PplWare Mobile

Wasteapp: A nova app para o ajudar a separar o lixo

Download

Homepage: Quercus
Preço: Gratuito

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. R says:

    Melhorar o nível de reciclagem? Era não complicar…
    Há países em que o lixo se diferencia apenas entre orgânico e não orgânico – depois é feita a separação nas empresas de reciclagem. Por cá, faz-se a papinha toda para alguém ganhar balúrdios.
    Atenção que sou a favor da reciclagem; mas já chega de colocar a culpa de tudo nos cidadãos.

  2. GM says:

    R, não me oponho à existência dos ecopontos para a separação prévia dos resíduos. Aliás, sou a favor e um activo utilizador dos mesmos. Faço reciclagem desde finais dos anos 80 / início dos 90, na altura pelo que me lembro apenas de vidro, entre branco e de cor. O que acho, sim, é a falta de mais ecopontos, a sua limpeza em geral e o seu regular esvaziamento. 90% ou mais dos pontos de recolha estão nogentos e permanentemente cheios, ou quase. E, grande parte das vezes, junto dos contentores de lixo indiferenciado, existe o correspondente ecoponto, mas os cidadãos optam por colocar, por comodismo e indiferença, todos os resíduos no indiferenciado.
    A app, quanto a mim, deveria vir acompanhada com um novo modelo de ecopontos, equipados com tampa fechada e leitor de cartão que permitisse a abertura da portinhola para que o muícipe fosse identificado, e registado a sua produção de residuos, por forma a incentivar a separação dos mesmos. Os residuos colocados no ecoponto daria pontos positivos, a quantidade colocada no iniferenciado daria pontos negativos, o munícipe pagariao tratamento de resíduos consoante os pontos, ou algo assim do género. Na Suíça existe algo parecido.

    • O burro no assunto says:

      Ou receber consoante o peso do que reciclássemos… mas só que baixassem o preço do tratamento de resíduos e da eletricidade já era muito bom… não reciclo por não ter ecoponto perto, só tenho de carro e ninguém me paga a gasolina.

      • GM says:

        Exacto. Os pontos positivos seriam crédito, os negativos débito. O balanço final ditaria o valor a pagar relativo ao tratamento de residuos a pagar que vem incluído na factura de consumo de água (pelo menos no concelho onde resido). Claro que haveria sempre valor a pagar, poderia ser sim menos em função da % de reciclagem efectuada. Cá em casa sai diáriamente um saquinho de lixo indiferenciado referente ao caixote do gato. E depois, sai um semanalmente ou de 6 em 6 dias relativo ao lixo indiferenciado nosso (caixote de 10L, saco de 25L). O restante lixo orgânico (vegetais, fruta, cartão crú) é destinado ao compostor. Plástico, vidro, latas, tampinhas, papel, outro cartão, é devidamente separado e remetido ao ecoponto. Confesso que por vezes há alguns resíduos que não sei como os encaminhar, outros retenho-os em casa por essa razão.Esta aplicação poderá vir a ser útil nesse aspecto. Para mim, para já, não serve pois não está disponível no S.O. do meu TM (W10m). Este só será descartado quando o equipamento morrer, não antes, apesar da fabricante ter sentenciado a sua morte há uns meses/anos atrás.

    • Peace says:

      Aqui na rua tb estão quase sempre cheios, o do papel então vazam à 6ª à tarde, no domingo à tarde j
      a está cheio, e só voltam a vazar na 6ª seguinte.

  3. Eu says:

    Para além disso há muita gente a lucrar com o trabalho dos outros! Tenho visto diariamente carrinhas que passam pelo Papelões Azuis a retirarem cartão para depois irem vender!

  4. Eu says:

    E nem tudo está a ser reciclado! Muito do material que se teve trabalho a separar vai ser todo junto novamente para ser colocado num aterro!
    Isso é que é de lamentar e não vejo a Quercus ou outros que tais a fazerem nada por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.