TOS+: Será este o próximo rival (chinês) do Android
O Android é, inquestionavelmente, o sistema operativo mais popular para dispositivos móveis. Segundo dados recentes da IDC, relativos ao quarto trimestre de 2014, 96,3% do mercado de vendas de smartphones pertencem ao Android e iOS. No entanto, a grande fatia pertence mesmo ao Android com 81,5%.
Além do hardware, a concorrência vinda da China parece querer também atacar a Google, em especial o Android! Vamos conhecer o TOS+, o próximo rival do Android.
A Tencent, gigante chinesa da Internet, anunciou recentemente um novo sistema operativo que foi baptizado de Tencent Operating System (TOS+).
Com funções muito semelhantes ao Android, o TOS+ oferece funcionalidades ao nível do reconhecimento de voz, sistema integrado de pagamentos e funciona em tudo o que seja “hardware inteligente”, como é o caso das TVs, consolas, etc.
A plataforma pode ser usada por outros fabricantes e programadores desde que estes aceitem a partilha de lucros. Veja aqui um conjunto de imagens da interface.
Mas há mais, o TOS+ também funcionará em Smart Watches – ver aqui.
De salientar que a Tencent domina na China o segmento das redes sociais e entretenimento online.
Com grande trunfo este sistema conta com a app de chat WeChat, que já permite o envio de dinheiro através de uma da própria janela de conversação.
Via Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Tencent, está tudo dito 🙂
Copiado da vossa fonte: “Android-based TOS+”.
Claro, o android rival de si próprio. dafuq
A coisa é assim – há o Android AOSP que dá para fazer um smartphones fraquitos e sem os serviços Google (e sem Google Play).
Os serviços Google na China não interessam por aí além, para não dizerem que não interessam nada ou o governo chinês os dificulta ou boicota. Por exemplo, o Google Search, que é o pai e mãe dos serviços Google não risca nada, risca o Baidu.
“Portantes” se fosse eu a escolher o título para o post escrevia “Mais um Android AOSP a fazer concorrência ao Android GMS – na China. Quem se lixa? “Prizemples” a Samsung”.
Exato. Ai concordo. É um rival ao GMS, não ao Android.
Realmente. Como é que isto pode ser rival do Android se é exatamente igual?!
Sem ofensa pessoal, mas que titulo absurdo.
Pensa no Cyanogen, e vais entender o título.
O Android tem uma base open-source. Quando a Google decidiu criar o Android com uma base de código aberto, estaria com certeza à espera que qualquer pessoa pudesse criar a sua versão do Android (e assim criar dependência e exclusividade). A meu ver este tipo de “concorrência” só ajuda os interesses da Google e não o contrário…
como se o android tivesse medo…
A Samsung também não tinha 🙂
Ahah, bem respondido 😀
Xiaomi OnFire 😀
http://economico.sapo.pt/noticias/samsung-destrona-apple-nas-vendas-mundiais_217142.html
Não parece ter motivos para ter medo 😉
e porque fim do android? porque nao o fim de outro OS qualquer?
nao esquecer pantentes pessoal… a Microsoft ainda lucra anualmente com patentes graças ao android… acham que a Microsoft ia permitir que algo assim va para a frente? quando todos nos sabemos que a MS esta a investir no Cyanogen? hummm nao me parece…
Para o mercado chines acredito que resulte mas nao deve passar dai…
É fácil, porque o Android é “open”! Há outros que o são mas são irrelevantes neste momento.
sim mas nao seria bye bye android… mas sim bye bye google… porque se isso tem como base o android… tal como Oxygen OS, Cyanogen OS, MIUI…. e por ai fora… acho que nao faz sentido o titulo, e mais… difcilmente o Android morre no mercado mobile 🙂 o que tanto falam do android e mal…. é a segurança… mas é incrivel como a samsung conseguiu o premio de melhor dispositivo movel em segurança 🙂 graças ao knox claro… mas como base o Android. o Android em si a nivel de plataforma esta a crescer e a melhorar do dia para a noite… pessoal do PPlware acha mesmo que era isto que ditava o fim do android? vamos ser realistas 😉
Sim, provavelmente que não…mas que sabe 🙂 No mundo da tecnologia não acredites no que saiu ontem pois amanha é tudo diferente 🙂
Expliquem me una coisa se tanto o caminhemos como este, e tantos outras variantes de android, por uma ínfima possiblidade conseguissem que a Google desistisse do seu projecto android quem é que ia fazer actualizações, eles?
Claro que não, eles apenas limitam se a pegar na pai ir parte do trabalho efectuado pela Google e usam o para fazer umas. Pequenas mudanças.
Basicamente eles sem a Google não são nada…
A Google no fundo é o seu ganha pão
Expliquem me una coisa se tanto o caminhemos como este, e tantos outras variantes de android, por uma ínfima possiblidade conseguissem que a Google desistisse do seu projecto android quem é que ia fazer actualizações, eles?
Claro que não, eles apenas limitam se a pegar na pai ir parte do trabalho efectuado pela Google e usam o para fazer umas. Pequenas mudanças.
Basicamente eles sem a Google não são nada…
A Google no fundo é o seu ganha pão
Pessoalmente agradam-me noticias destas. É graças a empresas destas que começam apertar os calcanhares das grandes que as coisas evoluem e melhoram. E no caso do Android devido à sua desfragmentação bem que precisa de algo que o faça ser mais optimizado e os obrigue a fazê-lo evoluir ainda mais.
+1
Ora nem mais, a concorrência só faz (normalmente) bem
Mai nda!
não querias dizer fragmentação ao invés de desfragmentação?
A essência do opensource é essa: criar, modificar e adaptar – quem ganha? todos nós!
Reparem que 87% do mercado é baseado em Android: Será do Guaraná?
então tragam os verdadeiros sistemas sem apps da treta e que funcionam fluidos com pouco!! em vez de sistemas que tão no top por ter 30mil milhoes milhares e que o sistema engasga com 2, 3 e 4 gbs de ram…
Todas as semanas há publicações do género. Se isto for comercializado as-is, poderá infringir talvez uma série de patentes da Apple LOL
Em menos de nada, bye bye TOS.
Tenho quase a certeza que é um flavor de Android tal como a MIUI.
Desde a última mudança de layout do PPLWARE, não consigo ler as matérias do blog no meu netbook, onde uso o Opera 12.17. Alguém saberia dizer o que pode estar causando isso, e como consertar? Grato.
Tipicamente a China era onde todo o material tecnológico se fazia (e continua a fazer-se) mas os chineses nunca tiveram grande relevância com marca própria. Nos últimos anos este paradigma tem vindo a alterar-se, hoje em dia quase todas as semanas saem noticias dum novo telemóvel ou pc ou tablet chinês. Pelos visto agora até sistemas operativos fazem! Prevejo tempos difíceis para as grandes marcas do android como a samsung. Não sei até que ponto dar 700/800 euros por um telemóvel android vai continuar a funcionar quando estas marcas chinesas oferecem praticamente a mesma coisa por metade ou menos.
O meu Samsung s5 livre recebeu esta semana lollipop 5.0… Já não devia ser 5.1, estas actualizações deixam a desejar
Liga para a Samsung a reclamar…
Ou então se quiser em compra um um iPhone,pessoalmente não gosto da Apple, mas tens essa opção, não gostas muda.
Es daqueles que é muito exigente , só porque sim… ao menos sabes o que melhorou do 5.0 para o 5.1?
lol rival do Android. estes titulos são demais…
– É “apenas” uma variante do Android. (Algo diferente, seria por exemplo o (fabuloso) Ubuntu).
– Mas mesmo que este fosse um “Android” em esteróides (ou seja, mesmo com muitas e melhores funções)… eu pessoalmente NUNCA(!!!) o usaria.
– Como é sabido o estado chinês “grava” tudo o que um cidadão faz na internet… Agora, nem imagino as “boas surpresas” que esse sistema trará escondido… pois, pois… Eles que fiquem com ele, e que façam “bom proveito”… >;)
Se é para usar Facebook e serviços da Google, bem que podes ir com a versão chinesa, visto que ambas fazem exactamente o mesmo – rastrear toda a actividade do utilizador online.
E é so o Governo Chinês?