Smartphones Samsung também vão poder aumentar a RAM de forma direta
Uma das mais interessantes novidades que tem estado a surgir no universo Android é a possibilidade de expandir a RAM dos smartphones. Este não é um processo novo, sendo já usado há alguns anos noutros sistemas operativos.
A forma de o conseguir é simples, prática e transparente para o utilizador. Após várias marcas abraçarem este conceito, é agora a vez da Samsung o fazer, deixando que os seus smartphones possam aumentar a RAM de forma direta.
Novidade dará nova vida aos equipamentos
Os smartphones de topo que têm chegado ao mercado têm apresentado cada vez mais RAM. É normal encontrar já equipamentos com 12 e mais GB de RAM, que assim pode ser usada pelas apps e pelo próprio Android para ser mais rápido.
Nos modelos com menos recursos, a memória continua a ser essencial e agora há uma forma de ser aumentada. Não requer nenhuma intervenção física e usa apenas o armazenamento que está disponível, sendo este convertido para RAM.
Samsung já tem nos seus smartphones
A mais recente fabricante a abraçar este conceito foi a Samsung, que apresenta agora essa novidade numa atualização recente. Chamada RAMa Plus, promete algo que muitos desejavam ter, ou seja, um aumento simples da RAM sem terem de realizar qualquer operação.
Esta novidade ainda não está a ser massificada e por agora surge apenas no Galaxy A52s 5G. Uma atualização recente trouxe para este smartphone o novo RAM Plus, que é capaz de expandir os 6GB de RAM para mais 4GB.
Converter armazenamento em RAM é simples
Como é normal, esta melhoria não vem sem um compromisso associado. Os 4GB que se transformam em RAM deixam de estar disponíveis para armazenamento, passando a ser aqui que as apps em segundo plano guardam os seus dados, tornado o smartphone da Samsung mais rápido.
Há ainda o pormenor de esta memória ser mais lenta e ter um desempenho abaixo da que está de forma nativa no smartphone. Ainda assim, esta é uma excelente funcionalidade que a Samsung estará a trazer para os seus equipamentos, assim lance esta novidade de forma alargada e para todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Então agora é que os chips de memória vão rebentar
na oppo só dá para aumentar a memória RAM quem tem telemoveis 128gb ou +.
Esse update e para todos os samsung
Mas este software será extensível a dispositivos mais antigos?
Talvez mas, também terá muitas limitações. É que quanto mais antigo menor é o espaço. Mesmo tendo tudo no cartão de memória e usar o espaço do telemóvel, é impossível ter mais de 1gb, de RAM, num telemóvel de 2018.
Espero que chegue ao galaxy A12
Estarei enganado quando digo que isto apenas é necessário porque as aplicações estão muito mal optimizadas?
Não estás enganado!! Os programadores não sabem optimizar as apps 😛
Porque é que os iphones com menos especificações, conseguem fazer o mesmo com a mesma perfomance?!
Isto é um embuste. Quem entende do assunto, sabe perfeitamente que a transferência da RAM é muito superior à flash, e o tempo de acesso é muito menor. Basicamente isto é o swap file (memória virtual) do Windows aplicado ao Android. Além do desgaste excessivo que vai provocar nas células flash, não vai ter nem de perto o desempenho da RAM. É o mesmo que usar cartão de memória Class10 como armazenamento interno, as aplicações demoram muito mais a iniciar.
NÃO HÁ MILAGRES.
Alguém descobiru o swap no Android. Não era utilizado porque a flash tem um número limitado de escritas e depois … flash wearout; uma coisa parecida com o que acontece aos SSDs de plotting de chia.
Agora, vender isto como aumento de RAM, é, no mínimo, um embuste !
Não esperem maravilhas na rapidez de execução com esta «artimanha».
Teria sido mais inteligente o desenvolvimento de compressão/descompressão de memória em tempo real (novamente à custa do desempenho), pelo menos não derretiam as flash internas dos telemóveis.
Mas quem se preocupa com o wareout se a maior parte dos utilizadores muda de android de 2 em 2 anos?!
Android = falta de otimização por isso precisam de 12gigas e afins.
Como é possível no iOS que é a concorrente direta não andar nos exageros de ram que o android tem?
A nova memória adicionada é uma memória RAM?