SMS será a cura para prejuízos milionários no setor da saúde?
O último relatório do Instituto Nacional de Estatística estima que foram realizadas 18,9 milhões de consultas médicas nos hospitais e dados do Serviço Nacional de Saúde revelam que, desde 2010, não se realizam, por ano, 1 milhão de consultas por ausência do paciente, a maioria por esquecimento, gerando prejuízos de milhões para entidades públicas e privadas.
Um simples SMS poderia ser a solução.
O problema da ausência de pacientes nas consultas tem vindo a fazer crescer os prejuízos no setor da saúde em Portugal, um problema que, aliás, não é só nosso, é transversal também ao país vizinho, Espanha, com as ausências a representarem em alguns casos 20% do total de consultas.
O problema é de tal ordem que as clínicas mais pequenas tem vindo a tentar encontrar soluções viáveis, contactando mesmo as empresas especializadas em campanhas de marketing para as ajudar nessa tarefa, tal como refere Miguel Gonçalves, CEO da E-goi.
Os donos de pequenas clínicas despertaram-nos para este problema e já nos pediram ajuda. Os números confirmam que é um problema grave com custos muito elevados não só para o setor privado, mas fundamentalmente para o sistema de saúde público.
As soluções
Para ajudar a promover a sustentabilidade dos negócios e minimizar as perdas no setor da saúde, a E-goi desenvolveu uma solução para automatizar os lembretes de consultas a ser enviadas por SMS. A solução pode ser altamente lucrativa, como refere, Marcelo Caruana, Marketing Manager da E-goi, uma vez que os SMS podem reduzir estas ausências para 4,4%, segundo alguns estudos já realizados.
Imaginemos uma clínica que tem 2 ausências por dia em 20 consultas diárias a um custo médio de 50€ por consulta. As perdas podem chegar aos 24 000 € anuais, se a clínica tiver consultas em 20 dias úteis de cada mês. Se a clínica ou hospital investir, por exemplo, 0,05€ em cada lembrete de consulta enviado, neste cenário, o lucro pode chegar aos 3600%.
A solução já está disponível para as clínicas e hospitais. Para saber como implementar, basta consultar aqui o site da empresa.
Este artigo tem mais de um ano
No SNS, a maioria das faltas até pode ser por esquecimento. Mas no privado a maioria é por falta de educação; infelizmente muita gente não quer saber se há outra pessoas a quererem consulta e que não têm vaga, se o médico está propositadamente à espera de um paciente que não chegará, ou até se o profissional de saúde se deslocou propositadamente para uma consulta.
E avisam por SMS!
No último ano estive com problemas de saúde; e conheci profissionais de saúde que deveriam ter outra profissão ;), e também assisti a situações recorrentes de faltas de pacientes que causam imenso transtorno.
Quando há falta de chá…
Eu falo por mim consigo uma consulta daqui a 3 ou 4 meses e ja é um pau. Lembrar ate me lembro o problema é o doutor que esse se esquece da consulta no centro de saúde e depois vou aos bombeiros onde trabalha la como privado e ta la o senhor no bem bom a recebee 25€ por cabeça. Pois os doutores ai já nao se lembram de nos. Mas cada caso é um caso nem todos sao iguais
a minha clinica dentaria ja faz isto a anos, no dia anterior manda sempre uma sms para relembrar a pessoa e para confirmar, se a pessoa nao responder ao sms passadas 2/3h ligam mesmo
este tipo de coisas ja devia estar em todo o lado a anos, enfim o pais que temos
E é a forma mais correcta. O problema torna-se mais complicado em grandes unidades onde telefonar se torna inviável…
Muito útil! Já recebo essas mensagens há algum tempo do meu Hospital (Hospital Santo António, Porto). No meu caso seria desnecessário porque numa sociedade com tantos smartphones/telemóveis eu sou, aparentemente dos poucos, que uso a agenda e coloco lembretes para não falhar.
Esta medida faz todo o sentido no setor público dado que as consultas são agendadas com meses de antecedência. Já no privado, como já mencionaram anteriormente, as pessoas têm pura e simplesmente falta de educação. Trabalho numa clínica dentária em que mesmo com sms/chamadas/consultas marcadas no dia anterior as pessoas pura e simplesmente faltam por “esquecimento”.
Há em alguns países medidas uma medida mais “eficaz”: quem falta, sem aviso prévio, paga a consulta na mesma. Ninguém (ou quase ninguém) se esquece.
Que ideia fraca, gastar outros milhões a mandar SMS para os utentes, coloquem antes um temporizador no consultório do médico.
Outra já agora, porque é que quando um médico ganha por doente, atende-o de maneira a que ele, lá volte muitas vezes, é quando vai para o público, manda-o logo para casa, dizendo que está cheio de saúde
O serviço regional de saúde dos açores (que é público) envia os sms a relembrar o agendamento da consulta e a indicar, não só a hora da mesma, bem como a hora em que o utente deve comparece nos serviços. E isto não é recente, já acontece há algum tempo!
Era tão mais simples que as pessoas simplesmente pagassem a consulta no acto da marcação, se não comparecessem há consulta paciência, perdeu os €€, se avisassem 48 horas antes podiam fazer a marcação novamente
Estamos a falar de uma área tão sensível e super necessária para todos mas que funciona tão mas tão mal. Muita gente incompetente e sem o mínimo de bom senso há frente dos organismos públicos.
Só querem é mamar €€.
Muito estranho toda esta noticia. Esta situação só pode existir por haver “gurus” com interesses. Normalmente quando contrato um serviço há uma coisa que se chama caução! Logo reduz o risco de prejuízo.
Isso é muito bonito mas a muito longo prazo, daqui por 20 ou 30 anos quando a geração tiver mudado, porque nos dias de hoje com a população envelhecida como temos a maioria nem sequer tem telemóvel quanto mais ler uma sms. Então na minha zona de residência onde a grande maioria da população são pessoas do meio rural o caso torna-se ainda mais complicado.
Ao ler a notícia parece que é algo inovador, contudo quase todos os hospitais públicos e privados jaá fazem isto, pelo que parece publicidade e não uma notícia. Nada contra a publicidade, mas que seja identificada.
Não tem nada de publicidade, é apenas informação sobre uma solução para um problema do ponto de vista de um especialista. Tem a ver apenas com utilidade. Por isso mesmo e como referiu é algo inovador sim e não, não fazem isso não, ainda não fazem nada isso todos, a grande maioria, provavelmente 80% não o faz (alguns ainda se limitam a ligar, mas públicos ainda são poucos que o fazem).
se tem link para uma empresa que tem a solução para o problema…é publicidade! tb podem colocar o link para a minha solução pf?
Sim, falamos na Microsoft há dias, com uns links dos ISO do Windows 10, do Surface, do HoloLens….também é? Aaa espere, falámos no Smart Router da Vodafone, umas dicas, com o link, é pub? Aaa e falamos no router da MEO também é pub? Olhe e naquele da Nowo que demos a dica do seu novo router, também é pub? Já agora, naquele da Apple da dica do iOS 11 que traz umas novidades, com link para descarregar o iOS, o ipsw, também é pub? E então o do Ubuntu que demos a conhecer a última versão, as novidades e tem o link para a distro? Aaa espere, também é pub… já agora aquele da Olá, o Perna de Pau? Sim e o da Yoggy com um link do projecto também é? Aaa mais há melhores, sim, o da NASA que demos a conhecer uma ferramenta e tem link e se for pub… bom, se for pub a esses não perdoamos, temos de ir lá buscar os dólares, meu amigo, NASA é NASA e a malta não está aqui por amizade às estrelas.
Já agora 🙂 há dias falamos no Facebook e nuns truques… na volta temos uns trocos a solicitar ao Zuckerberg… olha que ainda vamos aos states e trazemos umas massas. Calma… Tesla… já me esquecia que demos pub, segundo as suas conclusões o Musk tem de passar então aqui pelo dep. financeiro para saldar contas (um Model S chega, um P100D)… Google, Twitter, DJI, Coca Cola… hmmm. Deixa ver se não esqueci mais ninguém!!!!
A sua solução? Se tiver interesse e estiver enquadrada na nossa temática, tecnologia é connosco. 😉
Descobri agora que o PPLWARE assume ser um web site de publicidade a tudo e mais alguma coisa.
– Chocado –
Vou pedir o meu dinheiro de volta, espera, ainda não paguei :p
Assim sendo publicito o magnífico bebedouro Alfa (https://goo.gl/vovRoo) desenhado e produzido em Portugal… para substituir a porcaria dos bebedouros que passam a “vida” avariados… aqui o truque é que é accionado pelo pé… uma maravilha, é ano após ano sempre a funcionar e os outros sempre a avariarem por tudo e por nada (entope a saída de água, os botões de pressão deixam de funcionar, os manípulos de accionamento partem-se,…). Agora é só chatearem o vosso município para substituir pelo modelo Alfa, enfim, por algo que funcione mesmo.
E o que têm um bebedouro haver com a saúde, vejamos o corpo tem entre 50 e 78% de água, logo beber água faz bem à saúde! E neste caso nem precisou de sms, foi só de sede :p
Este foi um comentário útil: brinquei, fiz publicidade a algo desenhado e produzido em Portugal, e ainda dei uma informação útil.
Hehehe faça favor de passar na caixa para pagar então 😀
Já agora, bem bonitos os bebedouros sim senhor.
Espera lá… cuidado que vem aí a inquisição e já vão dizer que é pub paga!!!!
se é algo que já se faz há 5 ou 10 anos não pode ser inovador, já foi mas atualmente não é.
Não disse que o tema não é interessante, nomeadamente a criação da consciência de que os custos que tem a não comparência a consultas, mas o texto está escrito como se fosse algo novo, o que não é verdade e leva os leitores em erro.
O meu centro de saúde não faz isso, mas quase todos os hospitais e clínicas que recorri nos últimos anos tem este serviço.
uma notícia sobre este tema apenas justifica a existência de link para uma empresa apenas se for algo inovador, o que não é o caso.
Qual a fonte desta notícia?
O próprio Miguel Gonçalves, CEO da E-goi. Mas não é verdade que seja prática comum, bem pelo contrário, o que existe no seu centro de saúde é que é pratica comum, mesmo nos hospitais. Por isso esta técnica continua a ser uma inovação se usada de forma conveniente, tal como refere no artigo. A tecnologia está disponível.