: IPS LCD 4.7", resolução 720 x 1280 píxeis (312 ppp), protecção Dragontrail Glass
- Câmara traseira: 8 MP, 3264 x 2448 píxeis, foco automático, vídeo 720p@30fps
- Câmara frontal: 2 MP
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, dual-band, Wi-Fi hotspot, Bluetooth v4.0, Dual SIM
- Sensores: Acelerómetro, proximidade e bússola
- Bateria: 1780 mAh Li-Po, com autonomia em Stand-by até 480 h e em conversação até 16 h (2G) e 7.5 h (3g)
- Dimensões: 135,8 x 67,2 x 7,2 mm; 120 g
Design e características gerais
O Yezz Billy de 4.7 polegadas foi bastante bem desenhado e tem apenas 135,8 centímetros de altura e 7,2 milímetros de espessura e pesa 120 g, menos 2 milímetros e 13 gramas que, por exemplo, o Nokia Lumia 630.
A construção é toda ela em plástico com um friso metálico do ecrã. A capa traseira é removível e a marca oferece duas capas extra com diferentes cores para adaptar o seu equipamento a diferentes ocasiões ou estados de espírito. Estas capas traseiras são disponibilizadas em azul escuro, vermelho e branco, que, infelizmente, são muito propícias a manchas e dedadas, sendo a capa branca talvez a que maior resistência tem a estes problemas.
O ecrã é tem uma protecção Dragontrail, que se pode equiparar à protecção Gorilla Glass. Este ecrã, apesar de ganhar facilmente dedadas e marcas de gordura é muito fácil de limpar ao contrário da capa traseira.
Ao contrário dos Lumia, este Yezz não tem os botões habituais dos Windows Phone. O botão conhecido como o de Windows (Home) vem representado por uma bola ao centro, e os botões de Retroceder e de Pesquisa são apenas representados com um ponto. Como estes botões não são explícitos das suas funções poderão causar alguma confusão inicial que se dissipará com a utilização.
Ainda na parte frontal deste Yezz vem incluída uma câmara de 2 megapíxeis e um sensor de proximidade.
Na lateral direita encontra-se o botão do Power, do lado esquerdo o de Volume, em cima a porta para os auscultadores e a porta microUSB, em baixo apenas vem o único microfone.
A câmara principal colocada na traseira conta com 8 megapíxeis e será auxiliada por um LED flash. O altifalante está posicionado também na parte de trás em baixo, o que acaba por ser prejudicial para o som quando está colocado sobre qualquer superfície.
No interior, a bateria removível é de 1780 mAh e existem então as duas ranhuras para os cartões micro SIM e uma para o cartão microSD.
Na caixa
A Yezz fez questão de incluir dentro desta caixa todo o tipo de acessórios necessários para a plena utilização do Billy 4.7. Portanto, além do smartphone, a caixa inclui um cabo USB/microUSB, dois carregadores, um com ficha europeia, outro com ficha inglesa, duas capas extra, uma película de protecção de ecrã, os manuais de instruções rápidas e ainda uns auriculares.
O Windows Phone 8.1
Sobre o Windows Phone 8.1 já muito escrevemos aqui no Pplware, por exemplo na análise ao Lumia 630 ou ao Lumia 930. A grande diferença que se encontra neste Yezz face aos Lumia é mesmo a falta das apps da Nokia que elevam a utilização de um Windows Phone ao seu expoente máximo.
Apesar disso, estamos perante um verdadeiro Windows Phone, cada vez mais optimizado, que neste Yezz se revela bastante fluído, mais do que no Lumia 630, também dual SIM.
É verdade que da primeira vez que liguei o smartphone e tentei introduzir as minhas contas da Microsoft, Facebook e Gmail, tive algumas dificuldades, com vários erros que iam surgindo, mas um restauro das definições de origem resolveram todos esses problemas e agora as contas funcionam perfeitamente, sempre sincronizadas.
O Windows Phone sofreu algumas melhorias, sendo que a mais visível se refere ao número de definições rápidas da barra de notificações, que aumentou de 4 para 5.
Sem perceber bem o porquê, já o mesmo aconteceu com os Lumias 630 e 530, a data e a hora não actualizam automaticamente assim que os equipamentos são ligados a uma rede. Portanto, se não conseguir activar alguma das suas contas, antes de pensar em fazer qualquer restauro, vá primeiro às definições e actualize estes elementos.
Como em qualquer outro Windows Phone, o utilizador pode fazer do seu smartphone um centro de partilha de rede, ter toda a interacção com o Windows 8.1, com a OneDrive e com o Office, e muito mais, sem grandes problemas de limitação de espaço.
Uma vez que estamos perante um smartphone que oferece a possibilidade de incluir dois cartões SIM, existem duas aplicações distintas para a gestão de mensagens e chamadas de cada um dos cartões, definidos como 1 e 2, devidamente identificadas na barra de informações, sendo mais difícil haver enganos na troca da rede a utilizar.
Ainda assim, através da aplicação Pessoas, o utilizador pode aceder a todos os contactos, ver a qual operador pertencem e definir a rede com que pretende contactar cada um deles.
Uma das questões que mais recebemos da parte dos nossos leitores aquando do anúncio do lançamento do Yezz Billy 4.7 em Portugal prendia-se com a disponibilidade das aplicações de navegação Here Drive+ e Here Maps para este equipamento.
Quanto à aplicação Here Maps, ela encontra-se disponível gratuitamente na loja de aplicações da Microsoft, contudo, a app Here Drive, que também se encontra disponível na loja, tem um custo de 40,99 euros, o que acaba por ser um factor de exclusão para muitos utilizadores, no entanto, há uma solução gratuita.
Para instalar gratuitamente a aplicação Here Drive basta alterar a região do smartphone para os Estados Unidos, aceder à loja, descarregar a aplicação e os mapas pretendidos. Depois pode voltar novamente a alterar a região e o idioma para português e navegar sem quaisquer impedimentos.
Para utilizar o assistente pessoal Cortana, o procedimento será o mesmo (alterar a região e o idioma para os Estados Unidos) mas, neste caso, terá que manter essas definições, já que é uma funcionalidade integrada no Windows Phone 8.1 e não uma aplicação que se descarrega da loja de aplicações. Mas valerá a pena efectuar essa alteração para poder experimentar este assistente pessoal, assim que se fartar pode voltar a alterar a região e o idioma novamente.
Fotografia e Vídeo
O Billy 4.7 tem com uma câmara traseira de 8 megapíxeis que captura imagens até 3264 x 2448 píxeis e vídeo a 720p a 30fps, conta com funcionalidades como foco automático, flash LED, geo-referencia, foco de toque, panorâma e HDR. A câmara secundária frontal é de 2 megapíxeis com captura de fotos até 1280 x 720 e de vídeo a 480p.
Além do modo de captura automático, estas duas câmaras ainda contam com alguns modos extra de captura de imagem.
As câmaras deste equipamento constituem uma clara vantagem face aos Lumia dual SIM disponíveis em Portugal (530 e 630). Em relação à qualidade das imagens, os 8 megapíxies não são muito relevantes para que se encontrem diferenças significativas quando as imagens são capturadas em ambientes com boa luz, contudo, em ambientes mais escuros o flash dará uma ajuda ao Yezz, que os Lumia referidos não têm. Depois, vem munido de uma câmara frontal, algo que os Lumia mais acessíveis também não trazem, e que tem como vantagens a possibilidade de fazer vídeo-chamadas e tirar as conhecidas selfies.
Confira a qualidade da câmara com as imagens da galeria abaixo.
Veredicto
A autonomia do Billy 4.7 é bastante razoável, durando um ciclo de bateria 2 ou 3 dias, com uma utilização moderada. Em utilização intensiva, ou seja, com várias chamadas e SMSs, sincronização automática, gestão de email, consulta de redes sociais, pesquisas no browser, captura de imagens, jogos, com o Wi-Fi sempre ligado e aplicações a correr em segundo plano, aguentou, à vontade, um dia inteiro.
O desempenho é bastante positivo, sem problemas de bloqueios, muito fluido, e os problemas de introdução de contas e de sincronização detectados inicialmente, foram resolvidos com um simples restauro de fábrica.
Uma vantagem clara deste equipamento sobre qualquer Nokia Lumia mais barato dual SIM, falo do Lumia 530 e do Lumia 630, é relativa à qualidade do ecrã. A resolução de 720p confere-lhe uma experiência de utilização bastante agradável. As cores reproduzidas são bastante nítidas e os contornos bem definidos.
Um dos pontos negativos a apontar a este equipamento refere-se à qualidade das capas traseiras, não pela sua resistência física, mas sim pela sua apetência a ganhar manchas com a pouca transpiração das mãos, muito difícil de limpar.
Aspectos positivos
- Desempenho
- Maior produtividade com o Windows Phone 8.1
- Dual-SIM
- Qualidade do ecrã
- Dimensões de peso e volume
Aspectos negativos
- Qualidade das capas traseiras
- Inexistência de sensores de luminosidade
O Pplware agredece à Avenir Telecom, representante da Yezz em Portugal, a disponibilização do Yezz Billy 4.7 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
o here maps e here drive sao 50% dos motivos que levam as pessoas a comprar um windows phone, e 99% so ve WP com nokia
mudas a região para os USA e consegues os dois de borla
Tenho de testar isso.
Explico essa questão na análise. O Here Maps é gratuito e para alguns poderá ser suficiente, mas para o Here Drive a solução passará por alterar mesmo a região.
O que não faz sentido é ser gratuito de uma forma e de outra não.
Tento em conta, que muda-se a região para instalar e depois volta-se a por como estava para utilizar…
Faz são politicas da empresa.
Com a jogos que são free em zonas e outras não
lol
Não está nada mal..
Um concorrente ao nível do MotoG por ex..
Não diria que era 50% dos motivos… mas é um bom motivo.
O pior é mesmo o preço do HERE Drive+.
tens o 735 ja com here Drive e bem melhor camera, mais barato o 925 ou o 635…nokia e claramente a melhor neste segmento low-mid range, iphone o melhor em top. android em nada na minha opiniao.
Sou um utilizador satisfeito do WP8.1 num Nokia 925.
Acho que as pessoas deviam dar mais o beneficio da duvida ao sistema, porque podiam ficar muito surpreendidas.
Tenho o mesmo ) design impecavel e Sistema bom
É bem verdade!
Já uma vez comprei o here drive+ para um Huawei W1 e espero que essa licença esteja na minha conta da microsoft para mais tarde puder mudar para outro aparelho que não Nokia/Microsoft.
Actualmente uso um Lumia 720 e penso que seja superior a este, embora só tenha 512 ram.
eu sinto um pouco de lag no wp8.1 principalmente na app musica, no WP8 era mais fluido, ou e impressao minha? mesmo o gps parece ser mais lento
Desde que tiraram a app de música do sistema operativo e a tornaram uma aplicação separada que piorou bastante a performance. A vantagem é que saem duas actualizações por mês pelo menos, há-de melhorar 🙂
Aqui também com Lumia 925, telemóvel top à excepção da bateria.
100% de acordo
Nokia 925 é grande maquina.
Como é a qualidade de som em chamada? Vale a pena trocar o Lumia 720 por este? Ou o L735.
Se os 50€ não forem grande diferença aposta no Lumia 735.
Depende. Se o motivo da troca for a necessidade de utilização de dois cartões SIM, então, esta poderá ser uma uma excelente aposta, já que as opções da Microsoft são ligeiramente inferiores (mas também mais baratos).
irlm, quanto à qualidade da chamada não há nada de negativo a apontar, bom som e sem falhas de rede…
pelo L735 sem duvida alguma, tenho um ca em casa, e muito bom..chinesisses e com o android.
Como é o ecrã no que diz respeito aos pretos?
Tenho um Lumia 820 com clear black e pelas imagens parece-me que os pretos não são tão escuros.
JFMoreira, as cores das fotos nunca demonstram verdadeiramente a realidade. Talvez os pretos não sejam tão escuros neste Yezz, mas considero que as cores são bastante realistas.
Boa tarde, Maria Inês.
Parabéns pelo trabalho apresentado. Podemos, então, concluir que este Yezz será o “melhor Windows Phone Dual Sim” no mercado nacional, certo? Uma vez que o Nokia 730 Dual Sim não vem para Portugal, assim podemos afirmar!Concorda?
Olá JotaPL,
A resposta não é assim tão linear, existem características neste Yezz, como a câmara fotográfica, a resolução do ecrã e as suas dimensões, que me agradam bastantes. O facto de ter 1 GB de RAM acaba por lhe conferir uma fluidez maior, face aos equipamentos Lumia dual SIM.
Contudo, a qualidade de construção dos Lumia, metem qualquer equipamento de gama mais baixa a um canto. As aplicações exclusivas acabam também por ser uma vantagem dos Lumia.
Relativamente à questão que deixou em baixo, sobre navegação offline, sim, é possível. Funciona normalmente como em qualquer Lumia.
Obrigado pela resposta, Maria Inês
Boa tarde!
Será possivel que não haja uma avaliação do Alcatel onetouch Idol X+???? nem aqui, nem na exame informática, nem pcguia???!!! Estranho.. mt estranho.
Deixa ver, vou contactar a Alcatel, se eles mandarem um equipamento, fazemos uma análise.
Obrigado Vitor.
É que ando aqui num dilema.. Alcatel Onetouch Idol X+, ou BQ Aquarius E5 FHD ou ainda Wiko Highway.
No testes Benchmark o melhor é o Alcatel, 2º Wiko, 3ºBq; mas valerá a diferença dos 50,00€ a mais do que BQ Aquaris e5 fhd?
Se alguém me souber ajudar, agradeço.
wiko high: android de raiz 4.2
bq E5 FHD: Android de raiz 4.4
wiko high: 2350 mah
bq E5 FHD: 2500 mAh
wiko high: Som mono normal..
bq E5 FHD: Som Dolby digital
wiko high: Sem possibilidade de aumentar mem
bq E5 FHD: Com Micro SD
wiko high: 154 gramas
bq E5 FHD: 134 gramas
wiko high: sem led
bq E5 FHD: com led de notificações
wiko high: nas Cam’s a wiko não informa se os Mpx são interpolados ou reais
bq E5 FHD: a bq informa ambos
Outras coisas tem ainda a bq que a wiko não tem… e para terminar
wiko high: 299,90€
bq E5 FHD: 249,90€
e os acessórios da bq são mais económicos e foi por isso que optei pela bq 🙂
abraço
Obrigado pela ajuda!
E já agora, tens algum feed-back de alguém sobre o Alcatel One Touch Idol X Plus?
Abraço.
Boas Vitor,
A Alcatel enviou algum Idol X+?
Obrigado.
e já agora outra dúvida: este yezz permite a navegação offline como no caso dos Nokia?
Obrigado
OFF TOPIC: Aos moderadores do pplware, pensem em ter um sistema de comentários onde as pessoas tem de se autenticar, de alguma forma, começa a ser costume andarem por ai uns Nelson’s que não são O Nelson, e em que os comentários só são para gerar confusão.
O Nelson já desapareceu. Todos os que aparecerem são outros, há muitos Nelsos, Antónios, Josés… é normal, e mesmo com autenticação haverá sempre trolls. Mas temos de estar atentos para podermos ter um moderação mais activa.
Vitor podes explicar-me a razão pela qual a maior parte dos meus comentários nunca chegam a aparecer? Nunca escrevi nada de mal neles… Abraço
Caro, vejo que tens 12 ou 13 comentários publicados e nenhum em SPAM. Portanto… não estou a ver do que falas.
dont feel the troll
O Lumia 625 custa menos, tem upgrade para o 8.1, mesmo tamanho de ecrã e tem a qualidade Nokia.
mas não tem led flash, camara de menor qualidade, e bateria de menos autonomia
O ecrã não é melhor, mas tem led flash e é lumia
Fogo parece melhor que o meu nokia lumia 635, pelo menos camara e tem flash, até a bateria é melhorzita….e um escrã ligeiramente maior……e……pelo mesmo preço…….
Isto sim é um post bem feito, bem comentado e esclarecedor. Parabens pelo post.
Obrigada, hsilva 🙂
Bom dia, Maria Inês
Para quando estará prevista a análise pormenorizada ao Nokia Lumia 735?
Abraço a todos
Caro
Comprei este telefone e estou muito satisfeito. A análise do pplware está muito bem feita e foi-me bastante útil. Obrigado pplware!
Tenho um equipamento destes e não consigo descobrir como faço para bloquear um contacto poderiam explicar-me?
obrigada
O mais simples é ir ao histórico de chamadas, ficar a carregar em com do número/contacto pretendido, e depois seccionar bloquear contacto