Tem um smartphone com um SoC MediaTek? Então pode estar a ser espiado
As falhas de segurança nos smartphones por norma atingem os fabricantes dos SoC, como a MediaTek ou a Qualcomm. Estes componentes são transversais a muitos equipamentos e assim qualquer problema tem um impacto grande.
Com uma presença forte no mercado, agora é a MediaTek a ter um problema grave revelado nos seus SoC mais recentes. Quem tiver um smartphone com um destes presente, está exposto e pode ser espiado com facilidade.
A par com a Qualcomm, a MediaTek é uma das maiores fornecedoras de SoC para os smartphones. Os dados mais recentes revelam que está presente em 37% dos smartphones do mundo, o que mostra o impacto que tem qualquer falha descoberta nesta plataforma.
Um novo problema foi revelado e permite aos atacantes espiarem os smartphones, ouvindo as conversas que estão a ser tidas nos equipamentos. A falha está localizada nos componentes de processamento de IA e de áudio dos SoC MediaTek Dimensity, que podem ser explorados.
A falha surgiu de uma investigação de segurança, que pretendia perceber se era possível explorar estes 2 componentes. O resultado está à vista e permite que estes componentes sejam usados para espiar os utilizadores e roubar alguns dos seus dados.
O que estes investigadores descobriram é que com uma simples app maliciosa era possível dar comandos nestes processadores. O resultado depois é não o esperado, sendo roubada informação quer permite ao atacante ter acesso ao áudio do utilizador.
A MediaTek já revelou que esta falha foi resolvida e que os fabricantes já tiveram acesso à solução. Os equipamentos com o problema foram já também atualizados, bastante aos utilizadores terem os smartphones com os patchs mais recentes.
Esta é mais uma situação em que os utilizadores ficam expostos e com a possibilidade de verem os seus dados roubados. A solução foi já encontrada e estará aplicada, mas fica claro que qualquer componente pode ser usado para espiar.
Este artigo tem mais de um ano
Eu posso,
Tu podes,
Ele pode,
Nós podemos,
Vós podeis,
Eles podem
Qualquer um pode ser espiado!
Tem uma ligação à Internet? Então pode estar a ser espiado
Devem haver poucos smartphones com isso por corrigir devem… especialmente dessas marcas chinesas que usam Mediatek em tudo e não lançam atualizações.
A Samsung também tem smartphones com processadores Mediatek portanto não é só as marcas chinesas.
Mas a Samsung lança atualizações, e fora smartphones obsoletos, acredito que todos os que tiverem esta falha recebem correção. Já nessas marcas chinesas tenho dúvidas…
Ainda não recebi nenhuma sobre isto no meu A12 (de 2020).
Tenho um que tem este SOC e de certeza absoluta que nunca irá receber qualquer correctivo, e como o meu haverá inúmeros. Não me preocupa porque só o utilizo para ver vídeos e TV, é um telemóvel de apoio.
Mas é inadmissível que mesmo aparelhos com dois anos ou mais não recebam correctivos na sua grande maioria.
Android? Aqueles com 2 anos de suporte e daí somem as atualizações? Do que adianta o fabricante lançar patches se depois de 2 anos não recebemos mais? Telefones descartáveis praticamente.
Todos os chips processadores tem portas do cavalo ou falhas deixadas intencionalmente ou não. Isso também já se provou varias vezes nos processadores Intel e Qualcomm.