WhatsApp começa testes públicos para aumentar a proteção das cópias de segurança
Algo que sempre faltou ao WhatsApp foi segurança das cópias de segurança. Estas são enviadas para os serviços cloud mais conhecidos e supostamente seguros, mas ainda podiam ser lidos por qualquer um que tivesse acesso a estes.
Este serviço queria mudar este cenário e os rumores mostravam que em breve haveria novidades nesta área. Esta chega agora, ainda em testes na versão beta, mas garantem já a proteção das cópias de segurança de uma forma simples, lógica e até esperada.
Em breve vão surgir para todos os utilizadores do WhatsApp novidades importantes. Estas estão agora a ser avaliadas e experimentadas na versão beta das apps, para depois serem promovidas às versões estáveis e que qualquer utilizador pode aceder.
Esta semana mostramos que a utilização deste serviço em vários dispositivos está já em testes e é agora a hora de outra novidade chegar a este mesmo estágio. Falamos das cópias de segurança e da proteção adicional que passam a ter acessível
Com a versão 2.21.15.5, disponível para o Android, o WhatsApp dá finalmente acesso às cópias de segurança cifradas. Esta nova opção pode agora ser encontrada e para a ativar é necessário seguir alguns passos simples, mas essenciais.
O que é pedido ao utilizador que ativa esta opção é que defina uma palavra passe para cifrar os dados que vão ser enviados para a Cloud, neste caso da Google. Num processo já conhecido, só precisam de definir uma palavra passe de 6 carateres, com 1 letra, que devem ser maiúsculas e minúsculas.
Em alternativa, e para ser ainda mais seguro, o WhatsApp oferece a possibilidade de cifrar as cópias de segurança com uma chave de 64 dígitos. Esta é gerada aleatoriamente e terá de ser guardada pelo utilizador. Sem este elemento, ou a palavra passe definida, será impossível recuperar o que está guardado na Cloud.
Esta é mais uma excelente novidade que o WhatsApp prepara para os seus utilizadores. Após meses de rumores sobre esta funcionalidade, a segurança das cópias de segurança é finalmente implementada e em breve será acessível a todos.
Este artigo tem mais de um ano