Snapdragon 810 traz problemas ao Xperia Z5 Compact
O Snapdragon 810 era um dos SoCs que mais prometia para revitalizar os dispositivos móveis e dar-lhes uma ainda maior capacidade de processamento. Mas a verdade é que a Qualcomm e os fabricantes acabaram por ter ali uma fonte de problemas, graças ao excessivo aquecimento.
A Sony voltou a apostar neste SoC para a sua gama Z5 e, mesmo trabalhando para resolver as suas questões, acabou por ter agora um problema em mãos, com o Z5 Compact.
São por demais conhecidos os problemas que afectam o Snapdragon 810 nos diferentes smartphones onde é usado. O aquecimento originado por este SoC acaba por causar problemas de performance e até de funcionamento.
Muitas das marcas que o têm a uso acabaram por resolver o problema com recurso a actualizações de software, que para além e eliminarem o problema de aquecimento acabaram também por reduzir as prestações, limitando a sua utilização.
Quem está agora a investir neste SoC para máquinas novas tem de ter o cuidado de aplicar no hardware algumas medidas que consigam eliminar todo o calor adicional gerado e que pode comprometer a utilização.
A Sony assim o fez na sua gama Z5, que conseguiu não ter estes problemas nos seus dois smartphones maiores, graças à colocação de extractores de calor e à aplicação de massa térmica directamente no SoC.
Mas o elemento menor da família, o Z5 Compact, graças às suas dimensões mais reduzidas, acabou por não ter este tratamento e agora está a ter problemas.
São já vários os casos como os que o vídeo anterior apresenta, em que graças ao calor gerado o Z5 Compact deixa de funcionar correctamente, com vários componentes a não responderem e a levarem ao desligar do aparelho.
Neste caso concreto o problema mostra-se no sensor de toque do ecrã, que deixa de responder de forma correcta e que leva a que o smartphone deixe de poder ser usado.
Este é um problema que compete à Sony resolver, provavelmente através de uma actualização de firmware ou de software.
Caso opte pelas medidas antes usadas por outras marcas, o provável é que o Z5 Compact venha a perder performance, para que assim mantenha os níveis de temperatura num patamar aceitável e que não interfira com o restante hardware.
Até agora o problema parece estar contido dentro do Z5 Compact, mas não seria estranho se o problema se alargasse aos restantes, ainda para mais com o Z5 Premium a ter um ecrã 4K, o que obriga o processador a trabalhar mais e a gerar muito mais calor.
O Snapdragon 810 prometia muito e na verdade é dos melhores SoCs que estão no mercado, mas o seu calcanhar de Aquiles é mesmo a sua incapacidade de manter temperaturas baixas e que não provocam problemas com o restante hardware presente.
Este artigo tem mais de um ano
O Z5 Premium tem um ecrã de 4k, mas tudo, à excepção de fotos e videos, é renderizado a 1080p com upscale. Por isso a Sony já tem implementadas medidas para não sobrecarregar o processador por causa do 4k
um dia vou perceber para o que é que querem 4K em telemóveis
Para dizer que tem mais que o iPhone…
+1
+3
É como tudo, já não há muito para inovar nos telemóveis então porque não juntar mais uma coisa inútil a tantas outras? Quanto às pessoas que falam em Iphone tudo o que a apple faz é para dizer que tem mais isto e aquilo, pois as maiorias das “inovações” não servem para nada, ainda agora aumentaram a RAM para 2gb. Para quê ? Para dizer que tem pois os utilizadores de Iphone dizem que 1gb chega e sobra para tudo, logo não fez muito sentido.
O ano passado perguntavas para quê 1440p, hoje é standard
Mais poder mais aquecimento. O facto de cada vez mais o poder dos telemóveis ultrapassa quase o razoável só para o meu ter maiores números do que o teu levou a isto. Vem aí o inverno faz jeito para aquecer as mãos.
Depois há partes que não acompanham está evolução, como as baterias por exemplo.
E o 4k nos smartphones serve exatamente para quê???
Simples, para aquelas pessoas que têm uma visão bastante superior a 20/20 poderem finalmente chamar ao ecrã do seu telemóvel de retina.
Isso que dá quererem um processador de PC em smartphones, não sei para que tanta obsessão por processamento em smartphones.
Qualidade típica Android: não interessa para nada, o que interessa é na folha de especificações ter mais que o iPhone, é o que vende, depois não interessa mais nada…
Ainda bem que é à prova de água… deve dar jeito para arrefecer…
Estranho que eu nunca te vi com esse fervor quando também aparecem problemas no iPhone.
Que problemas?
Como o outro tópico, onde 1 gajo, em mais de 13.000.000 se queixa, já é “problema no iPhone”?
Perde um minuto a fazer uma pesquisa no Google e vais ver que não é como tu pensas.
qualidade típica iphone: problemas de hardwares e aquecimentos no lançamento, e o force touch está na folha de especificações e depois não se interessa mais nada, mais de metade dos que vão adquiri-lo não vão saber o que isso é. o iphone também é quase uma prova de água e não foi anunciado, entretanto deve dar jeito para meter num balde de água fria.
Looooool, claro que o que eu espero de um telemóvel de 350€ é que tenha as melhores especificações, tal como num computador, se der 1500€ tem que vir bem equipado. O rapaz na apresentação do Iphone disse ” este é o melhor Iphone já produzido” pois, se fosse o pior é que era estranho, agora quero ver o próximo, vai ter que ser o melhor também ou ainda vale menos a compra.
És um bocado doente a dizer mal do android e bem da Apple não? E que tal ires à rua viver a vida?
Não sei é como passou à produção…ou então o problema não é o SoC mas sim a forma como este é implementado…
Trazer uma garrafa de água no bolso.
Não tem nada de mal! Resolve-se facilmente o problema:
http://i.imgur.com/B7xmu1y.jpg
LoL
Não é por acaso que os iPhone não ultrapassam a resolução de Full Hd nos ecrãs. É pura perca de performance e bateria.
Até chegar ao dia que vão ultrapassar 😀
A Sony é muito asna. Teve problemas com essa joçadesse processador no Z3+, aí vai e equipa a nova linha justamente com esse processador.
Esses caras não sabem da existência do Snap 808 não? O que é que irão fazer agora? Desliga 4 núcleos do 810 e reduzir mais ainda o clock?
Se for pra fazer isso, era melhor ter equipado o Z5C com um Snapdragon 801/805 mesmo.
Cara… Se informa melhor, o problema nem é de superaquecimento para começar.
https://www.youtube.com/watch?v=z0zVwq7CC3Q
Vê a descrição do vídeo original.
“Muitas das marcas que o têm a uso [o Snapdragom 810] acabaram por resolver o problema do aquecimento reduzindo as prestações, limitando a sua utilização.”
Boa Qualcomm e fabricantes Android – assim mesmo é que é 😉
A sony sabia bem que este processador estava a dar barraca. Mas como quem tem gerido a Sony nos ultimos tempos tem andado a meter água. faz aquilo que sempre fez. teimosia…..vai daí que gosto muito do meu Z3 compact …Ah…não sei se leram também o comunicado da sony em relação a serem à prova de água…parece que afinal não é mesmo assim e dizem mesmo para evitar utilizá-los na água!!! 🙂 É lindo! 🙂
Se tens o manual do teu telemóvel lê o que se encontra lá. Vais ver que neste indica que o teu telemóvel está preparado para ser submergido em água doce até 1,5m por um tempo máximo de 30 minutos. Água salgada, ou água com algum tipo de solvente está estritamente proibido. Água com cloro é permitido por períodos curtos desde que laves o telemóvel depois de o usar.
Problema inexistente no meu G Flex2, já tive smartpobones a aquecerem muito mais com muito menor desempenho.. o LG aquece normal ou pouco até..