Cuidado! Não caia no novo golpe do WhatsApp Gold
O caso remonta a 2016, altura em que a primeira versão deste malware para Android foi divulgado. Agora, temos uma nova iteração desta ameaça comummente apelidada de vírus, o WhatsApp Gold.
O WhatsApp Gold é um golpe ou scam já bem conhecido e detalhado na Internet. Contudo, a ameaça surge através de diferentes formas, sendo uma delas um malware capaz de furtar os seus dados.
Estará a circular um vídeo chamado Martinelli. A sua reprodução despoletaria a ação de um vírus (na verdade, um malware) preparado para infetar o seu dispositivo móvel Android.
Entretanto, o vídeo já foi desmascarado, ainda que possa persistir o seu reenvio através das redes sociais. Caso algum dos seus contactos no WhatsApp lhe envie um vídeo estranho e sem razões para tal, não o abra.
O golpe do WhatsApp Gold continua a fazer vítimas
A nova faceta do WhatsApp Gold foi detetada no ano passado no Brasil. Contudo, desde então já se terá espalhado a vários outros países incluindo o Reino Unido, tal como dá conta o The Sun.
De acordo com as fontes citadas, circula uma nova mensagem a prometer uma nova versão do WhatsApp. Aliás, por norma esta mensagem maliciosa pode ser reencaminhada por um dos seus contactos, desconhecendo o seu potencial risco.
O golpe? Na mensagem é prometida uma nova versão do WhatsApp, o WhatsApp Gold. Descrita como uma versão utilizada por celebridades, milionários e influenciadores digitais, tudo não passa, é claro, de um engodo.
A segunda etapa deste golpe passa pela alegação de que o WhatsApp Gold conta com funcionalidades exclusivas. Algo que não encontrará na versão legítima da aplicação para Android e iOS.
Tudo não passa de um malware que visa os utilizadores Android
Em seguida, afirmam que só através do link fornecido é que poderá aderir e descarregar esta tão procurada versão. Mais uma vez, tudo não passa de uma tentativa de aliciamento do utilizador.
Tudo para que ele venha a descarregar malware para o seu dispositivo móvel Android. Para tal, os meliantes são bem ardilosos e garantem que só através deste método é que poderá passar a fazer parte deste restrito grupo de utilizadores.
Caso tenha dado por si a receber a promessa de uma versão exclusiva do WhatsApp e, por curiosidade tenha clicado no link adstrito à mensagem... então calma!
Não instale apps no seu Android a partir de fontes suspeitas
O primeiro passo é desinstalar toda e qualquer aplicação que tenha instalado recentemente no seu Android através do supracitado link. Além disso, caso tenha inserido o seu contacto telefónico numa dessas apps, contacte o seu operador e revogue o acesso ou registo o mais rapidamente possível.
O mesmo se aplica a todo e qualquer dado pessoal que possa ter fornecido, inserido ou dado a uma aplicação em formulários apresentados dentro destas apps.
Entretanto, pode também consultar as nossas indicações para aprender a reconhecer e evitar apps falsas na Google Play Store. Ainda assim, surgirão sempre novas formas de tentar enganar o utilizador.
Seja como for, seja para Android ou iOS, desconfie sempre deste tipo de mensagens. Tudo o que prometer funcionalidades adicionais, incríveis ou secretas, por norma não passa de um engodo.
Em suma, todo o cuidado é pouco mas cá estamos para o alertar e ensinar a proteger-se.
| Fonte
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Nao tenho facebook, como também nao uso whatsapp, nem falta me fazem.
Bom para ti, mas ha pessoal que usa e este post é para eles.
Parabéns para ti. Comentário desnecessário que em nada acrescenta ou se relaciona com o artigo.
não tens ninguem com quem falar, para que querias isso…. ?
Fui vítima mas felizmente detetei o bicho e cortei o mal pela raiz com uma enchada
Por via das dúvidas, ver se na Play Store isso está disponível…