Wi-Fi 8 está a chegar e desta vez vai focar-se na estabilidade e não na velocidade
O Wi-Fi 8 será uma realidade e o desenvolvimento deste novo padrão de transmissão sem fios já começou. Esta nova versão irá substituir o Wi-Fi 7 e a preocupação está na estabilidade e não na velocidade. O foco no desenvolvimento de normas Wi-Fi não corresponde à obsolescência das versões, trata-se de uma melhoria constante da tecnologia.
Embora se espere que até 2025 o padrão a utilizar seja o Wi-Fi 7 nos dispositivos, o Wi-Fi 8 será a versão apresentada e, por isso, a mais atual. Tendo em conta que as alterações de norma não correspondem a uma renovação como é o caso dos dispositivos móveis, é fundamental saber com antecedência a razão pela qual o Wi-Fi 8 está a ser desenvolvido.
A informação começa a surgir e mostra que o desenvolvimento do Wi-Fi 8 tornou-se conhecido, sendo 802.11bn Ultra High Reliability o seu nome dentro da norma IEEE. Embora o nome completo ofereça informações sobre quais serão os pontos-chave desta tecnologia, nem todos os detalhes são ainda conhecidos.
O que se sabe, graças às informações obtidas junto da divisão Filogic da MediaTek, esclarece o que se pode esperar da nova norma. Tudo indica que o Wi-Fi 8 procurará melhorar a fiabilidade em vez da velocidade. Vale a pena enaltecer a sabedoria desta decisão e ainda mais quando a fiabilidade continua a ser um problema em muitos locais.
Não há grandes alterações em termos de largura de banda, bandas de frequência suportadas e taxa máxima de transmissão de dados em comparação com o Wi-Fi 7. Os dados fornecidos destacam que as melhorias provêm dos diferentes processos concebidos para garantir a sua fiabilidade.
Entre estes mecanismos está o Co-SR ou Reutilização Espacial Coordenada. Esta é uma melhoria relativamente à Reutilização Espacial do Wi-Fi 6 e cuja missão é fazer com que os pontos de acesso conversem entre si para coordenar o poder das transmissões. Não é a única novidade, o CO-BF ou Coordinated Beamforming pretende facilitar a gestão de dispositivos.
Em suma, o Wi-Fi 8 está em desenvolvimento e levará cerca de seis anos para ver a luz do dia. O que se espera deste novo padrão? Ainda não há muitos detalhes, embora seja claro que a corrida à velocidade máxima perdeu força e, agora, o que se procura é uma melhoria da estabilidade e da fiabilidade, algo que já deveria ter sido abordado há algum tempo.
A maioria das pessoas desde o wifi 5 que não nota wualquer diferenca. Desde que passaram a ter um router com 5ghz que ninguem se queixa
Quando se massificar o protocolos novos não será bem assim.