PplWare Mobile

Wi-Fi 8 está a chegar e desta vez vai focar-se na estabilidade e não na velocidade

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Pulito says:

    A maioria das pessoas desde o wifi 5 que não nota wualquer diferenca. Desde que passaram a ter um router com 5ghz que ninguem se queixa

  2. IEG says:

    Sinceramente, por cá ainda usamos o Wi-Fi 5. Infelizmente, a instabilidade da conexão nota-se imenso.

  3. Luis Henrique Silva says:

    Lol muitos nem wi-fi 6 tem quanro mais, eu nem router nem equipamentos com wi-fi 6. E já pensam no 8

  4. Rodrigo says:

    95% dos utilizadores ainda usam 802.11ac quanto mais 802.11be ou 802.11bn.

  5. LA says:

    Ainda nem o 7, se usa, quanto mais o 8.

  6. DBP says:

    O Wifi 7 é bastante desafiante. Estamos a falar de 320 MHz de largura de banda (em 6G) com modulação 4K-QAM (12 bits por símbolo em cada sub-portadora!). Isto requer uma linearidade imensa nos front-end RF. PLLs com com ruído de fase muito baixo, amplificadores de potência externos lineares e recurso a pré-distorção digital (DPD), cadeias de receção com figuras de ruído muito reduzidas (pensem em EVMs de -50 dB), compensação de frequência < 1ppm. Tudo isto tentando ao máximo poupar corrente, pois cada uA conta. Isto leva a uma complexidade enorme no firmware também.
    Para além disto outro ponto forte do Wifi 7 é a capacidade de operar simultâneamente em 2 ou 3 bandas (dependendo do número de rádios), chamado de MLO. Agora imaginem a lógica necessária para conciliar tramas enviadas em vários streams em simultâneo que chegam fora de ordem, etc, etc. Em particular o EMLSR (ouvir em múltiplas bandas em SISO e depois transmitir na que o AP indicar em MIMO) é brutal pois obriga pontencialmente a reconfigurar os front-end no máximo em 256 us! (por exemplo em 5G+6G).
    É tão complexo que ainda nem foi ratificado o standard. Já se começa a ver os fabricantes (Broadcom, Qualcomm e Mediatek basicamente) com algumas soluções, mas normalmente com apenas um subset das funcionalidades (4k-QAM e 320 MHz, que é o mais 'simples').

  7. maxapadajá says:

    Eu já noto alguma diferença com o wifi6, já ouvi falar e já vi routers wifi7 por aí, aparelhos para usufruir dela ainda muito poucos. Wifi8 é abuso. O Musk chega a Marte primeiro…

  8. Arquitetos says:

    Bom dia a todos
    Tenho em minha casa várias tecnologias IOT que por vezes ficam tontas.
    A impressora Brother 2 a 3 vezes por semana perde a ligação Wi-Fi e tenho de a desligar e voltar a ligar para reconhecer a rede e funcionar perfeitamente.
    As lâmpadas, tenho da Philips hue, da INNR e muitas vezes perdem a conexão e ficam a piscar tipo discoteca até as voltar a detetar com a aplicação.
    Em minha casa tenho o sistema mesh da TP Link com 8 aparelhos e mesmo assim não é estável.
    O apartamento é duplex com ligação ao sótão

    • PC says:

      A arquitectura Mesh não é o ideal, apesar de a maior parte dos consumidores pensar que sim. O ideal é ter pontos de acesso ligados todos por cabo de rede (ao router) e uma controladora na cloud ou local a controlar tudo. E tudo da mesma marca claro.

  9. PC says:

    Ah e outro aspecto a levar em conta: demasiados pontos de acesso wifi pode ser contra-producente, pois o espectro fica saturado e tb os dispositivos ficam baralhados sem saber a qual dos AP’s se devem “agarrar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.